Entre as mais de cem quedas conhecidas, algumas cachoeiras em Prudentópolis são especiais. Foram elas que conferiram à cidade o título de “terra das cachoeiras gigantes”. Entre elas o Salto São Francisco, o mais alto do sul do Brasil.
O novo destino que desponta para o ecoturismo impressiona com suas quedas enormes, cercadas por natureza exuberante e intocada. Muitas das quedas são perfeitas para a prática de canyoning, raffting e rapel. Outras são ideais para contemplação. Mas prepare-se: todas elas são de fazer cair o queixo.
Se você gosta de se aventurar, conheça as dez quedas d’água mais incríveis entre as diversas cachoeiras em Prudentópolis e coloque já esse destino nas suas próximas viagens!
Top 10 cachoeiras em Prudentópolis, Paraná
-
Salto São Francisco
A névoa que se forma antes da água tocar o chão nos dá a nítida certeza de que esse lugar guarda uma das maiores belezas naturais do Brasil. Literalmente. Com 196 metros de altura, a queda do Salto São Francisco é a maior da região sul uma das maiores do país.
Uma trilha fácil percorre dois pontos de interesse: o São Francisco visto de um mirante, o São Francisquinho ou Salto dos Cavalheiros. Já a trilha até a base da cachoeira tem 4 quilômetros em mata fechada. A obra-prima da natureza é um achado. A visão panorâmica do vale todo verde, as curvas das montanhas e a atmosfera única do lugar o tornam um cartão-postal com beleza proporcional ao seu tamanho.
Fica dentro da Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança, na tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, a cerca de 50 quilômetros do centro. Com certeza, essa tem que estar no topo da lista do seu roteiro pelas cachoeiras em Prudentópolis.
-
Salto Barão do Rio Branco
Um dos mais próximos da cidade (a 14 quilômetros). Com 64 metros de altura e significativo volume de água, o Salto Barão do Rio Branco tem fácil acesso: são 478 degraus em uma longa escadaria de metal até a base da cachoeira. A descida vale a pena: o visual é impressionante!
A queda é tão forte que todo o entorno do poço fica cheio de chuviscos. Ainda há a visão estonteante do cânion dos Rio dos Patos a partir de um mirante. Assim, é possível admirar a queda tanto de cima quanto da base.
>>Leia também:
Onde se hospedar em Prudentópolis
Atrações culturais em Prudentópolis
-
Salto Manduri
A cerca de 12 quilômetros da cidade, esse salto impressiona pelo volume de água. Não é o mais alto, tem 34 metros de queda, mas é o mais largo, com 100 metros, e o mais volumoso. Suas águas lembram as cataratas de Iguaçu, de tão grandes.
Fica dentro do Recanto Rickli, que funciona como um clube: tem lanchonete, piscinas, churrasqueiras, quadras e áreas de lazer.
-
Salto São Sebastião
Para mim, essa é a cachoeira mais incrível da cidade. São 126 metros de uma cascata menos volumosa e definida, em um local que parece um elo perdido. São duas quedas com mais de 100 metros, uma de frente para a outra, em um vale lindo (a segunda é o Salto Mlot).
Essa formação é raríssima e a paisagem é sensacional. Ficamos ali impressionadas com as duas quedas “olhando” para a gente. A trilha até a base do Salto São Sebastião tem 2 quilômetros sinuosos recompensados por um cenário inacreditável. Quem não quer descer até a base pode admirar a beleza através de mirantes com vista de cima, a poucos passos da queda.
-
Salto Mlot
De frente para o São Sebastião, o Salto Mlot tem 110 metros de queda que deslizam acortinando os muros de pedra do vale. Durante a descida até a base nossos guias explicaram sobre a origem das formações rochosas ali, mostrando detalhes como marcas nas rochas que facilitam o entendimento.
-
Salto Sete
Uma trilha de 500 metros leva até a parte de cima dessa queda com 77 metros de altura. Localizada em meio à mata, na Rota das Cachoeiras, a cerca de 11 quilômetros do centro, o local tem uma infraestrutura com pousada e restaurante e é um dos procurados para a prática de rapel.
Já a trilha até a base tem 1,5 quilômetros, é mais adventure e com um visual incrível no final.
-
Saltos Gêmeos
Esses saltos têm difícil acesso e são procurados principalmente para contemplação. Afinal, é raro ver duas cachoeiras gigantes, com mais de 100 metros uma ao lado da outra (um dos saltos tem 100 metros, o outro, 110 metros). Curioso é saber que ambas são separadas por cerca de 2 quilômetros, porém, quando avistadas de longe, parecem que estão muito mais próximas. Pura ilusão de ótica!
-
Salto São João
Com 84 metros que impressionam pela exuberância da paisagem ao redor, o Salto São João pode ser admirando do mirante, que revela uma visão panorâmica do cânion do Rio São João que faz jus ao título de “terra das cachoeiras gigantes”. O poço para banho e os pontos para rapel disputam os visitantes. Fica a cerca de 22 quilômetros da cidade.
-
Recanto Perehouski
Essa é a melhor opção para quem prefere trilhas leves e ótimos poços para banho. Fica em uma área rural a 30 quilômetros do centro, em um vale cercado por verde, silêncio e canto dos pássaros.
O Recanto Perehouski oferece trilhas de fácil acesso, passeios no Cânion do rio Barra Bonita e por formações rochosas ovais, mas nada se compara à comida ucraniana servida lá.
O roteiro da Agência Amazing Tour inclui esse almoço imperdível (que é sob encomenda) e atividades pelas trilhas e cachoeiras do lugar.
-
Ninho do Corvo
Aa Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) conta com 8 quedas d’água, trilhas autoguiadas, atividades de aventura e experiências incríveis junto às belezas do Cânion Barra Bonita.
O diferencial são as atividades, procuradíssimas! Rapel, tirolesa com vista privilegiada da mata e a “corvolesa”, uma tirolesa exclusiva que termina com banho na cachoeira.
Vai visitar as cachoeiras em Prudentópolis? Confira essas dicas e informações úteis:
- Com exceção dos Saltos Gêmeos e do Salto Barão do Rio Branco (entre as que citamos), as cachoeiras em Prudentópolis estão em área privada e têm taxa de visitação de R$ 10 (junho/2019). Em compensação, elas têm infraestrutura com banheiros e lanchonete para o visitante.
- Para curtir as cachoeiras, vá durante os meses mais quentes.
- Leve casaco, corta-vento, capa de chuva e proteção para eletrônicos já que algumas cachoeiras têm uma névoa de gotículas no entorno.
- As trilhas são úmidas, vá com calçado antiderrapante.
- Algumas estradas de terra para as cachoeiras estão em boas condições, outras nem tanto, e necessitam carro 4×4. Para algumas há placas indicando o trajeto, para outras não. A fim de garantir seu conforto e segurança, conte com a infraestrutura especializada das agências.
- Preserve o meio ambiente e jogue seu lixo no local apropriado para isso.
A melhor forma de visitar as cachoeiras em Prudentópolis:
A cidade conta com 3 agências de turismo que oferecem pacotes para visitação aos atrativos naturais e culturais de Prudentópolis. Inclusive, é necessário ter um voucher emitido por uma das agências para visitar algumas atrações como Salto Sete e Recanto Rickli, onde está o Salto Manduri, além de acompanhamento de guia local. Confira abaixo:
- Amazing Tour
Telefone: (42) 98401-7790 | E-mail: [email protected] | Facebook
Oferece roteiros personalizados de 1 a 7 dias com tudo incluído – hospedagens, refeições, taxas de entrada nos atrativos e transfer a partir do Aeroporto de Curitiba e guias de turismo capacitados e cadastrados na Embratur. Tem capacidade para atender grupos grandes e dispõem de pacotes exclusivos para agências, com roteiros que incluem atrativos naturais e culturais da maior colônia ucraniana no Brasil.
- RDTUR
Telefone: (41) 99670-0800 e 99995-3365 | E-mail: [email protected] | Facebook
- Extreme Tour Cicloturismo
Telefone: (42) 99943-8464 | E-mail: [email protected] | Facebook
A agência oferece tour de bike, com guia capacitado e cadastrado na Embratur e apoio de veículo 4×4 próprio.
>>Leia também:
Onde se hospedar em Prudentópolis
Atrações culturais em Prudentópolis
Como chegar em Prudentópolis
O aeroporto mais próximo de Prudentópolis é o de Curitiba, a cerca de 226 quilômetros. A capital recebe voos diários e ônibus a partir de várias partes do país.
De carro a partir de Curitiba basta seguir pela BR-277 até Ponta Grossa e entrar na BR-373. A estrada está em ótimas condições, mas são três pedágios até Prudentópolis.
>> Se precisar alugar um carro para visitar Prudentópolis, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.
De ônibus, a viação Princesa dos Campos oferece três horários por dia.
Prudentópolis – PR: cerca de 50 mil habitantes | cerca de 840 metros de altitude
por Camila Coubelle
> Press Trip – O Vida sem Paredes viajou a convite da Amazing Tour, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com os serviços oferecidos. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!
Olá!
O Projeto Cachoeiras Gigantes está medindo e catalogando as mais altas quedas d’água do Brasil.
Em nossa página no Facebook (www.facebook.com/cachoeiras.gigantes) os dados do ranking são mantidos atualizados.
Visitem e conheçam nosso projeto!
Bacana! Abraços
Boa tarde, estou indo para lá fds, só fiquei com uma duvida, o salto dos cavalheiros é junto com o salto sebastião e Mlot?
nas fotos tu colocou na sequencia, fiquei na duvida.
se puder me esclarecer agradeço.
Oi Deisinha. Sua observação foi ótima, pq nos fez perceber que tinha uma foto no lugar errado no post (risos). As cachoeiras que ficam uma de frente para a outra são Mlot e São Sebastião. O Salto dos Cavalheiros, na verdade, está na parte de cima do Salto São Francisco, seguindo o curso do rio. Vamos alterar! Esperamos que você tenha uma ótima viagem.
Ola….gostaria de indicação qto a agencia para que possamos conhecer as cachoeiras.
Olá Claudia, tudo bem? Entre em contato com a Amazing Tour – Telefone: (42) 98401-7790 ou E-mail: [email protected]
Você vai adorar! Abraços
Olá!
Conheçam o Projeto Cachoeiras Gigantes, que está medindo as maiores cachoeiras do Brasil.
Já fizemos medições fantásticas!
http://www.facebook.com/cachoeiras.gigantes
Muito legal Leomar! Quero visitar as 20 maiores! abraços!
gente como assim nunca tinha ouvido falar desse lugar e fica no meu estadoo! SHAAAAAAAAAAME ON YOU ANGIE!
chega logo verão, quero conhecer logo esse lugar!
Guriaaa tá perdendo! Corra para Prudentópolis! 😉
Adorei!!! Quantas cachoeiras lindas.. paisagens de tirar o fôlego. Quero conhecer
que lugar maravilhoso, esse local no verão deve ser incrível, parece muito com uma das cachoeiras que visitei na Islândia.