InícioNORTEAMAZONASEncontro das Águas: o passeio mais famoso de Manaus

Encontro das Águas: o passeio mais famoso de Manaus

Tour de bicicleta por São Paulo

A voadeira segue rio abaixo deixando um rastro branco nas águas escuras do Rio Negro. Até o Encontro das Águas com o Rio Solimões são cerca de 40 minutos cortando o vento e a imensidão negra de um dos maiores rios do Brasil.

No meio do caminho, postos de gasolina flutuantes apontam o fluxo de embarcações que trafegam por ali.

É um vai-e-vem sem fim de barcos com destino a diversos lugares, muitos deles cheios de turistas ansiosos para testemunhar um dos pontos turísticos únicos do mundo.

As paradas para apreciar a ponte Rio Negro e o Porto incrementam o passeio para esse que é um patrimônio natural brasileiro, um dos lugares mais procurados e um dos cartões-postais de Manaus, capital do Amazonas, cercada pela maior floresta tropical do mundo.

O fenômeno natural é intrigante e atrai muitos visitantes do mundo inteiro, que vêm conferir de perto essa mágica que dá origem ao Rio Amazonas.

Veja como funciona e como como contratar o passeio no Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões.

Encontro das Águas: o passeio mais famoso de Manaus
Ponte Rio Negro, um dos atrativos do passeio do Encontro das Águas.
Encontro das Águas: o passeio mais famoso de Manaus
Ponta Negra vista do barco durante o passeio nos rios Negro e Solimões.
Encontro das Águas: o passeio mais famoso de Manaus
Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões.

O fenômeno Encontro das Águas de Manaus

O Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões acontece em decorrência da diferença entre a temperatura, a densidade e a velocidade da correnteza das águas dos dois rios.

Enquanto o Rio Negro corre a 2 km/h com temperatura de 28ºC, o Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 22ºC.

As águas escuras do rio Negro são mais ácidas, enquanto as do Solimões, de cor barrenta, têm mais sedimentos.

Por causa de todas essas diferenças, elas não se misturam, e correm lado a lado por 6 quilômetros, gerando o fenômeno que é um dos mais fantásticos pontos turísticos do Brasil.

Quando finalmente se unem, surge o Rio Amazonas.

Encontro das Águas: o passeio mais famoso de Manaus
Diferença de cor do rio Negro e do rio Solimões.

Encontro das Águas: o passeio mais famoso de Manaus
Diferença entre a temperatura, a densidade e a velocidade da correnteza das águas dos dois rios criam o fenômeno.

Precisa alugar um carro para visitar Manaus? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele sem juros no cartão, ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com.

> Confira aqui no vida sem paredes outras dicas de passeios e atrações de Manaus.

Como contratar o passeio do Encontro das Águas

Há muitos formatos de passeios para o Encontro das Águas, que incluem refeição e/ou outros pontos. Na verdade, é muito comum fazer um passeio que eu apelidei de X-tudo, porque vai no Encontro das Águas, nos botos, na reserva, e em aldeia indígena.

Forma mais confortável e exclusiva:

Nós fizemos todos os passeios em Manaus com a Agência Fontur, que tem diversas opções de tours privativos ou regulares, com atendimento personalizado e muito profissionalismo. O diferencial é que os passeios desta agência não visitam “meio mundo” em um dia. Aí o passeio é mais proveitoso.

É possível consultar por telefone ou e-mail ainda antes de chegar em Manaus e conferir todos os detalhes de cada passeio. Com tudo acertado, a agência faz o translado desde o seu local de hospedagem até o escritório no lobby do Hotel Tropical na Ponta Negra.

S E R V I Ç O

Passeio completo:

Outra forma de visitar o Encontro das Águas é contratando em plataformas como o GetYourGuide, parceiro nosso mundialmente conhecido por vender tours, ingressos e experiências. Confira aqui um dos passeios que inclui várias atrações no mesmo dia.

Opção mais barata:

E para finalizar, a forma mais barata de conhecer o Encontro das Águas é pegando um barco para Careiro da Várzea. Eu fiz essa travessia saindo do Porto da Ceasa com um amigo amazonense porque ele foi me mostrar a BR-230 (Transamazônica) lá do outro lado do rio. E assim eu descobri que os barcos passam pelo encontro dos rios, mas não param.

A passagem custa só R$ 13 (jan/2023).

No entanto, no Porto da Ceasa, que fica a cerca de 11km da região do Teatro Amazonas, é possível contratar barcos pequenos para um passeio exclusivo que sai mais barato do que os passeios contratados com agências (em torno de R$ 120 por barco – jan/2023).

Outros pontos onde contratar passeios para o Encontro das Águas: Porto de Manaus e Marina do Davi.

Píer Privativo Fontur.

Como é o tour no Encontro das Águas

Após o embarque para o passeio do Encontro das Águas, fazemos algumas paradas para avistar a Ponta Negra, o Porto, um pouquinho do Centro Histórico de Manaus e a Ponte Rio Negro.

Essa última é considerada a maior ponte fluvial e estaiada (suspensa por cabos) do Brasil, com 3,6 quilômetros de extensão. É também a segunda maior ponte fluvial no mundo, superada apenas pela ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela.

Tem até uma parada em um posto de gasolina flutuante para o caso de alguém querer ir ao banheiro ou comprar água.

Em certo ponto do passeio começamos a avistar o impressionante encontro. O barco desacelera aos poucos e chega devagarinho na nítida linha que limita cada um dos rios.

Todos empunham as câmeras e procuram o melhor ângulo para registrar essa façanha da natureza. Vinte minutos se passam sem que cesse nosso encantamento e, enquanto isso, o guia explica cheio de orgulho sobre o fenômeno do encontro das águas dos rios Negro e Solimões.

Depois das fotos, o barato é colocar a mão nas águas para sentir a diferença de temperatura entre elas, que, assim como a tonalidade, é beeem nítida.

O tour é bem tranquilo e costuma conciliar com outras atrações. No nosso caso, fomos em seguida para a Reserva Janauari, onde é possível avistar jacarés, pássaros, a vitória-régia, passear de canoa no igarapé e no igapó (mata inundada durante a época da cheia), se impressionar com a gigante samaumeira e almoçar em um dos restaurantes flutuantes nas vilas ribeirinhas.

O passeio é contemplativo e não inclui parada para banho. Ainda assim, é obrigatório usar colete salva-vidas por segurança.

Encontro das Águas: o passeio mais famoso de Manaus
Tour no Encontro das Águas – Manaus.

Dicas para o passeio no Encontro das Águas

  1. A melhor época para fazer passeios de barco nos rios de Manaus é durante a estação chuvosa (março a agosto), quando as águas sobem até 15 metros.
  2. As fotos do Encontro das Águas ficam mais legais a alguns metros da linha, onde as diferenças de cores ficam mais nítidas.
  3. Leve protetor solar mesmo se não houver sol.
  4. Use óculos para evitar o vento nos olhos.
  5. Leve água e alguns barrinhas de cereal.
  6. Não esqueça a capa de chuva, principalmente na estação chuvosa (março a agosto).
  7. Por precaução, leve um corta-vento ou um agasalho leve.
  8. Fique tranquilo, não há insetos no Rio Negro. Mas se seu passeio for conciliado com outras atrações como a Reserva Janauari, por exemplo, leve um repelente.
  9. Há muitas possibilidades de formatos de passeios, mas se você tiver pouco tempo na cidade, pode escolher apenas o tour até o Encontro das Águas.
  10. Tanto se você viaja só ou com grupo de diferentes tamanhos é fácil se encaixar em um pacote. Caso esteja só, é indicado reservar com antecedência.

Onde se hospedar em Manaus

A nossa dica para quem quer ficar perto das principais atrações de Manaus é se hospedar no centro histórico, nos arredores do Largo São Sebastião, onde está o Teatro Amazonas.

Confira ofertas de hospedagem em Manaus na Booking.com.

Leia também:

O que fazer em Manaus – AM

Passeio Encontro das águas em Manaus

E você? Pretende visitar o Encontro dos Rios? Marque a #vidasemparedes nas fotos!

por Camila Coubelle


> O Tour no Encontro das Águas foi uma cortesia da Fontur para o Vida sem Paredes, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com o serviço. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:
Ao reservar com nossos parceiros, por meio dos links abaixo ou citados nos posts, recebemos uma comissão.
Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem.
Muito obrigada e boa viagem!
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo ou a Holafly.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança na Civitatis, no EasyTravelShop ou no GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta on-line multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.



Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.