O Pico Menor de Salinas (ou Nova Friburgo) é uma das rochas graníticas que forma o emblemático conjunto que dá nome ao Parque Estadual dos Três Picos. A área localizada no interior do Estado do Rio tem cerca de 60 mil hectares que se dividem entre as cidades de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim.
A região é conhecida por Salinas, e fica no distrito de Campo do Coelho, 3º distrito de Nova Friburgo, a cerca de 55 quilômetros de Teresópolis e a 150 da capital.
É onde está a entrada principal para o parque (após Teresópolis e antes de Nova Friburgo, com acesso pela Estrada Terê-Fri), que é o maior do parque e do Estado do Rio, considerado o paraíso dos escaladores. E dos fotógrafos também!
Além das diversas vias de escalada, há muitas trilhas interessantes e um céu estrelado de enlouquecer.
Conheça a trilha para o Pico Menor (2.260 metros) no Parque Estadual dos Três Picos, geralmente feita em conjunto com o Pico Médio (2.280 metros). Já o Pico Maior (2.361 metros), ponto culminante da Serra do Mar, é acessado somente via escalada.
Veja dicas, onde dormir, como chegar, melhor época para ir e como são os trechos do trekking no Pico Menor.
Como chegar no Parque Estadual dos Três Picos
Os aeroportos mais próximos são os do Rio de Janeiro, a cerca de 150 quilômetros.
De carro a partir de Teresópolis, em frente ao Mirante do Soberbo, siga as placas que indicam Nova Friburgo e a RJ-130 (Terê-Fri)/BR-492. Depois de passar por Bonsucesso e Vieira, perto do km 46, onde há o Posto de Gasolina Novo Tempo, entre à direita antes da Ceasa (Mercado do Produtor Rural). Siga as placas indicando Salinas, São Lourenço e Barracão dos Mendes. Depois, siga as placas Pesagro Rio e Colégio Ibelga.
No Posto dos Amigos, vire à direita, saindo da Estrada Teresópolis Friburgo e percorra 8 quilômetros de asfalto até o começo da estrada de terra de 4 quilômetros, passando por duas pontes estreitas. A estrada de terra não é muito boa, e fica pior no final, com subidas pesadas. Os pedregulhos atrapalham um pouco, principalmente se o carro tiver baixa potência. Mas a maioria dos abrigos estão antes dos piores trechos.
A partir de Nova Friburgo, siga pela RJ-130 (Terê-Fri) até o 3º distrito (Campo do Coelho), passando pelo Mercado do Produtor Rural. Entre à esquerda, saindo da rodovia, e siga as mesmas instruções acima.
Se precisar alugar um carro para visitar o parque, compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 3x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com. Dê preferência a carros altos e, se possível, com tração.
De ônibus, use a Viação Útil até Petrópolis, Viação Teresópolis até Teresópolis e Nova Friburgo. A partir do Mercado do Produtor Rural na Rodovia RJ-130 (ou no Terminal de Integração no centro de Nova Friburgo) use a Linha Circular Urbana 505 (São Lourenço) até bairro rural de Santa Cruz, e siga a pé pela estrada de terra de cerca de 4 quilômetros.
DICA:
Nos distritos e bairros a caminho do Parque há vendas, padarias e pequenos mercadinhos. Se você vem de avião de longe, pode deixar para comprar comida lá.
Onde dormir
No trecho de cerca de 4 quilômetros de estrada de terra até a sede avançada do Parque Estadual dos Três Picos há vários refúgios de montanha que oferecem área para camping, quartos coletivos ou quartos privados. Confira a lista com WhatsApps:
- Pousada dos Paula: (22) 2543-3717 e 99937-5076
- Refúgio das Águas (Sérgio Tartari ou Rosângela): (22) 2543-3504 e 99857-9790
- Refúgio Canto da Pedra (Alexandre Portela): (21) 99261-8407
- Abrigo República Três Picos (Paulo Mascarin): (21) 2245-7969, 2221-1671 e 99254-2794 | [email protected]
- Refúgio Três Picos (Zezinho): (22) 99836-7555 – E-mail: [email protected]
- Refúgio Pico Maior (Sérgio Poyares): (22) 2543-3512
- Recanto dos Ventos (Lúcia): (22) 2543-3677 e 99971-0905 | [email protected]
- Refúgio Kinderdorf (Gabriel Milanez): (22) 2543-3571 e 98841-3151 | [email protected]
O acampamento gramado do Parque fica no Vale dos Deuses, perto da Sede Avançada do Parque Estadual dos Três Picos. É gratuito e tem um abrigo bem simples com banheiros, chuveiro com água fria e uma cozinha coletiva simples.
Nós ficamos no Refúgio Kinderdorf, bem próximo do início da trilha. Há quartos coletivos e privativos, cozinha coletiva, estacionamento e ótimo atendimento. O abrigo faz parte da ONG Aldeia da Criança Alegre e parte da renda é revertida para projetos educativos e sociais.
Há duas opções para chegar na Sede Avançada do Parque Estadual dos Três Picos
- Por uma trilha que começa à esquerda, acima dos Chalés Recanto dos Ventos e abaixo do Refúgio Kinderdorf. Há uma marcação em vermelho na pedra indicando a trilha, que passa pelo Vale do Toledo, onde há placas indicando o acampamento.
- Seguindo pela estrada principal, passando pelo Refúgio Kinderdorf e República Três Picos. Porém, só carros 4 x 4 chegam lá.
Trilha para o Pico Menor e Pico Médio
A trilha é considerada de nível pesado e tem 8,5 quilômetros de ida e volta, a partir do Vale do Toledo. Nós deixamos os carros no refúgio e iniciamos a caminhada pela trilha que começa na entrada à esquerda na estrada principal. Então, seguimos por cerca de 1,2 quilômetros de trilha bem marcada e protegida do sol, passando por um trecho mais aberto, até uma porteira que dá acesso a um pasto.
Dessa porteira é possível avistar a cerca de arame e a outra porteira acima, à direita. Após cruzá-la, a trilha continua pela esquerda, por pouco tempo, até chegar no do Vale do Toledo. Lá há placas indicando as trilhas do parque. Chama a atenção uma enorme e linda araucária, de onde se avista a pequena casinha da foto clássica da região com os Três Picos e a Pedra do Capacete ao fundo.
Da araucária até a base do Pico Menor
Seguindo a indicação da placa para a esquerda, a trilha segue sem muita exposição ao sol e cruza um curso d’água, uma porteira e outro curso d’água até chegar em uma laje de pedra. Esse foi o trecho mais exigente na minha opinião, sempre subindo e com um chão de terra fina e seca que fazia muita poeira.
Depois do curso de água, último antes do cume do Pico Menor, seguimos subindo a íngreme laje de pedra, até chegar no lance de corda.
Há uma corda fixa lá, mas é bom levar uma em que você possa confiar.
Da base ao cume do Pico Menor
Após mais uma subida e mais uma laje, a trilha contorna a parede da rocha, na base do Pico Menor, passa por uma pequena “gruta” e segue até uma recém-instalada via ferrata.
Depois de mais uma subida tem uma bifurcação à direita que sobe até o cume do Pico Menor. Seguindo em frente, a trilha continua para uma laje de pedra que o separa do Pico Médio, geralmente feito junto com o Menor, visto que que são cumes de uma mesma montanha. Escalaminhando a última subida à direita, o Pico Menor.
No cume do Pico Menor
No ponto mais alto do Pico Menor temos alguns mirantes incríveis e vista para o Pico Maior do Frade, Branca de Neve, Mulher de Pedra e outros. Ao fundo a Serra dos Órgãos e Pico da Caledônia. Também avistamos o Vale dos Frades rodeado de picos. O tempo estava tão aberto que conseguimos ver o Dedo de Deus à esquerda do Pico da Caledônia.
O Pico Médio ficou para a próxima.
Dicas para a trilha do Pico Menor
- A trilha para o Pico Menor é pesada e requer bom preparo físico.
- Se precisar contratar um guia, indico o Ivo Jr. [ WhatsApp (21) 97113-8708] por sua grande experiência, conhecimento da área, qualidade no atendimento, atenção e disposição em ajudar.
- O Parque Estadual dos Três Picos não cobra ingresso e não é preciso preencher ficha de inscrição. É recomendável avisar aos guarda-parques na sede avançada quais trilhas pretende fazer.
- O camping do Vale dos Deuses é gratuito e bem amplo, mas em feriados ou alta temporada, pode ficar cheio. A dica é montar a barraca antes de começar a trilha.
- Confirme com o guia quais equipamentos você deve levar (como lanterna, bastão de caminhada, bolsa de hidratação etc) e outras informações importantes sobre a trilha.
- Preserve o Parque Estadual dos Três Picos e o meio ambiente.
- Conheça também as outras trilhas do Parque Estadual dos Três Picos, como a do Pico da Caixa de Fósforo e o Pico da Cabeça de Dragão.
Melhor época
Período seco, entre maior e setembro. De qualquer forma, confira a previsão e fique atento aos sinais de chuva durante a trilha. A região do Parque é cercada de montanhas rochosas que são alvo de descargas elétricas e ficam escorregadias com chuvas.
S E R V I Ç O
Parque Estadual dos Três Picos – PETP
- Acesso pelo Km 46 da RJ-130
- (21) 2649-6847 e 2632-4969 | Entrada gratuita
Pico Menor, 2.260 metros, Parque Estadual dos Três Picos (PETP), Nova Friburgo – RJ
por Camila Coubelle
todas as trilhas são bem sinalizadas, o lugar é magico tem um desenho gigante na pedra do capacete da cara do faraó, no alto da cabeça do dragão duas pedras identicas a cabeça de sapo parece ter sido feita por mãos humanas. irei voltar la o mais breve possivel para descobrir novas coisas.
[…] do Pico Cabeça de Dragão, o Parque Estadual dos Três Picos é muito procurado por causa dos Picos Menor, Médio e Maior (esse último acessível apenas por escalada), que dão nome ao parque. A Travessia […]
Valeu pelas dicas!
Todas tão completas e maravilhosas!
Excelente!