InícioAMÉRICA DO SULTeresópolis, RJ: o que fazer, onde ficar e dicas

Teresópolis, RJ: o que fazer, onde ficar e dicas

Teresópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, fica a cerca de 90 quilômetros da capital e é um destino agradável para quem busca temperaturas amenas, paisagens exuberantes e contato com a natureza.

Isso porque a cidade é a subsede de dois importantes parques. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos – cuja sede é em Petrópolis, distante cerca de 53 quilômetros, é um deles. O outro é o Parque Estadual dos Três Picos.

Teresópolis também é conhecida por sua gastronomia e por estar na Rota Cervejeira.

Além disso, trilheiros e mochileiros de todo o Brasil gastam as solas das suas botas nas mais variadas trilhas e cachoeiras teresopolitanas. Por isso, o passeio pela cidade é indicado para diferentes grupos, dos casais e famílias amantes do turismo gastronômico, aos aventureiros.

Entre tantos roteiros, saiba o que fazer em Teresópolis e conheça as principais atrações na cidade histórica e serra do Rio. Listamos dicas, informações sobre como chegar, onde se hospedar, onde comer e qual a melhor época para visitar.

Teresópolis, RJ: dicas para sua viagem

Você verá nesse artigo:

Quantos dicas ficar e quando ir

Um fim de semana é suficiente para conhecer as atrações de Teresópolis. O clima lá é ameno o ano, mas a melhor época para visitar é durante os meses mais frios, perfeitos para aproveitar a essência da cidade.

Em julho acontecem festivais gastronômicos e culturais, é alta temporada. No verão ocorrem pancadas de chuvas, mas a cidade pode ser visitada o ano inteiro. 

Como chegar em Teresópolis

Os aeroportos mais próximos de Teresópolis são os do Rio de Janeiro, a aproximadamente 100 quilômetros.

Partindo de carro do Rio de Janeiro, use a BR-116, passando por Guapimirim. A partir de Minas Gerais, o acesso é pela BR-040 até Itaipava, e em seguida, pela BR-495. Quem vem de São Paulo, tem acesso pela BR-116, passando pelo Arco Metropolitano (BR-493 e BR-116). A partir de Petrópolis, o acesso é pela BR-485, e de Nova Friburgo, pela RJ-130.

Se precisar alugar um carro para visitar Teresópolis, use esse buscador para comparar os preços das principais locadoras e encontrar a melhor opção. O buscador é seguro, permite parcelamento, tem ofertas com pagamento só na retirada e sempre tem promoções.

Quem vem de ônibus pode usar a viação Teresópolis a partir do Rio de Janeiro ou de Petrópolis, e a viação Águia Branca a partir de São Paulo. Se estiver sem carro na cidade, saiba que é fácil circular de táxi ou Uber, as atrações não ficam muito distantes, no máximo a 5 quilômetros do centro.

Pousadas em Teresópolis

A cidade tem ótima oferta de hospedagem, com bons hotéis e pousadas charmosas, capazes de atender a todos os gostos. Algumas opções se localizam na região mais central, perto de bons restaurantes, mas as opções em bairros mais pacatos estão a poucos minutos de carro.

Uma opção muito conhecida em Terê e o Hotel Intercity Teresópolis, perto do centro, com quartos confortáveis e modernos e ótimo preço.

Quem quer aproveitar os espaços do hotel, uma dica é a Pousada Terê Parque, a 3 quilômetros e meio do centro. Ela conta com sauna, piscina, parquinho infantil, salão de jogos, jardins e trilhas, tudo isso com ótimo preço. Outra opção no mesmo estilo é o Urikana Boutique Hotel, em estilo alpino.

Uma das hospedagens mais procuradas em Teresópolis é o resort Village Le Canton, um 5 estrelas que oferece pensão completa, piscinas cobertas e ao ar livre, salão de jogos, quadra de tênis e um parque, o Magic Park, que oferece atrações como esqui, boliche e atividades para todas as idades.

Para quem procura um albergue, a dica é o A Casa Azul Teresópolis Hostel, bem avaliado, com quartos privativos e compartilhados.

Confira mais ofertas de hospedagem em Teresópolis.

O que fazer em Teresópolis:

1. Aproveitar a gastronomia

O friozinho da serra pede um cardápio de bom gosto, melhor ainda se for acompanhado de um bom vinho. Por isso, uma das principais formar de aproveitar Teresópolis e se deliciando com a gastronomia local.

Um lugar que vale a pena visitar é o Restaurante Tempero com Arte, considerando um dos melhores da cidade. A carta de vinhos e o ambiente aconchegante caem muito bom com o cardápio elaborado de comida brasileira. Outro especializado em comida brasileira, mas também com opções de comida alemã, é o Taberna Alpina, um dos restaurantes tradicionais e mais antigos de Teresópolis.

Para os pizza lovers, a dica é a Pizzaria Manjericão, tradicional na cidade, que ainda oferece saladas e massas, e tem ampla carta de vinhos. Um bar descolado para que curte cervejas artesanais é o BREWZIN, que combina comida de boteco deliciosa e ambiente descontraído.

E claro, um lugar que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita Teresópolis, o Vila St. Gallen. Mas este merece um tópico inteiro, veja abaixo.

Teresopolis restaurantes
Hambúrgueres da Vila St. Gallen harmonizam com as cervejas Theresópolis

2. Bier Tour no Vila St. Gallen

A Vila St. Gallen, um complexo cervejeiro e gastronômico localizado no bairro do Alto, é um pedacinho da Alemanha no Brasil.

O espaço parece mesmo uma vila, bem colonial, com lojinhas de cervejas, souvenires, chocolates e cafés, espaço infantil e até uma capela. Restaurantes são dois: um com menu com carnes especiais, e um pub, com biergarten e entradas, hambúrgueres, pratos típicos alemães e muita cerveja no cardápio. E digo MUITA cerveja porque o St. Gallen é a casa da cerveja Therezópolis.

O restaurante oferece até um tour para os amantes dessa bebida tão idolatrada. Mas quem quiser incluir o tour no passeio deve reservar com antecedência por telefone, ou no próprio estabelecimento, sendo preciso aguardar a próxima turma.

O tour custa R$ 70,00 (jul/2022), dura cerca de 1h30, tem degustação de cinco cervejas e brinde. Há dois horários às sextas e domingos, e quatro horários aos sábados e feriados.

Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 – Alto | (21) 2642-1575 | site

DICA: outros dois lugares para beber cerveja artesanal em Teresópolis são o Confraria do Chopp e o Vagão Bier.

Vila St. Gallen
Vila St. Gallen oferece cardápio alemão
Vila St. Gallen
Vila St. Gallen tem bar, restaurante e bier tour

3. Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Além da sede situada em Petrópolis, Teresópolis também tem um pedacinho de mata atlântica para chamar de seu. O Parnaso é considerado um dos melhores locais do Brasil para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.

Isso sem falar na travessia Petrópolis-Teresópolis, que é considerada um dos trekkings mais bonitos do país. É no Parque Nacional da Serra dos Órgãos que está a Pedra do Sino, com 2.225 metros, uma das mais altas montanas do Estado do Rio.

Há trilhas de diferentes níveis e paisagens lindas para quem não quiser fazer esforço. A entrada do parque fica a menos de 5 quilômetros do centro, na estrada que para a BR-116, na altura do km 89,5 (há placas), perto do Mirante do Soberbo.

Confira nosso artigo sobre a travessia Petrópolis-Teresópolis

Av. Rotariana, s/n – Alto| (21) 2642-4072

Funcionamento: diariamente, das 8h às 17h

Ingresso: gratuito (jul/2023)

Pedra do Sino
Visual no cume da Pedra do Sino, ponto culminante da Serra dos Órgãos

4. Mirante do Soberbo

Um ponto onde é certo encontrar turistas em Teresópolis é o Mirante do Soberbo. Está localizado na rodovia, logo na entrada da cidade para quem vem do Rio de Janeiro. Do local com vista digna de um cartão-postal pode-se apreciar importantes picos que cercam o município, como o Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora, o Escalavrado, a Boca do Peixe, entre outros. Em dias claros é possível, inclusive, avistar a Baía de Guanabara e a Baixada Fluminense, no Rio.

Tem lanchonetes por ali e local para estacionar o carro.

Rodovia BR-116 – Trevo de entrada para Teresópolis

Obs.: há um centro de informações turísticas em frente ao Mirante.

Mirante do Sobebro
Mirante do Soberbo tem vista para o Dedo de Deus e outras montanhas da Serra dos Órgãos

5. Granja Comary

Quem nunca ouviu falar no nome desse lugar, hein. Pois é isso mesmo que você deve estar pensando… O centro de treinamento da seleção brasileira de futebol fica em Teresópolis e sua visitação é aberta ao público – quando o time não está concentrado, é claro.

O espaço é uma imensa área verde de quase 150 mil metros quadrados, com vista para as montanhas da Serra dos Órgãos. Um verdadeiro cartão-postal da cidade.

Avenida Lúcio Meira, 259 | Entrada gratuita

6. Feirinha do Alto

A Feirarte, mais conhecida como Feirinha do Alto, existe desde 1983 e reúne centenas de barracas pelas ruas da cidade durante os finais de semana e feriados. A maioria das lojas são de roupas e malhas, mas o visitante também pode encontrar artigos de decoração e produtos artesanais.

A praça de alimentação é o ponto alto da feira, pois é embalada pelo som de música ao vivo e pelo trenzinho que roda pela cidade com a criançada.

Praça Higino da Silveira, 128

Feirinha do Alto
Feirinha do Alto acontece nos finais de semana e feriados
o que fazer em Teresopolis
Praça de alimentação da Feirinha do Alto

7. Fonte Judith

Também no bairro do Alto está a Fonte Judith. Uma fonte de águas límpidas e radioativas com propriedades medicinais.

A obra arquitetônica em estilo colonial, revestida com azulejos portugueses, tem cinco saídas de água em forma de faunos. A visitação ao monumento é aberta e permanente.

Rua Dona Olga de Oliveira, 90 – Alto

Fonte Judith
Fonte Judith fica próxima à Feirinha do alto

Nos arredores:

O que fazer em Petrópolis

Trilhas do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo

Essas são algumas das principais atrações em Teresópolis, mas a cidade ainda tem muitos atrativos naturais, culturais e históricos. Se tiver mais dicas do que fazer na cidade, deixe nos comentários.

por Nange Sá


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:
Ao reservar com nossos parceiros, por meio dos links abaixo ou citados nos posts, recebemos uma comissão.
Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem.
Muito obrigada e boa viagem!
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo ou a Holafly.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança na Civitatis, no EasyTravelShop ou no GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta on-line multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.



Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.