Melhor época para o trekking no Monte Roraima

Atualizado em

 

Antes de escolher a melhor época para o trekking no Monte Roraima, você precisa saber que o clima da região é quente e úmido, com temperatura média de 25°C. Mas em qualquer época do ano, as noites costumam ser frias em cima do platô.

As chuvas lá são constantes, mas há um período um pouco mais seco menos chuvoso. As trilhas são mais adequadas nessa época, porém, ficam mais cheias de aventureiros.

Segundo nossos ajudantes locais da comunidade Paraitepuy, entre maio e setembro a visitação é menor e as chuvas não são necessariamente mais intensas, visto que lá o clima é sempre imprevisível e o tempo muda repentinamente toda hora.

Melhor época para o trekking no Monte Roraima
Melhor época para o trekking no Monte Roraima

 

Leia também: 30 atrações incríveis no Monte Roraima

Consultar passagens aéreas em oferta

 

Como chegar em Santa Elena de Uiarén

Embora a trilha comece na Venezuela, o melhor destino para quem pretende ir é Boa Vista, capital de Roraima (consulte opções de hospedagem aqui). De lá, é possível seguir para Pacaraima, última cidade brasileira antes de atravessar a fronteira para a Venezuela. Depois dos trâmites na aduana, é preciso seguir para Santa Elena de Uairén, cidade-base de onde saem os transportes para o início da trilha, na comunidade indígena de Paraitepuy. Confira o item 10 desse artigo aqui no vida sem paredes e veja as opções para chegar em Santa Elena.

 

Melhor época para o trekking no Monte Roraima

O Monte Roraima tem clima equatorial e pode ser visitado durante todo o ano. Segundo nossos porteadores, em outros tempos, as estações eram mais bem definidas. Mas atualmente, é comum chuvas intensas também no período mais seco.

 

De abril a outubro:

 As chuvas são mais densas e dificultam a caminhada. Os rios que precisam ser atravessados antes do cume (Tek e Kukenan) e no cume (Abaporô e Cotinga, dependendo dos pontos que você vai visitar) sobem de nível e isso pode impedir a passagem.

A vantagem é que as cascatas gigantes que despencam pelas paredes dos tepuis ficam mais cheias e mais incríveis.

Outro detalhe é que as trilhas e locais de acampamento ficam mais vazios.

 

De novembro a março:

As chuvas dão uma trégua, mas não somem, rs. Saiba também que a neblina é constante em alguns pontos do Monte Roraima. Jamais esqueça a capa de chuva e algumas sacolas plásticas para guardar coisas molhadas se necessário.

Como é preciso dedicar pelo menos sete dias para a aventura, muitas pessoas escolhem o período do Réveillon, Carnaval ou Semana Santa, épocas em que o Monte Roraima fica bem cheio e pode ser mais difícil encontrar vagas nos locais de acampamento.

A temperatura no cume oscila bastante. De dia o tempo pode esquentar, mas de noite, a sensação térmica fica abaixo de zero. Tanto que é proibido dormir fora dos “hotéis”. Aproveite e confira como são os acampamentos no Monte Roraima.

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
Conclusão

É preciso avaliar os prós e contras de cada estação, mas se você tem disponibilidade de tempo, a melhor época para ir ao Monte Roraima é entre março e novembro, porém, fora dos feriados prolongados e períodos de recesso.

 

Melhor época para o trekking no Monte Roraima
Depois da chuva tem arco-íris!

 

O que levar no Monte Roraima

Preparamos uma lista de itens para acabar com as suas dúvidas sobre o que levar no Monte Roraima. A lista tem equipamentos de camping e cozinha, roupas para o trekking e para dormir, itens na mochila de ataque e outros.

>>Leia também: O que levar para o Monte Roraima

 

Como contratar

Confira como contratar o trekking no Monte Roraima com os guias e montar uma expedição de acordo com as suas expectativas. Listamos documentos, como reservar hospedagem, transfers e tudo que você precisa saber para que a aventura seja memorável.

 

Melhor época para o trekking no Monte Roraima

por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.

Compartilhe com os amigos!

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

3 comentários em “Melhor época para o trekking no Monte Roraima

  • Pingback:30 atrações incríveis no Monte Roraima | vida sem paredes

  • 26 de fevereiro de 2018 em 12:03
    Permalink

    Te explico. Depende do que a pessoa considera que seja bom: se é a época com menos chuvas mas mais pessoas (outubro a abril), ou época com a montanha mais vazia mas mais chuvaradas (abril a outubro). Mas como eu disse no post, um colega pemón de lá disse que hoje em dia, com as mudanças climáticas, nunca se sabe bem sobre as chuvas de lá! rs
    Me conte depois a época que você decidiu! Boa viagem!

    Resposta
  • 12 de fevereiro de 2018 em 01:12
    Permalink

    Tem blogs que falam: de outubro a abril, outros de abril a outubro… tá difícil kkk

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.