O Instituto Tomie Ohtake é um espaço cultural muito visitado na cidade de São Paulo. Fica na Vila Madalena, o bairro boêmio, bem perto da Estação Faria Lima do Metrô.
O espaço, que homenageia a artista japonesa que começou a pintar no Brasil, foi projetado para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design.
Arquitetônica e conceitualmente, o Instituto Tomie Ohtake se tornou um significativo espaço paulistano.
Ali, debates, pesquisa, produção de conteúdo, documentação e edição de publicações e outras atividades se somam às exposições e tornam o lugar uma referência em artes e cultura na cidade.
Conheça os espaços do Instituto Tomie Ohtake e veja por que vale a pena visitar.
OFERTAS DE HOSPEDAGEM em São Paulo, com reserva de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.
Instituto Tomie Ohtake: informações
- Endereço: Rua dos Coropés, 88 | (11) 2245-1900
- Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 20h
- Entrada gratuita (algumas exposições são pagas, consulte a programação no Site)
Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)
São 7 salas de exposições
O Instituto Tomie Ohtake tem 7.500m² que se dividem em dois pisos. Um primeiro é um amplo hall no térreo com salas de exposição, restaurante, livraria e loja de objetos. E outro piso, com mais salas de exposição, um setor educativo com ateliês, salas para palestras e setor de documentação.
As exposições temporárias fazem sucesso, como a recente “Gaudí: Barcelona, 1900”, sobre a obra do arquiteto Antoni Gaudí. Outro exemplo é a “O céu ainda é azul, você sabe…”, sobre a carreira artística de Yoko Ono.
Vale agendar uma visita mediada com educadores do instituto.
Valoriza a obra da artista Tomie Ohtake
Uma das salas de exposição do espaço é totalmente dedicada às mostras da artista. Sua história, seu trabalho e aspectos de sua produção estão em cada exposição de longa duração desse espaço.
Cada nova abordagem é uma surpresa para o público, que pode se deliciar com os inúmeros e incansáveis processos criativos de Tomie Ohtake.
Atualmente está em cartaz A CASA ABERTA – A casa-ateliê de Tomie Ohtake, sobre o espaço que era casa e ateliê da consagrada pintora.
E também sobre fatos que aconteceram lá, registrados em fotografias históricas e atuais, gravuras e pinturas, croquis da casa feitos por Ruy Ohtake, entre outros.
É gratuito
O Instituto Tomie Ohtake tem entrada gratuita.
O espaço democratiza arte e cultura, valorizando o que os artistas têm de melhor. É uma ótima opção para incluir no roteiro e levar toda a família para estreitar os laços com as manifestações artísticas.
É referência em arquitetura
As formas marcantes e inovadoras que rendem fotos e mais fotos da fachada do prédio do Instituto Tomie Ohtake foram concebidas por Ruy Ohtake, filho de Tomie.
O projeto inédito resultou em mais um prêmio em seu currículo, o da 9ª Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, em 2001. Também foi ele o responsável pela casa que é tema da exposição “Casa Aberta”, citada no tópico 2.
É acessível
O Instituto Tomie Ohtake faz parte do Complexo Aché Cultural, juntamente com dois prédios de escritórios, um centro de convenções e teatro, tudo com elevadores que possibilitam acessibilidade.
Além disso, conta com o projeto “Expresso Acesso”. Trata-se de uma linha de transporte gratuita, que circula aos domingos, passando pelo bairro do Canindé, Biblioteca São Paulo (Parque da Juventude), Pinacoteca, Centro Cultural São Paulo na Liberdade, e MAC-USP, até ao Instituto Tomie Ohtake.
O objetivo é promover a acessibilidade à cultura a diversos públicos.
Tem restaurante
O Restaurante Santinho funciona no Tomie Ohtake de terça a sexta das 12h às 15h e aos sábados, domingos e feriados das 12h30 às 17h.
O local tem um ar moderno e sofisticado e oferece buffet a quilo com proteínas, saladas e acompanhamentos variados.
Tem outros espaços
Além das salas de exposição e do restaurante, no hall do prédio do Instituto Tomie Ohtake estão a Livraria Gaudí, a Loja IT e o Teatro Cetip, cuja programação pode ser conferida no site.
Ou seja, dá para esticar o dia ali e finalizar assistindo algum espetáculo.
E para encerrar com chave de ouro, vale curtir a noite em um dos badaladíssimos bares ou restaurantes da Vila Madalena.
Fica perto do metrô
O Instituto Tomie Ohtake fica na avenida Brigadeiro Faria Lima, a 800 metros da Estação do Metrô de mesmo nome, embora a entrada seja pela Rua dos Coropés, ao lado.
É bem fácil de chegar e o prédio imponente pode ser visto de longe, como referência.
Leia também:
- Atrações do Parque Ibirapuera
- Mercado de SP
- Pinacoteca de São Paulo
- O que visitar no centro de SP
- Roteiro completo em São Paulo
S E R V I Ç O
Instituto Tomie Ohtake
- Rua dos Coropés, 88 | (11) 2245-1900
- Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 20h
- Entrada gratuita (algumas exposições são pagas, consulte a programação no Site)
Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)
por Camila Coubelle
[…] atração próxima e gratuita é o Instituto Tomie Ohtake, que está a menos de dois quilômetros das ruas do Beco, ao lado da estação do Metrô Faria […]