Quantos lugares com dezenas de cachoeiras com mais de cem metros você conhece? Prudentópolis, interior do Paraná, é um desses destinos afortunados pela natureza. Algumas quedas estão entre as maiores do país, entre elas, o Salto São Francisco, o maior do Sul do Brasil, com 196 metros.
A cidade a cerca de 207 quilômetros de Curitiba abriga, além das cachoeiras, muitas belezas naturais e desponta para o turismo de aventura. São várias trilhas incríveis até a base dos saltos e ótimos locais para canyoning, raffting e rapel.
Organizamos algumas informações sobre atrações culturais e naturais na cidade, com foco nas maiores e mais famosas cachoeiras do município, seus museus e igrejas bizantinas de arquitetura impressionante.
Esse guia vai esclarecer todas as dúvidas sobre esse destino incrível no sul do Brasil.
Prudentópolis, Paraná: o que fazer, como chegar, onde ficar, onde comer e dicas
- O que fazer em Prudentópolis (lista de atrações)
- Sobre a cidade
- Como chegar
- Hospedagem
- Cachoeiras (informações)
- Pontos turísticos (informações)
- Quanto ir
- Onde comer
O que fazer em Prudentópolis: principais pontos turísticos e cachoeiras
- Salto São Francisco
- Salto Barão do Rio Branco
- Salto Manduri
- Salto São Sebastião
- Salto Mlot
- Salto Sete
- Saltos Gêmeos
- Salto São João
- Recanto Perehouski
- Ninho do Corvo
- Museu do Milênio
- Museu Histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada
- Igreja São Josafat
- Igreja Matriz São João Batista e Santuário Nossa Senhora das Graças
- Praça da Ucrânia
Prudentópolis: curiosidades
A “terra das cachoeiras gigantes” também é a “capital da oração”, com suas mais de 80 igrejas, a maioria delas em estilo bizantino, já que a cidade é a maior colônia ucraniana no Brasil.
Além disso, é conhecida como a “capital do feijão preto“, por ser a maior produtora do país. Inclusive, uma boa dica é visitar a cidade durante a Festa Nacional do Feijão Preto – Fenafep, quando é feita a maior feijoada do mundo, em uma panela com 12 toneladas. Mas essa não é a única festa típica. A Páscoa Ucraniana também é famosa e atrai muitos visitantes.
Como chegar em Prudentópolis
Prudentópolis está entre Ponta Grossa e Guarapuava e o aeroporto mais próximo é o de Curitiba, a cerca de 226 quilômetros. A capital recebe voos diários e ônibus a partir de várias partes do país.
De carro a partir de Curitiba basta seguir pela BR-277 até Ponta Grossa e entrar na BR-373. A estrada está em ótimas condições, mas são três pedágios até Prudentópolis.
De ônibus, a viação Princesa dos Campos oferece três horários por dia.
Precisa alugar um carro? Compre os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com.
Onde se hospedar em Prudentópolis
Nós ficamos no Hotel Burack, que está em uma das ruas principais da cidade, próximo da rodoviária. Por isso, permite melhor acessibilidade entre as diversas atrações de Prudentópolis.
A cidade ainda oferece outros hotéis no centro, campings, hotel fazenda e pousadas ecológicas com chalés em meio à natureza. Separamos algumas dicas de onde se hospedar em Prudentópolis, mas se preferir, confira direto na Booking.com.
Prudentópolis, PR: o que fazer
Cachoeiras em Prudentópolis: veja dicas e informações
Salto São Francisco
A névoa que se forma antes da água tocar o chão nos dá a nítida certeza de que esse lugar guarda uma das maiores belezas naturais do Brasil. Literalmente. Com 196 metros de altura, a queda do Salto São Francisco é a maior da região sul uma das maiores do país.
Uma trilha fácil percorre dois pontos de interesse: o São Francisco visto de um mirante, o São Francisquinho ou Salto dos Cavalheiros. Já a trilha até a base da cachoeira tem 4 quilômetros em mata fechada. A obra-prima da natureza é um achado. A visão panorâmica do vale todo verde, as curvas das montanhas e a atmosfera única do lugar o tornam um cartão-postal com beleza proporcional ao seu tamanho.
Fica dentro da Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança, na tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, a cerca de 50 quilômetros do centro. Com certeza, essa tem que estar no topo da lista do seu roteiro pelas cachoeiras em Prudentópolis.
Salto Barão do Rio Branco
Um dos mais próximos da cidade (a 14 quilômetros). Com 64 metros de altura e significativo volume de água, o Salto Barão do Rio Branco tem fácil acesso: são 478 degraus em uma longa escadaria de metal até a base da cachoeira. A descida vale a pena: o visual é impressionante!
A queda é tão forte que todo o entorno do poço fica cheio de chuviscos. Ainda há a visão estonteante do cânion dos Rio dos Patos a partir de um mirante. Assim, é possível admirar a queda tanto de cima quanto da base.
>>Leia também: Guia do que fazer em Curitiba
Salto Manduri
A cerca de 12 quilômetros da cidade, esse salto impressiona pelo volume de água. Não é o mais alto, tem 34 metros de queda, mas é o mais largo, com 100 metros, e o mais volumoso. Suas águas lembram as cataratas de Iguaçu, de tão grandes.
Fica dentro do Recanto Rickli, que funciona como um clube: tem lanchonete, piscinas, churrasqueiras, quadras e áreas de lazer.
Salto São Sebastião
Para mim, essa é a mais incrível entre as cachoeiras de Prudentópolis. São 126 metros de uma cascata menos volumosa e definida, em um local que parece um elo perdido. São duas quedas com mais de 100 metros, uma de frente para a outra, em um vale lindo (a segunda é o Salto Mlot).
Essa formação é raríssima e a paisagem é sensacional. Ficamos ali impressionadas com as duas quedas “olhando” para a gente.
A trilha até a base do Salto São Sebastião tem 2 quilômetros sinuosos recompensados por um cenário inacreditável. Quem não quer descer até a base pode admirar a beleza através de mirantes com vista de cima, a poucos passos da queda.
Salto Mlot
De frente para o São Sebastião, o Salto Mlot tem 110 metros de queda que deslizam acortinando os muros de pedra do vale.
Durante a descida até a base nossos guias explicaram sobre a origem das formações rochosas ali, mostrando detalhes como marcas nas rochas que facilitam o entendimento.
Salto Sete
Uma trilha de 500 metros leva até a parte de cima dessa queda com 77 metros de altura. Localizada em meio à mata, na Rota das Cachoeiras, a cerca de 11 quilômetros do centro, o local tem uma infraestrutura com pousada e restaurante e é um dos procurados para a prática de rapel.
Já a trilha até a base tem 1,5 quilômetros, é mais adventure e com um visual incrível no final.
Saltos Gêmeos
Esses saltos têm difícil acesso e são procurados principalmente para contemplação. Afinal, é raro ver duas cachoeiras gigantes, com mais de 100 metros uma ao lado da outra (um dos saltos tem 100 metros, o outro, 110 metros).
Curioso é saber que ambas são separadas por cerca de 2 quilômetros, porém, quando avistadas de longe, parecem que estão muito mais próximas. Pura ilusão de ótica!
Salto São João
Com 84 metros que impressionam pela exuberância da paisagem ao redor, o Salto São João pode ser admirando do mirante, que revela uma visão panorâmica do cânion do Rio São João que faz jus ao título de “terra das cachoeiras gigantes”.
O poço para banho e os pontos para rapel disputam os visitantes. Fica a cerca de 22 quilômetros da cidade.
Recanto Perehouski
Essa é a melhor opção para quem prefere trilhas leves e ótimos poços para banho. Fica em uma área rural a 30 quilômetros do centro, em um vale cercado por verde, silêncio e canto dos pássaros.
O Recanto Perehouski oferece trilhas de fácil acesso, passeios no Cânion do rio Barra Bonita e por formações rochosas ovais, mas nada se compara à comida ucraniana servida lá.
Ninho do Corvo
Aa Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) conta com 8 quedas d’água, trilhas autoguiadas, atividades de aventura e experiências incríveis junto às belezas do Cânion Barra Bonita.
O diferencial são as atividades, procuradíssimas! Rapel, tirolesa com vista privilegiada da mata e a “corvolesa”, uma tirolesa exclusiva que termina com banho na cachoeira.
Outros pontos turísticos em Prudentópolis
Museu do Milênio
Visitar o Museu do Milênio é reviver um pouco da história dos primeiros imigrantes ucranianos que chegaram ao Brasil. Dona Meroslava, uma das fundadoras e guia do museu, é a memória viva da cultura e tradição ucranianas.
Ela explica com riqueza de detalhes os fatos políticos e históricos que contribuíram para a formação da maior colônia ucraniana do Brasil em Prudentópolis e no Paraná de forma geral.
O museu foi criado em 1989 e reúne em seu acervo artes sacras, artesanato, folclore, educação, documentos, fotografias antigas, móveis, vestuário, livros e outros utensílios relacionados à cultura.
É possível conhecer até as marcações das terras cedidas aos imigrantes, a serem pagas com trabalho posteriormente. O poeta Taras Chewtchénko, filho da Ucrânia, também está muito bem representado no museu. O museu conta com uma lojinha cheia de lindas lembranças ucranianas para levar para casa.
- Rua Cândido de Abreu, s/n
- Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14 às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 11h30.
- Entrada: R$ 5
Museu Histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada
Esse museu fica na mesma casa que foi das irmãs ucranianas que tiveram papel fundamental na história da cidade e da região. A visita começa com a transmissão de um vídeo que conta a chegada das irmãs no Brasil e na cidade.
Depois, em 12 salas bastante espaçosas nos dois andares do prédio, percorremos um vasto acervo que reproduz em objetos essa história, além de curiosidades sobre a cultura ucraniana.
Os espaços reproduzem a antiga cozinha, a enfermaria, a sala de estudos, a sala de música, de agricultura e outras lembranças da casa que serviu de abrigo e escola para muitas crianças.
Me chamaram a atenção os instrumentos antigos – cítara e címbalo – típicos da Ucrânia, e as pinturas e bordados feitos ali. Tudo apresentado por uma simpática guia que conhece muito bem. O museu tem guarda-volumes e lojinha, e não é permitido fazer fotos do acervo, para garantir a conservação.
- Rua Rui Barbosa,1426, Centro
- Funcionamento: segundas, das 13h30 às 17:00, e de terça a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h00. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 11h30
- Entrada: R$ 4
Igreja São Josafat
A construção da década de 1920, em estilo bizantino-ucraniano, é a igreja mais famosa de Prudentópolis e é considerada uma das mais belas do Brasil. Tombada pelo Patrimônio Artístico e Cultural do Paraná, tem como principal característica o ‘ikonostás’, espécie de portal cheio de imagens da história da salvação que separa o altar da nave.
Outra marca é a cúpula abobadada, característica das igrejas em estilo bizantino do Rito Católico Oriental Ucraniano. Se possível, faça uma visita guiada com a Dona Meroslava, do Museu do Milênio, para entender detalhes da rica ornamentação interna (é preciso pedir para abrir a igreja lá no meseu).
Do lado de fora do templo ainda há um campanário com seis sinos, uma estátua de Cristo-Rei e uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes incrustada na parede principal. Se quiser assistir uma missa em ucraniano, vá de terça a domingo às 5h45 ou às 19h.
Igreja Matriz São João Batista e Santuário Nossa Senhora das Graças
Outras duas importantes igrejas de Prudentópolis, localizadas no centro da cidade. Enquanto a primeira destaca-se principalmente por causa da tradicional Festa de São João Batista, que já passou da centésima edição, a segunda impressiona com sua arquitetura moderna e seus vitrais.
Praça da Ucrânia
O complexo comemora o milênio do cristianismo na Ucrânia, o 90º aniversário da imigração ucraniana em Prudentópolis e o 175º aniversário de nascimento do poeta Taras Chewtchénko, filho da Ucrânia, homenageado na praça com uma grande estátua de bronze esculpida na Alemanha.
Melhor época para visitar Prudentópolis e eventos na cidade
A melhor época para visitar as cachoeiras é durante o verão, quando as temperaturas se elevam, mas fique atento ao menor sinal de chuva. Se a ideia é só aproveitar as trilhas, dê preferência para o período sem chuva, de maio a setembro. As atrações culturais podem e devem ser visitadas em qualquer época do ano.
Prudentópolis tem vários eventos durante o ano e a Páscoa Ucraniana é um dos mais interessantes. A tradição de presentear as pessoas com pêssankas, ovos de verdade pintados à mão com uma técnica trabalhosa, faz ainda mais sucesso nessa época.
A pêssanka é ornamentada com várias simbologias que representam tudo aquilo que desejamos para a pessoa. Nós tivemos a sorte de visitar uma artesã da cidade e ver de perto o meticuloso trabalho de pintar uma pêssanka. A Dona Vera Lúcia Daciuk nos contou os segredos da arte e fez até parecer fácil!
No mês de junho acontece festa de São João Batista, uma tradicional festa junina com apresentações artísticas, artesanato, e as barraquinhas de rua com comidas típicas.
Em agosto acontece a Noite Ucraniana, uma festa gastronômica e cultural realizada desde 1990 pelo Grupo Folclórico Ucraniano-Brasileiro Vesselka, a Festa da Erva Mate e a Festa do Feijão Preto, a tradicional feijoada.
Onde comer em Prudentópolis
A culinária ucraniana é cheia de delícias e a nossa dica é que você não vá embora de Prudentópolis sem provar a cracóvia, um delicioso salame típico feito com carne de frango ou porco.
O pinhão é encontrado em abundância e foi lá que provamos ele assado pela primeira vez. Fica tão bom quanto o cozido, com a vantagem de ficar pronto rapidinho.
O perohê ou pierogi é outro prato saborosíssimo. É um pastel cozido semelhante a um macarrão, recheado com batata e requeijão, ou feijão preto, e acompanhado de molho.
Mas quem ficou em primeiro lugar é o borsch, uma sopa feita com beterraba, repolho e costela de porco defumada. É tão bom que acho que merecia uma panela de 12 toneladas também!
Dois lugares muito bons para comer em Prudentópolis são o Recanto Teodorinho e o Recanto Perehouski. O primeiro é um pesque-pague na cidade, com peixes no cardápio e pratos da culinária brasileira e ucraniana. O segundo, a 25 quilômetros do centro, é onde estão as cachoeiras do Cânion do Rio Barra Bonita.
Além da hospitalidade da família da Dona Isabel e de uma comida sensacional feita no fogão à lenha, com pratos das culinárias ucraniana e brasileira. Nesse último é preciso encomendar as refeições através do telefone (42) 3446-3329.
Curiosidades
- Prudentópolis recebeu este nome em homenagem ao ex-Presidente da República, Prudente de Morais. Antes a localidade era chamada de São João do Capanema.
- A cidade é conhecida como Pequena Ucrânia, pois foi o município brasileiro que mais recebeu imigrantes ucranianos. Cerca de 70% da população atual tem descendência ucraniana.
- As Pêssankas (ou Pysankas) são pintadas à mão e simbolizam a vida, a saúde e a prosperidade. As pinturas não são feitas só com tinta, e sim com um conjunto de materiais como vela, cera de abelha derretida, estilete e bico de pena.
Informações Turísticas
- Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente
- Rua Rui Barbosa, 801 | Tel. (042) 3446-8000 | E-mail: [email protected]
Prudentópolis – PR: cerca de 50 mil habitantes | cerca de 840 metros de altitude
por Camila Coubelle
> Press Trip – O Vida sem Paredes viajou a convite das agências de turismo da cidade, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com os serviços oferecidos. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!
Quero Informações sobre:
27-08-2023 PR-Prudentopolis Caminhada Rota das Cachoeiras Gigantes
gente como assim nunca tinha ouvido falar desse lugar e fica no meu estadoo! SHAAAAAAAAAAME ON YOU ANGIE!
chega logo verão, quero conhecer logo esse lugar!
que lugar maravilhoso, esse local no verão deve ser incrível, parece muito com uma das cachoeiras que visitei na Islândia.
Olá!
O Projeto Cachoeiras Gigantes está medindo e catalogando as mais altas quedas d’água do Brasil.
Em nossa página no Facebook (www.facebook.com/cachoeiras.gigantes) os dados do ranking são mantidos atualizados.
Visitem e conheçam nosso projeto!
[…] Saiba mais >> O que fazer em Prudentópolis […]