Com uma costa de cerca de 6.500 quilômetros e atividade pesqueira muito bem desenvolvida, os peixes e mariscos são protagonistas das comidas típicas do Chile.
Em Santiago e na região costeira, encontramos variadas receitas de pratos e entradas com frutos do mar. Mas os pratos “fortes”, cheios de sustância, também marcam presença, principalmente no inverno gelado e nas cidades mais ao sul.
As receitas da culinária chilena estão em sintonia com as estações do ano, ou seja, com mais oferta de pratos leves no verão, e pratos com mais suculentos no inverno. Mas pudemos perceber essa diferença ao ir de Santiago para cidades mais ao Sul – e por isso mais frias – como Santa Cruz e Pucón em uma mesma época, onde caldos e sopas “dominavam”.
A cozinha típica do Chile tem influências espanholas e indígenas, com itens do mar – óbvio – e da terra, com foco no milho e na batata.
Na minha opinião, come-se muito bem no Chile. As cidades que visitamos têm uma grande oferta de restaurantes, muitos deles, famosos, e com excelentes cartas de vinhos, para nossa alegria. Mas a comida é mais cara se compararmos com Bolívia e Peru.
Faltou provar muita coisa, como a sopaipilla, mas alguns pratos, entradas e lanches que fazem parte do rol de comidas típicas do Chile nos caíram muito bem. Fizemos uma lista com os itens principais para te ajudar a ter uma ideia do que experimentar!
Leia também:
Dicas de restaurantes em Santiago do Chile
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES15.
Comidas típicas do Chile: dicas de pratos tradicionais
> PEIXES:
1. Congrio
O Congrio é o mais famoso, típico de toda a costa do Chile. A receita mais comum é a do Caldillo de Congrio, um caldo de peixe, que achei meio “aguado”, mas com certeza foi o lugar em que provei.
Pena que acabei não tendo oportunidade de tirar a prova. Talvez a famosa receita do Neruda, com camarões e creme de leite seja mais interessante.
2. Salmão e truta
São as outras duas opções que encontrei aos montes tanto em Santiago, quanto na região de Valparaíso e no sul do Chile.
No sul, em Pucón, também tinha muita merluza austral. Eu gosto muito de peixes, então sou suspeita para falar.
E mesmo sem interesse em comer os salmões de cativeiro do Chile, provei dois pratos, uma massa com salmão defumado, e um carpaccio de salmão que estavam derretendo na boca. Dizem que essa é uma das características de quando o salmão é verdadeiro e não de cativeiro, assim espero!
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no Chile com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.
> MARISCOS / MOLUSCOS:
3. Locos, machas, polvo e ostras
Locos e machas são dois mariscos muito encontrados nos restaurantes do Chile, tanto em entradas quanto em pratos principais, e também em recheios, como no Chupe de Locos, ou nas empanadas por exemplo.
Nunca tinha comido, nem ouvido falar em nenhum dos dois!
As “Machas a la Parmesana” e o “Locos a la Ordem”, pratos muito indicados pelos chilenos para quem pedia dicas eram realmente muito bons. A princípio achei a textura do locos meio dura, mas quando se misturava com a cebola do prato, ficava excepcional.
Se você é fã de polvo e ostra, encontrará facilmente na maioria dos restaurantes. Provamos algumas entradas que estavam deliciosas e bem apresentadas.
4. Centolla e jaiba (caranguejo)
Centolla, o ilustre caranguejo gigante típico do Chile, muito saboroso e suculento. Como era muito grande (incluindo os acompanhamentos), o jeito que encontramos de experimentar foi em outros pratos, como uma deliciosa truta recheada de centolla que provamos no Patio Bellavista.
E um Chupe de Centolla no Mercado Central. Aliás, nesse último, é onde se encontra uma grande oferta de centolla.
Não sei se foi porque não comi puro, mas sim em pratos elaborados, não vi muita diferença entre a jaiba, caranguejo comum, e a centolla. Provamos a jaiba em um Chupe que estava muito bom.
5. Ceviche
O famoso prato feito com frutos do mar como peixes, lagosta, camarão ou polvo crus marinados no limão geralmente ainda leva cebola, coentro e outras especiarias no Chile, e é encontrado facilmente em diversos restaurantes, embora não seja exclusivo desse país. Nós provamos um no restaurante da vinícola Casa Silva que estava divino.
6. Tábua de mariscos
A Tabla de Mariscos ou Jardim de Mariscos são opções para quem quer provar um pouquinho de cada coisa, mas só vimos opções para 2 ou 4 pessoas.
Vem diversos mariscos salteados, incluindo camarões, ostras, ostiones (vieiras), machas, locos e outros.
> PRATOS VARIADOS:
7. Pastel de Choclo
Para quem não sabe, choclo é milho, e esse prato é como se fosse uma torta assada de milho, ou um escondidinho, mas com purê de milho.
No recheio, vai carne, e o que eu achei diferente foi que veio um pedação de frango inteiro, e não um frango desfiado como eu imaginei, rs.
8. Chupes
Também parece uma torta ou escondidinho, mas a massa é feita com pão ralado embebido em leite e vários temperos, é gratinado e geralmente recheado com mariscos.
Nós provamos um chupe de jaiba (caranguejo) e um chupe de centolla (caranguejo gigante).
9. Cazuela
É uma sopa tradicional de legumes com uma carne, que pode ser boi ou frango, e um pedaço de espiga de milho. É aquele prato da sustância do inverno, que nos recomendaram comer após subir o Vulcão Villarrica em Pucón, sul do Chile.
10. Lomo a lo pobre
Um prato famoso e calórico feito com o bife de porco grelhado, ovo frito, cebolas e batata frita. Nós comemos um sanduíche a lo pobre, que era tudo isso, mas dentro de um pão!
> LANCHES:
11. Completo Italiano
É o fast food mais famoso do Chile! Um cachorro quente, com pão, salsicha, tomate, maionese e….. abacate. Isso mesmo!
Pode parecer estranho, mas o abacate parece mais um molho, e fica super gostoso. Aliás, nós comemos outros molhos de abacate, servidos junto com pães como couvert, todos deliciosos.
12. Humitas
Corresponde à nossa pamonha de milho.
13. Empanadas
As empanadas do Chile são geralmente assadas, com uma massa semelhante às das outras encontradas na América do Sul, mas muitas vezes, recheadas de frutos do mar.
A mais tradicional é a de pino (carne, azeitona, ovo cozido e uva passa). É como um pastel assado e é encontrada em tudo que é lugar.
14. Media Luna
Na verdade é típico da Argentina, mas que você também pode provar no Chile, pois é encontrado em todos os cafés, e disso, o bairro Bellas Artes, onde ficamos hospedadas, está cheio.
É um croissant delicioso de massa folhada, em alguns lugares acompanhado por doce de leite. Com um cafezinho no meio da tarde, não tem nada melhor!
>> Garanta aqui seu chip virtual internacional da Airalo. <<
> BEBIDAS:
15. Sucos, sorvetes e drinks de frutas locais
Algumas frutas locais que nos recomendaram foram a chirimoya e o arándanos, que só experimentamos em sucos e drinks e adoramos.
16. Mote con Huesillos
Uma bebida típica refrescante encontrada em vários lugares, principalmente nas praças e parques. É como um suco, feito com calda de pêssego, com grãos de trigo cozido e um pêssego inteiro dentro.
Muitos turistas acabam deixando o trigo, que afinal, tem um sabor muito suave.
17. Cervejas Chilenas
A Escudo, a Austral e a Kunstmann são as três cervejas chilenas que provamos, que têm vários estilos. As duas melhores que provamos são a Austral Calafate e a Kunstmann Torobayo, que foram muito indicadas por onde a gente passava.
Não deixe de pedir sugestões de cervejas artesanais nos bares e restaurantes que visitar. Você vai acabar consumindo bebidas muito boas.
18. Drinks Pisco Sour e Terremoto
O Pisco é uma aguardente de uva bastante tradicional na América do Sul, que quando misturada com limão, açúcar e clara de ovo, origina o famoso drink “Pisco Sour”.
Como já tinha bebido muitos e muitos Piscos Sours no Peru, decidi provar uma versão com mais personalidade, com pimenta. Gostoso, mas o drink “Chirimoya Alegre” que a Nange pediu era melhor!
Já o Terremoto é feito com sorvete de abacaxi, vinho branco e Fernet que “abala as estruturas”, mas provando um só, dá tudo certo!
19. Chicha
É uma bebida fermentada de origem indígena, típica dos povos da Cordilheira dos Andes desde o Império Inca, geralmente de milho, e beeeeem forte. Parece uma cachaça.
[su_quote]
Extra: vinhos
O vinho faz parte do cotidiano dos chilenos e está sempre presente à mesa. Não se faz uma refeição sem vinho! E como o Chile é uma das regiões produtoras de vinho bastante reconhecida, vale a pena visitar uma vinícola e entender melhor como funciona a produção, bem como experimentar ótimos rótulos.
O passeio vale a pena mesmo para quem não curte tanto a bebida. Nesse caso, escolha uma vinícola tradicional, de preferência com um bom restaurante. E fica a dica, vale a pena trazer vinhos no Chile, pois o preço compensa muito, e é possível trazer várias garrafas (confira com a sua empresa aérea na ida).
Confira os artigos sobre as vinícolas do Valle de Casablanca e sobre as vinícolas do Valle del Maipo, as duas regiões vitivinícolas mais próximas de Santiago e mais fáceis de visitar.[/su_quote]
E aí, o que você achou das comidas típicas do Chile? Eu, particularmente, gostei de tudo! 😉
por Camila Coubelle
Que yo conozca, el pisco sour es peruano si van hacer referencia q lo hagan como debe ser, no se ve bien tomar el nombre de esta bebida como suyo, como dice “platos típicos de chile” donde incluyen el ceviche, el pisco, etc, etc. al César lo q es del César, gracias.
Para que sepan cualquier tipo de cultura de Chile como los pueblos originales, comidas típicas, danzas, literatura chilena y otras inspiraciones más pueden hablar conmigo. El pueblo chileno sabe bien como hacer buenas fiestas comer bien y sano.
Tenemos una cultura increíble el conocer es bueno del sur al nuerte.
Qual a origem do chuper de frango
Olá! Lamento…. não sei muito sobre as origens desse prato. Nós conhecemos nessa viagem e nunca tínhamos ouvido falar. 😉
[…] >> Leia também: Comidas típicas do Chile […]