Já imaginou mergulhar nas Cataratas do Iguaçu com um bote? O Gran Aventura é um passeio para quem visita a região e quer ver as quedas de muito mais perto. Para quem quer ter uma experiência com muito mais adrenalina.
Os chamados “passeios náuticos” são pagos a parte dentro dos parques das cataratas. O “Gran Aventura”, no lado argentino, mergulha em duas diferentes quedas, enquanto o “Macuco Safari” mesmo passeio no lado brasileiro das cataratas, mergulha em uma queda.
Nós fizemos o Gran Aventura, que é um passeio mais longo e mais completo dentro do Parque Nacional Iguazú. Ele reúne mata, corredeiras e cânions do Rio Iguaçu, e mergulho no Salto Tres Mosqueteros e no Salto San Martín.
Confira como funciona o passeio operado pela empresa Iguazú Jungle, como contratar, como chegar no Parque Nacional Iguazú e nos pontos de saída para o Gran Aventura e todas as dicas para aproveitar ao máximo seu mergulho nas Cataratas do Iguaçu.
Gran Aventura em Puerto Iguazú: dicas para o mergulho nas Cataratas Argentinas
Você verá nesse post:
- Como chegar em Puerto Iguazú
- Gran Aventura (ida até o barco)
- Mergulho nas Cataratas
- Fotos
- Como contratar
- Dicas
- Outros tours
Como chegar em Puerto Iguazú
Puerto Iguazú, na Argentina, fica a cerca de 18 quilômetros de Foz, na Tríplice Fronteira (confira ofertas de passagem aérea para Foz no site Skyscanner). E o Parque Nacional Iguazú, onde estão as cataratas argentinas, a 17 quilômetros do centro da cidade hermana.
ATENÇÃO: A cidade de Puerto Iguazú cobra uma taxa de visitação de 50 pesos argentinos (cerca de R$ 5 – ago/2020) por pessoa, que deve ser paga em pesos no controle de acesso ao cruzar a fronteira com a Argentina.
A viagem é rápida e há 3 empresas de ônibus que fazem o trajeto com horários de ida a partir das 7h da manhã, com ônibus de meia em meia hora, ou de hora em hora.
No Terminal de Ônibus em Puerto Iguazú é possível pegar outro ônibus para as cataratas. Você também pode pegar em alguns pontos logo na entrada da cidade, sem precisar ir até o terminal. Táxis compartilhados também são uma boa!
>> Confira mais detalhes de como chegar em Puerto Iguazú e no Parque Nacional Iguazú de ônibus, táxi ou transfer
Se preferir circular de carro, vale a pena comparar os preços de diversas locadoras de lá através desse link da Rentcars. É bem fácil de usar, de reservar, é possível parcelar e efetuar o pagamento só na retirada.
>> Se estiver com o seu carro, será preciso tirar o seguro Carta Verde, que é obrigatório para cruzar a fronteira do Brasil e Argentina de carro. Solicite em Foz do Iguaçu mesmo, no escritório que fica no caminho para a Argentina, na Avenida Mercosul, 101.
Há diversas formas de transfer oferecidas na cidade, e é possível contratar com as agências ou hotéis de lá.
CONFIRA OFERTAS DE HOSPEDAGEM em Foz do Iguaçu ou em Puerto Iguazú, com reserva de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in.
Gran Aventura: o passeio de barco nas cataratas
O passeio de bote até as cataratas do lado argentino começa com um circuito de 5,5 quilômetros no Sendero Yacaratiá.
O veículo percorre o trecho lentamente, enquanto os monitores explicam em inglês e espanhol sobre espécies locais da fauna e da flora. É uma imersão na selva e na biodiversidade única dali. Esse trecho dura cerca de 30 minutos.
Logo chegamos no Porto Macuco, que tem banheiros e uma escadaria de 100 metros até a plataforma de embarque. É onde os monitores nos entregam um saco estanque para guardar os pertences que não podem molhar. Também nos colocam um colete salva-vidas, aí é só escolher o lugar no bote.
Quando todos estão prontos, seguimos rio acima, admirando as corredeiras e os cânions do gigante Rio Paraná. O vento na cara contribui para acelerar o coração! São mais 30 minutos subindo 6 quilômetros do rio até perto das cataratas, 2 deles em águas mais agitadas.
Quando a gente avista as quedas, o barqueiro faz uma parada e todos podem guardar os objetos que não devem molhar.
Mergulho no passeio de barco das Cataratas argentinas: Salto Tres Mosqueteros e Salto San Martín
Aí é que a aventura fica melhor! O bote se aproxima da base do Salto Tres Mosqueteros e o mergulho é rápido, já que a força das águas nos empurra de volta rio abaixo. O barqueiro se aproxima algumas vezes, deixando a gente aproveitar a força, a beleza e a energia daquelas águas.
Avistamos a Isla San Martín, diversos saltos brasileiros e argentinos, incluindo a Garganta del Diablo.
Em seguida vem o ponto máximo do Gran Aventura: o incomparável Salto San Martin! É o segundo salto em dimensão e é o maior que um barco pode se aproximar. O barqueiro acelera e são segundos de êxtase antes que a queda nos jogue de volta para longe. Parece uma brincadeira de cabo de guerra e quem aproveita somos nós, os sedentos por adrenalina!
O retorno até a doca em frente à Ilha de San Martín é rapido, e há um caminho que te reconecta ao Circuito Inferior. Nem preciso mencionar que o visual ali também é demais.
Fotos do passeio de barco nas cataradas lado argentino
Onde contratar o Gran Aventura dentro do parque
- Stand ao lado do Centro de Visitantes
- Estação Cataratas do Trem da Selva
- Circuito Inferior (próximo ao Salto Bossetti)
- Doca em frente à ilha San Martín
- Entrada das passarelas à Garganta do Diabo
- Escritório Central perto da torre branca e do hotel
De onde saem os passeios Gran Aventura
- Centro de Operações (perto da torre branca e do hotel)
- Centro de Visitantes (na entrada do parque)
ANOTE:
O Gran Aventura tem 4 horários por dia e o primeiro sai do Centro de Visitantes às 10h15, e 10h30 do Escritório Central. Como o parque abre ás 8h30, vale a pena fazer algum circuito (como o da Garganta do Diabo) antes do passeio.
E após, vale a pena fazer a Isla San Martín e o Circuito Inferior, que estão do lado. Por último, o Circuito Superior. Enfim, o importante é organizar um roteiro com uma ordem de visitação para otimizar seu tempo e explorar ao máximo o parque, que é sensacional. Se quiser conhecer melhor as opções para organizar sua visita, confira nosso post com todas as dicas do Parque Nacional Iguazú.
Dicas e informações para o passeio Gran Aventura
- É possível reservar com antecedência ou contratar lá na hora.
- O pagamento pode ser feito com cartão. Mas lembre-se que a cobrança será em pesos argentinos e o IOF será de 6,38% se for comprado lá.
- O passeio pode ser feito na direção oposta, partindo da doca em frente à Ilha de San Martin rumo ao Centro de Visitantes.
- É obrigatório apresentar a documento de identidade.
- O passeio tem algumas regras, como idade mínima de 12 anos.
- O “Gran Aventura” não é permitido para grávidas, pessoas com doenças cardíacas, osteoporose ou qualquer outro transtorno físico, neurológico ou sensorial que impeça de reagir rápido em uma eventual emergência.
- A Iguazú Jungle fornece saco estanque para proteger seus itens pessoais durante o passeio. Não se preocupe, fechando bem, não há risco de entrar água. Eu amarrei no ferro do banco da minha frente dentro do bote, para não ter que ficar me preocupando em segurar, e nem correr o risco do saco “fugir de mim”.
- Vale a pena usar roupa de banho no Parque Nacional Iguazú, e levar uma roupa seca caso queira trocar ao finalizar a visita ao parque.
- Há guarda-volumes no Centro de Visitantes do parque.
S E R V I Ç O
Gran Aventura com a empresa Iguazú Jungle
- Parque Nacional Iguazú, Puerto Iguazú, Misiones, Argentina
- Tel: (03757) 421696 | [email protected] | site
- Funcionamento: diariamente, das 8h30 às 17h
- Preço Gran Aventura: 22000 pesos argentinos (cerca de R$ 380 – ago/2023)
Outros passeios com a Iguazú Jungle
_ Aventura Naútica: passeio que começa pela selva no Sendero Yacaratiá e termina com o barco no entardecer no rio Iguazú. Custa 12000 pesos ago/2023).
_ Paséo Ecológico: passeio de 2,5 quilômetros de bote a remo pelo Rio Iguazú, partindo da Estação Garganta do Diabo. Dura 30 minutos e custa 7000 pesos (ago/2023).
>> Os passeios podem ser reservados pelo site, aceitam cartões, e têm meia entrada para crianças de 6 a 12 anos.
Você também pode comprar no parque, bem como conferir as regras e horários, ou comprar combos com descontos para mais de um passeio. Qualquer dúvida, fale com os funcionários de uniforme amarelo!
Parque Nacional Iguazú: as cataratas do lado argentino
O parque das cataratas é o principal ponto turístico de Puerto Iguazú, com sua mata salpicada por mais de 270 quedas, além de várias trilhas, circuitos, pontes e mirantes.
Você pode fazer 6 diferentes circuitos (todos sinalizados e acessíveis) com o mesmo ingresso, cada um com um visual diferente e diversas quedas, além dos safaris e passeios náuticos pagos à parte.
>> Confira todas as dicas sobre as cataratas do lado argentino no Parque Nacional Iguazú
+ Mais dicas da região da Tríplice Fronteira
Show de tango e parrilla argentina nos restaurantes de Puerto Iguazú
Dicas para fazer compras no Paraguai
Dicas para compras no Duty-Free Shop de Puerto Iguazú
O passeio Gran Aventura vale muito a pena, coloque essa aventura no seu roteiro e depois conte pra gente o que achou!
por Camila Coubelle
> A Iguazú Jungle foi parceira do Vida sem Paredes no passeio Gran Aventura, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com o serviço. Escolhemos nossos parceiros com muita cautela. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!
Ola,
Você conseguiu fazer todos os três circuitos e o passeio de barco no mesmo dia?
Vi que o parque argentino tem menos infraestrutura, tem local para almoço? ou só lanche mesmo?
Ah e eu estou muito na dúvida se pego o passeio de barco do lado argentino (não queria voltar duas vezes no parque e estou com medo de não dar tempo) ou do lado brasileiro..
obrigada pelas dicas
Oi, Livia. Bom dia. Sim. Nós fizemos um passeio de barco, que foi o Gran Aventura, e percorremos todas as trilhas do Parque. Só que ficamos lá até tarde, perto do parque fechar. Parece muita coisa, mas as trilhas não são tão grandes. Dá pra conciliar sim. No lado Argentino tem um restaurante, há placas indicando. Qualquer outra dúvida é só falar com a gente. Bom passeio.
Olá,
Alguém já foi esse ano pra lá, sabe quanto tá o ingresso do Gran aventura agora em 2019???
Olá, no site diz 2000 pesos argentinos, mas diretamente nos balcões lá é um pouco mais barato….
[…] – Gran Aventura: é uma versão com mais emoção que o anterior. Inclui um trecho por terra em um caminhão adaptado e depois um trecho no barco, com “entrada” em dois saltos. O passeio dura pouco mais de 2h e não são permitidos menores de 12 anos, grávidas e pessoas com alguns tipos de enfermidades (osteoporose, problemas de coluna, cardíacos, respiratórios, etc). O Blog Vida sem Paredes contou nesse post a experiência nesse passeio de barco. […]
Muito legais as dicas!!
Poderia me ajudar com uma dúvida?
Os passeios podem ser pago em Reais ou tem que ser em Pesos igual a entrada do parque?
Olá,me tira uma dúvida. No texto vc fala que o aventura náutica custa 750 pesos e na foto da placa esta 550. Qual o valor correto? O seu relato foi o mais recente que encontrei e no site destes passeios diz estar indisponível. Não se quando vc foi estava assim no site tbm, mas queria saber se isso é algo temporário ou se sabe alguma informação recente sobre isso. Obrigada pela ajuda
Oi Daniela! Acabei de olhar aqui e o site diz que está indisponível mesmo…. não tenho certeza, mas acho que não estava assim na época que eu fui não…
O preço lá ainda está 750 pesos. Essa diferença entre preços creio que é pelo fato de que se você comprar antes pelo site o paseio está garantido, e se você deixa para comprar lá, sai mais barato, mas dependendo da época pode estar esgotado.
Qualquer dúvida é só falar! abraços