InícioMÃO NA RODA9 dicas para mulheres que vão viajar sozinhas

9 dicas para mulheres que vão viajar sozinhas

Viajar solo é uma das experiências mais empoderadoras que uma mulher pode ter. Uma mulher que viaja sozinha experimenta sensações incríveis e transformadoras, que vão da autoconfiança à liberdade para fazer o que quiser.

Aqui no blog nós recebemos diversas mensagens de mulheres que têm vontade de viajar sozinhas, mas não têm coragem de enfrentar algo desconhecido. Se você é uma dessas mulheres, nossa primeira dica (extraoficial) é: não perca tempo, vá! Ficar em casa por medo de viajar sozinha é contribuir com o pensamento de que isso está errado e que mulheres não devem fazer isso.

Ainda não se sente 100% pronta para explorar o mundo e quer garantir que a sua viagem seja mais segura? Este artigo é pra você!  Separamos algumas dicas infalíveis para que você se sinta mais segura para viajar sozinha e não desista de viver uma experiência legal por depender da companhia de outras pessoas.

caminhos do mar sp

9 dicas de segurança para mulheres que querem viajar sozinhas


  1. Pesquise sobre o destino


Antes de embarcar para uma viagem solo, pesquise sobre o destino. Conheça a cultura, os costumes locais e quais áreas são mais seguras para se hospedar. Conhecer as particularidades do lugar vai ajudar você a se preparar melhor para o destino.

Tem lugares do mundo que têm regras que podem parecer absurdas para outras pessoas, mas que devem ser respeitadas. Por exemplo, lugares em que não é permitido consumir bebidas alcoólicas na rua ou ficar no mesmo ambiente que os homens.

Sites de viagens, blogs e grupos em redes sociais podem fornecer informações valiosas.

dicas de segurança para mulheres que querem viajar sozinhas

  1. Deixe cópia do seu roteiro com a família


Informe um amigo ou membro da família sobre seu itinerário. Compartilhe detalhes como onde você vai ficar hospedada, números de voos e até mudanças nos planos. Isso é essencial em caso de emergência.

Assim, eles acompanham seus passos mesmo de longe e se você ficar sem dar notícias, eles vão saber onde você está – ou deveria estar. Também é bom deixar o endereço e o telefone do local em que vai se hospedar.


  1. Hospede-se perto do acesso ao transporte público


Procure ficar nos bairros mais movimentados, com maior número de hotéis, restaurantes e comércio. Dessa forma, fica mais fácil circular a pé na região. Bairros isolados tendem a ser mais baratos, mas as ruas são mais vazias e escuras.

Ao reservar sua hospedagem, opte por locais bem avaliados e seguros. Leia as avaliações de outros viajantes e busque opções que ofereçam medidas de segurança, como portaria 24 horas, por exemplo.


  1. Leve pouca bagagem


Obviamente, é mais fácil se locomover e tomar conta de pouca bagagem. Além disso, não ostente dinheiro ou objetos de valor em público. Quanto mais discreta for sua aparência, menos atenção você vai chamar.


  1. Use celular e mapas


Mantenha seu celular carregado, com créditos e/ou acesso à internet. Tenha em mãos números de emergência locais e de contato de pessoas próximas.

O acesso a mapas e informações sobre o lugar também te ajuda na locomoção. Mas cuidado ao dar pinta de que é turista e andar com o celular na mão a todo momento. Pesquise tudo antes de sair, e salve se for preciso para consultar rapidamente depois.

 >> Vai fazer uma viagem internacional? Use o eSIM da Airalo, que oferece planos temporários para se conectar à internet a qualquer hora e lugar. Nesse post você entende como funciona o chip virtual internacional.

Clique aqui para comprar seu chip virtual Airalo e use o código de indicação CAMILA3449 para ganhar U$ 3 e usar de desconto na compra do seu eSIM Airalo.

dicas de segurança para mulheres que querem viajar sozinhas

>> Confira relatos de viagens solo:

Pedra do Peito de Pombo e

Lumiar, paraíso das cachoeiras no Rio



  1. Não exagere no álcool


Por mais que a gente tenha motivos para comemorar durante as viagens, se exagerar viajando sozinha você não vai ter aquela pessoa que sempre te colocou num taxi ou que te carregou para casa.

E lembre-se: é sempre mais seguro explorar durante o dia e evitar andar sozinha à noite, principalmente em locais desconhecidos. Se for sair à noite, opte por áreas movimentadas e seguras.


  1. Faça cópias de documentos


Além de ter os documentos essenciais com você, deixe cópias na sua bagagem no hotel. Mas o mais importante: salve cópias digitalizadas no e-mail, na nuvem, no celular e onde mais você puder acessar em caso de perda ou roubo.

Também é recomendável ter um seguro de viagem que cubra despesas médicas e repatriação em caso de necessidade.


  1. Use transportes oficiais


Em lugares muito visitados, é comum ver pessoas oferecendo serviços de transporte por um preço mais baixo, aceitando todo e qualquer tipo de pechincha. Se você estiver viajando sozinha, fuja das opções clandestinas. Use táxis credenciados, peça um carro no seu próprio aplicativo ou compre transfers com antecedência.


  1. Demonstre confiança


Cuidado para não parecer que está perdida, ou que está em dúvida para onde ir. Aja com atitude e demonstre confiança. Essa “imagem” ajuda a manter os suspeitos longe.

Além disso, se algo não parecer certo, confie em sua intuição. Se uma situação ou pessoa te deixar desconfortável, se afaste. Não hesite em pedir ajuda se precisar. Outro ponto importante é conhecer sinais internacionais para pedidos de socorro. Busque por #signalforhelp nas redes sociais e utilize-o, se for necessário.

Leia também:

O que aprendi ao viajar sozinha

Como encontrar passagens aéreas mais baratas

Vamos ver se as nossas leitoras então entre essas mulheres que criaram coragem de viajar sozinhas? Conte como foi a sua nos comentários!

por Camila Coubelle e Nange Sá




RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:

OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança a Civitatis, EasyTravelShop ou GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta online multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem!
Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

1 COMENTÁRIO

  1. […] viajar sozinha pelo menos uma vez na vida. Confira essas ofertas de passagem aérea, leia nossas dicas de segurança para viajar sozinha e mãos à […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.