Antes de escolher a melhor época para o trekking no Monte Roraima, você precisa saber que o clima da região é quente e úmido, com temperatura média de 25°C. Mas em qualquer época do ano, as noites costumam ser frias em cima do platô.
As chuvas lá são constantes, mas há um período um pouco mais seco menos chuvoso. As trilhas são mais adequadas nessa época, porém, ficam mais cheias de aventureiros.
Segundo nossos ajudantes locais da comunidade Paraitepuy, entre maio e setembro a visitação é menor e as chuvas não são necessariamente mais intensas, visto que lá o clima é sempre imprevisível e o tempo muda repentinamente toda hora.
Leia também: Guia para visitar o Monte Roraima
Como chegar em Santa Elena de Uiarén
Embora a trilha comece na Venezuela, o melhor destino para quem pretende ir é Boa Vista, capital de Roraima (consulte opções de hospedagem aqui). De lá, é possível seguir para Pacaraima, última cidade brasileira antes de atravessar a fronteira para a Venezuela. Depois dos trâmites na aduana, é preciso seguir para Santa Elena de Uairén, cidade-base de onde saem os transportes para o início da trilha, na comunidade indígena de Paraitepuy. Confira o item 10 desse artigo aqui no vida sem paredes e veja as opções para chegar em Santa Elena.
Melhor época para o trekking no Monte Roraima
O Monte Roraima tem clima equatorial e pode ser visitado durante todo o ano. Segundo nossos porteadores, em outros tempos, as estações eram mais bem definidas. Mas atualmente, é comum chuvas intensas também no período mais seco.
De abril a outubro:
As chuvas são mais densas e dificultam a caminhada. Os rios que precisam ser atravessados antes do cume (Tek e Kukenan) e no cume (Abaporô e Cotinga, dependendo dos pontos que você vai visitar) sobem de nível e isso pode impedir a passagem.
A vantagem é que as cascatas gigantes que despencam pelas paredes dos tepuis ficam mais cheias e mais incríveis.
Outro detalhe é que as trilhas e locais de acampamento ficam mais vazios.
De novembro a março:
As chuvas dão uma trégua, mas não somem, rs. Saiba também que a neblina é constante em alguns pontos do Monte Roraima. Jamais esqueça a capa de chuva e algumas sacolas plásticas para guardar coisas molhadas se necessário.
Como é preciso dedicar pelo menos sete dias para a aventura, muitas pessoas escolhem o período do Réveillon, Carnaval ou Semana Santa, épocas em que o Monte Roraima fica bem cheio e pode ser mais difícil encontrar vagas nos locais de acampamento.
A temperatura no cume oscila bastante. De dia o tempo pode esquentar, mas de noite, a sensação térmica fica abaixo de zero. Tanto que é proibido dormir fora dos “hotéis”. Aproveite e confira como são os acampamentos no Monte Roraima.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES15.
Conclusão
É preciso avaliar os prós e contras de cada estação, mas se você tem disponibilidade de tempo, a melhor época para ir ao Monte Roraima é entre março e novembro, porém, fora dos feriados prolongados e períodos de recesso.
Melhor época para o trekking no Monte Roraima
por Camila Coubelle
[…] Melhor época para o Monte Roraima […]
Te explico. Depende do que a pessoa considera que seja bom: se é a época com menos chuvas mas mais pessoas (outubro a abril), ou época com a montanha mais vazia mas mais chuvaradas (abril a outubro). Mas como eu disse no post, um colega pemón de lá disse que hoje em dia, com as mudanças climáticas, nunca se sabe bem sobre as chuvas de lá! rs
Me conte depois a época que você decidiu! Boa viagem!
Tem blogs que falam: de outubro a abril, outros de abril a outubro… tá difícil kkk