O Delta do Parnaíba é mais uma das maravilhas do nordeste brasileiro. O fenômeno natural único nas Américas fica entre o Piauí e o Maranhão e é formado pelo encontro do rio com o oceano.
É um daqueles lugares que parecem saídos de um filme, com um labirinto de ilhas, canais, dunas e manguezais.
Fazer um passeio pelo Delta do Parnaíba é a certeza que a gente vê de tudo: além do delta em si, tem aves e peixes exóticos, caranguejos, macacos e, se der sorte, até jacarés dando o ar da graça. É uma experiência e tanto!
Nesse post eu vou te contar tudo sobre o Delta do Parnaíba: como fazer o passeio, onde se hospedar e dicas pra aproveitar ao máximo toda a região.
Delta do Parnaíba: o que é, como ir e outras dicas
Você vai ver nesse post:
- Onde fica o Delta do Parnaíba?
- Mapa
- Como chegar e como se locomover
- Passeios: lancha ou catamarã?
- Como reservar
- Como é o passeio do delta
- Como é o passeio da revoada dos Guarás
- Melhor época
- Onde ficar no Delta do Parnaíba
- Dicas essenciais
- Vídeo no Youtube
Onde fica o Delta do Parnaíba?
O Delta do Parnaíba, ou “Delta das Américas”, é uma das formações naturais mais fascinantes do Brasil, localizado na divisa entre os estados do Piauí e Maranhão. É onde o Rio Parnaíba encontra o Oceano Atlântico e cria um emaranhado com mais de 70 ilhas, igarapés, manguezais e dunas.
Esse é o terceiro maior delta em mar aberto do mundo, atrás apenas do delta do rio Nilo, no Egito, e do rio Mekong, que fica no Vietnã.
O Delta do Parnaíba é uma APA – Área de Proteção Ambiental – que é mantida sob os cuidados do ICMBio. A área tem uma extensão de 2.700 km², sendo 35% no Piauí e 65% no Maranhão.
Com cinco braços principais – Igaraçu, Canárias, Caju, Melancieira e Tutóia -, o delta abriga um ecossistema extremamente diverso. Nas águas e margens é possível ver guarás, garças, capivaras, macacos de várias espécies e até jacarés. A vegetação também é bastante rica, com manguezais, palmeiras e outras plantas comuns de áreas alagadas.
As principais cidades próximas são Parnaíba e Luís Correia, no Piauí, e Tutóia, no Maranhão.
Pra nós, conhecer o Delta do Parnaíba foi uma experiência surpreendente, além de um passeio muito agradável.
Continue lendo para conferir todas as dicas para visitar o Delta do Parnaíba.
Mas o que é um delta?
Um delta é uma formação geográfica que ocorre quando um rio se encontra com um corpo maior de água, como um mar ou um oceano, depositando sedimentos transportados pela correnteza.
Esses sedimentos se acumulam ao longo do tempo, criando um padrão de ramificações que lembram os dedos de uma mão ou um leque, com vários canais e ilhas. Os deltas são conhecidos por sua alta fertilidade e biodiversidade.
No caso do Delta do Parnaíba, essa formação natural é ainda mais especial por ser um dos poucos deltas em mar aberto do mundo, onde a água doce do rio se mistura diretamente com a água salgada do oceano, criando um ecossistema único.
Mapa – Delta do Rio Parnaíba
Como chegar
Para visitar o Delta do Parnaíba, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Parnaíba (PHB), que é pequeno e recebe apenas só alguns voos durante a semana.
Também é possível voar para Teresina, Aeroporto Senador Petrônio Portella (THE), que recebe um volume maior de voos vindos de várias partes do Brasil.
Da capital do Piauí você pode ir de ônibus até Parnaíba, pela viação Guanabara (cerca de 6 horas de viagem), ou alugar um carro, são cerca de 330km até Parnaíba.
Outras alternativas próximas são os aeroportos de São Luís, no Maranhão, que está a aproximadamente 415km de distância, e o de Jericoacoara, no Ceará, a cerca de 210km.
Inclusive, o Delta do Parnaíba faz parte da famosa Rota das Emoções, um roteiro turístico que inclui também os Lençóis Maranhenses e a vila de Jericoacoara, conectando três estados brasileiros: Piauí, Maranhão e Ceará.
Ah, e existem transfers tanto de Jeri para Parnaíba, quanto de Barreirinhas para Parnaíba.
Consulte as ofertas de voos para Parnaíba ou Teresina no Skyscanner . A plataforma vai listar as empresas aéreas que fazem a rota e você pode comparar os preços entre elas. Mas atenção: pra fazer uma compra, clique apenas em sites das próprias companhias aéreas e evite os demais sites que comercializam passagens.
Como se locomover
Os passeios para o Delta do Parnaíba saem do Porto dos Tatus, em Ilha Grande, a 12km de Parnaíba. É possível firmar base em Parnaíba, mas também em outras duas cidades: Luís Correia ou Barra Grande, ambas no litoral do Piauí.
Se decidir ficar em Parnaíba, te adianto que não é essencial estar de carro, já que dá pra contratar passeios com transfer incluído, se locomover em carros de aplicativo para outras atrações, ou fazer passeios privados, como a excursão ao Parque Nacional de Sete Cidades.
Mas se preferir ficar em uma das outras cidades, aí sim vai ser importante ter um carro, porque os transfers só buscam nos hotéis em Parnaíba e o trajeto de ônibus entre as cidades pode demorar.
Além disso, ter um carro a disposição vai te dar mais flexibilidade para explorar as praias da região, parando onde quiser e visitando atrações pelo caminho.
Nós alugamos um carro e posso te garantir: foi a melhor escolha da viagem! As estradas têm boas condições, são bem sinalizadas (tem bastante radar) e o Google Maps funcionou perfeitamente, o que nos ajudou a circular pelo litoral do Piauí com tranquilidade.
Pra alugar um carro, use o buscador RentCars, que compara preços entre as principais locadoras, facilitando a escolha por aquela que mais combina com a sua viagem. Nós usamos há muito tempo e vale super a pena!
>> Leia também: o que fazer em Barra Grande, Piauí <<
Como fazer o passeio pelo Delta do Parnaíba: lancha ou catamarã?
A principal forma de conhecer o Delta do Parnaíba é por meio dos passeios de barco.
Existem dois passeios principais: o passeio tradicional do Delta, chamado de “circuito das Canárias”, e o passeio para ver a revoada dos Guarás.
O primeiro pode ser feito tanto de catamarã, quanto de lancha rápida, aí vai depender da sua disposição e gosto pessoal. Já o segundo só pode ser feito de lancha.
Passeio de catamarã
O passeio de catamarã é o mais famoso e é uma opção mais econômica e confortável, têm almoço e lanche incluídos, música e é bastante animado.
Esse passeio tem uma duração maior, mas a desvantagem é que, como a embarcação é grande, ela não consegue navegar pelos canais mais estreitos e acaba sendo um passeio mais genérico.
Além disso, não dá pra fazer a revoada dos guarás de catamarã, já que ele navega lentamente e o fenômeno acontece em um local mais distante.
Passeio de lancha
Já no passeio de lancha rápida dá pra ter uma experiência mais personalizada e ágil, permitindo acesso a locais que as grandes embarcações não conseguem chegar. Nós passamos por alguns mangues incríveis aonde vimos caranguejos em seu habitat natural, peixes que saltam da água e árvores com raízes verticais.
Como a navegação da lancha é mais rápida, o passeio tem duração menor, mas nós achamos mais exclusivo, com poucas pessoas.
A desvantagem é que não tem refeição incluída e a lancha também não tem banheiros como os catamarãs. O passeio também é mais caro e tem poucas agências que oferecem saídas regulares.
Como reservar os passeios do Delta do Parnaíba?
Nós reservamos os dois passeios no GetYourGuide, que é um dos sites mais conhecidos do mundo pra compra ingressos e tours.
Os passeios incluem transfer de ida e volta de hotéis em Parnaíba até o Porto dos Tatus.
Confira preços e disponibilidade para o Circuito das Canárias:
Confira preços e disponibilidade para o Circuito Revoada dos Guarás:
>> Você também pode contratar um passeio pelo Delta do Parnaíba saindo de Tutóia, MA ou Tour de 4×4 saindo de Barreirinhas, MA <<
Como é o passeio do Delta do Parnaíba:
Nós fizemos os passeios de lancha. O passeio do Delta – Circuito das Canárias dura cerca de 4 horas, saindo do Porto dos Tatus na parte da manhã e fazendo três paradas:
- uma pra banho e contemplação das dunas;
- uma parada mais longa no encontro do rio com o oceano (nesse ponto é possível contratar um passeio de quadriciclo para ver o mar – R$ 15 por 10 minutos);
- e a uma última parada na Ilha das Canárias, para almoço em restaurantes das comunidades ribeirinhas.
O almoço não está incluído no passeio de lancha (só no de catamarã), é pago à parte, e cada barqueiro para em um lugar diferente. Nós paramos no Restaurante da Doca e comemos um peixe ao molho de queijo simplesmente sensacional. Após o almoço a lancha retorna para o Porto dos Tatus e, de lá, o transfer leva de volta para o hotel.
Como é o passeio Revoada dos Guarás:
A Revoada dos Guarás é um fenômeno que pode ser visto durante um dos passeios pelo Delta do Parnaíba.
Pra quem não sabe, os guarás são aves de plumagem vermelha, que, ao voarem em bando, criam um belo contraste com as cores do fim de tarde.
Todos os dias, no pôr do sol, os guarás fazem sua revoada para passar a noite em uma ilha bem no meio do Rio Parnaíba, transformando a paisagem em um verdadeiro espetáculo da natureza.
Acho humanamente impossível encontrar palavras pra descrever esse momento. “Incrível”, “maravilhoso”, “espetacular”, tudo isso seria pouco pra essa experiência. A única coisa que eu posso dizer é que, se tiver que escolher entre o passeio tradicional e a revoada, escolha a revoada, com certeza!
O passeio Circuito Revoada dos Guarás sai na parte da tarde, também com duração de 4 horas.
Depois de navegar entre canais estreitos, o barco faz uma parada pra banho de cerca de 50 minutos, com contemplação das dunas e ilhas do delta, e depois segue para o ponto da revoada.
No início parece que nada vai acontecer, os pássaros chegam aos pouquinhos e vão tomando seus lugares nas copas das árvores. De repente, os grupos maiores vão chegando e as árvores vão se colorindo cada vez mais. É muito lindo!
Os barcos ficam parados um pouco afastados do mangue por cerca de 40 minutos, até o sol se pôr. Desse ponto até o Porto dos Tatus a navegação é de mais ou menos 1 hora.
Uma dica legal pra quem não tem muito tempo é que dá pra fazer os dois passeios no mesmo dia. Durante a espera entre um e outro, dá pra ficar em um dos restaurantes do Porto dos Tatus.
Melhor época
A melhor época pra visitar o Delta do Parnaíba é entre maio e agosto, quando o clima é mais seco e tem menos chances de chuva. Inclusive, esse é um período ideal pra passeios de barco.
No entanto, o delta pode ser visitado durante todo o ano, cada estação oferecendo uma perspectiva diferente da região.
Nós fomos em junho e pegamos dias ensolarados e belíssimos pores do sol. Se for em julho, durante as férias escolares, ou entre agosto e dezembro, temporada de kitesurf na região, lembre-se de reservar tudo com bastante antecedência.
Onde ficar no Delta do Parnaíba
A principal base pra visitar o delta é Parnaíba, que é a maior cidade da região, tem uma boa oferta de hotéis, pousadas e restaurantes, mas não tem muitas atrações além dos passeios no delta.
Outras opções são Luís Correia e Barra Grande. Luís Correia está a cerca de 12km de Parnaíba, é famosa por suas praias e tem uma boa infraestrutura turística.
Já Barra Grande, a 70km, é uma vila de praia rústica em Cajueiro da Praia, ideal para quem busca mais tranquilidade ou mesmo se você é praticante de kitesurf ou windsurf.
Nós ficamos em Luís Correia porque queríamos aproveitar as praias, e depois fomos passar uns dias em Barra Grande, por isso também foi uma ótima opção alugar um carro.
Pra essa viagem nós usamos a plataforma HomeExchange que permite que você troque de casa com outras pessoas, viajando de forma mais econômica e sustentável.
Confira nosso post completo sobre como funciona o HomeExchange, ou se você já conhece, use nosso link de convidado para se cadastrar e começar a viver como um local em qualquer mundo.
Mas se você prefere ficar em um hotel ou pousada, veja algumas opções nas 3 cidades:
Hotéis em Parnaíba
- Pousada Vila Cajuína: localizada a 1km do aeroporto de Parnaíba, a pousada oferece quartos com banheiro privativo, mesa de trabalho e café da manhã super elogiado.
- Citi Executivo Hotel: hotel bem localizado, com comércio ao redor e uma ótima avaliação na Booking: 9,2.
- Pousada Vila do Carmo: ótimo custo-benefício, com café da manhã incluído, recepção 24 horas e bar.
Veja todas as ofertas de hospedagem em Parnaíba na Booking.com.
Hotéis em Luís Correia:
- Vilarejo Macapá Chalés: bem pertinho da praia de Macapá, o hotel tem piscina e ótima área verde, além de chaleira/cafeteira em todos os quartos.
- Pousada Al Mare Beach: localizado na praia do Coqueiro, o hotel à beira-mar tem chalés super charmosos, piscina e restaurante.
- Pousada Villa Coqueiro: uma vila rústica e charmosa, com piscina, estacionamento e dois restaurantes a 600 metros da praia do Coqueiro.
Veja todas as ofertas de hospedagem em Luís Correia na Booking.com.
Hotéis em Barra Grande:
- Pousada Manatí: pra quem busca luxo e máximo conforto, de frente para a praia de Barra Grande.
- Mero Hotel Boutique: nossa escolha em Barra Grande, com piscina, jacuzzi, quarto super confortável e café da manhã incrível a poucos passos da praia. O hotel também tem bar com ótimos drinks e restaurante.
- Pousada Rota dos Ventos: ótimo custo-benefício a 200 metros da praia.
Veja todas as ofertas de hospedagem em Barra Grande na Booking.com.
Dicas essenciais para os passeios no Delta do Parnaíba:
- Use roupas leves;
- Chapéus, bonés e óculos escuros são essenciais;
- Não esqueça o protetor solar e, principalmente, o repelente;
- O passeio da revoada dos guarás termina à noite, por isso, leve um desses casacos corta-vento porque pode fazer um friozinho;
- Leve algum lanche e bastante água;
- Se não quiser usar o transfer da agência, é possível deixar o carro no estacionamento de algum restaurante, como o Marina do Delta, que cobra R$ 10 a diária.
Nosso vídeo no Youtube:
Rota das Emoções: leia também
Top 10 dicas de Jericoacoara, Ceará
Lençóis Maranhenses: dicas essenciais
Conhecer o Delta do Parnaíba foi uma das experiências mais interessantes que já vivemos no Brasil. Agora que você já sabe todas as dicas, tá na hora de organizar sua viagem. Se tiver alguma dúvida, mande pra gente nos comentários.
por Nange Sá