InícioBRASILO que fazer em BH: roteiro com principais atrações

O que fazer em BH: roteiro com principais atrações

Comer quieto é a última coisa que você fará na capital mineira! Tem muito o que fazer em BH, Beagá, Belo Horizonte, com suas cervejas artesanais, sua vasta programação cultural e seus botecos que garantem o título de “capital mundial do boteco”.

São diversas possibilidades ao ar livre e vários atrativos, muitos de relevância nacional e verdadeiras obras-primas da arquitetura.

Mesmo com ar cosmopolita BH consegue encantar com o clima maroto de Minas, do interior.

A cidade é um convite para degustar aquela cachacinha, os queijos e aproveitar as atrações.

Confira o roteiro com os principais pontos a visitar e onde se hospedar na cidade.

Belo Horizonte, MG: o que fazer, como chegar, pousadas, dicas

Vida sem Paredes - Belo Horizonte (10)
Lagoa da Pampulha – Pampulha Iate Clube ao fundo
Igrejinha da Pampulha

Na playlist, músicas de artistas locais, já que a cena musical em BH é riquíssima.

O que fazer em BH: melhores pontos turísticos

  1. Mineirão
  2. Complexo da Pampulha
  3. Igrejinha da Pampulha
  4. Savassi
  5. Praça da Liberdade
  6. Mercado Central
  7. Praça do Papa
  8. Mirante do Mangabeiras
  9. Botecos
  10. Instituto Inhotim (bate-volta)

Veja informações sobre cada ponto turístico de BH citado na lista acima em seguida.


>> Garanta aqui seu city tour em BH com o melhor preço <<


Como chegar em Belo Horizonte

Há voos diários partindo das principais capitais do país para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, mais conhecido como Aeroporto de Confins ou para o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, mais conhecido como Aeroporto da Pampulha.

Uma dica é conferir passagens aéreas em oferta nesse link.

  • De carro a partir do Rio de Janeiro, o acesso é pela BR-040, a partir de São Paulo é pela BR-381, e a partir do Espírito Santo, o acesso é pela BR-262.
  • De ônibus, a viação Gontijo sai de São   Paulo, a Útil do Rio de Janeiro, a Cometa tem ônibus partindo das duas capitais; e a Atual, partindo de Juiz de Fora.

Da rodoviária de BH, nós usamos o MOVE (transporte público). Confira horários e estações aqui.

>> Se precisar alugar um carro para viajar, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.

>> Nos arredores de Belo Horizonte:

Guia completo para conhecer Inhotim

O que fazer em Ouro Preto

Onde se hospedar em BH

A capital mineira conta com uma vasta rede hoteleira com opções de hotéis de várias categorias e muitos hostels. Nós já ficamos nos dois melhores pontos para se hospedar na cidade:

  • No centro, perto da Praça da Liberdade, no Samba Rooms Hostel. O casarão antigo tem quartos e banheiros bastante espaçosos, uma sala de convivência, decoração descolada e tem até sua própria cerveja artesanal. Saiba mais sobre o albergue nesse link.
  • Na região da Pampulha, no Bristol Pampula Lieu. O hotel fica em uma área residencial e tem ótimos apartamentos. Confira nosso artigo que conta todos os detalhes do Bristol Pampulha Lieu ou confira mais fotos e preços de lá nesse link da Booking.com.

Confira todas as ofertas de hospedagem em BH nesse link da Booking.com.

O que fazer em BH: informações das principais atrações turísticas

  1. Mineirão

Não sou dessas loucas por futebol, mas a visita vale pela imponência da obra, por ser um dos estádios mais importantes do país.

E também, pelo marco na história do futebol brasileiro, já que sediou a maior derrota da seleção verde-amarela no 7 x 1 da Alemanha em plena semifinal da Copa do Mundo 2014 – o agora famoso “mineiraço”.

O Estádio Governador Magalhães Pinto foi tombado como Patrimônio Cultural da cidade e atrai muitas pessoas e famílias com suas bikes, patins, patinetes e coisas do tipo pra se divertir em lugares espaçosos ao ar livre.

Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão)
  1. Complexo da Pampulha

Distante 5 minutos a pé do Mineirão, a lagoa, com seus 18 quilômetros de “orla”, é um marco artístico internacional criado por Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitschek.

No complexo estão o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico, o Mineirão e o Ginásio Mineirinho, o Museu de Arte da Pampulha, a Igreja de São Francisco e várias outras atrações.

A distância e a falta de transporte público na orla impedem de conhecer todos a pé, mas caminhar em alguns trechos já dá uma boa noção da beleza do lugar.

Vida sem Paredes - Belo Horizonte (7)
Lagoa da Pampulha
  1. Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha

Qualquer obra de Niemeyer vale a visita. Esse projeto iniciado em 1943 tem catorze painéis de Cândido Portinari na Via Crúcis, uma das obras mais significativas do artista.

Ainda tem o painel externo, também de Portinari, que escandalizou inicialmente [como toda obra genial], o painel abstrato de Paulo Werneck, os jardins de Burle Marx e os baixos-relevos em bronze de Alfredo Ceschiatti.

Uma obra-prima em vários sentidos, que depois de catorze anos pagãos, foi consagrada e hoje é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

É mundialmente conhecida e carinhosamente chamada de Igrejinha da Pampulha. No diminutivo, com carinho no falar.

Igrejinha da Pampulha
Vida sem Paredes - Belo Horizonte (6)
Painel figurativo de Paulo Werneck
Vida sem Paredes - Belo Horizonte (5)
Frente da igrejinha
Vida sem Paredes - BH
Mensagem de Oscar Niemeyer em um salão da igreja
  1. Savassi

Como ninguém é de ferro, a essa altura do dia você estará com fome, e se tem um lugar com muitas opções de bares e restaurantes em BH, é a Savassi.

Se você for numa quinta-feira, dá para dar um pulo na Feirinha da Savassi – um dos símbolos da região, no quarteirão da rua Paraíba entre a Getúlio Vargas e a Inconfidentes.

Se for em outro dia, o melhor é dar uma volta pelas ruas e depois escolher um lugar para comer alguma coisa, e beber algo gelado, porque a cidade é quente, gente!

Vida sem Paredes - Belo Horizonte (12)
Ruas da Savassi
  1. Praça da Liberdade

É uma das mais importantes da cidade, fica na Savassi e é o ponto de encontro das quatro grandes avenidas: Cristóvão Colombo, João Pinheiro, Brasil e Bias Fortes.

Cheia de prédios históricos no entorno, que fazem parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade [leia o post super legal do blog Meu Destino sobre] e cheia de gente turistando, conversando, apreciando ou só passando.

Quando estiver na altura da Av. João Pinheiro, olhe em direção a praça e constate que seus contornos convergem para o Palácio do Governador, conduzindo de uma forma sutil a visão do observador para o prédio, que por sua vez, merece um destaque especial.

Hoje, o Palácio da Liberdade está para BH como a sua foto 3×4 está para a sua carteira de identidade. A sede histórica do Governo é aberta à visitação, mas estava temporariamente fechada quando fomos. Uma pena…

Vida sem Paredes - Belo Horizonte (15)
Praça da Liberdade
Vida sem Paredes - Belo Horizonte (13)
Palácio da Liberdade visto da praça
  1. Mercado Central

O Mercado Central de Belo Horizonte é um verdadeiro reduto da cultura e tradição mineiras (e brasileiras).

É o lugar ideal para provar comidas típicas, conhecer e comprar artesanato, temperos, cachaças, doces, queijos, frutas, souvenires e um monte de coisas.

É o ponto de encontro dos belo-horizontinos e o ponto imperdível para os visitantes. Um lugar democrático e tradicional da capital, na região central da cidade, com preços atraentes. A dica é aproveitar os bares e conferir a programação no site.

  • Av. Augusto de Lima, 744, Centro | Tel: 31 3274.9497
  • Funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 18h e domingos e feriados, das 7h às 13h
  1. Praça do Papa

Praça Governador Israel Pinheiro ficou conhecida como Praça do Papa depois que o Papa João Paulo II celebrou ali uma missa na década de 80.

O lugar fica em uma região alta e oferece uma visão panorâmica da cidade, da Serra do Curral e claro, do lindo horizonte.

Seu gramado atrai muitas pessoas que vêm apreciar o pôr do sol ali, que por sinal, é incrível!

  • Av. Agulhas Negras, s/n, Mangabeiras
  1. Mirante do Mangabeiras e Parque Municipal das Mangabeiras

Logo acima da Praça do Papa está o Mirante do Mangabeiras, um local com visual incrível da cidade. T

ambém na região está o Parque Municipal das Mangabeiras, um espaço com projeto paisagístico assinado por Burle Marx abriga a maior área verde da capital mineira.

O parque é arborizado, tem área para esportes e caminhadas leves, oferece acessibilidade, estacionamento, banheiros e lanchonete.

  • Endereço: Rua Pedro José Pardo, 1000, Mangabeiras | Tel.: 31 3277-8275
  • Funcionamento: terça a domingo e feriados das 8h às 17h
Vista do Mirante
  1. Botecos

Depois de dar mais uma volta na região da Praça da Liberdade, o melhor é encerrar o dia fazendo jus ao título de capital mundial dos botecos que Belo Horizonte ostenta.

A lista de botecos é enorme, de vários estilos, sempre animados, principalmente na Savassi.

Inclua no seu roteiro algum que oferece as cervejas artesanais da cidade! Não importa se é bar, boteco, botequim ou qualquer outro nome, e o objetivo é o mesmo em todos – isto é, brindar a vida, o momento, e mais uma viagem!

Passeios a partir de BH:

Instituto Inhotim

Reserve um dia inteiro para conhecer um dos maiores museus de arte a céu aberto do mundo. O Instituto Inhotim fica na cidade de Brumadinho, localizada a apenas 60km de BH.

É um museu de arte contemporânea cheio de galerias interessantes, localizado em um enorme jardim botânico. É imperdível.

Confira nosso artigo completo sobre o museu para descobrir como visitar por conta própria. É possível reservar uma excursão para o Inhotim na Civitatis.

Curiosidade

Quando eu ia perguntar informações na rua, eu dizia “Em qual ponto DO Savassi eu…”, imaginando ser um bairro. Mas as pessoas me respondiam: “NA Savassi, você deve…”. No feminino. E eu fiquei curiosa.

Depois eu descobri que os belorizontinos tratam o local no feminino porque é A região, que veio DA praça, por causa DA padaria.

Eu explico: quando o padeiro Amilcare Savassi, abriu sua padaria por ali nos anos 30, a Praça Diogo de Vasconcelos ficou conhecida como a praça da padaria Savassi, depois praça da Savassi, e depois, toda a região ficou conhecida assim.

Distâncias até BH:

266 km de Juiz de Fora – MG
442 km do Rio de Janeiro – RJ
591 km de São Paulo – SP
873 km de Vitória – ES

Pronto para desbravar BH? Se tiver alguma dúvida sobre a capital de Minas, conte com a gente!

por Camila Coubelle


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:
Ao reservar com nossos parceiros, por meio dos links abaixo ou citados nos posts, recebemos uma comissão.
Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem.
Muito obrigada e boa viagem!
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo ou a Holafly.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança na Civitatis, no EasyTravelShop ou no GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta on-line multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.



Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

2 COMENTÁRIOS

  1. […] Belo Horizonte, e seu Circuito Cultural Liberdade, considerado um dos mais importantes corredores de cultura do país. […]

  2. […] Para conferir algumas coisas interessante que você vai ver por lá, leia o post 9 coisas imperdíveis em Inhotim. E se você for aproveitar a viagem para conhecer Belo Horizonte, se liga no post 6 coisas para fazer em BH no mesmo dia. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.