• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

Um dia pelo melhor de Porto Velho

Passar um dia em Porto Velho, capital de Rondônia, nos proporcionou aprender um pouco mais sobre esse brasilzão lindo e ainda levar na mala umas histórias pra contar. O barato de viajar é poder aprender sobre novas culturas e costumes. E isso fica ainda mais legal quando o aprendizado está dentro de seu próprio país. Muito do que se leva na bagagem de volta, vem do quanto seu coração se abriu para essa nova experiência.

A capital oferece turismo de aventura, turismo cultural e contato com a natureza. Cercada pela exuberância da floresta Amazônica, Porto Velho tem como principal atrativo o tour no Rio Madeira, um dos maiores do Brasil. Confira o que fazer na cidade, a melhor época para ir e onde se hospedar. Prepare o chapéu, o protetor solar e aproveite esse roteiro de um dia! Os principais pontos turísticos de Porto Velho podem ser visitados a pé.

Vida sem Paredes - Porto Velho (11)

Rio Madeira

Vida sem Paredes - Porto Velho (1)

Catedral Sagrado Coração de Jesus, no centro, é Patrimônio Histórico do Estado de Rondônia

Vida sem Paredes - Porto Velho (3)

Palácio Getúlio Vargas, no centro de Porto Velho

Pôr do Sol no Rio Madeira

Pôr do Sol no Rio Madeira

 

O que fazer em Porto Velho:

 

Mercado Cultural

 

O mercado existe desde 2010 e é palco de shows, exposições e inúmeras manifestações artísticas da cidade. É o lugar ideal para encontrar apreciadores de arte e, principalmente, da boa música. O antigo Mercado Público de Porto Velho (destruído na década de 60) conta, atualmente, com um anfiteatro, praça de alimentação e lojas que vendem produtos regionais, livros e comidas típicas.

 

Mercado Central

 

Boa comida, temperos, carnes, produtos típicos, artesanato e aquele remédio porreta pra tudo que é tipo de mazela tem lugar certo em Porto Velho: o mercado central. O prédio foi construído na década de 1960 e reformado recentemente. O local é um ponto de encontro dos moradores da capital. O mercado é patrimônio cultural da cidade e tem como principal atração o café da manhã, com comidas típicas da região, um prato cheio para atrair turistas que buscam a essência de Porto Velho.

Vida sem Paredes - Porto Velho (4)

 

Museu Ferroviário

 

Nosso próximo destino fica bem em frente ao Mercado Central. O Museu Ferroviário, ou Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, reúne peças que fazem parte de uma história triste, mas também revolucionária para o nosso país. A “Ferrovia do Diabo”, como era conhecida, foi construída no século XX e foi responsável pelo avanço dos estados da região Norte, marcando significativamente o ciclo da borracha. No entanto, foi uma das construções mais difíceis da engenharia mundial, custando a vida de muitos trabalhadores. No museu, é possível acompanhar um pouco dessa história através das peças e objetos utilizados na construção e conservação da ferrovia.

Vida sem Paredes - Porto Velho (5)

 

DICA:

Preste atenção na Estação nº 1, uma construção de alvenaria e avarandada de todos os lados. O legal da “casa” é que foram utilizados trilhos da própria ferrovia para dar sustentação à varanda. Um charme!

 

Vida sem Paredes - Porto Velho (6)

Repare nos trilhos pintados de branco

Vida sem Paredes - Porto Velho (7)

Madeira-Mamoré

 

Tour no Rio Madeira

 

Uma das principais atrações da cidade é, sem dúvida, fazer um tour de barco pelo Rio Madeira. O rio, que banha os estados de Rondônia e Amazonas, fica em frente ao museu ferroviário. É ideal para encontrar os amigos e passar a tarde em meio a comidinhas típicas e infláveis para as brincadeiras das crianças.

O passeio de barco custou R$ 15 por pessoa e é uma atração à parte. Em uma hora, é possível ver a dimensão do rio e ainda dá pra comer um peixinho frito enquanto passeia. Quem tiver sorte pode até ver os botos saltando das águas amarronzadas do Madeira. Nós vimos!

Vida sem Paredes - Porto Velho (10)

Porção de Dourado

Vida sem Paredes - Porto Velho (9)

Rio Madeira, em Porto Velho – Rondônia

 

DICA:

O ideal é pegar o passeio das 17h30, pra poder ver o pôr do sol (que é um espetáculo!) de dentro do barco. Esses passeios no fim de tarde rolam diariamente. Aos sábados e domingos, tem passeio toda hora.

 

Vida sem Paredes - Porto Velho (13)

 

Calçada da Fama

 

Chega a noite e é hora de tomar uma cervejinha e comer alguma coisa? O destino então é a Avenida Pinheiro Machado, conhecida como “Calçada da Fama”. É lá que se concentram os barzinhos e boates mais badalados da capital. O movimento começa cedo e a galera é bem animada.

Em nosso passeio por Porto Velho, faltou riscar da lista o Parque Natural ou Parque Ecológico.  Ele fica na região Norte de Porto Velho, a 15 quilômetros do centro da cidade e conta com cerca de 2 mil hectares de área preservada. O parque é onde as famílias se encontram para passar o dia em meio a natureza e lindas paisagens. Além disso, um pequeno Jardim Zoológico exibe e cria animais silvestres da fauna regional recuperados de cativeiros particulares e irregulares. Infelizmente, não conseguimos conhecê-lo, mas, de acordo com os porto-velhenses, vale a visita.

Vida sem Paredes - Porto Velho (8)

As Três Caixas D’água são um símbolo de Porto Velho. Vieram dos EUA para servirem às obras da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e à população da época. Foram instaladas entre 1910 e 1912 e desativadas em 1950.

Vida sem Paredes - Porto Velho (2)

Auditório ao lado da Catedral Sagrado Coração de Jesus

 

Como Chegar em Porto Velho

 

O Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira recebe voos diários das principais capitais brasileiras. Também há ônibus a partir de diversas capitais brasileiras, consulte através do telefone da Rodoviária de Porto Velho (69 3222-2233). Rio Branco, capital do Acre, fica a cerca de 510 quilômetros.

Para quem vem de carro das proximidades, Porto Velho é cortada por duas rodovias federais, a BR-319 e a BR-364, que passa por todo o estado de Rondônia. No entanto, a principal via de acesso para a capital é a fluvial. A cidade recebe diariamente diversas embarcações vindas do Amazonas e de outras cidades de Rondônia.

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com



Onde se Hospedar

 

O principal foco da rede hoteleira são os hotéis. Encontramos dos mais simples aos mais sofisticados. Não encontramos campings ou hostels no centro da cidade.

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

 

Quando ir

 

O período chuvoso vai de outubro a abril, e o período mais seco, de junho a setembro.

 

Fuso Horário

Rondônia tem fuso horário com uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. No horário de verão, os relógios são atrasados duas horas.

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3
 


Porto Velho – RO: cerca de 500 mil habitantes | 85 metros de altitude | 110 e 220 V
Data da viagem: abril de 2016

 
Por Nange Sá

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Pingback:O que há de tão incrível em viajar | vida sem paredes

  2. Muito bom esse artigo ,top demais !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *