9 dicas para mulheres que vão viajar sozinhas

 

 

Se ninguém estiver disponível na data da sua viagem, você adia ou vai? Organizamos uma humilde listinha com dicas de segurança para mulheres que pretendem viajar sozinhas pela primeira vez ou que já fazem isso.

Não estamos simplesmente incentivando que você faça isso, embora a gente já tenha feito e (gostado!). Apenas que se não encontrar alguma cia, não desista de viver uma experiência legal por depender dos outros.

Também não estamos falando que não há riscos, pois eles estão em qualquer lugar, até na esquina de casa. Mas sim que eles não podem ser empecilhos para a vida. Aliás, ficar em casa por medo de viajar sozinha é contribuir com o pensamento de que isso está errado e que mulheres não devem fazer isso.

Aqui no blog nós recebemos, diversas vezes, mensagens de mulheres que têm vontade de viajar sozinhas, mas não têm coragem de enfrentar o desconhecido. Bom, se você é uma dessas mulheres, nossa primeira dica (extraoficial) é: não perca tempo. Vá! E se der medo, vá com medo mesmo. Parece frase feita, mas é a melhor forma de dar o primeiro passo rumo à liberdade muito merecida.

dicas de segurança para mulheres que querem viajar sozinhas

 

9 dicas de segurança para mulheres que querem viajar sozinhas

 

  1. Pesquise sobre o destino

 

Conhecer as particularidades do lugar vai ajudar você a se preparar melhor para o destino. Ao pesquisar a cultura e os costumes você sabe o que pode e o que não pode fazer. Tem lugares do mundo que têm regras que podem parecer absurdas para outras pessoas, mas que devem ser respeitadas. Por exemplo, lugares em que não é permitido consumir bebidas alcoólicas na rua ou ficar no mesmo ambiente que os homens.

dicas de segurança para mulheres que querem viajar sozinhas

 

  1. Deixe cópia do seu roteiro com a família

 

Assim, eles acompanham seus passos mesmo de longe e se você ficar sem dar notícias, eles saberão onde você está – ou deveria estar. Também é bom deixar o endereço e o telefone do local em que vai se hospedar.

 

  1. Hospede-se perto do acesso ao transporte público

 

Procure ficar nos bairros mais movimentados, com maior número de hotéis, restaurantes e comércio. Dessa forma, fica mais fácil circular a pé na região. Bairros isolados tendem a ser mais baratos, mas as ruas são mais vazias e escuras.

 

  1. Leve pouca bagagem

 

Obviamente, é mais fácil de se locomover e tomar conta de pouca bagagem. Sem contar que você não fica por aí exibindo que tem bastante coisa. Isso pode ser um chamariz para assaltos e afins, exatamente da mesma forma que é na sua própria cidade.

 

  1. Use celular e mapas

 

Se possível, use um chip de internet, pois isso facilitará sua comunicação em algum caso de emergência. Sem contar que com acesso aos mapas e informações sobre o lugar é menos provável que você se perca, ou que perca tempo. Mas cuidado ao dar pinta de que é turista ao andar com o celular na mão. Pesquise tudo antes de sair, e salve se for preciso para consultar rapidamente depois.

dicas de segurança para mulheres que querem viajar sozinhas

 

Confira relatos de viagens solo: Pedra do Peito de Pombo e Lumiar, paraíso das cachoeiras no Rio

 

  1. Não exagere no álcool

 

Por mais que a gente tenha motivos para comemorar durante as viagens, se exagerar, não vai ter aquela pessoa que sempre te colocou num taxi ou que te carregou para casa! hahaha

 

  1. Faça cópias de documentos

 

Além de ter os documentos essenciais com você, deixe cópias na sua bagagem no hotel. Mas o mais importante: salve cópias digitalizadas no e-mail, nas nuvens, no celular e onde mais você puder acessar em caso de perda ou roubo.

  1. Use transportes oficiais

 

Em lugares muito visitados, é comum ver pessoas oferecendo serviços de transporte por um preço mais baixo, aceitando todo e qualquer tipo de pechincha. Se você estiver viajando sozinha, fuja das opções clandestinas e peça para sentar na frente nas viagens.




  1. Demonstre confiança

 

Cuidado para não parecer que está perdida, ou que está em dúvida para onde ir. Aja com atitude e demonstre confiança, mesmo se alguma coisa fugir do seu controle. Essa “imagem” ajuda a manter os suspeitos longe. Se precisar pedir alguma informação, procure centros de informação ao turista ou pergunte em algum estabelecimento ao redor.

dicas de segurança para mulheres que querem viajar sozinhas

 

Leia também:

O que aprendi ao viajar sozinha

Como encontrar passagens aéreas mais baratas

 

Vamos ver se as nossas leitoras então entre essas mulheres que criaram coragem de viajar sozinhas? Conte como foi a sua nos comentários!

 

 




 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3


 

9 dicas de segurança para mulheres que querem viajar sozinhas
por Camila Coubelle e Nange Sá

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *