• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

12 razões para ir no Trem da Serra em Passa Quatro

 

 

A janela fica pequena para tamanha beleza das montanhas durante o passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, um dos mais procurados em Passa Quatro, sul de Minas Gerais. A viagem de Maria-Fumaça dura 2 horas, percorre 10 quilômetros até a Estação de Coronel Fulgêncio, na divisa com São Paulo e faz duas paradas.

Confira como funciona o passeio, por que vale a pena fazer e veja as dicas.

Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro (MG)

Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro (MG)

 

12 razões para fazer o passeio no Trem da Serra da Mantiqueira

 

  1. É uma viagem no tempo

 

O passeio na Maria-Fumaça relembra os tempos áureos das ferrovias e a locomotiva a vapor é quase centenária, de 1925. Os dois vagões também são históricos e conservam o estilo e o charme de antigamente. Toda a atmosfera do passeio, o apito, a fumaça tão característica e som dos trilhos transmitem uma sensação de estarmos em um passeio décadas atrás.

 

  1. Tem vista para a serra

 

Passa Quatro está cercada pela Serra da Mantiqueira e os contornos das montanhas formam paisagens incríveis. Durante todo o passeio avistamos as montanhas, além das belezas da zona rural da cidade. Inclusive, na Estação Manacá, o trem precisa ser preparado para subir a serra e a monitora explica essa mecânica durante a parada.

Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro (MG)

 

  1. Dá para reservar o ingresso

 

Os dois vagões são disputados nos fins de semana e feriados. São 118 lugares ao todo e os ingressos acabam rápido. Mas a boa notícia é que dá para reservar pelo site, por e-mail ou por telefone (veja contatos no fim) e retirar na bilheteria no dia. Assim, o passeio fica garantido e basta imprimir o protocolo e chegar 30 minutos antes do horário da partida.

Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro (MG)

 

  1. Tem parada na feira de artesanato

 

É na Estação Manacá que o Trem da Serra da Mantiqueira é preparado para subir até os 1.085 metros de altitude da estação seguinte, Coronel Fulgêncio. A atração do lugar bucólico é a feira de doces e artesanato, simples, mas cheia de sabor! A monitora compartilha informações e explica que ao soar três apitos, todos devem estar em seus lugares novamente. Na parada, é foto pra lá e pra cá!

Estação Manacá, Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro (MG)

 

  1. Tem música ao vivo com violeiros

 

A moda de viola já começa na “concentração”, na Estação de Passa Quatro, enquanto os turistas estão se preparando para entrar na Maria-Fumaça, visitando a exposição fotográfica, verificando seus lugares e se acomodando. Durante a ida e a volta, a música continua nos vagões e todos se divertem!



  1. Vai até a Estação de Coronel Fulgêncio

 

A estação Coronel Fulgêncio foi inaugurada por D. Pedro II em 1884 e fica próxima ao Túnel da Mantiqueira. Nessa parada o trem faz a manobra para descer novamente a serra. Enquanto isso, os turistas podem visitar o túnel e o pequeno museu com uma exposição fotográfica (veja abaixo).

 

  1. Tem visita ao Museu

 

O Museu da Estação Coronel Fulgêncio apresenta o trabalho de restauração da estação pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que preserva e divulga a história da ferrovia brasileira, além de fotografias das filmagens realizadas no trem, como as minisséries da Rede Globo Mad Maria e JK, comerciais e o filme Gonzaga – De Pai para Filho.

Estação Coronel Fulgêncio, Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro (MG)

Museu da Estação Coronel Fulgêncio

 

  1. Caminhada até o Túnel da Mantiqueira

 

São 300 metros de caminhada pelo trilho até o Túnel da Mantiqueira, o maior da antiga linha Minas and Rio Railway Co., com 998 metros de extensão. Além da paisagem única ao redor, ele marca a divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. O Túnel da Mantiqueira foi estratégico para impedir o avanço das tropas federais durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Por motivos de segurança, os visitantes não podem atravessar o túnel.

Túnel da Mantiqueira, Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, A Maria-Fumaça de Passa Quatro (MG)

 

  1. Conta um pouco da história do Brasil

 

A monitora do Trem da Serra da Mantiqueira conta alguns detalhes que envolvem o local do túnel durante a Revolução Constitucionalista de 1932. O passeio nos permite pisar no cenário que foi palco para momentos cruciais do acontecimento, e para quem gosta de história, é um prato cheio.

 

  1. Tem acessibilidade

 

Um dos vagões de passageiros do trem conta com espaço para cadeirantes, o que facilita a inclusão.

 

  1. Outras atrações do passeio no Trem da Serra

 

Além dos atrativos de cada estação e do túnel, o Trem da Serra passa pelas Corredeiras do Manacá e por diversas pontes, entre elas, a Ponte Estrela, construída em 1880, e que ainda conserva sua estrutura original. O trem faz uma pequena parada para fotos nesses pontos.

Passeio de Maria-Fumaça - Trem da Serra, Passa Quatro (MG)

 

  1. É uma das principais atrações de Passa Quatro

 

Passa Quatro é cercada por montanhas e por Mata Atlântica e atrai visitantes em busca dos atrativos naturais, ecoturismo e turismo rural. Sem dúvida, o clima do interior é um dos principais motivos que tornam a cidade encantadora. O passeio no Trem da Serra, que é tão a cara do interior, é um dos mais procurados.

Leia também: O que fazer em Passa Quatro

 

S E R V I Ç O

Trem da Serra da Mantiqueira

  • Praça Paulo Frontin, s/n, Centro
  • Reservas: (35) 3371-2167 | tremdaserrap4@abpf.com.br | site
  • Funcionamento: sábados às 10h e 14h30; domingos às 10h; feriados e férias com horários extras
  • Bilhete: R$ 55,00 + R$ 4,40 de taxa de conveniência (agosto de 2017)

 

Onde se hospedar em Passa Quatro

 
A cidadezinha tem ótimas opções de hospedagem, com muitos hotéis e pousadas. As opções variam das simples às mais sofisticadas, que oferecem uma experiência completa. Muitas têm lareira, chalés e decoração que super combinam com o clima frio da serra. Ainda há alguns refúgios e campings.

Reserve sua hospedagem em Passa Quatro ou em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3
 

Como chegar em Passa Quatro

 

A cidade faz parte do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira e do Caminho Velho da Estrada Real, e fica a cerca de 52 quilômetros de São Lourenço, no Circuito das Águas, e a 250 quilômetros da cidade de São Paulo. A referência para ir é Cruzeiro (SP).

Quem vem de ônibus de São Paulo deve ir através da viação Cometa, até o destino. Quem quem vem do Rio de Janeiro, pode usar a viação Cidade do Aço até Cruzeiro e quem vem de Belo Horizonte, a viação Expresso Gardênia até São Lourenço.

De São Lourenço ou Cruzeiro a Passa Quatro (cerca de 1h de viagem), a viação Cidade do Aço oferece vários horários por dia (tel.: 35 3371-2131) na linha São Lourenço – Cruzeiro, que para em Passa Quatro.

De carro a partir de Belo Horizonte o acesso é pela BR-381, entrando no trevo de Três Corações, em direção a Caxambu, até Passa Quatro.

A partir do Rio de Janeiro ou São Paulo, o acesso é pela BR-116 passando por Cruzeiro.

 

Se precisar alugar um carro para visitar Passa Quatro, compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

 

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

 


Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro – MG: cerca de 15 mil habitantes
Data da viagem: agosto de 2017

 
por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Sou eng. trabalhei só com ferrovias , construção e remodelação . Um vídeo seria ótima propaganda , completaria .

  2. Que show essa viagem! Parabéns pelo blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *