Como são os acampamentos no Monte Roraima

 

 
As dúvidas sobre como são os pontos de acampamentos no Monte Roraima sempre habitam os pensamentos do aventureiro que está com uma expedição marcada para lá. As grutas ou “hotéis”, como são chamados os pontos de acampamentos, são importantes para se abrigar das temperaturas baixas e chuvas constantes do lugar. Atualmente é até proibido acampar fora desses locais específicos. Alguns hotéis são pequenos e comportam algo em torno de cinco barracas. Já o maior deles, o Hotel Principal, abriga até sessenta barracas.

Em algumas ocasiões em alta temporada, como Réveillon, Carnaval e Semana Santa pode ser mais difícil encontrar vaga nos acampamentos, mas durante nossa expedição no período do Carnaval não tivemos problema com isso. É importante ressaltar que nosso roteiro no cume facilitou a nossa logística de acampamento.

E um detalhe importante: não utilizamos barracas autoportantes nos pontos em que pernoitamos, e todos os solos eram de areia.

Reunimos algumas fotos e informações sobre alguns “hotéis” no Monte Roraima por onde passamos ou acampamos durante o trekking nessa montanha surpreendente e cheia de surpresas.

 

Leia também:

Como contratar o trekking no Monte Roraima com guias

30 atrações incríveis do Monte Roraima

 

Como são os pontos de acampamentos no Monte Roraima

 

As opções de “hotéis” no trekking do Monte Roraima estão separadas em três grupos (antes do cume, lado venezuelano próximo da entrada, e no lado brasileiro do lado oposto da entrada). As informações de capacidade são empíricas e foram informadas por guias e porteadores com os quais conversei durante minha expedição pela montanha.

 

Acampamentos antes do cume

 

  1. Acampamento Tek

 

Localização: 11 km depois de Paraitepuy

A temperatura é agradável de noite. Tem pontos de água por perto, no rio, que também é ótimo para tomar banho. É plano, com areia ou grama e tem até um pequeno bar onde a gente encontra refris, cervejas e em algumas épocas, refeições. Dormimos aqui na nossa 7ª noite de trekking, após descer do cume.

acampamentos Monte Roraima

 

  1. Acampamento Kukenan

 

Localização: 7 km depois do Tek

Um pouco antes do Rio Kukenan, é o maior acampamento de todo o trekking. A temperatura é agradável de noite, é plano, com areia e grama. O grande problema desses dois acampamentos próximos aos rios são os mosquitos puri puri, muito pequenos, mas devoradores. Ainda bem que eles sumiam no início da noite.

acampamentos no Monte Roraima : Kukenan acampamentos no Monte Roraima: Kukenan

 

  1. Acampamento Militar

 

Localização: 2 km depois do Kukenan

Menos plano no geral, mas com alguns lugares bons para barracas. Tem ponto de água perto e algumas pedras para sentar. A temperatura é agradável de noite. Foi nesse acampamento que dormimos após a primeira noite de trilha.

acampamentos no Monte Roraima: Militar

 

  1. Acampamento Base

 

Localização: 2 km depois do Militar

Maior que o anterior e mais plano, com ponto de água e mais acima, um ótimo poço para banho. A temperatura é agradável de noite.

acampamentos no Monte Roraima : Base

acampamentos no Monte Roraima : Base

 

Acampamentos no cume – lado venezuelano (mais próximos do ponto de chegada)

 

  1. Hotel El Indio

 

Localização: cerca de 5 km depois da chegada ao cume

Capacidade: mais ou menos 8 barracas

Com a melhor vista para a Gran Savana e o Kukenan. Nele eu vi a transição mais bonita do dia para a noite em toda a minha vida! O hotel tem alguns pontos que cabem cinco ou seis barracas. Por exemplo, no espaço em que nosso grupo estava, só cabiam cinco barracas e só nós ficamos no local. Nossos “vizinhos” estavam em outros pontos próximos, dentro da mesma caverna. O ponto de água fica um pouco abaixo e com chuva fica um pouco escorregadio para descer. Dormimos nesse ponto na 5ª e na 6ª noite da nossa expedição. Na primeira foto não dá para perceber que esse local que acampamos é totalmente coberto. Mas na segunda foto é possível ver três camada  de pedra que se sobressaem e funcionam como “marquises” e cobre toda a área.

acampamentos no Monte Roraima : El Indio acampamentos no Monte Roraima: El Indio

 

  1. Hotel São Francisco

 

Capacidade: mais ou menos 8 barracas

Esse foi o escolhido para a nossa 1ª noite no cume, uma alternativa aos mais conhecidos que são ocupados primeiro. Foi a gruta mais fria em que estivemos, por causa da umidade no chão. Há água perto e uma “cozinha” reservada mais ao fundo da gruta, onde os mais altos tinham que caminhar meio abaixados.

acampamentos no Monte Roraima : São Francisco acampamentos no Monte Roraima: São Francisco

 

  1. Hotel Principal

 

Capacidade: mais ou menos 60 barracas

Avistamos esse ponto várias vezes, pois ele se destaca. É o maior hotel no cume, segundo nossos ajudantes locais.

 

  1. Outros hotéis próximos

 

Não estivemos nos pontos de acampamento abaixo. Apenas passamos bem perto deles e foram citados apenas a título de conhecimento.

Alguns são mais conhecidos, mas provavelmente seu guia ou agência conhece as opções alternativas menos conhecidas, para o caso dos mais próximos estarem cheios. Você só terá que andar um pouco mais para chegar, como foi o nosso caso. Seguimos para o São Francisco.

 

  • Hotel Sucre | Capacidade: mais ou menos 8 barracas
  • Hotel Maverick | Capacidade: mais ou menos 8 barracas
  • Hotel Guacharo en la Gruta de los Guacharos | Capacidade: mais ou menos 14 barracas
  • Hotel Basílio | Capacidade: mais ou menos 8 barracas
  • Hotel Uno | Capacidade: mais ou menos 6 barracas
  • Hotel Yakuzzi (perto das Jacuzzi) | Capacidade: mais ou menos 8 barracas
  • Hotel Bolívar
  • Hotel Arabopô
  • Hotel Arenal

 

Acampamentos no cume – lado brasileiro (ponto oposto ao da chegada)

 

  1. Hotel Quati

 

Localização: 13,7 km do ponto de chegada ao cume

Capacidade: mais ou menos 14 barracas

O melhor de todos os hotéis! Fica no lado brasileiro, depois do Ponto Tríplice e tem grande abertura e piso pouco inclinado. É bem protegido dos ventos, e embora o local seja mais frio, a noite foi menos gelada que a do São Francisco. Há ótimos poços para banho perto e um lugar com uma “bancada” que é uma cozinha perfeita. Passamos a 3ª e a 4ª noite nele para visitar a proa, o lago Gladys e outras atrações próximas.

acampamentos no Monte Roraima : Quati acampamentos no Monte Roraima : Quati

 

  1. Hotel Nuevo – opção se o Quati estiver cheio

 


 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

Pontos de acampamento no trekking do Monte Roraima
por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. É preciso levar barraca ou eles disponibilizam? Ou só o saco de dormir mesmo?

  2. Olá!
    Depende do seu combinado com a agência ou os guias. Eu escolhi levar a minha barraca. Além disso, levei isolante, saco de dormir para 0º, e roupas quentes.
    Em breve vai sair post sobre o que levar!
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *