O que fazer em Prudentópolis, Paraná

 

 

Quantos lugares com dezenas de cachoeiras com mais de cem metros você conhece? Prudentópolis, interior do Paraná, é um desses destinos afortunados pela natureza. Algumas quedas estão entre as maiores do país, entre elas, o Salto São Francisco, o maior do Sul do Brasil, com 196 metros.

A cidade a cerca de 207 quilômetros de Curitiba abriga, além das cachoeiras, muitas belezas naturais e desponta para o turismo de aventura. São várias trilhas incríveis até a base dos saltos e ótimos locais para canyoning, raffting e rapel.

Mas a “terra das cachoeiras gigantes” também é a “capital da oração”, com suas mais de 80 igrejas, a maioria delas em estilo bizantino, já que a cidade é a maior colônia ucraniana no Brasil. Além disso, é conhecida como a “capital do feijão preto“, por ser a maior produtora do país. Inclusive, uma boa dica é visitar a cidade durante a Festa Nacional do Feijão Preto – Fenafep, quando é feita a maior feijoada do mundo, em uma panela com 12 toneladas. Mas essa não é a única festa típica. A Páscoa Ucraniana também é famosa e atrai muitos visitantes.

Organizamos algumas informações sobre atrações culturais e naturais na cidade, em um roteiro incrível da Agência Amazing Tour, que teve foco nas maiores e mais famosas cachoeiras do município, seus museus e igrejas bizantinas de arquitetura impressionante.

O que fazer em Prudentópolis, Paraná

 

O que fazer em Prudentópolis: cachoeiras

 

Entre as diversas cachoeiras interessantes de lá, algumas fazem jus ao título “terra das cachoeiras gigantes”. São mais de 100 cachoeiras catalogadas, e outras tantas totalmente intocadas. Entre as principais, estão o Salto São Francisco, com 196 metros, e o Salto São Sebastião. Em delicadeza, o Salto Mlot é o primeiro a ser lembrado. São 110 metros de uma queda mais singela que precipita como se estivesse dançando. Aliás, essas duas últimas compõem uma formação raríssima: estão uma de frente para a outra. Quando o quesito é extensão, quem ganha é o Salto Manduri, com 100 metros de largura e uma queda estrondosa.

O Salto São João, o Salto Sete, o Salto Barão do Rio Branco e os Saltos Gêmeos completam a lista de belíssimas e gigantes cachoeiras da cidade. Todas podem ser contempladas a partir de mirantes acessados por caminhadas leves. Em algumas, é possível chegar até a base e o poço através de trilhas mais sinuosas em meio à natureza.

Quem quiser trocar as caminhadas pelo sossego dos poços tranquilos e cristalinos, a dica é o Recanto Perehouski. O local tem poços verdinhos e serve um almoço caseiro com pratos ucranianos deliciosos. Se a ideia é praticar atividades de aventura, vá para a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ninho do Corvo. O local é procuradíssimo para rapel, tirolesa com vista privilegiada da mata e a “corvolesa”, uma tirolesa exclusiva que termina com banho na cachoeira.

Ainda há diversas outras, mas essas são as mais acessíveis. Todas estão em área rural fora da cidade, sendo o Salto São Francisco a mais distante, a cerca de 60 quilômetros do centro de Prudentópolis. Algumas estão em área privada e têm taxa de R$ 10,00 de entrada (junho de 2017). A melhor forma de chegar nas cachoeiras é com as agências da cidade. Confira no final do post.

 

O que fazer em Pudentópolis, Paraná: Salto São Francisco

Salto São Francisco

O que fazer em Pudentópolis, Paraná: Salto Barão do Rio Branco

Salto Barão do Rio Branco

 

Leia também: Top 10 cachoeiras em Prudentópolis

 

Atrações culturais em Prudentópolis

 

O município é um pedaço da Ucrânia no Brasil e tem dois importantes pontos turísticos culturais: o Museu do Milênio e o Museu das Irmãs Servas de Maria Imaculada. Ambos contam fatos da cultura ucraniana e uma parte da história do sul do Brasil através de um vasto acervo.

O primeiro foi criado em 1989 e reúne artes sacras, artesanato, folclore, documentos, fotografias antigas, móveis, vestuário, livros e outros utensílios relacionados à cultura ucraniana. Enquanto o segundo tem 12 salas com um vasto acervo com objetos que ilustram a antiga cozinha, a enfermaria, a sala de estudos, a sala de música, de agricultura e outros espaços. Todos contam a história da chegada das irmãs no Brasil e sua contribuição para a cidade, além de detalhes da cultura ucraniana.

 

As igrejas

 

Entre as diversas igrejas da cidade considerada a “capital da oração”, muitas delas em estilo bizantino, destaca-se a Igreja de São Josafat. Seu interior rico em detalhes e sua cúpula abobadada característica conferem uma beleza singular ao tempo. Desde 1979, é tombada como Patrimônio Artístico e Cultural do Paraná. A Igreja Matriz São João Batista e o Santuário Nossa Senhora das Graças, também no centro da cidade, têm estilo colonial e são as outras igrejas incluídas no roteiro das agências.

O que fazer em Pudentópolis, Paraná: Igrejas em estilo bizantino

Igrejas em estilo bizantino

O que fazer em Pudentópolis, Paraná: Museu do Milênio

 

Leia também: Atrações culturais em Prudentópolis

 

Onde se hospedar

 

Nós ficamos no Hotel Burack, que está em uma das ruas principais da cidade, próximo da rodoviária. Por isso, permite melhor acessibilidade entre as diversas atrações de Prudentópolis. O hotel tem várias acomodações com diferentes configurações (duplo, triplo, quadruplo), ótimo serviço e estava incluído no nosso pacote da Agência Amazing Tour. Confira aqui mais detalhes sobre os quartos e café da manhã do hotel.

A cidade ainda oferece outros hotéis no centro, campings, hotel fazenda e pousadas ecológicas com chalés em meio à natureza.

 

Melhor época e eventos

 

A melhor época para visitar as cachoeiras é durante o verão, quando as temperaturas se elevam, mas fique atento ao menor sinal de chuva. Se a ideia é só aproveitar as trilhas, dê preferência para o período sem chuva, de maio a setembro. As atrações culturais podem e devem ser visitadas em qualquer época do ano.

Prudentópolis tem vários eventos durante o ano e a Páscoa Ucraniana é um dos mais interessantes. A tradição de presentear as pessoas com pêssankas, ovos de verdade pintados à mão com uma técnica trabalhosa, faz ainda mais sucesso nessa época. A pêssanka é ornamentada com várias simbologias que representam tudo aquilo que desejamos para a pessoa. Nós tivemos a sorte de visitar uma artesã da cidade e ver de perto o meticuloso trabalho de pintar uma pêssanka. A Dona Vera Lúcia Daciuk nos contou os segredos da arte e fez até parecer fácil!

No mês de junho acontece festa de São João Batista, uma tradicional festa junina com apresentações artísticas, artesanato, e as barraquinhas de rua com comidas típicas.

Em agosto acontece a Noite Ucraniana, uma festa gastronômica e cultural realizada desde 1990 pelo Grupo Folclórico Ucraniano-Brasileiro Vesselka, a Festa da Erva Mate e a Festa do Feijão Preto, a tradicional feijoada.

pêssankas ucranianas de Prudentópolis

Clique para ver em tamanho maior

 

O que comer e onde comer

 

A culinária ucraniana é cheia de delícias e a nossa dica é que você não vá embora de Prudentópolis sem provar a cracóvia, um delicioso salame típico feito com carne de frango ou porco. O pinhão é encontrado em abundância e foi lá que provamos ele assado pela primeira vez. Fica tão bom quanto o cozido, com a vantagem de ficar pronto rapidinho.

O perohê ou pierogi é outro prato saborosíssimo. É um pastel cozido semelhante a um macarrão, recheado com batata e requeijão, ou feijão preto, e acompanhado de molho. Mas quem ficou em primeiro lugar é o borsch, uma sopa feita com beterraba, repolho e costela de porco defumada. É tão bom que acho que merecia uma panela de 12 toneladas também!

Dois lugares muito bons para comer em Prudentópolis são o Recanto Teodorinho e o Recanto Perehouski. O primeiro é um pesque-pague na cidade, com peixes no cardápio e pratos da culinária brasileira e ucraniana. O segundo, a 25 quilômetros do centro, é onde estão as cachoeiras do Cânion do Rio Barra Bonita. Além da hospitalidade da família da Dona Isabel e de uma comida sensacional feita no fogão à lenha, com pratos das culinárias ucraniana e brasileira. Nesse último é preciso encomendar as refeições através do telefone (42) 3446-3329.

O que fazer em Pudentópolis: Recanto Perehouski

Recanto Perehouski

O que fazer em Pudentópolis: Recanto Teodorinho

Recanto Teodorinho

O que fazer em Pudentópolis: Pierogi e borsch

Pierogi e borsch

O que fazer em Pudentópolis: Cracóvia e Pinhão

Cracóvia e Pinhão

 

Como chegar em Prudentópolis

 

Prudentópolis está entre Ponta Grossa e Guarapuava e o aeroporto mais próximo é o de Curitiba, a cerca de 226 quilômetros. A capital recebe voos diários e ônibus a partir de várias partes do país.

De carro a partir de Curitiba basta seguir pela BR-277 até Ponta Grossa e entrar na BR-373. A estrada está em ótimas condições, mas são três pedágios até Prudentópolis.

De ônibus, a viação Princesa dos Campos oferece três horários por dia.

A melhor opção é utilizar o transfer das agências, que pode ser incluído nos roteiros.

Precisa alugar um carro? Compre os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

 

Dicas

 

A cidade conta com 3 agências de turismo que oferecem pacotes para visitação aos atrativos naturais e culturais de Prudentópolis. Inclusive, é necessário ter um voucher emitido por uma das agências para visitar algumas atrações como Salto Sete e Recanto Rickli, onde está o Salto Manduri, além de acompanhamento de guia local. Confira abaixo:

 

  1. Amazing Tour

Telefone: (42) 98401-7790 | E-mail: contato@amazingtour.com.br | Facebook

Oferece roteiros personalizados de 1 a 7 dias com tudo incluído – hospedagens, refeições, transfer a partir do Aeroporto de Curitiba e guias de turismo capacitados e cadastrados na Embratur. Tem capacidade para atender grupos grandes e dispõem de pacotes exclusivos para agências, com roteiros que incluem atrativos naturais e culturais da maior colônia ucraniana no Brasil.

 

  1. RDTUR

Telefone: (41) 99670-0800 e 99995-3365 | E-mail: contato@rdtur.tur.br | Facebook

Roteiros completos com transporte, alimentação, hospedagem, transfer de cidades do Paraná ou aeroportos de Curitiba, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. Há opções de pacotes de contemplação dos atrativos naturais, experiência cultural ucraniana e esportes de aventura.

 

  1. Extreme Tour Cicloturismo

Telefone: (42) 99943-8464 | E-mail: lucianovoyvoda@gmail.com | Facebook

A agência oferece tour de bike, com guia capacitado e cadastrado na Embratur e apoio de veículo 4×4 próprio.

 

Nosso roteiro em Prudentópolis incluía:

 

Transporte do aeroporto de Curitiba até Prudentópolis e de Prudentópolis até o aeroporto de Curitiba – 3 diárias com café da manhã em hotel – Todo o transporte em Prudentópolis – Entradas em 8 cachoeiras – Visita a 2 museus – Visita a 3 igrejas – Atividades de aventura na Reserva Natural Ninho do Corvo – 3 diárias de Guia de Turismo cadastrado Embratur – Todas as refeições – Seguro atividade Ecotrip.

Mas seu roteiro pode ser personalizado e adaptado de acordo com os seus objetivos.

 

Curiosidades

 

  1. Prudentópolis recebeu este nome em homenagem ao ex-Presidente da República, Prudente de Morais. Antes a localidade era chamada de São João do Capanema.
  2. A cidade é conhecida como Pequena Ucrânia, pois foi o município brasileiro que mais recebeu imigrantes ucranianos. Cerca de 70% da população atual tem descendência ucraniana.
  3. As Pêssankas (ou Pysankas) são pintadas à mão e simbolizam a vida, a saúde e a prosperidade. As pinturas não são feitas só com tinta, e sim com um conjunto de materiais como vela, cera de abelha derretida, estilete e bico de pena.

 

Informações Turísticas

 

 


Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. E não paga a mais por isso. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

Prudentópolis – PR: cerca de 50 mil habitantes | cerca de 840 metros de altitude
Data da viagem: junho de 2017

 

por Camila Coubelle

 


> Press Trip – O Vida sem Paredes viajou a convite da Amazing Tour, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com os serviços oferecidos. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!

 

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *