A longo desse artigo vou te apresentar todas as informações sobre a Wise (antiga TransferWise), a plataforma para enviar e receber dinheiro no exterior, para trocar moeda e para ter cartão internacional de débito e usar fora do Brasil com o menor IOF.
No final, você mesmo saberá responder se a Wise é confiável e se vale a pena.
Wise: o que é, como usar, vantagens e desvantagens, dicas e muito mais
- O que é a Wise
- Como funciona
- É confiável?
- Como criar conta e usar
- Taxas
- Conta Wise Multimoeda
- Vantagens e desvantagens
- Suporte
- Dicas
1. O que é a Wise
A Wise é uma plataforma britânica que atua no mercado há mais de 10 anos com transferências internacionais seguras. É autorizada pela Financial Conduct Authority (FCA), no Reino Unido, e pelos órgãos regulatórios nos países em que atua.
Até 2021, a empresa se chamava TransferWise, e após mudar de nome para simplesmente Wise, ela vem ganhando cada vez mais usuários no Brasil, principalmente entre os viajantes.
Isto porque, além de enviar e receber dinheiro do exterior com taxas muito mais baixas do que os bancos tradicionais, a plataforma funciona como uma conta digital internacional com cartão de débito gratuito para usar em compras fora do país durante as viagens.
Nós, até então, sempre levávamos dinheiro em reais ou trocávamos reais por dólares aqui no Brasil, para então trocar pela moeda local no país. Me lembro que na Bolívia, fomos com todo nosso dinheiro em espécie e tínhamos medo de perder ou sermos furtadas, aí escondíamos um pouco em cada lugar, até nos tênis, rsrsrsrs.
Com um cartão de débito fica tudo mais fácil. Mas tem o IOF, certo? Nos cartões brasileiros a taxa é de 6,38%, e no cartão Wise é de 1,1%.
2. Como funciona
É possível usar a Wise através do site da plataforma ou do aplicativo para enviar e receber dinheiro, para guardar dinheiro na conta digital multimoeda Wise, e para comprar e pagar com o cartão de débito internacional, de forma rápida e segura.
Dá para guardar mais de 40 moedas e converter entre elas, além de ter dados de conta em mais de 10 moedas para receber dinheiro de vários lugares do mundo como um morador local, com câmbio verdadeiro e não no câmbio de turismo, como o das casas de câmbio.
É justamente por isso que a Wise é mais barata!
A Wise converte o dinheiro usando a taxa de câmbio “entre bancos” – o verdadeiro câmbio comercial. Ainda é possível enviar dinheiro da conta Wise para uma conta bancária sempre que quiser com taxa fixa.
Qual a maior vantagem de usar Wise nas viagens?
Por exemplo, ainda durante o planejamento da viagem, dá para pagar hospedagens, ingressos e voos internacionais já na moeda local com o cartão Wise, fugindo do IOF do seu cartão de crédito brasileiro.
E durante a viagem você pode usar normalmente nas maquininhas dos estabelecimentos e o cartão de débito irá descontar automaticamente da moeda local. Se você está viajando para o México e tiver pesos mexicanos na sua conta, ao fazer uma compra lá, a mesma será paga com pesos mexicanos. Se não houver pesos, a conta será cobrada em dólar.
Se o estabelecimento tentar cobrar na sua moeda, ou seja, e reais, recuse, pois haverá perda de dinheiro na conversão da máquina.
No caso dos saques, escolha sempre a opção “sem conversão”.
Enfim, é preciso ter todas as informações em mãos para economizar com a Wize em viagens.
Caso você perca o cartão ou ele seja furtado, é só suspender rapidamente o cartão através do aplicativo. Esse é mais um dos motivos pelos quais a gente não viaja sem um chip internacional de celular. Faça cotação sem compromisso com nosso parceiro Airalo (chip virtual).
3. Wise é confiável?
Além de ser utilizada por mais de 13 milhões de pessoas no mundo e apoiada por diversas empresas internacionais, a Wise é autorizada pelo Banco Central a operar como corretora de câmbio sem intermédios, ou seja, a plataforma tem todo o controle da operação do início ao fim, mesmo tendo parceria com outros bancos.
A Wise é regulada pela Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN) nos Estados Unidos, pela Financial Conduct Authority (FCA) no Reino Unido e tem outros reguladores nos países em que opera, estando de acordo com as regras de proteção de cada localidade.
Além disso, ao buscar pela Wise no Reclame Aqui, vimos a empresa tem avaliação 8.3 (Ótimo) nos últimos 6 meses (maio a outubro). Ela respondeu 100% das reclamações e resolver 85% dos problemas relatados.
No campo “Quem viu Wise também viu” do Reclame Aqui, isto é, onde estão as empresas do mesmo setor, ela é uma das que tem a maior nota.
4. Como abrir a conta Wise? Veja o passo a passo:
Nós achamos mais fácil criar a conta pelo site, e só depois de concluir o cadastro, usar através do aplicativo. Siga os passos:
- Entre no site Wise e clique no botão “Criar Conta”.
- Digite um e-mail válido.
- Informe que tipo de conta você deseja criar (pessoal ou empresarial).
- Selecione o seu país de residência.
- Insira seu número de telefone e clique em “enviar código de verificação”.
- Insira o número de verificação enviado para o número de telefone, crie uma senha e clique em “Continuar”.
- O site vai perguntar o que você quer fazer, como abaixo:
Como pedir o cartão Wise?
- Escolha a opção “Peça o seu cartão da Wise”
- Preencha seu perfil com os dados solicitados.
- Siga os passos solicitados (endereço de entrega, senha do cartão, etc).
- O site indicará opções de nomes para aparecer no seu cartão.
- Defina uma senha de quatro dígitos para o cartão.
- Envie os documentos para verificar sua identidade.
- Adicione R$ 100,00 em sua conta por TED ou transferência bancária (depois você poderá usar esse dinheiro normalmente). O valor precisa sair de uma conta em seu nome. Você tem um prazo de 30 dias para fazer o TED. OBS.: nós fizemos fora do horário comercial e só caiu no dia seguinte, mas ao enviar outra transferência em horário comercial, o dinheiro caiu em 15 minutos. Não se preocupe, se errar os dados, o dinheiro volta para a sua conta e você pode tentar novamente.
- A partir desse momento, fizemos o download do aplicativo e passamos a usá-lo. Login e senha são os mesmos do site.
- No site ou aplicativo vá em “Solicitar Cartão”.
- Com a aprovação, você já pode usar o cartão virtual e aguardar a chegada do cartão físico. Adicione no seu Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay e ele já poderá ser usado imediatamente.
- Após receber o seu cartão Wise físico em casa (cerca de 10 dias úteis), desbloqueie através do aplicativo para começar a usá-lo.
- É preciso fazer uma compra ou um saque em um caixa eletrônico 24h para liberá-lo para uso.
- Dica: sempre confira os limites de transações.
Conta Wise: como usar para enviar dinheiro
- Entre aqui no site Wise e clique em “Criar sua conta”.
- Clique em “Enviar dinheiro”, escolha qual a moeda deseja enviar e qual moeda o beneficiário vai receber.
- Digite o valor que você quer enviar e observe as taxas e qual o valor a receber. Se estiver de acordo com todos os valores, clique em continuar.
- Indique os dados do beneficiário e em seguida clique em continuar. Se o beneficiário for você mesmo, clique em “Pessoal” e insira os seus dados.
- Escolha a forma de pagamento.
- Faça o pagamento e pronto! Agora é só aguardar o dinheiro chegar na conta. Cai em até 4 dias úteis, mas costuma cair em poucas horas, principalmente se for em dia útil em horário de expediente bancário.
- Você e o beneficiário podem acompanhar a transação através de e-mail ou do aplicativo.
Quanto custa abrir conta na Wise?
A conta Wise é gratuita e qualquer pessoa acima de 18 anos pode abrir pela internet. Para isso, é preciso ter um documento em mãos, como RG ou CNH, um número de telefone e um e-mail para o cadastro.
Veja alguns fatores que influenciam no tempo que o dinheiro levará para chegar:
- Os países de origem e de destino do dinheiro.
- Forma de pagamento, já que com cartão é mais rápido e com boleto é mais demorado, como em qualquer outra transação.
- O horário da transferência.
- Verificações de segurança: dependendo da transação, a plataforma pode precisar conferir o documento de identidade, endereço e fonte de rendimento.
5. Wise: taxas
A taxa de transferência do dinheiro é aproximadamente seis vezes menor do que a taxa cobrada pelos bancos tradicionais. Confira:
- Tarifa de envio (você escolhe uma das 3 acima, mas já vem automaticamente a menor taxa)
- IOF d já incluído na tarifa de envio, no valor de 1,1% se o dinheiro for para você mesmo (pessoal) e de 0,38% se for para outro titular.
- Taxa de câmbio comercial, sem margem de lucro
E você pode fazer cotação na Wise sem compromisso sempre que quiser. Mas tenha em mente que a plataforma usa sempre a taxa de 1,1% de IOF para fazer uma simulação, que é a taxa máxima. O IOF ainda pode ser menor quando a transação for realizada de fato, mas nunca será maior.
6. Conta Wise Multimoeda
Com a conta Wise aberta no Brasil você pode depositar dinheiro em reais e gastar em outras 40 moedas diferentes. Por isso ela é chamada multimoeda.
Por exemplo, se você quiser ter uma conta na Europa, com dados bancários europeus ou quiser garantir uma conta para ter saldo em euros ou outras moedas, basta abrir uma conta Wise.
Depois que você fizer o depósito de R$ 100 na sua conta (que ficarão disponíveis no seu saldo), é possível consultar os seguintes dados de conta: IBAN, SWIFT/BIC.
>> Garanta aqui 5% OFF no seu seguro viagem <<
7. Vantagens e desvantagens da Wise
Vantagens da Wise
- Sem burocracia para criar conta.
- Uma das taxas mais baratas do mercado.
- Envio do dinheiro de forma completamente online.
- Transparência na informação desde a cotação, dos valores a pagar e a receber.
- Suporte em Português por e-mail ou por telefone (de segunda a sexta de 6h às 20h).
- Não precisa ter uma conta Wise para receber dinheiro.
- Pode ter conta em qualquer banco brasileiro para enviar dinheiro pela Wise.
- Segurança de não ter que carregar dinheiro em espécie até a casa de câmbio ou banco.
- Possibilidade de verificar o status de transferências no aplicativo, fazer cancelamentos, pagamentos com cartões e envio de documentos.
- Cartão físico e virtual sem anuidade ou taxa de manutenção.
- Pagamentos e saques em mais de 200 países.
Desvantagens
- Não tem agência física.
- Apenas dois saques gratuitos por mês em caixas eletrônicos que aceitem a bandeira Visa. A partir do terceiro saque, a tarifa é de R$ 6,50 por transação.
- Só pode enviar dinheiro de pessoa física para pessoa física em reais.
- Sem possibilidades de investimento e rendimento de juros no dinheiro que está guardado na conta Wise.
- Não é possível enviar dinheiro para a conta pagando com cartões ou boleto, apenas com transferência bancária.
Leia também:
Suporte Wise
A primeira forma de falar com a Wise é através do Centro de Suporte, que contém as dúvidas mais frequentes sobre cada seção da plataforma e como resolvê-las sozinho.
Caso não consiga solucionar sozinho, use o atendimento remoto em português através do telefone da Wise 0800 878 1204, disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
O e-mail do suporte Wise está dentro da sua conta, na Central de Ajuda. Sempre que você precisar falar com a Wise, é preciso estar logado na conta.
Anote:
- Confira aqui o IBAN da Wise.
- Se precisar sacar dinheiro da Wise, use o cartão Wise nos caixas automáticos 24 horas.
- Para cancelar sua conta Wise, retire todo o dinheiro, aguarde as transações em andamento, acesse as configurações no aplicativo ou site e clique em “Desativar minha conta”.
- Para declarar o dinheiro da Wise no IRPF, vá na seção conta no exterior na ficha “Bens e Direitos – Depósito bancário em conta corrente no exterior”.
Ainda tem dúvidas se a Wise é confiável?
Com certeza esse guia te ajudou a tirar muitas dúvidas sobre a Wise e a avaliar se vale a pena abrir a conta na Wise.
Mas se ficou com mais alguma dúvida, explique pra gente nos comentários, e será um prazer ajudar.
Se preferir, pode me chamar lá no Instagram (@blogvidasemparedes) e aproveite para seguir a gente.
Ah, e fique à vontade para compartilhar sua experiência com a Wise ou outra plataforma que você recomenda.
Nós abrimos nossas respectivas contas na Wise recentemente e ainda não utilizamos fora do Brasil. Aliás, abrimos justamente para juntar moeda em Euro e Dólar para as futuras viagens que estamos planejando. Quer saber para onde vamos? Acompanhe o nosso Instagram @blogvidasemparedes