Visitar o Lago Janauari, a cerca de uma hora de barco a partir de Manaus, é uma opção de passeio em meio a mata alagada, chamada igapó, perfeito para quem quer ver algumas espécies típicas da Amazônia em seu habitat natural.
Lá é possível passear de voadeira pelo igapó e pelos igarapés, conhecer um pouco da natureza exótica da região e avistar pássaros, jacarés, árvores gigantes e as vitórias-régias, a planta símbolo da Amazônia com quase dois metros de largura.
Além disso, o passeio vale para conhecer uma comunidade ribeirinha flutuante do Rio Negro.
A comunidade do Janauari está inserida no Parque Ecológico do Lago Janauari que integra a Área de Proteção Ambiental Encontro das Águas. O Parque possui uma área de nove mil hectares de matas de terra firme, várzea e igapós (floresta inundada).
Confira como funciona o passeio e como contratar.
O passeio na Reserva Janauari em Manaus
Geralmente, é na comunidade flutuante de Janauarilândia que os barcos param. Nela os visitantes encontram uma estrutura de restaurantes e podem visitar a feira de artesanato local.
Já adianto que os restaurantes são perfeitos para quem quer provar de tudo um pouco da gastronomia manauara, com self-service a preço fixo e um cardápio variado de peixes.
O passeio ao parque costuma ser conciliado com outros tours – como o passeio no Encontro das Águas (nosso caso) ou a Visita aos Botos – e é ponto de parada para o almoço.
Na feira local encontramos toda a sorte de artesanato em cerâmica, madeira, cipó, sementes… há máscaras, utensílios, vestuário, pulseiras, cordões, decoração e muito mais. Leve dinheiro trocado, mas saiba que eles também aceitam cartões.
É interessante ver como essas casas flutuantes da comunidade boiam e ficam sobre toras enormes de madeira que duram décadas dentro d’água. Já as palafitas são casas mais simples feitas de madeira. Durante a seca, casas, escolas, restaurantes e até igrejas flutuantes podem ser carregadas.
Reserva Janauari: passeio para quem quer ver espécies amazônicas
No entorno dos restaurantes da vila há algumas pontes de madeira para facilitar a visitação e a gente esquece do tempo ao avistar bromélias e orquídeas e tentar identificar as diferentes árvores, com seus cipós que fazem a gente se sentir em um filme do Tarzan.
Quanto menos se espera, os macacos-de-cheiro, típicos da região amazônica, aparecem pulando de galho em galho. Já os jacarés são mais difíceis de avistar. Ou melhor, de identificar no meio do lago cheio de folhas e troncos. Nessa hora, o olhar acostumado do guia ajuda.
Meu atrativo preferido, claro, é a samaúma (ou samaumeira). Com até 60 metros de altura, essas árvores gigantes se destacam na Floresta Amazônica.
Sua altura, porte e beleza impressionam na imensidão da mata e mesmo sem a conhecer, qualquer um é capaz de identificar sua imponência e captar sua energia. É chamada de “árvore da vida” ou “mãe das árvores” e é um belo exemplo da riqueza natural brasileira.
O passeio também inclui um pequeno tour de voadeira por entre o igapó no período chuvoso.
Assim, podemos conferir mais de perto os detalhes das diferentes espécies de árvores e ver com mais facilidade as aves, que nem se dão ao trabalho de voar quando a canoa passa.
Durante a vazante (setembro a fevereiro) esse passeio é substituído por uma caminhada na selva.
>> Leia também: O que fazer em Manaus
Dicas para visitar o Lago Janauari
- A melhor época para fazer passeios de barco nos rios de Manaus é durante a estação chuvosa (março a agosto), quando as águas sobem até 15 metros.
- Leve protetor solar.
- Não esqueça a capa de chuva, principalmente na estação chuvosa.
- Por precaução, leve um corta-vento ou um agasalho leve.
- Não há insetos no Rio Negro, mas nos trechos de passeio no lago das vitórias-régias e na samaúma há muitos mosquitos. Leve repelente!
- Tanto se você viaja só ou com grupo de diferentes tamanhos é fácil se encaixar em um passeio. Caso esteja só, é indicado reservar com antecedência com a agência.
- No Centro de Atendimento ao Turista – CAT no município de Iranduba é possível encontrar mais informações sobre o lugar e até passeios de caiaque de um dia inteiro no lago.
- Alguns pontos onde é possível encontrar passeios no Lago Janaurai são o Porto de Manaus, o Porto da Ceasa e a Marina do Davi, mas vale mais a pena para grupos maiores.
Como contratar o passeio no Lago Janauari
Eu recomendo reservar o passeio na reserva Janauari com antecedência. Nosso parceiro Civitatis oferece o tour nesse link, com duração de 6h30min. O passeio inclui transfer ida e volta do hotel, lancha, passeio de canoa, almoço, água e equipamentos de segurança.
Nós fizemos todos os passeios em Manaus com a Agência Fontur e indicamos por sua longa experiência e por seu compromisso ético com o meio ambiente e o ecossistema amazônico.
A Fontur tem diversas opções de tours privativos ou regulares, com atendimento personalizado e muito profissionalismo. A agência fica no Lobby do Tropical Hotel Manaus, Av. Coronel Teixeira, 1320, Ponta Negra, Manaus – AM. Veja os contatos:
- Fone: +55 (92) 3658-3052 | Site
- Funcionamento: 07h às 17
- Informações e reservas: [email protected] | [email protected]
- Tarifas: [email protected]
Onde se hospedar em Manaus
A nossa dica para quem quer ficar perto das principais atrações de Manaus é se hospedar no centro histórico, nos arredores do Largo São Sebastião, onde está o Teatro Amazonas.
Confira as ofertas de hotéis na Booking.com através desse link.
Passeio Encontro das águas em Manaus
por Camila Coubelle
> O passeio na Reserva Janauari foi uma cortesia da Fontur para o Vida sem Paredes, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com o serviço. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!