Peixes, farinhas, frutas típicas, macaxeira, pupunha, tucumã… os pratos típicos do Amazonas são dos mais ricos e saborosos do mundo.
A abundância nos pratos e a fartura de sabores são uma atração à parte para quem visita Manaus, capital do Amazonas e porta de entrada para a maior floresta tropical do mundo.
Confira uma lista de pratos tradicionais e receitas típicas para se saborear lentamente, com a certeza de que o famoso encontro “das Águas” não é o único por lá, já que as iguarias locais encontraram o ponto perfeito do sabor!
Claro, preciso lembrar que ainda faltou muita coisa e que talvez alguns desses pratos não sejam exclusividade de Manaus, mas a intenção é mostrar tudo de bom e de típico que todo turista gastronômico vai encontrar lá. E confesso, isso é só uma parte do que eu comi hahaha!
Outras dicas:
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus recebe voos diários de todas as partes do país (consultar passagens em oferta aqui). Confira abaixo como ir do aeroporto para o centro da cidade e aproveite para conhecer as atrações:
> principais atrações de Manaus
> cachoeiras de Presidente Figueiredo
Pratos típicos do amazonas para provar em Manaus
-
Tapioca
Quando a moça chegou com esse prato na mesa não pude me conter: “parece um peixão”! A diferença nas tapiocas de Manaus está no recheio. Queijo coalho + banana pacovã, queijo + castanha do Brasil + tucumã ou simplesmente com manteiga.
Esse é um dos pratos típicos do Amazonas que vai bem em qualquer hora do dia mas nos “cafés regionais” avistados em várias esquinas e estradas a tapioca é o destaque do cardápio.
-
x-caboquinho
“Não deixe de provar o x-caboquinho”, disse a Iara, uma amiga especialista em Manaus, meses antes de eu viajar. Esse nome simpático já tinha me conquistado e, com a exceção de um mungunzá vendido no copo na rodoviária, foi a primeira coisa que eu comi em Manaus.
Esse prato/lanche típico do Amazonas é feito com pão de sal, queijo coalho, banana pacovã, ovo e tucumã, uma fruta típica que a gente vê aos montes por lá, é simplesmente diferente de todos os sanduíches que você já comeu na vida.
-
Açaí
Tá certo que o açaí já é bastante popular no resto do Brasil, mas lá em Manaus a história é outra.
Fora da região Norte parece mais um frozen misturado com xarope de guaraná ou banana, enquanto lá o açaí é mais líquido, fresco e natural. Com ou sem farinha e totalmente sem açúcar.
-
Tacacá
Acre e Rondônia que me perdoem, mas o tacacá de Manaus se tornou meu preferido! O prato mais icônico da região é feito com tucupi, goma, camarão e jambu e tem toda aquele ar exótico da dormência na boca, que, segundo me contaram, não é a verdura jambu que provoca, mas sim a sua flor.
Tem tacacá em tudo que é lugar da cidade, mas eu indico o Tacacá da Gisela, no Largo São Sebastião, que homenageia uma das primeiras tacacazeiras da cidade e já abocanhou vários prêmios (repare os quadros com as premiações no interior do quiosque).
-
Pirarucu
Um dos maiores peixes de água doce do mundo, o pirarucu é o mais emblemático entre os pratos típicos do Amazonas. Entre várias receitas como a caldeirada, escabeche, ou a mais famosa, “Pirarucu de Casaca”, o importante é que todas valem a pena!
-
Bolinho de Pirarucu e Linguiça de Piraruru
A variação sensacional do tradicional bolinho de bacalhau é a melhor pedida para acompanhar uma cervejinha. A briga é feita com a linguiça do mesmo peixe, sequinha e deliciosa.
-
Jaraqui
“Quem come jaraqui não sai mais daqui” contaram a Igelvanis e o Álvaro, um casal de novos amigos de Manaus que nos apresentou a cidade e o “espírito manauara”.
A brincadeira com esse peixe que vai muito bem frito ou na brasa deve ser verdade, porque eu já quero voltar!
-
Tambaqui
Outro famoso peixe amazônico, com espinhas grandes que parecem costelas, dando esse nome à uma das receitas. A mais procurada é o tambaqui de banda assado na brasa.
-
Pacu, tucunaré, surubim, matrinxã
A variedade da culinária no Amazonas é tão impressionante que como se não bastasse a oferta de tantos tipos de peixe, a criatividade do povo conseguiu inventar um tanto de receitas com cada um deles.
Eu provei o pacu frito, o tucunaré ao leite de coco (meu preferido), o surubim ensopado e o matrinxã também frito.
-
Baião de Dois
É o acompanhamento mais visto por lá. Um pouco diferente do baião que eu conheço da região Sudeste do país, mas igualmente saboroso.
-
Farofa de Banana
Dispensa explicações e é indispensável para quem quer conhecer as mais deliciosas comidas de Manaus!
-
Tucupi
O suco amarelo extraído da raiz da mandioca brava é acompanhamento para tudo no norte do país, como uma opção de molho.
Não houve uma mesa sequer de restaurante que eu não tenha visto um recipiente com o tucupi dentro, na maioria das vezes, com algumas pimentas murupi ao lado.
-
Farinha “ovinha”
Tem esse nome por seu formato de bolinha (lembra ovinhas de peixe) e é feita na cidade de Uarini. Também está em todas as mesas de Manaus, e agora, na minha dispensa também!
-
Vatapá
O prato da culinária afro-brasileira bastante conhecido no Nordeste do país também dá as caras lá em Manaus. Minha sorte foi ter ido em um restaurante flutuante self-service lá na Reserva Janauari, daqueles perfeitos para se experimentar de tudo um pouco. Foi lá que provei esse prato típico do Amazonas.
-
Pupunha
Palmito foi a primeira coisa que te veio em mente? Até visitar Manaus, nunca tinha visto a fruta da pupunheira, tão gostosa quanto seu palmito. Se come cozida, tem textura fibrosa (leia-se suculenta hahaha) e se deixasse eu comia o caroço junto de tão bom!
-
Pé-de-moleque
Esqueça o amendoim! O pé-de-moleque da região Norte é um prato indígena como um bolo, feito de mandioca com castanha do Pará (ou do Brasil), assado em um tacho e enrolado na folha da bananeira, o que lhe dá um sabor único.
-
Sucos e bombons de frutas locais
Cupuaçu, graviola, taberebá, guaraná… as frutas locais dão sempre bons sucos. Já os bombons são recheados de cupuaçu, castanha do Brasil, castanha de caju, açaí… são achados para quem quer trazer uma lembrancinha saborosa de Manaus para alguém.
-
Caipirinha de Jambu e Cachaça de Jambu
Variação com a cara de Manaus!
Onde comer em Manaus
Alguns lugares para provar os pratos típicos do Amazonas são os bares do Largo São Sebastião, os restaurantes do Conjunto Vieiralves, as diversas praças, os quiosques da Ponta Negra, os cafés regionais, os restaurantes das vilas flutuantes, a feira de domingo da Eduardo Ribeiro e o Mercado Adolpho Lisboa. No mercado, o difícil vai ser escolher o que levar para casa.
Pratos típicos do amazonas que você precisa provar
Manaus – AM: cerca de 1,8 milhões de habitantes | 110V
Leia também: O que fazer em Manaus
Como visitar o Museu do Seringal, em Manaus
Cachoeiras em Presidente Figueiredo
por Camila Coubelle
Estou em Manaus, e estava doida para experimentar o tacacá, olhei aqui na sua página e fui no local indicado, realmente maravilhoso, eu já tinha experimentado onde eu moro em Brasília e não gostei, mas precisava ter uma nova experiência na região Norte mesmo. Muito obrigada pelas dicas.
Ahhh que bom que gostou! Eu sempre acho que tem que provar duas vezes pra saber se realmente não gostou e se foi só o primeiro tempero que não tava muito no ponto!
[…] Comidas típicas do Amazonas […]
Oi Nicinha! Obrigada pelo elogio! Só delícias nessa culinária, né?! Acho que você vai adorar lá!
Beijão
Adorei o artigo. Parabéns! Salivei com cada item que você citou.
Tenho uma amiga manauara que me traz os ingredientes de lá e eu me aventuro aqui na cozinha, arriscando alguns clássicos do norte!
Estou planejando ir a Manaus para explorar essa riqueza de sabores em seu local de origem.