Quem é apaixonado por cerveja deveria visitar uma cervejaria pelo menos uma vez na vida! Nós visitamos a Cervejaria Bohemia e fizemos o Tour Interativo e vamos contar como foi. Tem degustação e, claro, muita curiosidade sobre cerveja!
A Cervejaria Bohemia fica em Petrópolis, cidade histórica da região serrana a cerca de 66 quilômetros do Rio de Janeiro, funciona há mais de 160 anos e oferece atualmente uma experiência completa no universo cervejeiro.
O local é um museu temático cheio de conteúdo e o Complexo Bohemia rende um dia inteiro de visita, pois tem bar, restaurante, loja e outros espaços.
Confira como é a visita na Cervejaria Bohemia, como funciona o tour cervejeiro, o que visitar e tudo mais.
>> I M P E R D Í V E L <<
como chegar + o que fazer + onde comer + dicas
Cervejaria Bohemia: espaços do Complexo Cervejeiro
O Tour é a única parte paga e o visitante pode entrar normalmente no completo para acessar o Empório ou o Restaurante e degustar uma cerveja Bohemia puro malte.
1. Bar Bohemia
É o primeiro que avistamos no complexo. Um lugar para petiscar e bebericar os rótulos. Entrando no complexo, avistamos a linha de produção atual e um enorme hall que dá acesso para as outras seções.
2. Restaurante Bohemia
No terraço, com uma linda vista da cidade, o Restaurante Bohemia, muito procurado mesmo por quem não pretende fazer o Tour Interativo. O local é amplo e tem pratos escolhidos a dedo, todos com indicação de harmonização com as cervejas da carta.
Experimentamos um hambúrguer artesanal e o prato indicado pelo chef no dia – Truta da Serra – harmonizados com a 838 Pale Ale e a Aura Larger, dois rótulos especiais da cervejaria. Tudo DI VI NO!
3. Empório Cave
Onde o visitante encontra os rótulos de cerveja, as mostardas, e produtos como camisas, taças e growlers para levar para a casa. A dica especial é e a cerveja Bohemia Reserva 2013, envelhecida por 12 meses.
4. Cervejaria e museu
Onde acontece o tour, que é sensorial, informativo e o melhor, com degustação de 3 cervejas dos 10 rótulos produzidos por lá.
Cervejaria Bohemia: o que você precisa saber sobre o tour
O tour percorre 16 espaços diferentes, distribuídos em ordem cronológica, sendo que em alguns, visitamos por conta própria, e em outros, temos um bate-papo com monitores que contam histórias e nos dão informações extras.
A duração é de cerca de uma hora e meia e o ingresso custa R$ 39 (fev/2020), sendo que não é preciso fazer reserva antecipada, mas é possível comprar antes pelo site para evitar filas. A bilheteria também aceita cartão.
Se estiver no Rio de Janeiro e quiser fazer um passeio em Petrópolis com ingresso do tour incluso, transporte e guia, reserve com antecedência aqui.
Como funciona o Tour da Cervejaria Bohemia
Ficamos impressionadas com o lugar e o legal é que o visitante é que dá ritmo à história, conduzido por cores, sons, ritmos e impressões sensoriais que deixam a visita muito mais interessante. Há bastante informação sobre o universo da cerveja, com a história completa, desde a descoberta até o panorama atual, forma de fabricação, receitas, ingredientes, curiosidades e um monte de curiosidade bacana.
O tour começa com um vídeo introdutório e em seguida, entramos por um corredor todo estilizado, com histórias sobre como a cerveja foi descoberta e como ela influenciou as sociedades, as lendas sobre a sua criação, como os romanos a propagaram para outros lugares enquanto expandiam seu império, as iniciativas de produção em maior escala nos mosteiros e consequentemente, a conservação a frio, e muito mais.
Tudo é apresentado em uma linha do tempo, com informações em português e inglês, com destaque para o decreto da Lei da Pureza em 1516, que padronizou a produção com água, malte e lúpulo, e para o começo da produção industrial, o que permitiu sua globalização.
Em seguida, vemos a história da cerveja no Brasil, incluindo outras cervejarias, os processos de produção, envelhecimento, fermentação, maturação, resfriamento e filtração, os diversos tipos e estilos, os copos ideais que valorizam as características da bebida, o renascimento da cerveja artesanal, a história da Bohemia, ligada à Petrópolis e ao Rio de Janeiro. Há fotografias, utensílios antigos usados na fabricação e garrafas e rótulos de várias épocas.
Quem tem vontade fabricar sua própria cerveja vai adorar a Sala do Mestre Cervejeiro, onde conhecemos os ingredientes a fundo.
Vemos as receitas e informações sobre cada um, sentimos os aromas das leveduras e degustamos os lúpulos..
>> Garanta sua hospedagem em Petrópolis <<
Degustações na Cervejaria Bohemia
Antes de iniciar a visita, já temos a primeira degustação, ainda na recepção do complexo.
Durante o tour, na antiga sala de produção, degustamos mais um rótulo.
Depois de entender os detalhes de cada processo e visitar o antigo espaço da primeira fábrica de cerveja do Brasil, degustamos a última, a 14-weiss, sem filtração, e por isso mais turva. Maravilha!
Mas saiba que as três cervejas degustadas variam de acordo com o dia e não têm uma regra fixa. O importante é que, em minha opinião, todas valem a pena!
Há banheiros durante o tour, então, pode degustar sem medo de ser feliz!
Encerramos o tour com uma overdose de informação sobre cerveja. E olha que deixamos escapar algumas coisas, pois o conteúdo é gigante. Saímos com uma vontadezinha de fabricar uma caseira (risos) e super recomendamos esse programa diferente e interessante na Cidade Imperial!
Você sabia?
A cerveja foi descoberta por acaso pelos sumérios antes da descoberta da roda e da escrita. Eles plantavam, colhiam e armazenavam cereais de forma precária, possibilitando que a chuva molhasse esses grãos e o sol aquecesse, gerando a fermentação, princípio básico da produção.
Bohemia e a Rota Cervejeira RJ
Desde o período colonial a Serra Fluminense se destacou como berço da cultura cervejeira.
Fatores como a chegada da família real, abundância e qualidade das águas e a presença de muitos imigrantes que trouxeram a tradição cervejeira da Europa foram diferenciais para que muitos começassem a produzir suas cervejas caseiras e em seguida, surgisse a primeira cervejaria do país.
Agora, a região faz parte de uma Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro, que juntamente com a beleza da Serra Verde Imperial, oferece uma experiência e tanto aos visitantes.
S E R V I Ç O
Cervejaria Bohemia
- Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro | Tel: 0800 725 0003
- Funcionamento: terça a quinta das 13h às 17h, sextas das 10h às 17h, sábados e feriados das 10h às 18h30 e domingos das 10h às 17h30 (mas o restaurante e bar têm outros horários, confira no site)
- Entrada: R$ 39 (fev/2020)
Leia também:
E aí ficou com vontade de fazer o tour da Cervejaria Bohemia?
por Camila Coubelle