InícioAMÉRICA DO SULComo contratar o trekking no Monte Roraima direto com guias e sem...

Como contratar o trekking no Monte Roraima direto com guias e sem pacote

Esse checklist de preparativos para contratar o trekking no Monte Roraima direto com guias e SEM pacote de camping e alimentação vai auxiliar você a organizar sua expedição para um dos trekkings mais incríveis das Américas! Nesse post você também vai conferir o que nós levamos na mochila. Se ainda estiver procurando passagem área barata para lá, que tal dar uma olhada nesse link?!

Como contratar o trekking no Monte Roraima com guias
1º dia de trilha

 

Como contratar o trekking no Monte Roraima com guias
Mirante La Ventana no cume

Como contratar o trekking no Monte Roraima sem pacote

É possível organizar uma expedição para lá de diferentes formas, com variados custos, sendo que ter um guia é obrigatório.

Entre pacotes fechados ou por conta própria, nós escolhemos uma alternativa mais barata e mais flexível para que pudéssemos personalizar os trajetos e os pontos a serem visitados. Nós escolhemos levar toda a nossa alimentação e material de acampamento.

Fizemos contato com alguns guias, solicitamos orçamentos e combinamos previamente com o guia Imeru Alfonzo, que se revelou posteriormente uma excelente escolha, grande conhecedor, ótimo escalador e muito preparado e atencioso.

 

[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”]JÁ GARANTIU SUA SEGURANÇA?
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5 [/su_note]

 

Confira nosso checklist para o Monte Roraima direto com guias:

 

  1. Preparo físico

O trekking no Monte Roraima é considerado de nível pesado. São pelo menos 80 quilômetros de caminhada em um lugar totalmente inóspito, com dificuldades de resgate caso haja algum imprevisto, com trechos sinuosos, rochas escorregadias, sol escaldante, animais peçonhentos e outros detalhes que exigem boa saúde, preparo físico, equipamentos técnicos e experiência em trilhas.

 

  1. Melhor época

O clima da região Monte Roraima é quente e úmido, com temperatura média de 25°C, mas em qualquer época do ano, as noites costumam ser frias em cima do platô. As chuvas lá são constantes, mas entre novembro e março ficam mais escassas e as trilhas são mais adequadas nesse período, porém, mais cheias. Nos meses mais chuvosos as cachoeiras e rios ficam mais volumosos, dificultando a passagem pelos rios Tek e Kukenan.

Como é preciso pelo menos 10 dias para a aventura, muitas pessoas escolhem o período do Réveillon, Carnaval ou Semana Santa, épocas em que o Monte Roraima fica bem cheio e pode ser mais difícil encontrar vagas nos locais de acampamento. Nós escolhemos o período do Carnaval e estava cheio, mas tivemos sorte e, de acordo com nosso roteiro, quase não encontramos pessoas no topo. Segundo nossos ajudantes locais, entre maio e setembro a visitação é menor e as chuvas não são necessariamente mais intensas, visto que lá o clima é sempre imprevisível e o tempo muda repentinamente toda hora.

 

  1. Passagens

Minha dica é comprar as passagens aéreas para Boa Vista com bastante antecedência. Pretendia ir ao Monte Roraima em fevereiro, comprei as passagens em outubro do ano anterior e consegui um preço legal.

Outra dica importante é dar dois dias de prazo antes e depois das datas de início e fim do trekking. Por exemplo, se você pretende começar dia 10 de fevereiro, compre passagens para o dia 08, pois se houver algum cancelamento de voo ou atraso, você ainda consegue manter a programação. Uma boa dica para quem está procurando passagem área barata para lá é dar uma olhada nesse link

 

  1. Guia e porteadores

É possível contratar um guia facilmente. Eu tive indicações de vários amigos que já tinham feito isso e meu grupo orçou com vários, todos muito recomendados.

Fizemos contatos pelo Facebook, WhatsApp e e-mail e só após muita conversa e avaliação de preços e vários aspectos sobre o tipo de expedição que pretendíamos fazer, decidimos por contratar o guia Imeru Alfonzo.

>> Detalhes:

Combinamos previamente com ele todos os detalhes como número de dias, lugares a serem visitados e sobre a nossa intenção de levar nossa própria alimentação e barracas.

O guia já nos passou o preço final incluindo o transporte de jipe entre Santa Helena e Paraitepuy (cerca de 90 quilômetros e 2 horas de saculejo viagem) + guia para até 8 pessoas + porteador de banheiro (item obrigatório, confira todas as regras de visitação nesse link). Nós ainda contratamos dois porteadores extras para levar nossa comida, e como o grupo era de seis pessoas, cada um tinha uma “franquia” de 5 kg de comida, visto que cada porteador leva até 15 kg. Ainda é possível contratar um porteador particular, pago à parte, ou contratar um pacote de alimentação (é preciso um número mínimo de pessoas para isso) e tudo pode ser combinado antes com o guia. em Paraitepuy, após o controle de entrada, é feita a conferência dos pesos e distribuição entre os porteadores.

  • Contatos:
  • Imeru Alfonzo: WhatsApp +58 414-1502438 │ +58 416-4116569 │ [email protected]
  • Outros guias:
  • Gregory Lanz   [email protected]  Facebook
  • Leopoldo Pilar Gonzales +58 424-911-5872
  • Heber Herrera Arismendi +58 416-0948792
  • Meru Pahi / Leonida Cliffe +58-414-185-119
Conferência de pesos com balança de mão
  1. Autorizações para o Monte Roraima

A entrada no Monte Roraima é gratuita, mas é preciso solicitar antecipadamente junto ao Parque Nacional do Monte Roraima (lado brasileiro) e ao InParques (lado venezuelano) uma autorização para entrar na área. Apenas o lado da Guiana não faz essa exigência e, dependendo da época, é preciso solicitar com antecedência, pois só é permitido entrar 50 pessoas por dia.

Para fazer essa solicitação, um responsável pelo grupo precisa enviar dados de todo o grupo por e-mail, juntamente com os dados do guia (nomes completos e identidade ou passaporte digitalizados). Com as autorizações solicitadas, os respectivos escritórios responderão autorizando as retiradas, que podem ser feitas na véspera (ParnaRoraima) e no mesmo dia de início da trilha (InParques) em uma comunidade chamada São Francisco de Yuruani. O grupo vai usá-las para entrar no parque e assinar o controle de entrada no escritório em Paraitepuy e deve guarda-las com cuidado durante todo o trekking. Minha dica é fazer fotos para garantir.

 

ICMBIO – Parque Nacional do Monte Roraima 

  • Endereço: Av. Pan Americano S/N, BV-8, Pacaraima – RR
  • Horário de Funcionamento: 8h-12h e 14h-17h30
  • Telefone: (95) 3592-1085 / 3623-0473 / (61)3341-9784
  • E-mail: [email protected]site

>> Entre em contato e solicite um PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA PARNARORAIMA

>> É preciso retirar as autorizações no escritório do ParnaRoraima no horário comercial, das 9h às 17h (endereço acima). Fica bem perto da fronteira e pegamos antes de atravessar.

>> Atenção ao fuso horário com 1 hora a menos em relação à Brasília.

 

InParques – Instituto Nacional de Parques

>> Entre em contato e solicite um PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO INPARQUES

>> É preciso retirar as autorizações no escritório do InParques no horário comercial, a partir das 8h. Fica em São Francisco de Yuruani, no caminho para Paraitepuy, onde começa o trekking, e basta pedir para o jipe parar lá na ida.

Como contratar o trekking no Monte Roraima com guias
Uma das autorizações

 

Como contratar o trekking no Monte Roraima com guias
Escritório do InParques no caminho para Paraitepuy
  1. Reserva de hospedagem em Santa Helena de Uairén

Depois de pesquisar em vários relatos, escolhemos a Pousada L’auberge, no centro de Santa Helena de Uairén, por ser muito bem recomendada. É preciso reservar com antecedência e é possível entrar em contato com eles por e-mail. Eles enviam o número de uma conta no Brasil com informações para fazer um DOC para assegurar a reserva.

Dica: outras hospedagens costumam ficar sem água quando estão muito cheias e essa geralmente não tem problema com isso.

 

Posada l’AUBERGE

  • Endereço: CalleUrdaneta, Santa Elena de Uairén, Bolívar, Venezuela
  • Telefone: +58 289-9951567
  • E-mail: [email protected]
  • Confira os tipos de quartos no site da pousada.

 

  1. Onde comprar gás para os fogareiros?

Para evitar problemas no embarque, deixamos para comprar os botijões de gás para os nossos fogareiros em Boa Vista.

Fizemos uma lista de lojas de aventura e entramos em contato antes, a fim de reservar e não correr o risco de não encontrar. Pesquisamos na internet e fizemos uma lista com as opções de lojas, entramos em contato com algumas e escolhemos essa por sua localização:

 

CASA TIRO CERTO

  • Avenida das Guianas, 1474, LJ B, São Vicente, Boa Vista
  • Tel: (95) 3623-0341
  • Preço: R$ 19,0 (na época)

OBS.: Nosso tempo em Santa Helena foi pouco, mas não achamos lugares com botijões a venda no centro e, segundo informação local, é difícil encontrar por lá.

 

  1. Qual dinheiro levar?

A moeda usada na Venezuela é o bolívar, mas muitos lugares aceitam reais. Na época em que visitamos a cotação estava 1 real = 1000 bolívares, mas ao pagar em reais em algum estabelecimento lá perde-se um pouco.

A pousada nos cobrou em reais e o guia nos cobrou uma parte em dólares e uma parte em reais. Eu, particularmente, troquei apenas os dólares necessários e mais um pouquinho de reserva. O restante do dinheiro levei em reais e trocamos e um lugar confiável indicado pelo nosso guia. Isto porque os porteadores são pagos em bolívares (300 mil bolívares por 8 dias na época, que dava cerca de 300 reais).

 

  1. Vacina contra Febre Amarela

É recomendado que você esteja vacinado contra febre amarela pelo menos 10 dias antes de ir para a Venezuela e que emita seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), ou, simplesmente, a carteira de vacinação internacional.

Eu já tinha emitido esse certificado há mais de um ano e ele tem a mesma validade da vacina, isto é, 10 anos.

É bem simples de resolver essa etapa. Após tomar a vacina, leve o cartão devidamente preenchido com a data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina até um Centro de Orientação para a Saúde do Viajante. Você pode fazer um pré-cadastro no site da Anvisa para agilizar o processo, mas é necessário retirar pessoalmente. Confira mais detalhes no site e localize o centro mais perto de você.

> Consulte as recomendações e exigências da Anvisa em cada país nesse site.

> Leia nosso post sobre  Como tirar Certificado Internacional de Vacinação

 

  1. Táxi de Boa Vista para Santa Helena

A viagem entre Boa Vista pode ser feita de 3 formas:

  1. Táxi Comum
  2. Táxi Lotação: R$ 50,00 por pessoa ou R$ 250,00 por grupo (fev/2017)
  3. Ônibus: R$ 40,00 na Viação Rivaltur, saída às 7h da Rodoviária de Boa Vista
  • Rodoviária de Boa Vista: (95) 3623-9446

De táxi comum é a opção mais cara, e de ônibus é a opção com menos flexibilidade, pois há poucos horários. Escolhemos o táxi lotação, que faz parte de uma cooperativa, sai de um terminal próprio em Boa Vista e trabalha naquele esquema de que o carro sai quando completa o número passageiros.

Nós entramos em contato antecipadamente para verificar preços e combinar com um taxista e deixamos tudo previamente acordado tanto para a ida quanto para a volta e ainda solicitamos que ele nos buscasse no Aeroporto em Boa Vista.

A viagem que leva cerca de 3 horas, eles param na fronteira para resolvermos a documentação e vão até Santa Elena, que está certa de 10 minutos depois da fronteira. Entre em contato com a cooperativa nos números abaixo ou diretamente pelo WhatsApp dos taxistas cooperados que nos atenderam, que foram ótimos.

 

Cooperativa de Transporte Alternativo de Pacaraima e Boa Vista – COOTAP

  • Lotação de passageiros, Fretes e Encomendas. Pontos de saída:
  • Terminal do Caimbé em Boa Vista:(95) 3623-0017 / 3625-1214
  • Terminal Rodoviário em Pacaraima: (95) 3592-1047 / 3592-1622
  • Táxi do Mineiro: (95) 98109-8008 e seu filho Daniel (95) 99156-3828
  • OBS.: há opções que cabem até 6 pessoas, com a bagagem amarrada em cima.
  1. Aduana/Imigração – IMPORTANTE!

Lembre-se que o fuso horário lá tem 1 hora a menos em relação ao horário de Brasília e programe-se para cruzar a fronteira em Pacaraima dentro desses horários. Se possível, chegue com antecedência pois o trânsito de pessoas é intenso e gera filas.

 

Passaporte ou identidade?

Cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no país podem viajar pelo Mercosul e Estados Associados sem passaporte. Basta apresentar a carteira de identidade (RG). Os países são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Inclusive, é mais rápido usar apenas o RG (não serve carteira de habilitação), pois com o passaporte será preciso sair do Brasil e carimbar o passaporte na Polícia Federal e depois carimbar novamente no lado venezuelano e preencher a solicitação de entrada (permisso) no trailler SENIAT que fica do lado esquerdo. Isto é, com o passaporte, serão duas filas na ida e duas na volta.

Com o RG é possível ir direto ao trailer e será apenas uma fila em cada trajeto. Não entre na Venezuela sem essa solicitação pois a fronteira tem muitos problemas com contrabando de gasolina, garimpo e outros. Nós passamos por três barreiras de policiamento no lado brasileiro e mais três da Guarda Nacional no lado venezuelano, e comunicamos sobre a ida ao Monte Roraima. Em nenhuma nos pediram para nos revistar, mas vimos outros carros sendo revistados.

  • Funcionamento da Aduana Venezuelana: 8h às 18h
  • Funcionamento da Aduana Brasileira: 08h às 21h
Fronteira

 

Trailler SENIAT
  1. Lista de contatos de emergência

O Monte Roraima está em uma região inóspita de difícil acesso e é preciso muito cuidado e preparação para visitar. Para finalizar nossos preparativos para a expedição, organizamos uma lista com contatos dos consulados brasileiros na Venezuela e dos consulados venezuelanos no Brasil, incluindo o plantão de emergências e deixamos arquivado nos telefones celulares de todos os membros.

Entre em contato com a gente por e-mail ou faça download da lista nesse link e guarde também.

 

> Essa preocupação nos leva a outra dica importante que é sobre contratar um seguro viagem. Se você preferir, faça uma cotação através desse link, use nosso CUPOM DE DESCONTO EXCLUSIVO e ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem.

Cupom: VIDASEMPAREDES5

 

  1. Regras de visitação ao Monte Roraima

Antes de ir, confira as regras de visitação através desse link e coloque em prática durante sua experiência nesse lugar mágico do planeta.

Lembre-se também que para as comunidades indígenas de lá, os platôs e montanhas locais têm um significado mais profundo, e são considerados como mundos habitados por espíritos. Respeite a cultura, as crenças e lendas do Monte Roraima.

 

  1. Ajuda para a comunidade Paraitepuy

Esse último é um item que não entrou nos nossos preparativos pois só soubemos após a nossa expedição para o Monte Roraima. Mas eu recomendo que entre nos preparativos de todos os nossos leitores. Os indígenas pemón da comunidade Paraitepuy trabalham principalmente com o turismo no Monte Roraima e muitas coisas simples para nós, como uma pilha para lanterna, por exemplo, são de difícil acesso para eles ou são muito caras na Venezuela.

Sem o auxílio e conhecimento dos nossos ajudantes tudo seria mais difícil, sem mencionar que eles são pessoas simples e adoráveis, sempre solícitos e dispostos a nos ajudar. Nós doamos vários equipamentos para eles ao fim do trekking e estamos organizando outras doações para enviarmos. Portanto, se for possível, inclua nos seus preparativos alguns itens para levar para os porteadores que você vai contratar, como pilhas, lanternas, luvas, bonés, isolantes, anoraks e até barracas, caso você tenha alguma sobrando, ou alimentação. Qualquer coisa será de grande importância para eles e eu tenho certeza que ao fim do trekking você se sentirá muito feliz em ajuda-los.

Após essa série de preparativos antes de ir ao Monte Roraima com guias, só resta lidar com a expectativa! Eu e meu amigo Erick Eas planejamos tudo com antecedência para o nosso trekking de 8 dias no Monte Roraima e nossa expedição foi um sucesso. Agradeço a ele e também aos amigos Alexandre, Helena, Lucio e Maria, que foram sensacionais. Nossa experiência lá foi incrível, o lugar é surpreende e extraordinariamente bonito! Gratidão!

 

Leia também:

Como são os acampamentos no Monte Roraima

Helena, eu, Maria, Lucio, Miguel (um dos porteadores), o guia Imeru, e Erick

O que levar para o Monte Roraima

As roupas para dormir e caminhar e alguns equipamentos são gerais. Isto é, essas dicas valem para todos os grupos e formatos de trekking no Monte Roraima. Independente se você vai com agências ou só com guias (obrigatório).

Já os itens de alimentação valem apenas para quem não optar por contratar o pacote de alimentação oferecido tanto pelas agências quanto pelos guias. Quanto aos equipamentos para acampar, a nossa lista é voltada para quem vai levar os próprios itens e ficar responsável por montar e desmontar o acampamento. Mas também é possível contratar o pacote com acampamento incluído. Nesse caso, verifique com o guia ou agência o que você precisa levar.

Monte Roraima: o que levar para dormir

  • 1 conjunto segunda pele (blusa e calça)
  • 1 calça de lã
  • 2 fleeces
  • 2 meias
  • 1 balaclava
  • 1 touca
  • 1 luva
  • 1 saco de dormir com extremo de 5°
  • 1 cobertor de emergência
  • Roupa íntima
  • 1 chinelo

Monte Roraima: o que levar para o trekking

  • 1 calça de microfibra
  • 1 calça legging (extra)
  • 1 blusa com proteção solar manga longa
  • 1 corta vento impermeável
  • 2 blusas dry fit manga curta
  • 1 top
  • 1 biquíni
  • 1 body
  • 1 luva
  • 1 boné
  • 5 meias
  • 1 bota
  • 1 capa de chuva

Higiene:

  • 1 toalha de microfibra
  • Sabão biodegradável
  • Papel higiênico
  • 2 pacotes de lenço umedecido
  • Álcool gel

[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5[/su_note]

Cozinha:

  • 1 panela que sirva como prato
  • 1 pano de prato
  • 1 fogareiro
  • 1 ou 2 botijões de gás (depende do que você vai preparar)
  • 1 faca
  • 1 colher
  • Sabão biodegradável

Acampamento:

  • 1 barraca
  • 1 isolante
  • 1 lona fina para forrar o chão
  • Cadeados
o que levar para o Monte Roraima: acampamento
Hotel Quati

Itens na mochila de ataque:

  • Carteira e documentos
  • Celular, câmera fotográfica, cabos, pilhas, bateria portátil (embalados em bolsa estanque)
  • Óculos de sol
  • Nécessaire (Lenços umedecidos / Álcool gel)
  • Protetor solar e labial
  • Manteiga de cacau
  • Bolsa de água de 2L
  • Clor-in
  • Fita adesiva
  • Lanche de trilha
  • Caneta e caderninho de anotações
  • Lanterna
  • Fósforo, apito, cordeletes
  • Kit de primeiros socorros
  • Bastão de caminhada
  • Sacolas plásticas
  • Garrafinha

Alimentação:

Meu grupo optou em levar toda a comida individualmente ao invés de contratar um pacote de alimentação. Isso possibilitou atender às preferências de cada um. A vantagem de contratar o pacote é não ter que carregar tudo e não precisar preparar nada.

No nosso caso, a gente mesmo cozinhava todas as refeições. Mas quanto ao transporte, contamos com a ajuda de 2 porteadores. Cada ajudante leva até 15 quilos, e como éramos 6 pessoas, cada um “despachou” 5 quilos de comida, para um trekking de 8 dias. No meu caso foi suficiente, e eu só levei alguns sanduíches para o primeiro dia. Parece pouco, mas a alimentação era planejada e foi mais que suficiente. Deu até para compartilhar com nossos amigos porteadores!

Outras informações:

  1. Levei tudo em 1 mochila cargueira 55L.
  2. Sacolas plásticas, pregadores, cordeletes ajudam muito.
  3. Verifique com seu guia ou agência a necessidade de levar outros equipamentos.
  4. Se quiser tomar banho após o último dia de trekking, leve um par de roupas extras e deixe no hotel em Santa Elena de Uairén. Não pagamos nada por isso, mas para tomar banho é preciso pagar 1 diária de algum quarto. O mais barato disponível era 70 bolívares (março de 2017).

Como contratar o trekking no Monte Roraima com guias: 2.734 metros de altitude

Por Camila Coubelle

 

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:
Ao reservar com nossos parceiros, por meio dos links abaixo ou citados nos posts, recebemos uma comissão.
Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem.
Muito obrigada e boa viagem!
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo ou a Holafly.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança na Civitatis, no EasyTravelShop ou no GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta on-line multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.



Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

17 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Parabéns pelo guia super detalhado, ainda bem que existem pessoas como vocês, dispostas a ajudar…

    Estamos iniciando a preparação da nossa viagem e a grande dúvida é: preparo físico. Tenho 56 anos, boa saúde, bom preparo físico e experiência em trekking em outras trilhas. Minha namorada tem 36 anos, também boa saúde e bom preparo. Mas mesmo com essas boas condições, ficamos em dúvida se temos o preparo requerido, pois somos pessoas comuns, que fazem caminhadas, corridas, musculação, exercícios aeróbicos, alongamentos, etc, mas não somos atletas.

    O que vocês acham?

    Além disso, gostaria da opinião de vocês sobre o período de planejamento da nossa viagem. Temos o período de 2 a 11 de janeiro, já incluindo tudo, inclusive viagens aéreas ida e volta para Belo Horizonte. Vocês acham suficiente?

    • Olá Márcio! Obrigada pelo feedback! Que bom poder ajudar outras pessoas a se planejarem também! Então, as atividades que vocês fazem são exatamente iguais às minhas, também não sou atleta, então, acho que vocês podem ficar tranquilos quanto ao preparo físico.
      Quanto às datas, acho que é possível, embora um pouco apertado, isto se vocês também pretendem fazer um total de 8 dias de trekking como nós fizemos. O voo de ida no dia 2 precisa chegar no aeroporto de Boa Vista entre 12 e 13h para que dê tempo de cruzar a fronteira e chegar em Santa Elena. Aí vocês conseguem começar no dia 3 e terminar dia 10 na parte da tarde, a tempo de voltar para Boa Vista. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Abraços!

  2. Pessoal, gostaria de dar um retorno sobre minha experiência no Monte Roraima.
    A viagem foi incrível, as dicas de vocês ajudaram muito, voltei completamente apaixonada por aquele lugar! Porém preciso alertar que contactei o Guia que aqui está descrito como Wenber Asis, que na verdade chama-se Antônio e foi um desastre. Só não estragou nossa viagem pq tivemos bastante jogo de cintura e nos unimos para enfrentar a situação. Ele basicamente pediu um adiantamento de metade do valor antes de irmos para Venezuela (até ai tudo bem), fechou com dois grupos diferentes e as datas não bateram e quando chegamos no local combinado ele não estava, deixou um filho de 20 anos para nos acompanhar até o primeiro acampamento pois iríamos encontra-lo lá no retorno da viagem com o outro grupo.O filho já pediu mais 25% do valor antes de subir (75% do total). Quando encontramos ele a primeira coisa que nos perguntou era se tínhamos bastante comida e pediu o dinheiro restante (os 25% restante), disse que estava cansado e que iria ver se conseguiria subir o monte conosco. Desta forma, mesmo contra vontade pagamos o restante pois ele insistiu que precisa do dinheiro para mandar para a esposa etc.. como a Venezuela está em crise nos compadecemos e pagamos ele, resultado: Na manhã seguinte ele não estava mais no acampamento, tinha ido embora e deixou o filho para subir conosco (que era carregador e foi pago a parte), e o pior.. deixou o rapaz sem comida. Fizemos o passeio que foi pago para 8 dias em 7, dividimos toda nossa comida com o rapaz (tivemos que racionar um pouco), ficamos sem o “banheiro” que é regra do parque, sem explicação nenhum sobre nenhum ponto pois ele não sabia e no retorno esperamos quase 6 horas para o carro de transporte nos levar a Santa Helena, ainda assim o carro nos deixou no início da cidade e tivemos que retornar boa parte a pé. Chegando no local que ele residia ficamos esperando pois eu queria claro, falar com ele e saber o que aconteceu, esperamos quase o dia todo e ele não apareceu, mandando recados do tipo chego daqui 30 minutos, chego daqui 2 horas, vou esperar vocês na fronteira.. várias coisas que não faziam sentido. E por azar minha mãe ainda mandou uma mensagem para o celular dele para saber se estávamos bem (deixei o contato como emergência) e ele escreveu várias coisas para ela dizendo que estávamos tentando dar um golpe nele, que ele estava doente com esposa grávida.. enfim, uma loucura! Vou escrever um relato no mochileiros.com como sempre faço após as viagens e tentar alertar o pessoal para não contratar este guia. Ele é o mais barato mas faz valer o ditado “o barato sai caro”. Os outros guias que encontramos durante a viagem pareciam muito bacanas. Tirando isso TODAS as dicas do Vida sem Paredes foram perfeitas, inclusive recebi a lista de telefones úteis por email.
    Agradeço muito toda a ajuda

    Abraços
    Daiane

    • Olá Daiane! Agradeço muito seu feedback e sua contribuição com quem está programando trekking no Monte Roraima através do seu relato com esse guia. Já retirei o contato dele da minha lista de indicados aqui no post e espero que a diretoria do parque fiscalize melhor esse tipo de coisa. Vocês chegaram a fazer alguma reclamação no escritório do parque?

      Espero que, apesar disso, a montanha tenha valido a pena!
      Grande abraço e até a próxima trilha! 🙂

  3. Excelente seu blog. Pretendo viajar para o Monte Roraima em agosto/2018. Se tiver algum comentário de alguém que foi lá agora em 2018, favor postar, se possível. Abraços. Parabéns!
    Ricardo

  4. Oi! Não estou lembrando quem indicou ele, mas lembro que a gente queria muito ter ido com ele!
    Conta sim!
    Te envio o documento com os contatos por e-mail hoje ainda!

    Abraços e boa viagem!

  5. Só mais uma coisinha please.. 🙂 Não consigo acessar o link dos contatos de emergência, se você ainda tiver esse documento, seria possível me passar por e.mail?
    Obrigada novamente!

  6. Muito Obrigada mesmo.. tenho pesquisado bastante sobre o Monte Roraima e seu blog foi de longe o mais útil! <3 Acabei fechando com o Antônio, que aqui no seu post está como Wenber Asis, acho que é nome do filho dele. Você lembra quem te indicou ele? Todas suas dicas estão sendo muito úteis.. vou subir início de março, estamos seguindo a sua opção também, levaremos nossa barraca e comida! Depois te conto como foi.

    Grande abraço
    Daiane

  7. Obrigada pelas dicas! São muito úteis 🙂
    Gostaria de saber como vocês encontraram estes contatos dos guias, sabem se todos estes são de confiança? Será que existe alguma associação de guias?

    • Olá! Que bom que as dicas ajudaram!
      Olha, eu posso dizer que todas as pessoas que conheci (guias e porteadores) pareceram confiáveis… O guia Imerú foi ótimo, e posso afirmar que o Olegário também (ele foi auxiliar). Os outros guias que eu citei foram indicações de amigos, e todos ficaram satisfeitos e me falaram que eu podia confiar.

      Qualquer dúvida, só falar!

  8. […] aqui como contratar um trekking no Monte Roraima e como chegar na comunidade […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.