As feiras de rua em Juiz de Fora são apenas alguns dos atrativos da cidade que fica na Zona da Mata de Minas Gerais. Aliás, feiras e mercados abertos são ótimas atrações para se visitar em várias cidades do Brasil e do mundo.
Em JF não é diferente. A cidade tem inúmeras opções para quem busca alimentação saudável, caseira e até pra quem procura artesanato, roupas e artigos de decoração.
As feirinhas chamam a atenção principalmente pela simpatia das pessoas que circulam por ali, como aqueles vendedores animados, que sabem agradar e adoram uma boa conversa. Além de abastecer os moradores locais, esses espaços também costumam ser muito visitados pelos turistas, que adoram provar coisas diferentes e explorar um pouco da cultura das cidades.
Nós separamos uma lista com 7 feiras de rua em Juiz de Fora para você conhecer e se deliciar com seus sabores e peculiaridades.
7 feiras de rua em Juiz de Fora
1- Feira da Avenida Brasil
Com 340 feirantes cadastrados e mais de 600 barracas, é uma das mais famosas feiras de rua em Juiz de Fora, que agita as manhãs de domingo na cidade.
Variedade e preços baixos são os principais atrativos, mas o pastelzinho com caldo de cana e os badulaques na outra margem do Rio Paraibuna chamam a atenção até de quem não está ali para comprar frutas, verduras ou legumes. Isso porque a feirinha que se formou paralelamente à “feira oficial” é muito conhecida entre os colecionadores de produtos antigos e até de artigos usados. É cada raridade que se vê por ali.
- Avenida Brasil | Domingo, de 7h às 12h30
2- Feira da Agricultura Familiar
A Feira da Agricultura Familiar comercializa apenas produtos colhidos ou fabricados em propriedades rurais. As barracas de frutas, verduras e legumes se misturam com as bancas de bolos, pães e biscoitos artesanais, queijos, doces em compota, café moído e muitos outros artigos feitos com muito carinho pelos pequenos produtores.
- Praça do Riachuelo | terça-feira, de 7h às 14h
- Parque Halfeld | quinta-feira, de 7h às 14h
- Praça do Bairro Bom Pastor | sexta-feira, de 7h às 14h
3- Feira Noturna
A primeira feira livre noturna de Juiz de Fora atrai muitas pessoas pelo simples motivo de facilitar a vida de quem vive no corre-corre o dia todo e não consegue ir nas feiras diurnas com tranquilidade. São 71 feirantes que vendem de tudo um pouco (frutas, legumes, verduras, queijos, doces) e ainda tem praça de alimentação.
- Praça Antônio Carlos – PAC | quarta-feira, de 16h às 22h30
4- Feira É daqui
Batizada de “É Daqui”, a feira que agita o centro de JF às sextas-feiras é para aqueles que possuem alguma restrição alimentar. Os produtos vendidos ali são totalmente inclusivos. Tem opções sem glúten, sem lactose, sem açúcar ou sem ovo. Também há espaço para os veganos e para os produtos orgânicos.
- Parque Halfeld | sexta-feira, de 9h às 14h
>>Leia também: 5 programas legais e gratuitos em Juiz de Fora
5- Som Aberto
O Som aberto não é necessariamente uma feira de rua, mas sim um evento elaborado pela Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Realizado uma vez por mês e sempre aos sábados, a feira reúne cerca de 90 expositores locais que vendem produtos artesanais dos mais variados: roupas, acessórios, artigos de decoração, antiguidades, cafés, doces e muito mais.
A pluralidade cultural do projeto se estende nas diversas atrações artísticas espalhadas pela Praça Cívica da Universidade. O evento é indicado para toda a família, dos mais velhos aos pequeninos.
- Praça Cívica da UFJF | sábado, de 14h às 22h
6- Mercado Aberto
Com a proposta de abrir espaço para criadores da cidade, o Mercado Aberto é outra opção para quem busca diversidade de produtos e comidinhas gostosas.
Eventualmente e sempre aos sábados, cerca de 30 expositores se reunem na “pracinha do São Mateus” para apresentar seus trabalhos originais de artesanato, decoração, roupas e acessórios. Um espaço feito para aproximar pessoas e estimular criações autorais e sustentáveis.
- Praça Jarbas de Lery – São Mateus | sábado, de 14 às 21h
7- Feira de artesanato
Também na “pracinha do São Mateus”, só que fielmente todos os sábados, rola a tradicional Feira de Artesanato. São 40 barracas com roupas, tapetes, fuxicos, bordados, crochê, doces, biscoitinhos (daqueles de vó, sabe?) e muitos outros produtos, que ficam expostos em simpáticas banquinhas ao redor dos canteiros.
- Praça Jarbas de Lery – São Mateus | sábado, de 8h às 14h
Dicas para quem vai visitar Juiz de Fora:
1. Juiz de Fora está às margens da BR-040 e da BR-267 e tem diversas linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais ligando o município à diversas localidades.
2. Quem chega a Juiz de Fora de avião desembarca no Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá – MG, e está a cerca de 40 quilômetros do centro da cidade. Existe uma linha de ônibus e táxis exclusivos dentro do aeroporto que fazem o traslado até Juiz de Fora. Mas se você prefere um carro para andar com mais autonomia pela cidade, pode comparar os preços de aluguel de automóveis em todas as locadoras da região nesse link.
3. Juiz de Fora tem uma ampla rede hoteleira, com muitas opções de hospedagem tanto no centro quanto nos bairros e até nas imediações da cidade. Confira nesse link.
4. Confira os Lugares para tomar um bom café em Juiz de Fora e aproveite.
Distâncias até Juiz de Fora – MG:
283 km de Belo Horizonte – MG: BR-040
184 km do Rio de Janeiro – RJ: BR-040
477 km de São Paulo – SP: BR-116 até RJ
7 feiras de rua em Juiz de Fora para conhecer e se deliciar
por Nange Sá