Não é preciso ser mineiro para amar queijos. Mas é em Cruzília, sul de Minas Gerais, que se encontram os melhores sabores.
A pequena cidade é aconchegante e abriga três importantes tradições: é a terra berço dos cavalos Mangalarga e Mangalarga Marchador; possui fazendas centenárias da época do ouro, e é famosa pela produção de queijos, considerados os melhores do país.
Faz parte do Caminho Velho da Estrada Real e integra o circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira. Cruzília está a cerca de 65 quilômetros de São Lourenço e a 40 de Caxambu.
Pra viajar nessa terra de sabores, nada melhor do que uma trilha sonora. Dê o play e curta com a gente.
Onde se hospedar em Cruzília:
Cruzília tem algumas opções de hospedagens pequenas, no melhor clima de interior. Confira as opções e reserve na Booking.com através desse link. (Ao reservar através de nossos links você ajuda o blog vida sem paredes a continuar compartilhando dicas de viagem sem pagar a mais por isso. Obrigada!)
Como chegar em Cruzília:
Quem vem de carro de Belo Horizonte, pode pegar a BR-381 sentido São Paulo. Após a entrada de Três Corações, vire à esquerda na BR-267 passando por Campanha, entradas para Cambuquira, Conceição do Rio Verde, Caxambu e Baependi. Vire à esquerda na BR-383, percorrendo 10 km até Cruzília.
Do Rio de Janeiro, o caminho é pela BR-116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR-354 em direção a Itamonte, passando por Santana do Capivari, Pouso Alto e entrada para São Lourenço. Virar à direita até Baependi, à direita na BR-267 e à esquerda na BR-383.
De São Paulo, vá pela BR-381 sentido Belo Horizonte, passando pela entrada de São Gonçalo do Sapucaí. Vire à direita na BR-267, passando por Campanha, Cambuquira e Caxambu, e entre à esquerda na BR-383, percorrendo 10 km até Cruzília.
>> Se precisar alugar um carro para visitar Cruzília, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.
De ônibus, quem vem do Rio de Janeiro ou Belo horizonte, deve ir para São Lourenço ou Caxambu. Use a viação Sampaio a partir do Rio de Janeiro, a viação Gardênia a partir de Belo Horizonte. De São Lourenço ou Caxambu, há vários horários por dia até Cruzília pela viação Coutinho (35) 3346-1680.
Quem sai de São Paulo pode ir pela viação Cometa diretamente para Cruzília. A partir de Juiz de Fora, vá pela viação Santa Cruz até Caxambu, ou peça para descer no trevo de Cruzília.
Os queijos de Cruzília:
A produção dos queijos finos em Cruzília começou há 50 anos e já levou a fábrica do município à liderança do Ranking Nacional dos Melhores Queijos do Brasil em 2009, e novamente em 2010.
Lá são produzidos diversos tipos de queijos, que se dividem em sete principais grupos: queijos de massa filada, de massa cozida, de massa semi-cozida, de massa crua, queijos de mofo branco, de mofo azul e queijos condimentados.
A cidade no alto da Serra da Mantiqueira tem um terroir perfeito para produzir queijos finos. Por isso, foi escolhida pelo fundador do laticínio, o Sr. José Moreira de Almeida.
Hoje, são diversos queijos com sabores especiais. Gouda, Brie, Fondue, Prato Esférico, Estepe, Gruyère, Emmental, Camembert…. todos fazem sucesso, mas o Gorgonzola Azul de Minas é sem igual!
O queijo “A Lenda”
Um dos principais queijos produzidos pelo Laticínios Cruzília é chamado de “A lenda”. Tanto o nome, quanto o processo de produção têm uma origem curiosa.
Tudo começou quando trabalhadores encontraram um cofre na fábrica antiga. Ao abrirem, encontraram uma receita, datada há pelo menos 80 anos, e um pote de fermento. Depois de três anos estudando a fórmula, o queijo começou a ser produzido e, esse ano, ganhou o concurso Nacional de Produtos Lácteos, no quesito Destaque Especial.
Mas o que “a lenda” tem a ver com essa história? É que todos na cidade acreditam que, durante o processo de maturação do queijo – que dura 120 dias – antigos trabalhadores da fábrica voltam “do além” pra matar a saudade do trabalho e ajudam na valorização do sabor da massa.
Depois de maturado, o queijo “feito a quatro mãos” recebe uma tinta preta comestível, o que deixa o seu visual ainda mais intrigante. Tudo pronto!
Conheça outros atrativos da cidade: O que fazer em Cruzília
O queijo “Santo Casamenteiro”
Um dos Queijos Cruzília acaba de fazer bonito no concurso Mondial du Fromage 2017, no Salão do Queijo na cidade de Tours às margens dos rios Loire e Cher na França.
O evento internacional realizado em junho teve participação de cerca de 700 produtos de 20 países, e 11 queijos mineiros foram premiados. em 2017, o queijo Santo Casamenteiro conquistou a medalha de prata.
Em 2021, no mesmo festival, o queijo Santo Casamenteiro ganhou o prêmio Super Ouro.
O queijo azul com nozes e damascos tem receita secreta aprimorada em Cruzília e já era conhecido como uma iguaria de textura e sabor inigualáveis.
Agora, com a premiação que o insere no rol dos melhores queijos do mundo, fica praticamente impossível não experimentar.
Onde encontrar os queijos Cruzília:
“A lenda” então segue para a loja da fábrica, que fica em Cruzília mesmo. Por enquanto, o queijo “A lenda” só pode ser vendido nessa loja, mas a empresa deve entrar com um pedido no Ministério da Agricultura para que o produto seja comercializado em todo o país.
Na loja Empório Cruzília, localizada na BR-383, é possível encontrar todos os queijos produzidos pelo laticínio (muitos deles já são vendidos em supermercados espalhados pelo Brasil), além de lembrancinhas da cidade, artesanato, doces de leite, goiabadas, geleias, vinhos, cafés especiais e cervejas artesanais.
Quem gosta de produtos diferenciados não pode deixar de visitar a loja quando passar pela Terra da Cruz.
Além disso, é possível encontrar os Queijos Cruzília no Mercado Municipal de São Paulo.
Qual queijo você gostaria de experimentar em uma visita à Cruzília? Conta aí!
Saiba mais sobre os queijos de Cruzília no Youtube, em matéria feita pela EPTV, e na página do Laticínio.
>> Confira como é o Museu do Cavalo Mangalarga Marchador em Cruzília.
Distâncias até Cruzília:
323 km de Belo Horizonte – MG
203 km de Juiz de Fora – MG
294 km do Rio de Janeiro – RJ
329 km de São Paulo – SP
Cruzília – MG: cerca de 18 mil habitantes | cerca de 1.010 m de altitude
por Nange Sá
Bom dia
NO começo do ano vou a Cruzilia, existe alguma queijaria para ver o processo de fabricaçao do queijo?
Olá Daphne, como vai? Não existe e é uma pena, pois seria muito legal. Mas se estiver na cidade, tente ir no Paiolzinho, por ser uma queijaria menor, talvez consiga. Eles também tem uma loja pequena na frente da queijaria. Em todo caso, não deixe de degustar e levar para casa os queijos da cidade. Abraços e boa viagem!
A cidade de cruzilia possue roteiro das fábricas de queijo?
Não sei informar…. nós visitamos a loja da fábrica sempre que vamos em Cruzília. Mas tem outras fábricas menores, que também têm suas lojas.
[…] Cruzília, a cidade dos queijos deliciosos […]
Vida sem paredes, quero parabenizá-los por tantas informações.
Eu conheço São Lourenço e Caxambu, mas pretendo voltar, e achei ótimo todas as dicas que vocês colocam, pois ajuda muto em escolher lugares e hospedagens.
Muito obrigada,
Deus abençõe vocês.
Oi Cristina! Obrigada pelo carinho! E que bom poder inspirar outras pessoas! Abraços!
Legal Roberto! Não deixe de provar os queijos lá!
Boa viagem!
Vi a reportagem de vcs sobre Cruzilia e como estou indo com a família para São Lourenço no próximo dia 18 e passar 6 dias por lá, vamos aproveitar para conhecer Cruzilia e também Baependi e São Tomé das Letras.
Estou indo do para Cruzília dia 03/06/17. Final da semana que vem.
Já conheço algumas das maravilhas daí, pois sou cliente do Empório Cruzília no Mercadão de São Paulo.
Gostaria de visitar o laticínio.
É possível?
Olá Sérgio! Sugiro que você entre em contato com o laticínio na página deles, no link indicado no post, ou abaixo:
https://www.facebook.com/queijoscruzilia?fref=photo
abraços
[…] e Aiuruoca com suas cachoeiras de águas cristalinas, e Cruzília, que carrega o título de melhor queijo do Brasil e ainda é o berço dos cavalos da raça Mangalarga […]
[…] [ DICA ] Saiba mais aqui > Cruzília: a cidade dos queijos deliciosos […]
[…] Cruzília: a cidade dos queijos deliciosos […]
[…] Uma dica para quem vai passear pelo sul de Minas é esticar até Cruzília e conhecer o Museu do Cavalo Mangalarga Marchador (confira aqui) e aproveitar para experimentar os deliciosos e premiados queijos fabricados na cidade (saiba mais aqui). […]