Com 1.803 metros de altitude, o Pico da Caixa de Fósforo é uma formação rochosa com formato peculiar que lembra uma caixinha e se equilibra em uma base fina, desafiando a gravidade. A trilha é uma das mais curtas no Parque Estadual dos Três Picos. Tem cerca de 5,4 quilômetros só de ida até a base.
Com entrada principal em Nova Friburgo, interior do Rio de Janeiro, o parque, que é o maior do estado, tem diversas trilhas com visuais simplesmente incríveis das montanhas e vales da região.
Veja como é a trilha para o Pico da Caixa de Fósforo, confira as dicas de como chegar no local, a cerca de 150 quilômetros do Rio de Janeiro.
A trilha do Pico da Caixa de Fósforo
A trilha começa próximo ao camping do Vale dos Deuses, acima do Vale do Toledo e após a Sede Avançada do Parque Estadual dos Três Picos. Basta continuar no caminho ao invés de entrar à direita na ponte de madeira que dá acesso ao acampamento.
A trilha é considerada de nível leve e tem sinalização.
O camping é gratuito e oferece banheiros simples com chuveiro frio e uma pequena cozinha. Não esqueça de levar água desse ponto, pois não passamos por cursos de água no caminho.
Como chegar no Parque Estadual dos Três Picos
Os aeroportos mais próximos são os do Rio de Janeiro, a cerca de 150 quilômetros.
De carro a partir de Teresópolis, em frente ao Mirante do Soberbo, siga as placas que indicam Nova Friburgo e a RJ-130 (Terê-Fri)/BR-492. Depois de passar por Bonsucesso e Vieira, perto do km 46, onde há o Posto de Gasolina Novo Tempo, entre à direita antes da Ceasa (Mercado do Produtor Rural). Siga as placas indicando Salinas, São Lourenço e Barracão dos Mendes. Depois, siga as placas Pesagro Rio e Colégio Ibelga.
No Posto dos Amigos, vire à direita, saindo da Estrada Teresópolis Friburgo e percorra 8 quilômetros de asfalto até o começo da estrada de terra de 4 quilômetros, passando por duas pontes estreitas. A estrada de terra não é muito boa, e fica pior no final, com subidas pesadas. Os pedregulhos atrapalham um pouco, principalmente se o carro tiver baixa potência. Mas a maioria dos abrigos estão antes dos piores trechos.
A partir de Nova Friburgo, siga pela RJ-130 (Terê-Fri) até o 3º distrito (Campo do Coelho), passando pelo Mercado do Produtor Rural. Entre à esquerda, saindo da rodovia, e siga as mesmas instruções acima.
Se precisar alugar um carro para visitar o parque, compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele sem juros no cartão, ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com. Dê preferência a carros altos e, se possível, com tração.
De ônibus, use a Viação Útil até Petrópolis, Viação Teresópolis até Teresópolis e Nova Friburgo. A partir do Mercado do Produtor Rural na Rodovia RJ-130 (ou no Terminal de Integração no centro de Nova Friburgo) use a Linha Circular Urbana 505 (São Lourenço) até bairro rural de Santa Cruz, e siga a pé pela estrada de terra de cerca de 4 quilômetros.
Como chegar na Sede Avançada do PETP:
- Por uma trilha que começa à esquerda, acima dos Chalés Recanto dos Ventos e abaixo do Refúgio Kinderdorf. Há uma marcação em vermelho na pedra indicando a trilha, que passa pelo Vale do Toledo, onde há placas indicando o acampamento.
- Seguindo pela estrada principal, passando pelo Refúgio Kinderdorf e República Três Picos. Porém, só carros 4 x 4 chegam lá. Dá para deixar o carro no refúgio e seguir a pé até a Sede Avançada.
Seguindo em frente após a Sede Avançada, logo você verá a ponte da bifurcação do camping à direita. Continue: a trilha começa bastante agradável, no mesmo caminho da Travessia Vele dos Deuses x Vale dos Frades. Passa por uma “praça” com mesa e bancos de madeira até uma bifurcação com placa indicativa.
A maior parte é plana, larga e com uma vegetação linda.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] OFERTAS DE HOSPEDAGEM em Nova Friburgo, com reserva de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.[/su_note]
O trecho íngreme: reta final para o Pico da Caixa de Fósforo
Depois de boa parte plana, a trilha começa a subir, mas o trecho não é longo. Em certo ponto, há uma parede inclinada que tem uma corrente fixa. Depois disso, a trilha segue íngreme, mas com vegetação alta. O trecho final estava com uma areia tão fofa que a volta foi bem escorregadia.
Logo após esse trecho, o Pico da Caixa de Fósforo surge em uma vista incrível de frente. É preciso prestar atenção para não escorregar, pois a partir daqui, há algumas passagens estreitas com um abismo ao lado.
Na base do Pico da Caixa de Fósforo
O cume da Caixa de Fósforo só é acessível por escalada. E há a opção de ficar na rocha ao lado ou chegar na base onde a caixa se equilibra. A subida de uns 3 metros pode ser feita com apoio em duas paredes de pedra, parecida com uma “chaminé”. A subida exige o uso de uma corda que está fixa lá. Recomendamos que, para subir neste ponto, tenha o apoio de um guia que conheça o local e possa dar algum suporte.
O visual é maravilhoso: se o dia estiver aberto as montanhas distantes ficam com várias tonalidades. De lá avistamos o Pico Cabeça de Dragão, os Três Picos, a Pedra do Capacete, os vales e diversas montanhas com formatos diferentes. O visual é completamente diferente dos outros no parque.
[su_quote]DICA
No trecho de cerca de 4 quilômetros de estrada de terra até a sede avançada do Parque Estadual dos Três Picos há vários refúgios de montanha. Eles oferecem área para camping, quartos coletivos ou quartos privados. Confira onde dormir e qual a melhor época para visitar o Pico da Caixa de Fósforo no post Trilhas do Parque Estadual dos Três Picos.[/su_quote]
O Parque Estadual dos Três Picos
O parque existe desde 2002, tem entrada gratuita e inúmeras formações rochosas graníticas que o caracterizam. O conjunto dos Três Picos – Pico Menor (2.060 m.), Pico Médio (2.080 n.) e Pico Maior (2.361 m. só alcançados via escalada) é a formação mais conhecida.
São cerca de 60 mil hectares que se dividem entre as cidades de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim.
A parte alta do parque fica na região conhecida por Salinas, no distrito de Campo do Coelho, 3º distrito de Nova Friburgo, a cerca de 55 quilômetros de Teresópolis e a 150 da capital fluminense. O acesso é pela Estrada Tere-Fri (RJ-130), após Teresópolis e antes de Nova Friburgo. É onde está a Sede Avançada (a sede principal fica no município de Cachoeiras de Macacu).
Outras trilhas do PETP
Além da trilha da Caixa de Fósforo, o Parque Estadual dos Três Picos é muito procurado por causa do conjunto que dá nome ao parque. A Travessia Vale dos Deuses x Vale dos Frades, a Cachoeira dos Frades e o Pico Cabeça de Dragão também atraem muitos aventureiros.
>> Leia mais: Trilhas do Parque Estadual dos Três Picos <<
Dicas para a trilha da Caixa de Fósforo
- Se precisar contratar um guia, indico o Ivo Jr. [ WhatsApp (21) 97113-8708] por sua grande experiência, conhecimento da área, qualidade no atendimento, atenção e disposição em ajudar.
- O Parque Estadual dos Três Picos não cobra ingresso e não é preciso preencher ficha de inscrição. É recomendável avisar aos guarda-parques na sede avançada quais trilhas pretende fazer.
- O camping do Vale dos Deuses é gratuito e bem amplo, mas em feriados ou alta temporada, pode ficar cheio. A dica é montar a barraca antes de começar a trilha.
- Confirme com o guia quais equipamentos você deve levar (como lanterna, bastão de caminhada, bolsa de hidratação etc) e outras informações importantes sobre a trilha.
- Preserve o Parque Estadual dos Três Picos e o meio ambiente.
S E R V I Ç O
Parque Estadual dos Três Picos – PETP
- (21) 2649-6847 e 2632-4969
- Entrada gratuita
Pico da Caixa de Fósforo, 1.803 metros de altitude, Parque Estadual dos Três Picos (PETP), Nova Friburgo – RJ
por Camila Coubelle
[…] >> Leia também: Trilha do Pico da Caixa de Fósforo […]