O Festival de Música de Cruzília, cidade no sul de Minas Gerais, já é tradicional na região. Desde a década de 1970, músicos e artistas vindos principalmente de Minas e de São Paulo, encantam, com suas vozes e sons, o público que encara as noites frias de julho em busca de boa música e confraternização.
São três dias de festa com o que há de melhor na Música Popular Brasileira. Cerca de 25 músicos e bandas apresentam suas composições em uma disputa cheia de amor e sorrisos. Ao final de cada etapa, artistas renomados sobem ao palco para fechar as noites com chave de ouro.
Esses e outros motivos vão te deixar inspirado para curtir o próximo Festival de Música de Cruzília.
Como chegar em Cruzília, Sul de Minas
Cruzília fica no Caminho Velho da Estrada Real, a cerca de 60 quilômetros de São Lourenço, cidade do Circuito das Águas.
Quem vem de carro de Belo Horizonte, pode pegar a BR-381 sentido São Paulo. Após a entrada de Três Corações, vire à esquerda na BR-267. Você vai passar por Campanha, entradas para Cambuquira, Conceição do Rio Verde, Caxambu e Baependi. Vire à esquerda na BR-383, percorrendo 10 km até Cruzília.
Do Rio de Janeiro, o caminho é pela BR-116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR-354 em direção a Itamonte, passando por Santana do Capivari, Pouso Alto e entrada para São Lourenço. Virar à direita até Baependi, à direita na BR-267 e à esquerda na BR-383.
De São Paulo, vá pela BR-381 sentido Belo Horizonte, passando pela entrada de São Gonçalo do Sapucaí. Vire à direita na BR-267, passando por Campanha, Cambuquira e Caxambu. E entre à esquerda na BR-383, percorrendo 10 km até Cruzília.
Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 3x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com.
De ônibus, quem vem do Rio de Janeiro ou Belo horizonte, deve ir para São Lourenço ou Caxambu. Use a viação Sampaio a partir do Rio de Janeiro, a viação Gardênia a partir de Belo Horizonte. De São Lourenço ou Caxambu, há vários horários por dia até Cruzília pela viação Coutinho (35) 3346-1680.
Quem sai de São Paulo pode ir pela viação Cometa diretamente para Cruzília. A partir de Juiz de Fora, vá pela viação Santa Cruz até Caxambu, ou peça para descer no trevo de Cruzília.
Motivos para ir ao Festival de Música de Cruzília
-
Shows de artistas renomados
Grandes artistas como Renato Teixeira, Almir Sater, Sá e Guarabyra e Oswaldo Montenegro já subiram ao palco do Festival de Música de Cruzília. A cada ano o evento traz uma novidade e um nome de peso para esquentar as noites frias do inverno cruziliense. E o público, claro, responde com uma explosão de alegria e animação.
-
Novas canções
Além dos grandes artistas, revelações da MPB apresentam suas canções de ritmos variados, com arranjos simples ou mais elaborados. O lance ali é emocionar e cativar o público que está sempre disposto a aplaudir os novos e grandes talentos da música.
Conheça outros atrativos da cidade:
-
Clima de confraternização
Durante o festival, os músicos, os amantes da boa música e até os leigos no assunto fazem da festa uma grande confraternização. As letras das músicas participantes são distribuídas em livreto do festival, o que contribui para a interação do público com os músicos.
Além disso, é comum ver pelas ruas pessoas que nunca se viram cantando juntos em uma roda de violão, ou um público animado aplaudindo ilustres desconhecidos durante a passagem de som. Fazendo jus a boa hospitalidade mineira, casas, portas e janelas estão sempre abertas para celebrar o momento de diversidade musical. É esse clima que dá o tom maior do evento.
-
Provar queijos premiados
O Festival pode até ser o grande chamariz para os visitantes, mas outras atrações da cidade não podem ser esquecidas. Provar seus queijos premiados é uma delas. E a fama não é para menos, já que a cidade produz alguns dos melhores queijos do Brasil e, agora, um dos melhores do mundo: o Santo Casamenteiro, condecorado com a medalha de prata no concurso Mondial du Fromage 2017, na França.
Confira nosso artigo Cruzília, a cidade dos queijos deliciosos.
-
Conhecer a história do Mangalarga Marchador
Outra atração que precisa estar na lista de quem visita a cidade é o Museu Nacional Mangalarga Marchador. Sendo amante de cavalos ou não, conhecer a história da raça que nasceu nas fazendas centenárias de Cruzília vai te levar a uma viagem no tempo.
A raça, respeitada e idolatrada mundialmente é tão tradicional quanto os queijos ou o Festival, e atrai turistas de todo o Brasil atrás de um dos melhores e mais belos cavalos do mundo.
Leia também nosso artigo sobre o Museu Mangalarga Marchador.
Onde se hospedar em Cruzília:
Cruzília tem algumas opções de hospedagens pequenas, no melhor clima de interior. Confira as opções e reserve na Booking.com através desse link. (Ao reservar através de nossos links você ajuda o blog vida sem paredes a continuar compartilhando dicas de viagem sem pagar a mais por isso. Obrigada!)
Distâncias até Cruzília:
323 km de Belo Horizonte – MG
203 km de Juiz de Fora – MG
294 km do Rio de Janeiro – RJ
329 km de São Paulo – SP
Cruzília – MG: cerca de 18 mil habitantes | cerca de 1.010 metros de altitude
por Nange Sá