Brasília é a capital federal do Brasil, sede do governo do Distrito Federal e tem quase 3 milhões de habitantes. Olhando assim parece impossível conhecer a cidade de bike. Mas é possível conhecer pelo menos, 14 monumentos importantes em cima de uma bicicleta!
Fizemos o tour pelo Eixo Monumental durante nossa visita à capital do Brasil. Para quem não sabe, é nessa área que estão os monumentos mais importantes da cidade. Alguns exemplos são o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e outros prédios planejados pelo urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer, distribuídos pela gigante avenida com 16 quilômetros de extensão e toda plana.
Monumentos de Brasília: os principais que você precisa conhecer no Eixo Monumental
- Biblioteca Nacional de Brasília
- Museu Nacional
- Catedral Metropolitana de Brasília
- Esplanada dos Ministérios
- Praça dos Três Poderes
- Palácio do Planalto
- Palácio da Justiça
- Congresso Nacional
- Itamaraty
- Torre de TV de Brasília
- Feira da Torre de TV
- Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek
- Memorial JK
- Memorial dos Povos Indígenas
Monumentos de Brasília: mapa
Confira no mapa onde está cada atração e organize sua rota. Você pode começar pelo Memorial dos Povos Indígenas e descer até a Praça dos Três Poderes, ou vice-versa:
Dica: onde se hospedar em Brasília
Brasília tem uma rede hoteleira muito forte e você pode optar por se hospedar em vários pontos da cidade. Os principais estão nos setores hoteleiros Sul e Norte (SHS e SHN), bem perto do Eixo Monumental. Se você pretende visitar a capital federal, dê preferência aos finais de semana, que é quando os preços das hospedagens despencam.
Quem gosta de tranquilidade, pode ficar à beira do Lago Paranoá, no Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN). A vista do lago é linda, mas o acesso ao Eixo Monumental fica a cerca de 15 minutos de carro.
>> Veja todas as ofertas de hospedagem em Brasília e reserve de forma rápida e segura na Booking.com através desse link.
Como chegar ao Eixo Monumental
>> A partir do aeroporto de Brasília:
A linha executiva de ônibus 113, parte do aeroporto de Brasília e passa pela Praça dos Três Poderes.
>> De metrô:
Desça na estação da rodoviária do Plano Piloto (ponto final). De lá já é possível ir a pé, mas também há ônibus para a Praça dos Três Poderes: linhas 108, 108.3 e 108.5.
>> Se precisar alugar um carro para visitar Brasília, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.
>> Leia também: Dicas de atrações na Chapada dos Veadeiros
A melhor forma de conhecer o Eixo Monumental
A visita ao Eixo Monumental pode ser feita a pé, caso você tenha um pouco mais de tempo na cidade.
Se preferir o acompanhamento de um guia, é possível contratar esse tour na Civitatis.
Outra opção é conhecer esses prédios utilizando as bicicletas de um projeto chamado Tembici, como nós fizemos.
O cadastro para uso das bicicletas é feito através de um aplicativo com o mesmo nome do projeto. Basta se inscrever e cadastrar um cartão de crédito válido.
A taxa diária de uso é de R$ 15 (mar/2022) e vale para 5 viagens.
As bicicletas ficam disponíveis em diversas estações distribuídas em pontos estratégicos, principalmente entre as principais atrações de Brasília.
No aplicativo, o usuário consegue ver o mapa de estações e ver quantas bikes estão disponíveis em cada.
Depois de escolher um ponto, basta liberar a bicicleta pelo número e usar por até uma hora.
A dica é usar para ir de um ponto turístico ao outro, devolver, visitar e depois pegar novamente para ir até outro ponto.
[DICA]
Fique atento ao período de uma hora (paga-se o valor de R$ 0,20 por cada minuto excedente).
Onde comer?
Quando circulamos pelo Eixo Monumental para conhecer os principais monumentos de Brasília, optamos por almoçar no Shopping Conjunto Nacional Brasília. Ele fica a poucos minutos de caminhada do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Eixo Monumental: top 14 monumentos para conhecer
Biblioteca Nacional de Brasília
Além do acervo bibliográfico com mais de 15 mil exemplares, a Biblioteca Nacional também conta com exposições fotográficas e espaço para estudos, ambos abertos ao público.
Turistas interessados em conhecer melhor a BNB, podem agendar uma visita guiada por e-mail. Essas visitas são realizadas no horário de 9h30 às 11:30 ou de 14h às 18h.
A entrada na biblioteca é gratuita.
- Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2
- Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 19h45 | Sábado e Domingo, de 8h às 14h
- E-mail: [email protected] | Site
Museu Nacional
O Museu Nacional faz parte do Conjunto Cultural da República. A arquitetura, desenvolvida por Oscar Niemeyer, assemelha-se a uma calota com 75 metros de diâmetro.
No interior, exposições itinerantes de artistas renomados e que abordam temas importantes para a sociedade. Há ainda espaço para palestras, mostras de filmes e eventos.
A entrada no Museu é gratuita e as visitas guiadas precisam ser agendadas com antecedência por telefone.
Recomendo muito a visita, pois foi um dos monumentos de Brasília que mais gostei de visitar.
- Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2 – próximo à Rodoviária do Plano Piloto – Zona 0
- Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h30
- Telefones: (61) 3325-5220 e 3325-6410 | E-mail: [email protected]
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
A Catedral de Brasília, como é conhecida, é a sede da Arquidiocese da cidade e foi o primeiro monumento criado em Brasília.
A entrada da Catedral já impressiona por conta das estátuas de bronze, com três metros de altura cada uma, representando os quatro Evangelistas. À frente, um campanário com 20 metros de altura sustenta quatro sinos trazidos da Espanha.
Depois de passar por um pequeno corredor escuro, o visitante se depara com uma capela toda iluminada pelos telhados de vidro e três anjos suspensos por cabos de aço – o maior deles mede 4,25 metros e pesa 300 quilos.
Existem ainda outras obras importantes no interior da igreja, como o caminho da Cruz, de Di Cavalcanti, o altar, doado pelo Papa Paulo VI, e a Cruz histórica, utilizada na Primeira Missa realizada na capital. As visitas são gratuitas, mas é proibido fotografar nos horários de missa.
- Endereço: Esplanada dos Ministérios, lote 12
- Funcionamento e visita na Catedral: Segunda: de 8h as 16h30. | de terça e sexta, das 10h30 às 18h (limpeza da Nave central das 8h as 10h30) | Quarta, Quinta, Sábado e Domingo, das 8h às 18h
- Telefone: (61) 3224 4073 | Site
Esplanada dos Ministérios
A Esplanada dos Ministérios é um enorme gramado onde estão localizados os 17 prédios dos diversos Ministérios do Poder Executivo. As construções são uniformes e enfileiradas de ambos os lados da avenida.
Sem dúvida, um dos monumentos mais emblemáticos de Brasília.
- Endereço: Esplanada dos Ministérios, bloco k | Telefone: (61) 2020-4343
Praça dos Três Poderes
É na Praça dos Três Poderes que estão localizados os principais prédios do governo brasileiro: o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, que representam os poderes executivo, judiciário e legislativo.
Na praça, toda aberta e sem árvores, também estão a escultura “Os Guerreiros”, de Bruno Giorgi, também conhecida como “Os Candangos”, “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti, em frente ao STF, o Museu Histórico de Brasília, a Pira da Pátria e o Mastro da Bandeira.
Do outro lado está o Panteão da Pátria, construído em homenagem ao presidente Tancredo Neves.
A Praça fica movimentada em eventos oficiais como a troca da guarda do palácio presidencial e o hasteamento da bandeira e também é palco de grandes manifestações na capital do Brasil.
Palácio do Planalto
Os despachos presidenciais são feitos do Palácio do Planalto, assim como as reuniões ministeriais e todo o trabalho do Presidente.
O prédio revestido de mármore branco fica de frente para a Praça dos Três Poderes, de onde é possível ver quatro andares da edificação projetada por Niemeyer.
É possível fazer visitas guiadas ao interior do Palácio. Elas ocorrem aos domingos, das 9h30 às 14h, com grupos de 20 pessoas, saindo a cada 30 minutos.
No roteiro estão os Salões Nobre, Oeste e Leste, Sala de Reunião Suprema, Sala de Audiência, Gabinete Presidencial e apresentação das obras de artes.
O agendamento é realizado pela internet através desse link.
Palácio da Justiça
A sede do Supremo Tribunal Federal é moderna e abriga abras de arte, móveis antigos e objetos pessoais de ex-ministros.
O prédio é usado para solenidades e sessões plenárias. Já os serviços administrativos são realizados em prédios anexos.
Também é possível visitar o interior do STF, basta enviar um e-mail com algumas informações básicas (confira aqui).
A visitação guiada acontece de segunda a sexta às 10h e às 11h. Segundas, terças e sextas, também nos horários de 14h, 15h, 16h e 17h.
- Endereço: Praça dos Três Poderes | Telefone: (61) 3217-3000
Congresso Nacional
O cartão-postal entre os monumentos de Brasília abriga os dois prédios do Poder Legislativo. As duas cúpulas representam os plenários: a cúpula maior (côncava) é da Câmara dos Deputados e a cúpula pequena (convexa) é do Senado Federal.
As vistas aos salões do Congresso são gratuitas e guiadas e duram cerca de 60 minutos.
Em dias úteis, o limite máximo por grupo é de 50 pessoas. Nos finais de semana e feriados, 70.
O Palácio do Congresso Nacional está aberto à visitação das 8h30 às 17h30, com a saída do primeiro grupo às 9h e fica fechado às terças e quartas.
Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty)
O Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores. No interior dos salões, obras de arte com produtos genuinamente brasileiros apresenta o país aos visitantes.
As visitas guiadas podem ser realizadas em dias úteis de hora em hora, entre 9h e 17h, e nos fins de semana os horários são 9h, 11h, 14h, 15h e 17h, mediante agendamento pelo e-mail [email protected] ou por telefone.
- Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco H
- Telefone: (61) 2030-8051 | Site
Torre de TV de Brasília
A Torre de TV foi uma grata surpresa no nosso passeio. A subida aos 75 dos 224 metros pelo interior da torre é gratuita e oferece uma visão panorâmica do Plano Piloto, como é conhecido o Eixo Monumental.
Dali é possível ver todos os principais monumentos da Esplanada dos Ministérios e uma fonte luminosa, que enfeita a praça ao anoitecer e promove um show de som e luz aos visitantes.
- Endereço: Eixo Monumental Oeste
- Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 19h
- Horários da Fonte Luminosa: de terça a sexta, das 18h30 às 20h – ininterruptamente
Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 21h10 a cada 40 minutos - Telefone: 61) 3214-2734 / 3214-2742
Feira da Torre de TV
Aos pés da Torre, a Feira é um dos maiores símbolos da capital. Ali é possível encontrar móveis, roupas, artesanato, bijuterias e comidas regionais.
Atualmente (out/2019), está fechada para reforma, esperamos que reabra em breve.
- Funcionamento: de terça a quinta, das 9h às 17h, e de sexta a domingo, das 9h às 18h
Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek
O Parque da Cidade fica bem próximo à Torre de TV, na Asa Sul do Plano Piloto. A área de 42km² tem ciclovia e pista para caminhada ou corrida, quadras de vôlei, futebol, basquete, parque de diversões, quiosques, lago e um pavilhão coberto para feiras e exposições.
A entrada no Parque é gratuita e dá para usar uma das bicicletas alugadas para percorrer todo o espaço.
Memorial JK
O Museu projetado por Oscar Niemeyer homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador da cidade de Brasília.
No interior, encontram-se obras de arte, fotos, registros e os restos mortais de JK.
Do lado de fora há um vitral sobre a câmara mortuária e uma escultura de 4,5 metros do ex-presidente. As visitas são pagas e podem ser agendadas ou não.
- Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Cruzeiro
- Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h
- Valor do ingresso: inteira R$ 10,00 (fev/2022) e meia-entrada para estudantes e idosos
- Telefone: (61) 3226-7860 / 3225-9451 | Site
Memorial dos Povos Indígenas
O Museu projetado por Niemeyer tem formato de espiral. Segundo o arquiteto, remete uma maloca redonda dos índios Yanomami.
No seu interior estão expostas peças representativas de várias tribos indígenas de diferentes regiões do país, além de espaço para a realização de eventos de cunho educativo.
Do lado de fora, dezenas de árvores típicas de regiões brasileiras enfeitam a praça ao redor.
- Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK
Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h
Telefone: (61) 3344-1154 | 3342-1156 | E-mail: [email protected]
Viu como tem bastante coisa para conhecer no Eixo Monumental de Brasília? Separe um dia inteiro para esse rolê pelos monumentos famosos da capital.
por Nange Sá
Lindos esses lugares merece mas de mil estrelas
😍😍😍
[…] aeroporto mais próximo de Mambaí é o de Brasília, a cerca de 300 […]
Muito obrigada! Que bom que ajudamos! Boa viagem! 😉
Que post maravilhoso!! Bem completinho. Vai me ajudar no roteiro que tô montando! Bjj