14 monumentos para conhecer em Brasília de bike

 

 

Brasília é a capital federal do Brasil, sede do governo do Distrito Federal e tem quase 3 milhões de habitantes. Olhando assim parece impossível conhecer a cidade de bike. Realmente, a cidade inteira deve ser uma tarefa um pouco difícil, mas sabia que dá para visitar, pelo menos, 14 monumentos importantes em cima de uma bicicleta bacaninha?

Fizemos o tour pelo Eixo Monumental durante nossa visita à capital do Brasil. Para quem não sabe, é nessa área que estão os monumentos mais importantes da cidade, como o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e outros prédios planejados pelo urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer, distribuídos pela gigante avenida com 16 quilômetros de extensão e toda plana.

Atrações para visitar de bike em Brasília - DF

<3

Atrações para visitar de bike em Brasília - DF

Vista da Torre de TV

 

A melhor forma de conhecer o Eixo Monumental

 

A visita ao Eixo Monumental pode ser feita a pé, caso você tenha um pouco mais de tempo na cidade. Mas nós optamos por conhecer esses prédios utilizando as bicicletas de um projeto sustentável chamado +Bike, antigo Bike Brasília. O cadastro para uso das bicicletas é feito através de um aplicativo com o mesmo nome do projeto. Basta se inscrever e cadastrar um cartão de crédito válido. A taxa anual de uso é de R$ 10,00 e é possível cancelar a qualquer momento.

As bicicletas ficam disponíveis em diversas estações distribuídas em pontos estratégicos, principalmente entre as principais atrações de Brasília. No aplicativo, o usuário consegue ver o mapa de estações e ver quantas bikes estão disponíveis em cada. Depois de escolher um ponto, basta liberar a bicicleta pelo número e usar por até uma hora. Após a devolução, é preciso esperar 10 minutos para retirar novamente. A dica é usar para ir de um ponto turístico ao outro, devolver, visitar e depois pegar novamente para ir até outro ponto.

 

[DICA]

Fique atento ao período de uma hora (paga-se o valor de R$ 5,00 por hora extrapolada e multa, caso não devolva).

 

Confira no mapa onde está cada atração e organize sua rota. Você pode começar pelo Memorial dos Povos Indígenas e descer até a Praça dos Três Poderes, ou vice-versa:

 

 

14 monumentos para conhecer em Brasília de bike

 

  1. Biblioteca Nacional de Brasília

 

Além do acervo bibliográfico com mais de 15 mil exemplares, a Biblioteca Nacional também conta com exposições fotográficas e espaço para estudos, ambos abertos ao público. Turistas interessados em conhecer melhor a BNB, podem agendar uma visita guiada por e-mail. Essas visitas são realizadas no horário de 9h30 às 11:30 ou de 14h às 18h. A entrada na biblioteca é gratuita.

  • Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2
  • Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 19h45 | Sábado e Domingo, de 8h às 14h
  • E-mail: bnb@bnb.df.gov.br | Site 

Biblioteca Nacional, Atrações em Brasília - DF

 

  1. Museu Nacional

O Museu Nacional faz parte do Conjunto Cultural da República. A arquitetura, desenvolvida por Oscar Niemeyer, assemelha-se a uma calota com 75 metros de diâmetro. No interior, exposições itinerantes de artistas renomados e que abordam temas importantes para a sociedade. Há ainda espaço para palestras, mostras de filmes e eventos. A entrada no Museu é gratuita e as visitas guiadas precisam ser agendadas com antecedência por telefone.

  • Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2 – próximo à Rodoviária do Plano Piloto – Zona 0
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h30
  • Telefones: (61) 3325-5220 e 3325-6410 | E-mail: museunacional@gmail.com

Museu Nacional, Atrações em Brasília - DF

Museu Nacional, Atrações em Brasília - DF

 

  1. Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

 

A Catedral de Brasília, como é conhecida, é a sede da Arquidiocese da cidade e foi o primeiro monumento criado em Brasília. A entrada da Catedral já impressiona por conta das estátuas de bronze, com três metros de altura cada uma, representando os quatro Evangelistas. À frente, um campanário com 20 metros de altura sustenta quatro sinos trazidos da Espanha. Depois de passar por um pequeno corredor escuro, o visitante se depara com uma capela toda iluminada pelos telhados de vidro e três anjos suspensos por cabos de aço – o maior deles mede 4,25 metros e pesa 300 quilos.  Existem ainda outras obras importantes no interior da igreja, como o caminho da Cruz, de Di Cavalcanti, o altar, doado pelo Papa Paulo VI, e a Cruz histórica, utilizada na Primeira Missa realizada na capital. As visitas são gratuitas, mas é proibido fotografar nos horários de missa.

  • Endereço: Esplanada dos Ministérios, lote 12
  • Funcionamento e visita na Catedral: Segunda: de 8h as 16h30. | de terça e sexta, das 10h30 às 18h (limpeza da Nave central das 8h as 10h30) | Quarta, Quinta, Sábado e Domingo, das 8h às 18h
  • Telefone: (61) 3224 4073 | E-mail: catedraldebrasilia@catedral.org.br | | Site
Catedral de Brasília, Atrações em Brasília - DF

Catedral de Brasília

Interior da Catedral - Atrações de Brasília

Interior da Catedral

 

  1. Esplanada dos Ministérios

 

A Esplanada dos Ministérios é um enorme gramado onde estão localizados os 17 prédios dos diversos Ministérios do Poder Executivo. As construções são uniformes e enfileiradas de ambos os lados da avenida.

  • Endereço: Esplanada dos Ministérios, bloco k | Telefone: (61) 2020-4343

 

  1. Praça dos Três Poderes

 

É na Praça dos Três Poderes que estão localizados os principais prédios do governo brasileiro: o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, que representam os poderes executivo, judiciário e legislativo. Na praça, toda aberta e sem árvores, também estão a escultura “Os Guerreiros”, de Bruno Giorgi, também conhecida como “Os Candangos”, “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti, em frente ao STF, o Museu Histórico de Brasília, a Pira da Pátria e o Mastro da Bandeira. Do outro lado está o Panteão da Pátria, construído em homenagem ao presidente Tancredo Neves.

A Praça fica movimentada em eventos oficiais como a troca da guarda do palácio presidencial e o hasteamento da bandeira e também é palco de grandes manifestações na capital do Brasil.

Praça dos Três Poderes,  Atrações em Brasília - DF

 

  1. Palácio do Planalto

 

Os despachos presidenciais são feitos do Palácio do Planalto, assim como as reuniões ministeriais e todo o trabalho do Presidente. O prédio revestido de mármore branco fica de frente para a Praça dos Três Poderes, de onde é possível ver quatro andares da edificação projetada por Niemeyer. É possível fazer visitas guiadas ao interior do Palácio. Elas ocorrem aos domingos, das 9h30 às 14h, com grupos de 20 pessoas, saindo a cada 30 minutos. No roteiro estão os Salões Nobre, Oeste e Leste, Sala de Reunião Suprema, Sala de Audiência, Gabinete Presidencial e apresentação das obras de artes. O agendamento é realizado pela internet através desse link.

Palácio do Planalto,  Atrações em Brasília - DF

 

  1. Palácio da Justiça

 

A sede do Supremo Tribunal Federal é moderna e abriga abras de arte, móveis antigos e objetos pessoais de ex-ministros. O prédio é usado para solenidades e sessões plenárias. Já os serviços administrativos são realizados em prédios anexos.  Também é possível visitar o interior do STF, basta enviar um e-mail com algumas informações básicas (confira o passo a passo aqui). A visitação guiada acontece de segunda a sexta às 10h e às 11h. Segundas, terças e sextas, também nos horários de 14h, 15h, 16h e 17h.

  • Endereço: Praça dos Três Poderes | Telefone: (61) 3217-3000

 

  1. Congresso Nacional

 

O cartão-postal de Brasília abriga os dois prédios do Poder Legislativo. As duas cúpulas representam os plenários: a cúpula maior (côncava) é da Câmara dos Deputados e a cúpula pequena (convexa) é do Senado Federal. As vistas aos salões do Congresso são gratuitas e guiadas e duram cerca de 60 minutos. Em dias úteis, o limite máximo por grupo é de 50 pessoas. Nos finais de semana e feriados, 70. O Palácio do Congresso Nacional está aberto à visitação das 8h30 às 17h30, com a saída do primeiro grupo às 9h e fica fechado às terças e quartas.

Congresso Nacional,  Atrações em Brasília - DF

 

  1. Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty)

 

O Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores. No interior dos salões, obras de arte com produtos genuinamente brasileiros apresenta o país aos visitantes. As visitas guiadas podem ser realizadas em dias úteis de hora em hora, entre 9h e 17h, e nos fins de semana os horários são 9h, 11h, 14h, 15h e 17h, mediante agendamento pelo e-mail visita@itamaraty.gov.br ou por telefone.

  • Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco H
  • Telefone: (61) 2030-8051 | Site

Itamaraty,  Atrações em Brasília - DF

 

  1. Torre de TV de Brasília

 

A Torre de TV foi uma grata surpresa no nosso passeio. A subida aos 75 dos 224 metros pelo interior da torre é gratuita e oferece uma visão panorâmica do Plano Piloto, como é conhecido o Eixo Monumental. Dali é possível ver todos os principais monumentos da Esplanada dos Ministérios e uma fonte luminosa, que enfeita a praça ao anoitecer e promove um show de som e luz aos visitantes.

  • Endereço: Eixo Monumental Oeste
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 19h
  • Horários da Fonte Luminosa: de terça a sexta, das 18h30 às 20h – ininterruptamente
    Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 21h10 a cada 40 minutos
  • Telefone: 61) 3214-2734 / 3214-2742

Torre de TV de Brasília,  Atrações em Brasília - DF

 

  1. Feira da Torre de TV

 

Aos pés da Torre, a Feira é um dos maiores símbolos da capital. Ali é possível encontrar móveis, roupas, artesanato, bijuterias e comidas regionais.

  • Funcionamento: de terça a quinta, das 9h às 17h, e de sexta a domingo, das 9h às 18h

 

  1. Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

 

O Parque da Cidade fica bem próximo à Torre de TV, na Asa Sul do Plano Piloto. A área de 42km² tem ciclovia e pista para caminhada ou corrida, quadras de vôlei, futebol, basquete, parque de diversões, quiosques, lago e um pavilhão coberto para feiras e exposições. A entrada no Parque é gratuita e dá para usar uma das bicicletas alugadas no +Bike  para percorrer todo o espaço.

Parque da Cidade,  o que fazer em Brasília - DF

Parque da Cidade,  o que fazer em Brasília - DF

 

  1. Memorial JK

 

O Museu projetado por Oscar Niemeyer homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador da cidade de Brasília. No interior, encontram-se obras de arte, fotos, registros e os restos mortais de JK. Do lado de fora há um vitral sobre a câmara mortuária e uma escultura de 4,5 metros do ex-presidente. As visitas são pagas e podem ser agendadas ou não.

  • Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Cruzeiro
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h
  • Valor do ingresso: inteira R$ 10,00 e meia-entrada para estudantes e idosos
  • Telefone: (61) 3226-7860 / 3225-9451 | Site

Memorial JK,  Atrações em Brasília - DF

 

  1. Memorial dos Povos Indígenas

 

O Museu projetado por Niemeyer tem formato de espiral. Segundo o arquiteto, remete uma maloca redonda dos índios Yanomami. No seu interior estão expostas peças representativas de várias tribos indígenas de diferentes regiões do país, além de espaço para a realização de eventos de cunho educativo. Do lado de fora, dezenas de árvores típicas de regiões brasileiras enfeitam a praça ao redor.

  • Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK
    Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h
    Telefone: (61) 3344-1154 | 3342-1156 | E-mail:  agendamento.mpi@gmail.com

Memorial dos Povos Indígenas, Atrações em Brasília - DF

 

Como chegar ao Eixo Monumental

 

>> A partir do aeroporto de Brasília:
A linha executiva de ônibus 113, parte do aeroporto de Brasília e passa pela Praça dos Três Poderes.

 

>> De metrô:
Desça na estação da rodoviária do Plano Piloto (ponto final). De lá já é possível ir a pé, mas também há ônibus para a Praça dos Três Poderes: linhas 108, 108.3 e 108.5.

 

Leia também: Dicas de atrações na Chapada dos Veadeiros

 

Onde se Hospedar em Brasília

 

Brasília tem uma rede hoteleira muito forte e você pode optar por se hospedar em vários pontos da cidade. Os principais estão nos setores hoteleiros Sul e Norte (SHS e SHN), bem perto do Eixo Monumental. Se você pretende visitar a capital federal, dê preferência aos finais de semana, que é quando os preços das hospedagens despencam.

Quem gosta de tranquilidade, pode ficar à beira do Lago Paranoá, no Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN). A vista do lago é linda, mas o acesso ao Eixo Monumental fica a cerca de 15 minutos de carro.

>> Veja as opções de hospedagem em Brasília e reserve na Booking.com através desse link. (Ao reservar através de nossos links você ajuda o blog vida sem paredes a continuar compartilhando dicas de viagem sem pagar a mais por isso. Obrigada!)

>> Se precisar alugar um carro para visitar Brasília, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.


Brasília – DF: Cerca de 3 milhões de habitantes | cerca de 1.171 metros de altitude | 220V
Data da viagem: maio de 2017

por Nange Sá

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Que post maravilhoso!! Bem completinho. Vai me ajudar no roteiro que tô montando! Bjj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *