Trilha do Pico da Caixa de Fósforo-PETP, Nova Friburgo

 

 

Com 1.803 metros de altitude, o Pico da Caixa de Fósforo é uma formação rochosa com formato peculiar que lembra uma caixinha e se equilibra em uma base fina, desafiando a gravidade. A trilha é uma das mais curtas no Parque Estadual dos Três Picos. Tem cerca de 5,4 quilômetros só de ida até a base.

Com entrada principal em Nova Friburgo, interior do Rio de Janeiro, o parque, que é o maior do estado, tem diversas trilhas com visuais simplesmente incríveis das montanhas e vales da região.

Veja como é a trilha para o Pico da Caixa de Fósforo, confira as dicas de como chegar no local, a cerca de 150 quilômetros do Rio de Janeiro.

 

Dicas para a trilha do Pico da Caixa de Fósforo - PETP, Nova Friburgo / RJ

Caixa de Fósforo à esquerda, pequenininha, vista da trilha para o Pico Cabeça de Dragão

Dicas para a trilha do Pico da Caixa de Fósforo - PETP, Nova Friburgo / RJ

Caixa de Fósforo vista do mirante antes da chegada

Dicas para a trilha do Pico da Caixa de Fósforo - PETP, Nova Friburgo / RJ

Base da Caixa de Fósforo

 

A trilha do Pico da Caixa de Fósforo

 

A trilha começa próximo ao camping do Vale dos Deuses, acima do Vale do Toledo e após a Sede Avançada do Parque Estadual dos Três Picos. Basta continuar no caminho ao invés de entrar à direita na ponte de madeira que dá acesso ao acampamento.

A trilha é considerada de nível leve e tem sinalização.

O camping é gratuito e oferece banheiros simples com chuveiro frio e uma pequena cozinha. Não esqueça de levar água desse ponto, pois não passamos por cursos de água no caminho.

 

Há duas opções para chegar na Sede Avançada do PETP:

 

  1. Por uma trilha que começa à esquerda, acima dos Chalés Recanto dos Ventos e abaixo do Refúgio Kinderdorf. Há uma marcação em vermelho na pedra indicando a trilha, que passa pelo Vale do Toledo, onde há placas indicando o acampamento.
  2. Seguindo pela estrada principal, passando pelo Refúgio Kinderdorf e República Três Picos. Porém, só carros 4 x 4 chegam lá. Dá para deixar o carro no refúgio e seguir a pé até a Sede Avançada.

 

Seguindo em frente após a Sede Avançada, logo você verá a ponte da bifurcação do camping à direita. Continue: a trilha começa bastante agradável, no mesmo caminho da Travessia Vele dos Deuses x Vale dos Frades. Passa por uma “praça” com mesa e bancos de madeira até uma bifurcação com placa indicativa.

A maior parte é plana, larga e com uma vegetação linda.

 

Dicas para a trilha do Pico da Caixa de Fósforo - PETP, Nova Friburgo / RJ

Há placas perto da ponte à direita (para o camping do Vale dos Deuses)

Dicas para a trilha do Pico da Caixa de Fósforo - PETP, Nova Friburgo / RJ

Após passar pela ponte do camping, a trilha segue aberta

 

 

Dicas para a trilha do Pico da Caixa de Fósforo - PETP, Nova Friburgo / RJ

Há placas na bifurcação

Dicas para a trilha do Pico da Caixa de Fósforo - PETP, Nova Friburgo / RJ

Após a bifurcação, a vegetação fica mais alta

 

O trecho íngreme: reta final para o Pico da Caixa de Fósforo

 

Depois de boa parte plana, a trilha começa a subir, mas o trecho não é longo. Em certo ponto, há uma parede inclinada que tem uma corrente fixa. Depois disso, a trilha segue íngreme, mas com vegetação alta. O trecho final estava com uma areia tão fofa que a volta foi bem escorregadia.

Logo após esse trecho, o Pico da Caixa de Fósforo surge em uma vista incrível de frente. É preciso prestar atenção para não escorregar, pois a partir daqui, há algumas passagens estreitas com um abismo ao lado.

 

Dicas para a trilha do Pico da Caixa de Fósforo - PETP, Nova Friburgo / RJ

Trecho inclinado que tem uma corrente fixa

 

Na base do Pico da Caixa de Fósforo

 

O cume da Caixa de Fósforo só é acessível por escalada. E há a opção de ficar na rocha ao lado ou chegar na base onde a caixa se equilibra. A subida de uns 3 metros pode ser feita com apoio em duas paredes de pedra, parecida com uma “chaminé”. A subida exige o uso de uma corda que está fixa lá. Recomendamos que, para subir neste ponto, tenha o apoio de um guia que conheça o local e possa dar algum suporte.

O visual é maravilhoso: se o dia estiver aberto as montanhas distantes ficam com várias tonalidades. De lá avistamos o Pico Cabeça de Dragão, os Três Picos, a Pedra do Capacete, os vales e diversas montanhas com formatos diferentes. O visual é completamente diferente dos outros no parque.

 

Dicas para a trilha do Pico da Caixa de Fósforo - PETP, Nova Friburgo / RJ

Base da Caixa de Fósforo

Dicas para a trilha do Pico da Caixa de Fósforo - PETP, Nova Friburgo / RJ

 

 

DICA

No trecho de cerca de 4 quilômetros de estrada de terra até a sede avançada do Parque Estadual dos Três Picos há vários refúgios de montanha. Eles oferecem área para camping, quartos coletivos ou quartos privados. Confira onde dormir e qual a melhor época para visitar o Pico da Caixa de Fósforo no post Trilhas do Parque Estadual dos Três Picos

 

O Parque Estadual dos Três Picos

 

O parque existe desde 2002, tem entrada gratuita e inúmeras formações rochosas graníticas que o caracterizam. O conjunto dos Três Picos – Pico Menor (2.060 m.), Pico Médio (2.080 n.) e Pico Maior (2.361 m. só alcançados via escalada) é a formação mais conhecida.

São cerca de 60 mil hectares que se dividem entre as cidades de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim.

A parte alta do parque fica na região conhecida por Salinas, no distrito de Campo do Coelho, 3º distrito de Nova Friburgo, a cerca de 55 quilômetros de Teresópolis e a 150 da capital fluminense. O acesso é pela Estrada Tere-Fri (RJ-130), após Teresópolis e antes de Nova Friburgo. É onde está a Sede Avançada (a sede principal fica no município de Cachoeiras de Macacu).

 

Outras trilhas do PETP

 

Além da trilha do Pico Cabeça de Dragão, o Parque Estadual dos Três Picos é muito procurado por causa do conjunto que dá nome ao parque. A Travessia Vale dos Deuses x Vale dos Frades, a Cachoeira dos Frades e a Caixa de Fósforo também atraem muitos aventureiros.

 

Leia mais: A trilha do Pico Menor de Nova Friburgo

 

Como chegar no Parque Estadual dos Três Picos

 

Os aeroportos mais próximos são os do Rio de Janeiro, a cerca de 150 quilômetros.

De carro a partir de Teresópolis, em frente ao Mirante do Soberbo, siga as placas que indicam Nova Friburgo e a RJ-130 (Terê-Fri)/BR-492. Depois de passar por Bonsucesso e Vieira, perto do km 46, onde há o Posto de Gasolina Novo Tempo, entre à direita antes da Ceasa (Mercado do Produtor Rural). Siga as placas indicando Salinas, São Lourenço e Barracão dos Mendes. Depois, siga as placas Pesagro Rio e Colégio Ibelga.

No Posto dos Amigos, vire à esquerda e percorra cerca de 4 quilômetros de estrada de terra, passando por duas pontes estreitas. A estrada não é muito boa, e fica pior no final, com subidas pesadas. Os pedregulhos atrapalham um pouco, principalmente se o carro tiver baixa potência. Mas a maioria dos abrigos estão antes dos piores trechos.

A partir de Nova Friburgo, siga pela RJ-130 (Terê-Fri) até o 3º distrito (Campo do Coelho), passando pelo Mercado do Produtor Rural. Entre à esquerda, saindo da rodovia, e siga as mesmas instruções acima.

 

Se precisar alugar um carro para visitar o parque, compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com. Dê preferência a carros altos e, se possível, com tração.

 

De ônibus, use a Viação Útil até Petrópolis, Viação Teresópolis até Teresópolis e Nova Friburgo. A partir do Mercado do Produtor Rural na Rodovia RJ-130 (ou no Terminal de Integração no centro de Nova Friburgo) use a Linha Circular Urbana 505 (São Lourenço) até bairro rural de Santa Cruz, e siga a pé pela estrada de terra de cerca de 4 quilômetros.

 

Dicas para a trilha do Pico Cabeça de Dragão

 

  1. Se precisar contratar um guia, indico o Ivo Jr. [ WhatsApp (21) 97113-8708] por sua grande experiência, conhecimento da área, qualidade no atendimento, atenção e disposição em ajudar.
  2. O Parque Estadual dos Três Picos não cobra ingresso e não é preciso preencher ficha de inscrição. É recomendável avisar aos guarda-parques na sede avançada quais trilhas pretende fazer.
  3. O camping do Vale dos Deuses é gratuito e bem amplo, mas em feriados ou alta temporada, pode ficar cheio. A dica é montar a barraca antes de começar a trilha.
  4. Confirme com o guia quais equipamentos você deve levar (como lanterna, bastão de caminhada, bolsa de hidratação etc) e outras informações importantes sobre a trilha.
  5. Preserve o Parque Estadual dos Três Picos e o meio ambiente.

 

S E R V I Ç O

Parque Estadual dos Três Picos – PETP

  • (21) 2649-6847 e 2632-4969
  • Entrada gratuita

 


 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços e não paga nada a mais por isso. E ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 


 

Pico da Caixa de Fósforo, 1.803 metros de altitude, Parque Estadual dos Três Picos (PETP), Nova Friburgo – RJ
Data da viagem: setembro de 2017

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *