Trilha Salkantay: o trekking alucinante no Peru

 

Às 4 horas, nem o vento que soprava frio na madrugada interferia no nosso ânimo de seguir para o ponto de partida da Trilha Salkantay. Na esquina em frente ao hostel em Cusco, os minutos demoravam uma eternidade antes que a van nos pegasse para seguir a viagem de duas horas até Mollepata, numa prorrogação do nosso sono interrompido.

A Trilha Salkantay nos leva por um trekking alternativo e alucinante de 5 dias e 4 noites por cenários gelados e deslumbrantes da grande cordilheira de Vilcabamba, nos Andes, Peru.

Aos pés do nevado Salkantay, com 6.271 metros de altitude, pelos seus 74 quilômetros de extensão, a maior parte acima dos 3 mil metros de altitude, passamos por pequenos povoados, lugarejos e paisagens de beleza extraordinária.

Vida sem Paredes - trekking na Trilha Salkantay (6)
Nevados
Vida sem Paredes - o trekking na Trilha Salkantay (3)
O terreno pedregoso do 2º dia

 

Confira aqui no Vida sem Paredes como contratar e o que levar na Trilha Salkantay.

> Conferir ofertas de passagem aérea para o Peru

 

Mas o que faz da Trilha Salkantay imperdível?

 

Entre a superação de caminhar em altitudes elevadas e a determinação de continuar subindo com frio, chuva ou cansaço, o que vence são os cenários incríveis e o isolamento que eles proporcionam. Não pela ausência de pessoas, mas pela sensação de estar longe de tudo, cercados de montanhas gigantes cujos relevos nos abrigam e nos colocam em seu colo, no interior da cordilheira. É único!

A Salkantay está entre as 25 melhores trilhas do mundo de acordo com a revista National Geographic Adventure Travel.

Passa por trilhas, montanhas nevadas e florestas nos conduzem ao vale de Santa Teresa, para finalmente chegar a Aguas Calliente e a Machu Picchu. Essa rota alternativa fascina por suas belezas naturais que vão de A a Z. Montes nevados, matas fechadas, terras áridas, pedregosas, vales férteis, rios, cachoeiras e todos os detalhes do rico ecossistema peruano nos acompanham a cada passo.

Começa na pequena cidade de Mollepata, a cerca de 2 horas de Cusco, a 2.800 metros de altitude. Depois segue pela colina Ch´Allacancha até Soraypampa, passando pela laguna sagrada de Umantay, uma obra-prima da natureza avistada somente pelos poucos que têm ânimo suficiente para caminhar mais 4 km a partir do primeiro ponto de acampamento.

Passamos do Salkantay ao Umantay à 4.650 metros, o ponto culminante da trilha, com direito a uma mini celebração de garra e determinação de quem se atreve a esse tipo de aventura.

Vida sem Paredes - trekking na Trilha Salkantay (10)
Laguna Umantay
A intensa subida do 1º dia
A intensa subida do 1º dia
Vida sem Paredes - trekking na Trilha Salkantay (2)
Ponto Culminante da trilha: 4.650 m.

 

NÃO ESQUEÇA O SEGURO VIAGEM! Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5 e pague em até 12x ou com desconto no boleto.

 

Na Amazônia Peruana

 

Outros pontos interessantes da trilha são as águas termais de Santa Tereza, aquecidas por atividades vulcânicas. É como um clube para relaxar no meio do nada, depois de 3 dias de temperaturas baixíssimas.

No vilarejo, para quem tem coragem, há uma das melhores tirolesas do Peru para saciar toda a sede de adrenalina por um bom tempo. São 5 trechos em que você pode escolher descer em várias posições. Testei todas e garanto que de cabeça para baixo é sensacional!

É incrível como existe um ponto no terceiro dia de trilha em que você sente nitidamente que o ar mudou. Quando adentramos na Amazônia peruana, cada metro quadrado ao redor, cada pedra, cada vegetação, tudo muda de uma forma brusca, como se tivéssemos passado em um portal.

O ponto final dessa fantástica aventura é a cidade perdida dos incas: Machu Picchu. No fim do quarto dia de trekking chegamos em Aguas Calientes para a primeira noite em uma cama, que mesmo curta, é muito bem aproveitada.

Curta, porque a subida para Machu Picchu começou às 4 da manhã, coincidentemente, o mesmo horário em que tudo tinha começado 4 dias antes. Dizem que o 4 representa um ciclo perfeito, exatamente como foi a nossa experiência na Trilha Salkantay!

Vida sem Paredes - trekking na Trilha Salkantay (4)
3º dia: na amazônia peruana
Vida sem Paredes - trekking na Trilha Salkantay (5)
4º dia: da hidroelétrica à Aguas Calientes
Vida sem Paredes - trekking na Trilha Salkantay (8)
Marco dos 4.650 metros de altitude

 

Vantagens de fazer a trilha Salkantay:

 

  • Belezas suficientes para compensar a subida.
  • É mais barata que a tradicional Trilha Inca, o circuito mais famoso para Machu Picchu (mais ou menos a metade do preço).
  • É menos cheia, dispensando a reserva com antecedência como na Trilha Inca.
  • Pode ser contratada diretamente em Cusco. Contratamos 2 dias antes de começar e pode ser paga tanto em soles quanto em dólares.
  • É uma das melhores trilhas do mundo.
  • É um desafio para quem gosta de trekking e montanhismo, bem além das atitudes que estamos acostumados no Brasil.

 

Trilha Salkantay: Cusco – Peru, cerca de 74 quilômetros de extensão

Data da viagem: abril de 2016

Por Camila Coubelle

 

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

As dicas te ajudaram?

Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

11 comentários em “Trilha Salkantay: o trekking alucinante no Peru

  • 21 de agosto de 2016 em 20:48
    Permalink

    Que máximo 🙂 Essa trilha está na minha bucket list, morro de vontade de fazer essa caminhada, rodeada por tanta beleza. Uma curiosidade, se puder me informar, quanto vocês pagaram para fazer a trilha? vocês mencionaram que é mais barato que a tradicional trilha inca. Agradeço pela informação

    Abraços

    Resposta
    • 22 de agosto de 2016 em 08:51
      Permalink

      Oi Josiane! A Trilha Salkantay é mesmo incrível, você vai adorar! Pagamos 575 soles na agência, sem o valor do ingresso para Machu Picchu. Compramos o ingresso antes pelo site só para garantir a data, e custou 128 soles. Lá em Cusco o ingresso era esse mesmo preço.
      Abraços

      Resposta
  • 23 de agosto de 2016 em 10:40
    Permalink

    […] Se você ainda tem alguma dúvida do quão maravilhosa é essa experiência, inspire-se aqui nesse post do Vida sem […]

    Resposta
  • 1 de setembro de 2016 em 17:20
    Permalink

    […] um trekking alucinante por montanhas geladas da Cordilheira de Vilcabanda, nos Andes. Clique aqui para saber mais sobre esse tour incrível pela terra sagrada dos […]

    Resposta
  • 8 de setembro de 2016 em 10:01
    Permalink

    […] a ali, valeu a pena. E foi assim, depois de vários dias caminhando pelos vales e montanhas da trilha Salkantay, subindo e descendo por pedras disformes e caminhos tortuosos, enfrentando sol, chuva, frio…. […]

    Resposta
  • 2 de janeiro de 2017 em 09:48
    Permalink

    […] mais procurados do país e existem várias maneiras de se chegar até lá. Nós fomos pela Trilha Salkantay, um caminho radical com 76 quilômetros até Aguas Calientes, último ponto antes de Machu Picchu. […]

    Resposta
  • 20 de novembro de 2017 em 07:33
    Permalink

    Bom dia, parabéns pela trilha ii pelo ótimo site.

    Duas dúvidas:
    1 – Essa trilha q vc fez, no final vc passa pela tradicional trilha inca ou acabou indo por um caminho diferente ?
    2 – Eu contratando essa trilha q vc fez, se eu não comprar o ingresso antecipado pra Machu Picchu, chegando lá automaticamente terá ingresso disponível pra esse pacote ?

    Desde já, obrigado ! 🙂

    Resposta
    • 20 de novembro de 2017 em 08:53
      Permalink

      Olá Rafael! Obrigada pelo elogio!
      Não passa pela trilha inca… é uma trilha totalmente diferente, por outros pontos de interesse. Sim, se você deixar para comprar o ingresso lá, irá pagar o valor total do pacote com ingresso incluído. O máximo que pode acontecer é você ter que se encaixar em um grupo um ou dois dias após o dia que você tinha planejado, ou seja, ter um pouquinho de flexibilidade, mas nesse caso, você não fica a toa em Cusco! ahahah
      Boa viagem e qualquer dúvida, só falar!

      Resposta
  • 12 de abril de 2018 em 13:53
    Permalink

    Parabéns pelo post.

    Qual foi a empresa utilizada? Vale fechar com antecedência ou 1/2 dias em Cusco são suficientes para a reserva de lugares em junho?

    Resposta
    • 12 de abril de 2018 em 16:02
      Permalink

      olá! Fizemos o tour com uma agência que se chama Machu Picchu Round Trip Travel, que fica na Plaza de Armas, no prédio da boate Mama Africa. Nós contratamos 2 dias antes, mas junto é alta temporada, então, pode ser que você precise de mais dias (pode ser). Por outro lado, fechar com antecedência aqui no Brasil é mais caro, na época, a mais barata que achamos foi a Loki Travel, do hostel de mesmo nome.

      Boa viagem!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.