Carrancas: um destino mineiro cheio de cachoeiras

 

Ao contrário das enigmáticas carrancas, a cidadezinha de mesmo nome não esconde nem um pouco seus segredos. A beleza nua e crua das suas dezenas de cachoeiras chama a atenção no Sul de Minas.

Carrancas está a cerca de 120 quilômetros de São Lourenço, no Circuito das Águas, e 90 quilômetros de Tiradentes, no Campo das Vertentes. Suas grandes vocações são o turismo rural, o ecoturismo e o contato com a natureza. A tranquilidade de suas ruas e as águas cristalinas de suas cachoeiras rodeadas de matas verdes, inserem a cidade na lista de destinos cobiçados para quem tem espírito aventureiro e admira belezas naturais.

Carrancas - Minas Gerais
Carrancas – MG
Cachoeira da Fumaça, Carrancas - Minas Gerais
Cachoeira da Fumaça
Complexo do Tira Prosa, Carrancas - Minas Gerais
Descida do Complexo do Tira Prosa

 

Carrancas: atrações e cachoeiras

 

Carrancas faz parte do Circuito Trilha dos Inconfidentes, junto com mais 21 municípios, entre eles, São João del-Rey e Tiradentes. Trata-se de um dos grandes patrimônios histórico-culturais de Minas Gerais, cheio de lindas paisagens e manifestações culturais típicas que exaltam a autêntica cultura mineira.

Também faz parte do Caminho Velho da Estrada Real, a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa durante o Brasil Colônia, ligando Ouro Preto a Paraty, para levar o ouro explorado.

O interessante é que há vários complexos e em cada um deles, várias cachoeiras, grutas, cânions e poços. São eles: o Complexo da Fumaça, Complexo da Vargem Grande, Complexo do Grão Mogol, Complexo da Zilda, Complexo do Tira Prosa, Complexo da Toca e Complexo da Ponte. A maior parte está em propriedade particular e tem taxa de visitação.

 

Leia mais: As melhores cachoeiras em Carrancas

 

Em alguns complexos, o acesso às cachoeiras é rápido e tranquilo. Em outros, a visitação inclui trilhas e caminhadas. Mas se o intuito é esse, saiba que as serras da região são um convite para os trilheiros. A Serra da Chapada das Perdizes, a Serra do Moleque, a Serra das Bicas e a Serra de Carrancas atraem muitos visitantes. Afinal de contas, suas vegetações são riquíssimas, reunindo Mata Atlântica e Cerrado, e sua flora e fauna espetaculares. A Serra de Carrancas é a mais próxima da cidade e tem 25 quilômetros de extensão e altitude máxima de 1.378 metros. Tente imaginar o visual.

Além dos atrativos naturais, Carrancas ainda tem fazendas centenárias, onde é possível se hospedar, acompanhar a vida rural, andar a cavalo e provar comida caseira feita no fogão à lenha.

Carrancas conta com boas hospedagens, incluindo pousadas, hotéis fazenda e campings. Também há algumas agências que levam os visitantes para passeios ecológicos e rurais, cicloturismo, Rapel, trekking e outros.

Confira aqui como chegar em Carrancas e nas cachoeiras.

 

Serra das Broas, Carrancas - Minas Gerais
Serra das Broas
Cachoeira dos Índios, Carrancas - Minas Gerais
Cachoeira dos Índios

 

Carrancas – MG: 3.948 habitantes | 1.600 m de altitude | 110V

por Camila Coubelle

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

As dicas te ajudaram?

Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

5 comentários em “Carrancas: um destino mineiro cheio de cachoeiras

  • 21 de agosto de 2015 em 14:06
    Permalink

    Olá minhas amigas, quero que da próxima vez que voltarem a Carrancas conheçam a Raxa da Zilda, uma cachoeira a 1 km acima da cachoeira dos Índios, é uma das mais bonitas e em questão de aventura é 10. Em outubro estarei em Capitólio para conhecer mais lugares que mereçam um bis. Grande abraço e em dezembro, quem sabe, nos encontramos em Carrancas.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2015 em 14:07
    Permalink

    Aliás, parabéns pelo blog, ficou perfeito.

    Resposta
  • 11 de julho de 2016 em 18:33
    Permalink

    […] Carrancas e suas cachoeiras incríveis […]

    Resposta
  • 23 de outubro de 2017 em 17:00
    Permalink

    Caso queiram acampar, camping sossego do jeca, ZAP 35998910843.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.