A Serra Fina e o início do Projeto 10 Pontos Culminantes

 

Quando a Serra Fina e a Serra do Caparaó entraram na agenda do meu 2015, me dei conta que 4 das montanhas mais altas do Brasil estavam localizadas nessas duas incríveis serras. Foi assim que surgiu a vontade de alcançar o cume das 10 montanhas mais altas do país, fora as outras nem tão altas, rs.

A Serra Fina faz parte da Serra da Mantiqueira, uma das mais importantes cadeias de montanhas do país, e fica entre Minas e São Paulo, nas cidades de Passa Quatro, Itanhandu, Lavrinhas e Queluz.

A travessia de 30 quilômetros parece muito maior do que realmente é. O motivo? A serra tem um dos maiores desníveis topográficos do território brasileiro entre a base e o topo da Pedra da Mina, que tem 2.798 metros de altitude e é o 5º ponto mais alto do país.

Entre as cidades de Passa Quatro e Itamonte, no sul de Minas Gerais, a travessia também passa pelo Pico dos Três Estados, 2.665 metros, na tríplice fronteira entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Esse é o 10º ponto culminante do país.

Outros pontos interessantes são Pico do Capim Amarelo (2.570 metros), Alto dos Ivos (2.519 metros), Pico Cabeça de Touro (2.649 metros) e Pico Cupim do Boi (2.543 metros), além do Vale do Ruah.

 

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

 

Travessia da Serra Fina

Travessia da Serra Fina
Crista da Serra Fina | Foto: Lúcio Lima
Travessia da Serra Fina
Marco Pico dos Três Estados

 

É considerada uma das travessias mais exigentes do Brasil, pois alguns trechos não têm fonte de água e é preciso carregar toda a quantidade necessária para dois dias. Além disso, as temperaturas são baixíssimas durante a temporada de montanhismo (maio a setembro). A região é inóspita e o esforço físico é enorme, mas cruzar a Serra Fina é uma experiência incrível, sem falar que a beleza é extraordinária e diferente em cada dia.

Os visuais compensam muito. Deve ser por isso que muitos montanhistas colocam essa no topo da lista quando planejam seus trekkings. É possível avistar o Parque Nacional do Itatiaia e várias montanhas da Serra da Mantiqueira.
Não é uma aventura para iniciantes e é preciso ter experiência, excelente condicionamento físico e planejamento para atravessar a Serra Fina, o que acontece geralmente em 4 dias, e na maior parte das vezes, no sentido Toca do Lobo para o Sítio do Pierre.

Foi pesado e foi a primeira vez que tive que abrir meu cobertor de emergência. Mas foi uma das melhores coisas que fiz na vida. Nessa vida sem paredes.

Foi a 1ª etapa do meu Projeto 10 Pontos Culminantes do Brasil, que riscou da lista o 4º e o 10º colocados.

Com o projeto, além de vivenciar experiências incríveis na montanha, a proposta é documentar tudo e usar a visibilidade dessa conquista para promover questões como turismo consciente, montanhismo com responsabilidade, preservação e outros, a fim de influenciar as pessoas de forma positiva.

 

Leia também: As 6 maiores montanhas de Minas Gerais

 

Serra Fina, Passa Quatro a Itamonte/MG

por Camila Coubelle

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

2 comentários em “A Serra Fina e o início do Projeto 10 Pontos Culminantes

  • 12 de maio de 2016 em 17:03
    Permalink

    […] Travessia da Serra Fina […]

    Resposta
  • 23 de dezembro de 2016 em 16:17
    Permalink

    […] Relato e dicas para a Travessia da Serra Fina […]

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.