Viagem gastronômica: o queijo Canastra de Minas Gerais

 

 

Muito se fala sobre as cachoeiras, as montanhas e igrejas mineiras. Mas o queijo Canastra de Minas Gerais, aquele produto único que faz sucesso no mundo inteiro, também pode ser considerado uma das “atrações” do Estado. Isto porque é um dos mais importantes produtos típicos, considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN desde 2008.

Quando o assunto é Minas não há quem resista a uma viagem gastronômica por seus sabores inconfundíveis. Viajar pelos quitutes mineiros, principalmente quando envolve o queijo, é uma experiência e tanto.

E nesse tour pelos sabores de Minas, o queijo da Serra da Canastra é uma das principais “paradas”. Nós nos apaixonamos por essa iguaria desde que a conhecemos. Graças ao pioneirismo de queijarias como a Alpi, o queijo vem até nós quando não conseguimos visitar pessoalmente a região. A Queijaria Alpi nos apresenta esse patrimônio mineiro, os tipos e até algumas receitas. Veja no fim do post como é fácil comprar o Canastra online e viajar pelas riquezas mineiras em sair de casa.

Viagem gastronômica: o queijo Canastra de Minas Gerais

Viagem gastronômica: o queijo Canastra de Minas Gerais Receitas com o queijo Canastra de Minas Gerais

 

Viagem gastronômica: o queijo Canastra de Minas Gerais

 

O segredo é o terroir!

 

Terroir é a união das condições de clima, altitude, pastos nativos e as águas da Serra da Canastra. Somente em sete cidades da região há o título de indicação geográfica que dá aos queijos produzidos ali o selo de origem do autêntico queijo Canastra, alguns deles, premiados nacional e internacionalmente. As cidades são Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Tapiraí e Piumhi. Essa última, é onde são feitos os queijos da Queijaria Alpi. A região tem o terroir perfeito!

 

Queijo Canastra: qual é a receita?

 

O queijo mineiro da Serra da Canastra é feito de leite cru e tem um sabor forte e meio picante, consistência encorpada e massa compacta. Sua produção artesanal, sua receita exclusiva de mais de 200 anos e sua fama que conquista os paladares mundo afora o tornaram Patrimônio de Minas.

Tudo começa com a ordenha. Depois, o leite é colocado em um tanque e recebe o coalho e o “pingo”, que é o segredo de tudo. É como um fermento líquido, extraído da produção do dia anterior. Isso ocorre na chamada “casa de queijo”, onde a mágica acontece. A massa é espremida com as mãos e colocada em moldes redondos. Por cima vai o sal grosso. Por baixo da forma, o soro escorre finalizando um processo que dura 24 horas.

 

O processo de maturação

 

Quando o queijo sai dos moldes vai para uma prateleira arejada. Depois de pelo menos uma semana de maturação ele adquire a cor dourada e o sabor perfeito de um queijo artesanal meio curado. O queijo Canastra deve ser consumido curado ou meio curado, com pelo menos uma semana de maturação, mas algumas peças ficam maturando por anos. Mas isso tem um segredinho! Confira aqui como conservar um queijo Canastra.

 

Canastra meia cura e Canastra Real

 

As receitas foram trazidas da Europa durante o ciclo do Ouro, aprimoradas e passadas de pai para filho até as gerações atuais. Com o passar dos dias ele adquire uma bela cor dourada e vai enrijecendo de fora para dentro. Suas duas versões encantam os paladares ao redor do mundo. O mais tradicional é o Canastra Meia Cura. Geralmente é encontrado em peças de 1kg, feitas com cerca de dez litros de leite cru cada. Seu sabor é picante, ácido e adocicado, com textura firme por fora e macia por dentro.

Já o Canastra Real é mais cremoso e lembra um queijo gruyère. Ele foi criado antigamente para presentear pessoas importantes que visitavam as fazendas. Em peças de 4kg ou até 6kg, seu processo de cura cria um queijo adocicado e leve, com um toque amargo no final.




 

Bon Appetit

 

Por causa do seu sabor acentuado e inconfundível o queijo Canastra de Minas Gerais caiu nas graças de renomados chefs de cozinha no Brasil e no mundo. São diversas receitas com aquele toque especial da iguaria. A gente decidiu reproduzir uma das indicadas no blog da Queijaria Alpi. Fizemos o Penne ao Funghi com Queijo Canastra. Um prato com massa, queijo e cogumelos não tem como dar errado e até a gente acertou a mão! A receita é mesmo deliciosa e o queijo combina muito bem com todo tipo de ingrediente. Ficou com água na boca?

Conheça aqui algumas dicas de receitas. A bruscheta e a massa com queijo canastra, galinha caipira e ora-pro-nobis também são sensacionais!

Receitas com o queijo Canastra de Minas Gerais

Penne ao Funghi com Queijo Canastra

Receitas com o queijo Canastra de Minas Gerais

Harmoniza bem com um Pinot Noir, um Carménère…

Receitas com o queijo Canastra de Minas Gerais

Tapiocas com queijo Canastra

Receitas com o queijo Canastra de Minas Gerais

Tapiocas ficam incríveis com queijo Canastra!

Receitas com o queijo Canastra de Minas Gerais e como comprar online

Tapioca recheada com creme de ricota, queijo Canastra e lascas e azeitonas pretas

 

Como comprar o Queijo Canastra Online

 

A Queijaria Alpi nasceu em Piumhi, uma das setes cidades com Indicação geográfica protegida por lei. Pelas mãos de uma família que está na região há mais de cem anos, a tradição do queijo se mantém viva e ganhou o Brasil. A Queijaria vende o Canastra Meia Cura e o Canastra Real pelo site. É muito simples: basta escolher o produto nesse link, adicionar ao carrinho e fechar o pedido. Depois de inserir as informações de entrega, o site direciona para as formas de envio e em seguida, para a forma de pagamento através do PagSeguro ou MOIP (para garantir a segurança dos dados). É possível acompanhar o pedido através do código de rastreamento, mas chega muito rápido, em até três dias.

O queijo vem embalado e protegido com papel manteiga, acondicionado em uma caixa bem grossa.

 

Como comprar Queijo Canastra Online na Queijaria Alpi?

 

Aí é só aproveitar! Se para os mineiros o queijo Canastra é um Patrimônio e um orgulho, para o resto do mundo, receber uma peça em casa é fazer uma viagem gastronômica à Minas sem sair do lugar. Escolha um bom vinho para acompanhar e Bon Appetit!

 

S E R V I Ç O

Queijaria Alpi


 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

Por Camila Coubelle


> Post Patrocinado

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

5 Comments

  1. quantos queijos deliciosos, eu sinto bastante falta do queijo de Minas, realmente uma boa ideia o produto estar disponível online!

  2. Nossenhora… Deu muita água na boca agora! Estou na França, que também é conhecida por seus deliciosos queijos, mas não tem como negar que os queijos de Minas são uma especialidade única e que fazem MUITA falta na minha vida. Uma pena que não seja possível comprar online e enviar para cá essa delícia viu! 😛

  3. Que delícia de post! Amo Minas e amo o queijo mineiro <3 Adorei todas as dicas e explicações, muito legal entender o processo assim.

  4. morro de vontade de experimentar esse queijo!! alias, tudo que vem de minas é bom demais né? aaaaaaamo a culinaria deles 😀

  5. Adorei! Vou pra Capitólio agora para a virada de ano, vou reservar um dia todo pra Serra da Canastra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *