Trilha Transcarioca: parte 2

 
Desde que ‘descobrimos’ a Trilha Transcarioca, a gente ganhou motivação para conhecer as trilhas do Rio de Janeiro. Dos 180 quilômetros que ligam o Pão de Açúcar – no Morro da Urca – até a Barra de Guaratiba, percorremos 30 na primeira parte. Agora, mais colegas se juntaram à nós, fazendo dessa segunda parte ainda melhor. E o visual colaborou: praias selvagens, lugares desertos e serras cujo topo revelavam lugares mágicos do Rio.

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (11)

Trecho da Transcarioca pelas prias selvagens do Rio: Barra de Guaratiba x Grumari

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (13)

Vista de cima da Pedra da Tartaruga

Dentro dos dois carros que seguiam para Barra de Guaratiba, as conversas denunciavam a animação que tomava conta do dia. Trilhas passadas e próximas viagens reinavam até que o clima de interior do nosso destino chamou a atenção. A empolgação só aumentou. Aí o rumo da conversa mudou para a criatividade da marca da Trilha Transcarioca, e assim seguimos escada acima, na entrada da Capela de Nossa Senhora das Dores, até ganhar a trilha bem marcada para a famosa Pedra do Telégrafo. Nesse ponto, a Restinga da Marambaia rouba a cena. Sua beleza, que pode ser avistada até por quem chega de avião no Rio nos faz articular planos para visitar.

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (5)

Restinga da Marambaia

A presença de crianças, terceira idade, jovens aparentemente sedentários e outros exemplos esdrúxulos mostram a facilidade que fez da pedra um ponto tão lotado quanto as mais famosas praias do Rio. Nem cogitamos entrar na fila para a foto em perspectiva que faz sucesso nas redes sociais. Nosso destino era além. Um pouco mais para baixo. Seguimos pela trilha que faz baldeação nas praias selvagens, desertas e de mar agitado. Em algum ponto antes da primeira parada, a praia do Inferno, fomos ‘adotados’ por uma adorável cadelinha que passou a ser nossa guia oficial.

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (4)

Galera na Pedra do Telégrafo / nossa “Pretinha”

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (6)

Praia do Inferno

‘Pretinha’ parecia conhecer bem aqueles caminhos e mereceu uma mordida de cada lanche que fizemos. Fotos em pé, fotos sentados, fotos na pedra, fotos ‘roubadas’ de quando o coleguinha estava deitado de olhos fechados trocando energia com o lugar, selfies, fotos e mais fotos para ter como provar para quem não foi a beleza que testemunhamos na praia de areias brancas.

Seguimos para a praia Funda, passando antes pelos costões de pedra que, se não pela beleza, vencem no momento bobeira extremamente necessário para manter a leveza do dia. As ‘crianças’ se divertiram bastante se enfiando nos buracos na Pedra da Lua.

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (14)

Pedra da Lua, entre a Praia do Inferno e a Praia Funda / Foto: Dafne Ismail

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (7)

Olha o visual!

A próxima foi a praia do Meio: pequena, mas seus 300 metros de extensão são suficientes para dizer que ela é paradisíaca. A Pretinha seguia na frente, ensinando como subir a encosta sem precisar das cordas.

Seguimos pelas praias do Perigoso e dos Búzios, passando por mirantes e pontos estratégicos para apreciar toda a beleza do trecho. A última atração do dia foi a Pedra da Tartaruga, que dispensa explicações do nome. Mais fotos tendo como pano de fundo a tonalidade azul das praias selvagens. Pretinha saiu à francesa quando retornamos à Barra de Guaratiba. De certo, ela prefere ficar por ali esperando outro grupo para ‘guiar’.

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (8)

Atravessando os costões

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (12)

Subida da Praia do Meio

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (1)

Pedra da Tartaruga – 98 m. de altitude

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (2)

Visão do alto da Pedra da Tartaruga

Como na primeira parte da Transcarioca, a noite foi de queijos, vinhos, boa conversa e lembranças do sábado no trecho ente Barra de Guaratiba e Grumari.

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (15)

Olha essa mesa! Foto: Dafne Ismail

No domingo, recomeçamos na Praia de Grumari. O trecho de 6,9 km entre Grumari e Grota Funda é completamente diferente dos 9 km do dia anterior. Agora, a Mata Atlântica vai se revelando pouco a pouco nos fundos da praia que une o mar a uma autêntica zona rural em plena metrópole. Às vezes, quase não víamos o céu, tamanha cobertura das árvores.

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (17)

Trecho Grumari x Grota Funda

Vida sem Paredes - Trilha Transcarioca parte 2 (16)

Galera reunida no trecho Grumari x Grota Funda / Foto: Dafne Ismail

Trechos escorregadios, partes íngremes e teias de aranha davam um clima inóspito que torna difícil acreditar que no fim da trilha, damos de cara com a Av. das Américas. Fora o problema que tivemos no trecho antes da saída para Piabas, o dia foi ótimo. Erramos uma bifurcação, mas percebemos a tempo de voltar e tentar entender o que tinha acontecido. As sinalizações da Trilha Transcarioca estavam apagadas e as placas arrancadas. Alguém tentou sabotar esse trecho da trilha. Ainda bem que os voluntários da sinalização estão sempre dispostos a colaborar nesse trabalho e já foram avisados do vandalismo. Seguimos por entre subidas e descidas, transpondo os 485 metros de altitude do Morro de Santo Antônio da Bica, até avistar os cabos de aço quase na chegada da Grota Funda. Pés no asfalto. Essa é a hora triste da despedida de um fim de semana nos topos do Rio de Janeiro. Hora de voltar para casa e começar a pensar na data da terceira parte da Trilha Transcarioca. Acompanhe aqui no Vida sem Paredes!

Essa foi a 2ª parte. Em breve a gente vai marcar a 3ª e postamos sobre a experiência. Dessa vez o grupo teve a presença especial da minha irmã Pâmela, além do Erick, Luciana Nogueira, Iara, Luciana, Daniel, Jaque, Dafne e Cris. Muito obrigada pela cia pessoal!

Dicas para percorrer a Trilha Transcarioca:

Confira no site o guia completo com informações sobre cada área de preservação, aprenda a interpretar a sinalização e faça o download dos mapas de navegação dos trajetos.

  • A Trilha Transcarioca é gratuita.
  • Alguns trechos exigem preparo físico.
  • Respeite as regras de visitação do lugar.
  • Não jogue lixo no meio ambiente.
  • Leve protetor solar, repelente, água e lanches.
  • É proibido acampar em qualquer trecho da Trilha Transcarioca.
  • Em Barra de Guaratiba existem muitos campings e pousadas perto desse trecho da trilha, consulte na caixa de pesquisa Booking ao lado ou aqui.

A Trilha Transcarioca é inspirada em trilhas internacionais de longo curso e idealizada por Pedro da Cunha e Menezes, em seu livro Transcarioca: todos os passos de um sonho (2000), com objetivo de fortalecer a conservação e recuperação dos corredores verdes unindo as principais áreas de Mata Atlântica da cidade em um maravilhoso atrativo turístico. Conheça mais sobre o mais novo circuito de ecoturismo do Rio de Janeiro nas páginas oficiais: site e Facebook.


Leia também:
Confira o relato anterior, saiba mais sore a trilha aqui no Vida sem Paredes e aproveite a dica de onde se hospedar.

Trilha Transcarioca: parte 1

Solar do Cosme: dica de hospedagem na zona sul do Rio

Você ganhou R$85 em créditos de viagem para usar no Airbnb. Resgate aqui!


Trilha Transcarioca – RJ: Parque Natural Municipal de Grumari

Data da viagem: Junho de 2016
Por Camila Coubelle

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

As dicas te ajudaram?

 Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Pingback:Trilha Transcarioca: parte 1 | vida sem paredes

  2. Pingback:Trilha do Morro Dois Irmãos no Vidigal | vida sem paredes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *