• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

Trem das Águas: a Maria-Fumaça de São Lourenço (MG)

 

 

Quando o apito soa, os passageiros ficam ainda mais eufóricos a bordo do Trem das Águas, uma autêntica Maria-Fumaça em São Lourenço. O passeio de cerca de 10 quilômetros até Soledade de Minas é um dos mais procurados na cidade do Circuito das Águas, no Sul de Minas Gerais.

A locomotiva a vapor encanta os visitantes com seu charme histórico e o tempo até parece seguir mais devagar durante as 2 horas (ida e volta), incluindo a parada na feira de artesanato local.

Confira como funciona o passeio, fique atento às dicas e programe-se.

Trem das Águas, São Lourenço - MG

Trem das Águas, São Lourenço – MG

Trem das Águas, São Lourenço - MG

Estação de São Lourenço

 

Trem das Águas: a Maria-Fumaça de São Lourenço (MG)

 

O início do tour

 

O trem parte do Km 80 da antiga The Minas and Rio Railway Company, onde está a Estação de São Lourenço, e vai até o Km 90, em Soledade de Minas. A viagem é tranquila e percorre alguns pontos da primeira cidade, passando em frente ao Aeroporto de São Lourenço e à Parada Ramon. Em seguida, adentra um trecho rodeado de montanhas salpicadas com uma casa aqui e outra ali. O percurso dura cerca de 40 minutos e em certo ponto, vai margeando o Rio Verde. Enquanto isso, os violeiros visitam os vagões tocando as modas que todo mundo acompanha com palmas e até cantando.

Maria-Fumaça Trem das Águas, São Lourenço - MG

 

Parada em Soledade de Minas

 

O trem vai chegando e logo avistamos em letras garrafais o nome da cidade dando as boas-vindas aos visitantes. Quando os passageiros descem e se “perdem” na movimentação da estação, a locomotiva faz uma manobra e fica preparada para o retorno. Enquanto isso, o artesanato, os doces, cachaças, mel e outros produtos viram protagonistas da viagem e disputam a atenção do público, que encontra variedade e preços ótimos. Tanto para comidinhas quanto para lembrancinhas. Vale a pena provar o bolinho de aipim recheado! A parada de 40 minutos fica pequena diante de tanta coisa.

Maria-Fumaça Trem das Águas, São Lourenço - MG

Estação de Soledade de Minas

Maria-Fumaça Trem das Águas, São Lourenço - MG

Boas-vindas

 

O retorno

 

Enquanto os visitantes aproveitam a parada em Soledade de Minas, o pessoal do Trem das Águas vira o encosto dos bancos para que as pessoas não voltem de costas. O retorno também dura cerca de 40 minutos, totalizando 2 horas de passeio. Na volta também tem apresentação de artistas e violeiros, e quando a Maria-Fumaça chega em São Lourenço, muitos visitantes ainda ficam ali na estação, se despedindo do passeio, ou comprando quitutes, doces, cachaças ou outros produtos locais.

 

As estações

 

As estações de São Lourenço e Soledade de Minas contam com banheiros gratuitos, limpos e organizados. Em Soledade há um museu ferroviário, mas estava em reforma durante o nosso passeio. A Estação de São Lourenço é maior e mais espaçosa, e tem uma locomotiva menor em exposição.

Maria-Fumaça Trem das Águas, São Lourenço - MG

Bilheteria da Estação de São Lourenço

Maria-Fumaça Trem das Águas, São Lourenço - MG

Os violeiros

Maria-Fumaça Trem das Águas, São Lourenço - MG

Estação de São Lourenço

Maria-Fumaça Trem das Águas, São Lourenço - MG

Café e lojinha na Estação de São Lourenço

 

Leia também: Visitando o Parque das Águas em São Lourenço

 

Classe turística x classe especial

 

São 2 vagões na classe especial, com assentos estofados e degustação de doces, queijos, cachaças e outros produtos locais. Os lugares são numerados.

Já a classe turística tem bancos de madeira e um número bem maior de vagões.

Então a dica é: se quiser curtir o passeio na classe especial, faça a reserva, pois há menos lugares. E vale a pena, pois os quitutes são uma delícia!

Maria-Fumaça Trem das Águas, São Lourenço - MG Maria-Fumaça Trem das Águas, São Lourenço - MG

 

Como comprar o ingresso para o passeio Trem das Águas

 

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Estação de São Lourenço. Entretanto, em feriados e em alta temporada, é recomendável reservar antes. Fizemos o passeio em alta temporada e os ingressos estavam esgotados. Havia até uma fila enorme na estação, cheia de pessoas esperando por desistências. É possível fazer a reserva por e-mail, telefone, ou pelo site (consulte abaixo). Depois, basta chegar meia hora antes e retirar o ingresso na bilheteria.




S E R V I Ç O

Trem das Águas – De São Loureço a Soledade de Minas

  • Ingressos: R$ 60,00 (classe turística) e R$ 80,00 (classe especial) – crianças até 5 anos no colo não pagam
  • Horários: sábados às 10h e às 14h30, domingos, às 10h
  • Feriados e pontes de feriados: a confirmar (consulte por e-mail ou telefone)
  • Contato: (35) 3332-3011 (horário comercial e finais de semana) | tremdasaguas@abpf.com.br
  • O passeio no Trem das Águas é operado pela ABPF Regional Sul de Minas. Confira o Site

 

Dicas e informações sobre a Maria-Fumaça

 

  1. Na ida, se estiver na classe turística (não numerada) escolha os assentos voltados para o lado da estação, pois a vista ficará livre. As janelas são amplas e dá para ver a paisagem mesmo estando do outro lado, mas para fotos, ficará melhor nesse.
  2. O Trem das Águas tem certificado de excelência no TripAdvisor. Saiba que o atendimento é atencioso e acolhedor.
  3. Não é permitido colocar os braços e a cabeça para o lado de fora.
  4. Se fizer a reserva do bilhete, chegue pelo menos meia hora antes do passeio para retirar o mesmo.
  5. A Estação de São Lourenço fica a 5 minutos do Calçadão do Parque das Águas. Seguindo até o final da avenida que vai beirando o parque, basta virar à esquerda e em seguida, à direita.

 

Como chegar em São Lourenço

 

De ônibus, a viação Gontijo vem de Brasília, a Útil vem do Rio, a Cometa vem de São Paulo e a Gardênia vem de BH.

Quem vai de carro de BH deve usar a rodovia Fernão Dias sentido SP até depois de Três Corações, pegar a BR-267 e entrar na MG-383 antes de Caxambu. Já quem sai de Juiz de Fora, basta seguir pela BR-267. Quem sai do Rio de Janeiro, pode seguir pela Dutra até a BR-354, depois, seguir até a entrada da BR-460 e continuar até São Lourenço. De São Paulo, é preciso seguir na Dutra até depois de Cachoeira Paulista e seguir as placas para a rodovia Hamilton Vieira Mendes até a Dr. Avelino Junior, que vai até a divisa entre Minas e SP e passa a se chamar MG-156. Em Itanhandu, basta seguir pela BR-354 até a entrada da BR-460 até o destino.

Se precisar alugar um carro para visitar São Lourenço, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.


 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Confira as opções de hospedagem em São Lourenço e reserve na Booking.com através desse link. São muitos hotéis no centro, pousadas aconchegantes no entorno e hotéis fazendas.

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 


Distâncias até São Lourenço – MG:

384 Km de Belo Horizonte – MG
234 Km de Juiz de Fora – MG
266 Km do Rio de Janeiro – RJ
300 Km de São Paulo – SP
699 Km de Vitória – ES

 

São Lourenço – MG: cerca de 45 mil habitantes | cerca de 875 metros de altitude
Data da viagem: julho de 2017

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *