Salar de Uyuni: tudo que você precisa saber antes de ir

 

A Travessia do Salar de Uyuni é aquele tipo de passeio que divide as pessoas em três grupos: o das pessoas que já foram, o das que querem ir, e o das que até não querem, mas não negam a extraordinária beleza do lugar.

De fato, o maior deserto de sal do mundo, com sua imensidão branca estonteante, é um dos destinos mais cobiçados entre viajantes do mundo inteiro.

É uma das principais atrações da Bolívia e fica a cerca de 540 quilômetros de La Paz. Apesar disso, você já deve ter ouvido falar que esse lugar é sinônimo de perrengue. Listamos algumas informações sobre a nossa experiência para ajudar você a planejar a travessia do Salar de Uyuni do melhor jeito possível.

Vida sem Paredes - Uyuni dicas (1)

Jipes que levam para o Salar de Uyuni

 

Quantos dias ficar no Salar de Uyuni?

 

O tour no Salar de Uyuni pode ser feito em 1, 2 ou 3 dias. Mas embora o passeio completo, de 3 dias, leve o nome do Salar, o deserto de sal mesmo você só vai ver em um dos dias, e basta um dia para conhecê-lo. Nos pacotes de um dia, dá para conhecer a magnitude desse lugar único em todo o planeta, o cemitério de trens e o vilarejo de Colchani e seu artesanato, os Ojos Del Salar, que são buracos de onde brotam água no meio do deserto, e a Isla Incahuasi (Isla del Pescado), onde estão as pedras vulcânicas, conchas petrificadas e os cactos milenares que podem chegar a mais de 10 metros de altura.

No 2º dia, a estrada quilométrica não era mais branca, mas sim empoeirada, rumo ao vilarejo de San Juan, ao vulcão Ollagua, às lagunas Cañapa, Hedionda, Honda e Colorada – a mais incrível de todas – e à Arbol de Piedra, a escultura natural que lembra uma árvore.

No 3º dia, vimos os gêiseres Sol da Mañana, a 5 mil metros de altitude, paramos nas Águas Termales com cerca de 30ºC, seguimos para o salar de Capina, a Itália Perdida , e alguns outros lugares igualmente impressionantes antes de retornar à cidade de Uyuni.

Com essas descrições de atrações você pode decidir quantos dias gostaria de ficar e fazer seu planejamento para o Salar de Uyuni.

OBS: existe mais de um vilarejo em cada região, e acredito que os tours se distribuem entre eles. Isso significa que seu tour pode parar em vilas com nomes diferentes das que eu citei. Também há outras lagunas e vulcões. E a ordem dos dias pode ser diferente. Talvez o seu 1º dia seja como o que eu descrevi no meu 3º dia, por exemplo.

 

O que levar para o Salar de Uyuni?

 

Bloqueador solar: o sol é de matar. Leve bonés, roupas com proteção UV e tudo mais que você tiver para se proteger.

Óculos de Sol: o reflexo da luz solar no sal machuca os olhos. Sério. É quase impossível olhar para ele sem óculos. Leve um de qualidade em que você possa confiar na proteção.

Água:são caras nos vilarejos. Mas, no almoço e no jantar, tínhamos 2L de água e 2L de refri para o grupo. Leve a quantidade que considerar necessária além disso.

Moedas trocadas: para os banheiros. De Bs. 1 a Bs. 5.

Pilhas ou baterias extras: a gente faz fotos o tempo inteiro. São muitos ângulos bonitos, muitas tentativas de pulos e de fotos brincando com a perspectiva. Vai acabar muito rápido. No vilarejo de Colchani as pilhas estavam Bs. 22 com 4.

Lenços umedecidos: totalmente indispensáveis para limpar o suor de vez em quando, ao usar os banheiros, limpar as mãos e até tomar um “banho de gato”.

Lanches: a não ser que você coma demais, não se preocupe muito. As nossas refeições eram saborosas e completas, e com fartura.

Álcool gel: por garantia para todas as ocasiões em que você precisar lavar a mão.

Roupas de frio: durante dia é um calor extremo, mas de noite faz muito frio. No fim de tarde, inclusive, já é frio, por causa dos ventos velozes.

Manteiga de cacau: leve algum produto para os lábios por causa do frio cortante da noite. Para ser sincera, eu passava dentro do nariz também (enfiando o dedo), e meu nariz não sangrou como muitos relatam.

Vida sem Paredes - Uyuni dicas (2)

Pôr do sol no Salar de Uyuni

 

Como foram as refeições?

 

Não sei se tivemos sorte, mas achamos tudo incrível. O café da manhã era de rei (com suco, café, leite em pó, chás, pão, panqueca, geleia, doce de leite, biscoitos) e a gente levava o que sobrava para comer mais tarde. Também levávamos as sobremesas do almoço, que eram frutas ou biscoitos, porque a gente não aguentava comer na hora. Os almoços eram tipo: 1 carne, arroz, saladas, batata / ou peixe, macarrão, arroz e salada, e há opções para vegetarianos. Quando chegávamos no local da hospedagem havia um chá com biscoito. Nos jantares, havia a famosa sopa antes da refeição, e no 2º dia ganhamos até uma garrafa de vinho boliviana. Todos os grupos que estavam no nosso hotel ganharam.

 

Como são os banheiros?

 

Evite o banheiro do Hotel de Sal próximo ao Monumento Dakar. Esse foi o pior que encontramos. Era uma fossa bem nojenta e lá não tem água para lavar a mão. Custava Bs. 5 – o mais caro de todos. Em outras vilas os banheiros custavam Bs. 1 e Bs. 2, ou eram gratuitos.

No Hotel de Sal em Coqueza, o banho custava Bs. 10 e o banheiro era bom e limpo. Já no 2º local, o banho custava Bs. 15 mas os banheiros eram precários, não estavam limpos e a iluminação era pouca.

 

Vou conseguir carregar meus eletrônicos?

 

No Hotel de Sal que dormimos em Coqueza, no 1º dia, só era permitido carregar celulares e câmeras fotográficas. No local do 2º pernoite, mais simples, só vi uma tomada e era difícil chegar a vez na “fila”.

 

Como contratar seu tour no Salar de Uyuni:

 

É possível chegar em Uyuni até as 17 horas e ainda encontrar facilmente seu tour para o dia seguinte – seja de 1, 2 ou 3 dias – no Salar de Uyuni, porque são muitas agências e algumas funcionam além das 19h. Às 7h já tinha agentes oferecendo passeios nas ruas e eu conheci pessoas que fecharam na parte da manhã do mesmo dia, já que os tours começam às 10 da manhã. É claro que é preciso pesquisar bem, mas é importante ressaltar que as agências trabalham da seguinte forma: quem tem o maior número de pessoas fechadas “pega” os clientes das outras agências que têm menor número. Por exemplo, os passeios são com 6 ou 7 pessoas. Nossa agência tinha 4 pessoas confirmadas, e completou o carro com 2 pessoas de uma outra agência + 1 pessoa de uma terceira agência. O que eu quero dizer com isso é que nosso grupo de 7 pessoas foi proveniente de 3 agências diferentes que cobraram diferentes preços e TODOS nós tivemos exatamente o mesmo serviço. Então, não tenha medo de pagar menos achando que as agências que cobram mais caro serão melhores.  O que você precisa fazer é verificar a qualidade do jipe em que você fará o tour, pedir informações detalhadas da alimentação, da hospedagem e do roteiro, e exigir tudo isso anotado no recibo.

 

Quanto custou nosso tour no Salar de Uyuni?

 

Vimos preços que variavam entre Bs. 600 e Bs. 800. Ainda não sabíamos que o serviço é igual em várias agências, como expliquei no tópico anterior, mas sabíamos que sempre se pode pechinchar. Pedimos desconto para 2 pessoas e pagamos Bs. 580 cada para o tour de 3 dias.




Outros custos durante nossa travessia:

 

  • Água, biscoitos e chocolate: Bs. 25 para cada (2L. de água, 1 biscoito e 1 chocolate)
  • Banhos: Bs. 10 + Bs. 15
  • Ingresso Aguas Termales: Bs. 6
  • Ingresso Ilha Incahuasi: Bs. 30
  • Ingresso Parque Nacional Eduardo Avaroa (onde estão as lagunas): Bs. 150

>> Provavelmente a agência que você escolher vai mencionar esses valores extras de ingressos e banhos.

 

Como chegar ao Salar de Uyuni:

 

Há duas cidades de entrada para o salar: Uyuni (Bolívia) e São Pedro do Atacama (Chile). Nós listamos todos os preços de ônibus e empresas confiáveis para viajar entre várias cidades da Bolívia. Confira:

 

Viajar de ônibus na Bolívia: preços e duração

 

Você também pode começar em uma e terminar na outra, contratando o transfer na mesma agência em que fechar o passeio (custava cerca de Bs. 50).

Começamos e terminamos em Uyuni e contamos tudo sobre a cidade no post abaixo.

 

Dicas de Uyuni: a cidade de entrada no salar

 

Curta nossa página e acompanhe todas as dicas do nosso mochilão:

 

Onde se hospedar e conde comer

 

A cidade de Uyuni é pequena, mas totalmente turística. Há inúmeras opções de hospedagem, sendo a maioria hostels simples.

Há muitos restaurantes de vários tipos de culinárias, e quase todos servem café da manhã completo. Os bares e restaurantes ficam movimentos à noite, com turistas do mundo todo.

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

Leia também: Travessia do Salar de Uyuni: 1º dia

 

Salar de Uyuni: 3650 m. de atitude | 10500 m² de área
Data da viagem: abril de 2016

Por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

7 Comments

  1. Pingback:Travessia do Salar de Uyuni: 1º dia | Vida sem Paredes

  2. Pingback:Trilha Salkantay: como contratar e o que levar | vida sem paredes

  3. Olá!
    Qual agência contratou para fazer o tour pelo Salar de Uyuni? Estou indo para Atacama primeiro, mas vou tentar procurar esta agência por lá, provavelmente também saem de San Pedro de Atacama.
    Obrigada pelas dicas. Estou pesquisando bastante, mas a maioria dos blogs estão muito desatualizados. Que bom que encontrei este aqui.

    • Olá Priscila! Obrigada pelo elogio! O nome da empresa que contratamo é Huracan, mas ela fica em Uyuni. Não estivemos em San Pedro, mas creio que lá seja no mesmo esquema de Uyuni. Boa viagem! Use #vidasemparedes no Instagram para a gente acompanhar você!

  4. Olá, gostaria de de saber a que horas acaba o tour, gostaria de pegar o voo de volta no mesmo dia, vi que tem um voo às 23h e queria saber se é possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *