Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca

 

Um dia de tour no Valle de Casablanca é suficiente para experimentar alguns dos melhores vinhos brancos do mundo, muitos deles, premiadíssimos. Isso porque a região a cerca de 70 quilômetros de Santiago é reconhecida por suas jovens plantações de Sauvignon Blanc e Chardonnay, além da Pinot Noir, cepa emblemática do vale. No caminho entre a capital do Chile e a região costeira de Valparaíso e Viña del Mar, o vale iniciou a produção de vinhos na década de 80 e tem diversas vinícolas reconhecidas.

Conheça as principais, descubra quais são seus vinhos mais interessantes, confira as dicas e veja como funciona o tour que visita quatro vinícolas (três delas com degustação incluída) e um outlet de vinhos com uma variedade enorme e preços ótimos. Fizemos o tour com a agência Destino Chile, que atende brasileiros e foi super recomendada. Vem com a gente!

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca

 

Tour no Valle de Casablanca: vinícolas visitadas

 

1. Viña Casona Veramonte

 

Uma das pioneiras, a Veramonte tem adega inspirada no estilo de Napa Valley, bar de degustação, uma loja de vinhos nacional e internacional, café com produtos do jardim e um corredor central com vista linda para os vinhedos.

Lá a gente pode conhecer a história de Veramonte, Ritual, Primus e Neyen, seus principais vinhos. Não há degustação incluída no pacote, mas nas outras três, sim. Entretanto, é possível pagar por garrafas ou taças à parte.

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viña Veramonte Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viña Veramonte

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viña Veramonte

 

2. Viña Emiliana

 

Especializada em vinhos orgânicos e biodinâmicos, a Emilinana foi a vinícola do ano em 2015, por “Vinos de Chile”. Seus principais – e premiados – vinhos são Coyam, Signos de Origen, Nova, Adobe e o Gê, considerado a expressão máxima da agricultura biodinâmica da vinícola.

Nós degustamos 3 vinhos: um Signos de Origem Pinot Noir, um Novas Gran Reserva Carmenére e Cabernet Sauvignon, e um Novas Gran Reserva Chardonnay, todos excelentes. Tudo isso em um jardim super agradável com visual para as plantações.

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viña Emiliana

A degustação nos jardins na vinícola é bastante agradável

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viña Emiliana

Tim tim!

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viña Emiliana

Vinhos degustados na Viña Emiliana

 

3. Mercado de Vinhos Rio Tinto

 

A parada nesse enorme mercado é legal para quem já tem um roteiro de visitas montado e quer comprar a preços “de fábrica” aqueles vinhos de vinícolas que não serão visitadas na viagem. Tem vinhos não só do Valle de Casablanca, como de todo o Chile.

É nessa parada que a gente almoça. Há restaurante com opção de buffet livre a 16.900 pesos chilenos (fev/2018), o que dá cerca de R$ 85,00. Mas também há lanchonete que oferece sanduiches, empanadas, tortas e outros.
Ah, e podemos provar o vinho próprio deles.

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Mercado de Vinhos

A parada no mercado é legal para comprar vinhos chilenos a preços atrativos

 

4. Viñamar

 

O luxuoso palácio Viñamar se destaca em meio às plantações. O espelho d’água da entrada já impressoina, mas espere até ver o lado de dentro. Nossa degustação tinha vista para as parreiras e parecia cena de cinema.

A vinícola fundada em 2004 conta com as uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc y Carmenère. E embora produza ótimos tintos, são seus espumantes que fazem sucesso. Provamos um Rosé Pinot Noir e um Demi Sec, cujo frescor caíram muito bem naquela tarde quente de verão.

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viñamar

Palácio Viñamar

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viñamar

A luxuosa sala de degustação, com vista para as parreiras

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viñamar

A Viñamar é conhecida por seus espumantes

 

5. Viña Indomita

 

A última parada do nosso tour no Valle de Casablanca foi na imponente Indomita. Ela fica posicionada no alto de um cerro, chama atenção de quem passa na Ruta 68 e oferece uma vista privilegiada do vale.

Ela é toda moderna e majestosa e percebemos que é uma das mais visitadas, pelo número de pessoas lá.
Para encerrar nosso dia de degustações, provamos um Chardonnay e um Carmenère, ambos Gran Reserva, e um Porta Reserva Cabernet Sauvignon. Mas nessa vinícola ainda está unclusa uma harmonização com queijos, castanhas, salames, torradas, frutas secas etc.

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viña Indomita

Viña Indomita vista da Ruta 68

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viña Indomita

Temos uma vista panorâmica do vale

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viña Indomita

O bonito castelo da viña

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viña Indomita

Degustamos alguns vinhos Gran Reserva da vinícola

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Viña Indomita

Para harmonizar, pratos de frios!

 

Dicas e informações sobre o tour

 

O tour no Valle de Casablanca é um passeio de dia inteio nos arredores de Santiago. Começa às 8h, quando a van busca todos no local da hospedagem, e termina às 18h, hora que retornamos. A van deixa um a um na hospedagem.

Logo que saímos de Santiago, o guia nos conta sobre o vale, com aspectos do terroir e da história da região. Em meia hora mais ou menos, no Vale Curacaví, fazemos uma parada para degustação de chicha, uma bebida fermentada produzida pelos povos indígenas da Cordilheira dos Andes desde o Império Inca. É bem doce e com alto teor alcoólico. Para acompanhar, ganhamos um docinho folhado, típico da região. Nesse lugar, quem quiser pode aproveitar para comprar água, café da manhã…

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca

Provamos a chicha, uma bebida inca

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca - Agência Destino Chile

O guia Leo da agência Destino Chile contando sobre a viña Emiliana

 

Não fazemos aquele tour guiado com um especialista local, passando pelas parreiras, sala de barricas e outros áreas das vinícolas visitadas. Mas temos tempo de circular por conta própria, visitar a loja ou fazer degustações extras pagas à parte. Durante as degustações que estão incluídas no pacote, o guia da agência compartilha informações sobre a vinícola e os vinhos.

Um ponto interessante de se juntar a um grupo, é que a gente troca figurinhas. Tem sempre um que já foi na viníola que iremos no dia seguinte, e já dá algumas dicas. Ou alguém que provou muitos vinhos e recomenda os melhores.

A maior vantagem de fazer o tour com uma agência é que a gente pode conhecer quatro vinícolas do vale. Com transporte público esse número seria impossível, pela logistica e o tempo gasto. Contratar um transfer sairia pelo mesmo preço e a gente ainda teria que pagar pelas degustações. E por fim, alugar um carro dá mais flexibilidade, mas alguém não poderia beber, e afinal, fomos lá para isso! A Nange não quis ser a motorista da rodada, muito menos eu! hahaha

Beber e dirigir nem pensar. Além de ser imprudente, passamos por blitz na Ruta 68, que dá acesso ao vale.




 

Como contratar o tour no Valle de Casablanca com a agência Destino Chile

 

Escolher uma agência bem avaliada foi imprescindível, principalmente depois de ter visto tanta gente relatando problemas nos grupos do Facebook. Há agências boas que são caras e deu trabalho encontrar uma que fosse recomendada e com preço acessível ao mesmo tempo. E a Destino Chile é especializada em brasileiros, então fica mais fácil combinar tudo, e eles atendem pelo WhatsApp.

O tour custa 47.840,00 pesos chilenos ou R$ 265,78 (fev/2018). Inclui o transfer, guia bilíngue português e espanhol, e degustações em três das quatro vinícolas visitadas.

Para reservar é preciso pagar 20% do valor do passeio, e os 80% restante até o fim do tour. O pagamento pode ser feito em reais, pesos chilenos, dolares e cartao de credito. Após a reserva, eles enviam o voucher. Ah, e tem preços especiais para pacotes, pois eles ainda oferecem vários outros passeios.

Para as vinícolas, a dica é reservar antes, principalmente no verão, que é pouco antes da colheita, então os vinhedos estão verdinhos e com cachos de uvas. Por isso, é alta temporada para quem vai visitar essas atrações.

Nossa experiência foi perfeita e todos do grupo ficaram muito satisfeitos. Nosso guia foi o Leo e a gente super recomenda o tour com ele.

 

S E R V I Ç O

Agência Destino Chile

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com
Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com
Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5
Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

Rota do Vinho no Chile: tour no Valle de Casablanca
Data da viagem: fevereiro de 2018

por Camila Coubelle


> A agência Destino Chile foi parceira do Vida sem Paredes nesse tour, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com o serviço. Escolhemos nossos parceiros com muita cautela. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *