Pratos típicos para comer na Bolívia

 
Se você também é turista gastronômico, anote as dicas do que comer na Bolívia para conhecer a culinária local. Dos pratos típicos, como o Pique Macho, aos petiscos inusitados, como o grão  tarwi, listamos tudo de diferente que comemos durante o nosso mochilão.

Acho que a huminta (que é como a pamonha brasileira) foi a única muito recomendada, mas que não comemos por pura falta de oportunidade. Em alguns lugares não encontramos, e quando estava no cardápio, perdia a disputa para outros pratos que também estavam na fila para serem experimentados. Ficou para a próxima, assim como muitos outros pratos típicos da Bolívia. E olha que não comemos nenhum tipo de fast food (aliás, não vimos muitos). As fotos não estão lá essas coisas, mas a fome era sempre maior que a vontade de fotografar!

vida-sem-paredes-comidas-tipicas-da-bolivia-9

Empanadas em um café de La Paz


 

Pratos típicos para comer na Bolívia:

 

EMPANADAS

Essas são conhecidas em toda a América do Sul! Parecem com o nosso pastel assado e são recheadas com queijo, frango, carne, presunto (algumas com um temperinho apimentado). Provamos em quase todas cidades da Bolívia e do Peru e as melhores foram na Isla Del Sol (lado norte) e no Café 24, próximo da praça principal de Santa Cruz de la Sierra. Coincidentemente, as duas eram fritas, embora a maioria seja vendida assada. Encontramos a preços variados, desde 2 bolivianos até 9, depende do lugar. Não deixe de experimentar!

vida-sem-paredes-comidas-tipicas-da-bolivia-2

As empanadas do Café 24

CHARQUE

Encontramos esse lanche vendido por ambulantes dentro dos ônibus ou nas entradas e saídas das estradas. É como a carne seca, desidratada e curtida com sal. Eu, particularmente, gosto. Junto com as mandarinas (mexericas) e empanadas, eram os produtos mais anunciados pelos ambulantes na rua. Agora que estou escrevendo, posso fechar os olhos e ouvi-los gritando.

 

PIQUE MACHO

Feito com carne de vaca, cebola, ovos cozidos, molhos e locoto, uma grande pimenta típica dos Andes, esse prato é grande e parece um cozido ou picadinho. É um dos mais tradicionais da culinária boliviana e é servido com arroz.

 

SALTEÑA

A salteña é um lanche muito comum originário da Bolívia, semelhante à empanada assada, como um pastel, recheada de carne ou frango. Esse lanchinho dividiu opiniões. A Nange não gostou, eu adorei! Isso porque o recheio, feito de carne, mas semelhante a uma carne moída com molho, era meio doce e meio apimentado ao mesmo tempo. É encontrada em cada esquina e a preços mínimos. Inicialmente não entendi o porquê de ser servido com uma colherzinha ao lado, mas logo vimos como os locais comiam: abriam um buraquinho e comiam o recheio com a colher. Alguns até largavam a massa, mas eu jamais faria isso (risos).

vida-sem-paredes-comidas-tipicas-da-bolivia-5

Na primeira foto, a forma errada de comer (o recheio entorna). Na segunda, da forma certa.

TARWI

O tarwi é um grão parecido com um feijão branco vendido – cru ou cozido – a granel nas ruas. Experimentei por curiosidade e achei que o gosto lembra amendoim. A Nange não provou, mas eu reparei que era comum os locais comprarem e ficarem mastigando os grãos como fazemos com os amendoins, mas ele é um pouco mais macio. Fácil de ser encontrado nos mercados de lá e é usado em outras receitas também.

vida-sem-paredes-comidas-tipicas-da-bolivia-6

Tarwi

SANDUICHE DE POLLO

Faz o papel do nosso hambúrguer. O frango (pollo) é a carne que mais vimos, tanto na Bolívia quanto no Peru. Os acompanhamentos variam de acordo com o local e os lanches podem ser menos ou mais apimentados.

 

STEAK LHAMA COM PAPAS FRITAS

Esse prato é geralmente vendido a La carte em diversos restaurantes da Bolívia e do Peru e nas barraquinhas nas ruas também. A carne de lhama é comum por lá e parece uma carne de boi, mas achei um pouco mais dura que a carne de alpaca, que também é comum. Como as batatas também são muito comuns nos dois países, acho que esse prato é a tradução do nosso filé com fritas.

vida-sem-paredes-comidas-tipicas-da-bolivia-10

Pisco Sour, um drink que bebi em todas as cidades / Steak Lhama, comum na Bolívia

CERDO A LA PLANCHA COM PURÊ DE PAPAS

Um bife de lombo grelhado, delicioso, sem nenhuma diferença de como fazemos no Brasil. O purê de batatas também é igualzinho. Almoçamos esse prato a La carte, com arroz e legumes. Cito essa opção para esclarecer que é possível comer pratos típicos da Bolívia que também são comuns no Brasil.

vida-sem-paredes-comidas-tipicas-da-bolivia-11

Quando lembrei da foto, só tinha esse restinho, rs.

TRUTA

É um dos pratos mais oferecidos nos restaurantes da Isla del Sol, comum por causa das águas geladas do Titicaca. Saboroso, comemos acompanhada por batatas, arroz e tomate, mas há outras opções, claro. E ainda vem com um pedacinho de limão para espremermos no peixe.

vida-sem-paredes-comidas-tipicas-da-bolivia-13

A truta deliciosa da Isla del Sol

FAROFA DE QUINOA

Usar a quinoa ao invés da farinha de mandioca deixe essa comida mais nutritiva. O sabor é um pouquinho diferente, mas muito bom. A quinoa é uma planta nativa da região andina e nós vimos muitas plantações por lá. É lindo, aliás. Suas cores vermelha ou amarela enfeitam as montanhas, e a semente custa muito barato nos mercados de lá, em relação aos preços do Brasil.

 

SOPA DE VERDURAS

Foi a que mais comi em todas as entradas. Bastante comum, é feita com verduras indefinidas, (risos), que variam de acordo com a dispensa de quem prepara.

vida-sem-paredes-comidas-tipicas-da-bolivia-8

Essa foi no hotel de sal no nosso 1º dia no Salar de Uyuni

SOPA DE QUINOA

Confesso que esperava mais dessa. Foi muito recomendada por todos os viajantes que encontrei, mas achei um pouco sem graça. Parece uma sopa de aveia e, na minha opinião, não tem um sabor especial.

 

SOPA DE MAÍZ

Essa empatou com o creme de milho! Maíz é milho, mas existe diferença entre o creme e a sopa. Essa última parecia mais um pirão com farinha de mandioca. Era possível ver a farinha dentro do prato, e era bastante cremosa e encorpada. Simplesmente deliciosa!

vida-sem-paredes-comidas-tipicas-da-bolivia-4

Comemos várias sopas de maíz, todas deliciosas

No geral, eu achei a culinária da Bolívia muito saborosa, mas eu já adoro batatas e milhos desde sempre, que são a base da alimentação nos Andes. Alguns pratos são apimentados, mas em alguns restaurantes é possível pedir a versão menos picante.

Não encontramos muitas padarias na Bolívia, apenas algumas cafeterias nas cidades maiores como La Paz, e há muitos vendedores ambulantes vendendo empanadas e pães pelas ruas. Há barraquinhas de comidas também, e os mercados são lugares certos de encontrar refeições, mas a maioria dos que comem lá são locais. Os turistas dão preferência para os restaurantes, principalmente por causa dos muitos relatos que vemos na internet sobre viajantes que passaram mal com as comidas da Bolívia. Ouvi amigos que comeram na rua e não sentiram nada e passaram mal ao comer em um restaurante com a “cara boa”. Comigo foi tudo ótimo! Adorei cada prato e cada receita que eu escolhi para comer na Bolívia!


Confira também a tabela com todos os nossos gastos durante o mochilão:

Quanto custa um mochilão Bolívia-Peru?


Organize sua próxima viagem aqui!
 

>> Veja as opções de hospedagem para o seu próximo destino e reserve na Booking.com através desse link. (Ao reservar através de nossos links você ajuda o blog vida sem paredes a continuar compartilhando dicas de viagem sem pagar a mais por isso. Obrigada!)

 
>> Se precisar alugar um carro para viajar, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.

 
>> Faça uma cotação do seu seguro viagem através desse link e aproveite com tranquilidade. Use nosso CUPOM DE DESCONTO EXCLUSIVO e ganhe 5% de desconto no seu seguro.

Cupom: VIDASEMPAREDES5


Por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *