Penedo: 5 programas clássicos

 

Penedo é mais uma das vilas que estão próximas ao Parque Nacional do Itatiaia. O simpático distrito está situado aos pés da Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.
A cidadezinha tem grande influência dos imigrantes finlandeses, que colonizaram a região no início do século. Entre os pontos fortes do lugar estão a (linda) arquitetura, com influência dos colonizadores, e a (deliciosa) gastronomia.

Os principais atrativos são, sem dúvida, o turismo gastronômico, o polo comercial e o ecoturismo. Se você pretende visitar Penedo, se ligue nessas dicas de coisas obrigatórias para “turistar” lá. Confira também onde se hospedar na cidade.

Vida sem Paredes - Penedo (10)

Entrada do Shopping Pequena Finlândia – Penedo

Vida sem Paredes - Penedo (2)

Casa Do Papai Noel

Vida sem Paredes - Penedo (5)

Shopping Roda D’água

Vida sem Paredes - Penedo (3)

Shopping Pequena Finlândia

 

5 programas clássicos em Penedo:

 

#1 Saborear Chocolates

 

Atenção chocólatras, visitar Penedo pode render uma bolsa cheia de cores, sabores e, quem sabe, até uns quilinhos a mais. Além das diversas lojas de chocolate espalhadas pela vila, o centro turístico de Penedo ainda conta com uma Fábrica de Chocolates. Lá, os amantes dessa deliciosa iguaria podem acompanhar a produção do chocolate e encher as sacolas dos mais variados doces, lanches, geleias… Uma infinidade de produtos. Vale a pena voltar com essas “lembrancinhas” pra casa.

 

#2 Experiências Gastronômicas

 

Um dos mais importantes chamarizes de Penedo é a gastronomia. São diversos restaurantes temáticos espalhados pela vila, com diferentes tipos de culinária, nacional e internacional, e com grande influência alemã. Outro prato que atrai turistas interessados em comer bem é a truta, peixe cultivado em pesqueiros da região.
Dica: Quem não quiser gastar muito com comida, uma opção é buscar os restaurantes self-service. Geralmente, seguem a mesma qualidade dos restaurantes temáticos e dos “à La carte”, porém, com preço mais em conta.
Nas estações frias, um grande atrativo é se aquecer com os fondues. Já nas altas temperaturas, a dica é aproveitar os chopps e cervejas artesanais. Ah, e de sobremesa, não deixe de experimentar o sorvete Finlandês, no centro da cidade.

 

#3 Conhecer a Cultura Finlandesa

 

A Colônia Finlandesa de Penedo surgiu do sonho de um agricultor finlandês, Toivo Uuskallio, que disse ter recebido uma mensagem para migrar para o “sul longínquo”, em 1929. Depois de juntar dinheiro e convencer certo grupo de pessoas a seguir com ele, foi comprada a fazenda Penedo, que recebeu os imigrantes. Estava criada a Colônia. A ideia inicial era viver da agricultura de uma forma natural e em comunidade.
Assim, nasceram as primeiras pousadas, inicialmente nas casas dos colonos, que atraiam visitantes em busca de bom clima, alimentação e terapias saudáveis e naturais, inclusive a sauna, hábito típico da cultura finlandesa.
Hoje, Penedo tem uma das maiores redes hoteleiras do Estado do Rio de Janeiro, com opções de turismo que atendem a todos os gostos: hotéis, pousadas e chalés rústicos.
Para manter a cultura do país na região, o Clube Finlândia, fundado em 1943, promove bailes aos sábados, e o grupo de dança típica Penedon Kansantanssin Ystävät faz apresentações. Sem falar o Museu Finlandês da Dona Eva, onde a arte e a cultura da Finlândia podem ser vistas através de peças antigas e modernas. É uma imersão nessa bonita cultura.

 

#4 Praticar Ecoturismo

 

Penedo está localizada em um ponto privilegiado, próximo ao Parque Nacional do Itatiaia. São mais de 28 mil hectares de área verde e lindas paisagens, onde fica o Pico das Agulhas Negras, um dos mais altos do Brasil.
Os amantes da natureza que visitam Penedo podem conhecer as cachoeiras de Deus, das Três Bacias e Três Cachoeiras. Essa última, inclusive, fica a 3km do centro, com fácil acesso de carro ou a pé. Por conta dessa proximidade, a cachoeira fica bem cheia nos finais de semana e feriados. Se é sossego que você quer, a dica é visitá-la em dias de semana.
Outra atração é o Pico do Penedinho. A área é de propriedade da Casa de Chocolate e é preciso pedir autorização para entrar. A trilha que dá acesso ao pico é de aproximadamente 30 minutos até chegar ao topo, com 600 metros de altitude.
No centro da cidade é possível encontrar várias empresas que oferecem passeios de quadriciclo pelas cachoeiras e trilhas. Obs.: É preciso ter habilitação pra contratar o passeio. Mas também há passeios de jeep e o passeio de trenzinhos pela cidade, que custam bem pouquinho e duram cerca de 1 hora.

 

#5 Conhecer ou comprar artesanato

 

Compras, compras e mais compras! Quem curte levar uma lembrancinha pra cada membro da família, cada amigo de casa nova, cada afilhado, sobrinho… Enfim, quem gosta de comprar, com certeza vai se identificar com Penedo. Desde a entrada da cidade, é possível encontrar lojas e mais lojas de artesanato, mobiliário, decoração, roupas e “miudezas”. Além das lojas avulsas, existem vários complexos comerciais, como a famosa Pequena Finlândia, onde fica a Casa do Papai Noel. As lojas lembram as pequenas vilas Finlandesas. É uma programação imperdível pra todas as idades, principalmente no Natal.
Outros pontos que valem a visita são o espaço Via Láctea, com artigos em pedra, mandalas, luminárias; o Shopping Azul, com roupas e artigos de decoração; o Shopping Rio das Pedras, com artigos em lã, couro, patchwork; o Shopping dos Duendes e o Shopping Roda D’água, que têm uma infinidade de produtos de decoração e roupas e sapatos em couro; e o Shopping do Esquilo, na entrada de Penedo.

Vida sem Paredes - Penedo (14)

Vida sem Paredes - Penedo (9)

Vida sem Paredes - Penedo (13)

Vida sem Paredes - Penedo (12)

Vida sem Paredes - Penedo (8)

Vida sem Paredes - Penedo (7)Vida sem Paredes - Penedo (4)Vida sem Paredes - Penedo (11)

 

Como já disse, a região é conhecida por ser um polo turístico e atrai muitos casais, por causa de seu romantismo, e muitas famílias com crianças. Mas além das atrações de Penedo, com um pouco mais de tempo, é possível subir a serra e aproveitar as atrações de Visconde de Mauá as vilas de Maromba e Maringá.

 

Como chegar em Penedo – RJ

 

O acesso de carro para quem vem de SP ou RJ é pela Via Dutra (BR-116) até a saída 311 (entrada da RJ-163, entre as cidades de Itatiaia e Resende).
De ônibus a partir do RJ, a viação Cidade do Aço leva a Penedo. Vindo de São Paulo, a viação Cometa leva a Itatiaia. De lá, ônibus urbanos da Viação Penedo (3381-8861) seguem para a vila. Confira os horários aqui.





 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em Penedo ou em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3
 


Distâncias até Penedo – RJ:
451 Km de Belo Horizonte – MG
223 Km de Juiz de Fora – MG
12 Km de Itatiaia – RJ
15 Km de Resende – RJ
156 Km do Rio de Janeiro – RJ
260 Km de São Paulo – SP
618 Km de Vitória – ES

 

Penedo, Itatiaia – RJ: 3.642 habitantes | 600 metros de altitude
Data da viagem: fevereiro de 2016

 

Por Nange Sá

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Pingback:7 estilos de viagem de acordo com seu perfil | Vida sem Paredes

  2. Pingback:Onde ficar: Maromba ou Maringá? | vida sem paredes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *