• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

Partiu conhecer as cachoeiras em Lumiar

Esse post é um tanto especial, pois eu decidi conhecer as cachoeiras em Lumiar, esse cantinho incrível, distrito de Nova Friburgo, interior do Rio de Janeiro, a partir das fotos que vi no perfil de uma seguidora do blog no Instagram, chamada Flavia Sampaio. A gente divide dicas de viagem com o pessoal aqui no Vida sem Paredes e nas redes sociais, mas dessa vez, as dicas fizeram o caminho contrário e vieram de alguém para me inspirar uma deliciosa viagem. Valeu Flavia!

Tem mais um detalhe especial: eu acabei indo sozinha, porque entre várias possíveis cias que também queriam ir, todas acabaram não podendo, e eu não deixei que isso adiasse minha visita às geladíssimas cachoeiras em Lumiar.

Conheça algumas cachoeiras, como chegar em Lumiar, dicas para aproveitar ao máximo esse lugar incrível na serra.

Vida sem Paredes - Lumiar (13)

Cachoeira Encontro dos Rios

Antes de continuar, a trilha sonora.

“Amor, Lumiar, pra viver, pra gostar, pra chover

pra tratar de vadiar”

O que fazer em Lumiar – Nova Friburgo:

As palavras de Beto Guedes na canção Lumiar traduzem perfeitamente a sensação de estar lá, não necessariamente nessa ordem. Assim que cheguei, foi a chuva que me recebeu e me fez ficar por quase uma hora olhando a força da água, do lugar. É impressionante. A chuva tinha hora marcada, todo dia no mesmo horário. Mas depois da tempestade, o sol voltava mais forte em um céu mais azul. E viva o horário de verão, que esticava o dia até bem mais tarde!

As cachoeiras têm uma diferença para os outros lugares que já citamos aqui. Estão no meio de altas montanhas e mata, o que confere ao lugar aquele ar aventureiro de estar em um elo perdido. Nas bordas das águas, árvores altas, o cheiro da mata, os mistérios, e apesar disso, as cachus são de fácil acesso e têm seus poços tranquilos para relaxar sem se preocupar.

Cachoeira de São Jose

Na estrada de terra para se chegar nela temos uma visão exuberante das montanhas ao redor. A cachoeira não é grande, tem 15 metros de queda, mas dá para chegar na queda e sentir o poder da água, que mesmo pouca te sacode. É paga (R$ 3,00), pois fica em uma área particular que também tem lanchonete, piscina e duchas.

Vida sem Paredes - Lumiar (6)

Caminho para a Cachoeira São José

Vida sem Paredes - Lumiar (7)

Cachoeira São José

Cachoeira do Indiana Jones

A estrada é mais íngreme e o nome é sugestivo. Quando se chega, a primeira coisa que vemos é uma enorme rampa descendo até um poço rasinho. É bonito de se ver, mas a gente fica se perguntando cadê a aventura destemida que deu nome ao lugar. Voltando para o início da rampa, na parte mais alta, tem uma entradinha no leito do rio, e é preciso ir por dentro d’água em um túnel de pedra, aberto lá em cima, de modo que se avista o céu.

Algumas pedras enormes estão agarradas no alto, onde nasceram árvores, criando obras de arte únicas da natureza. É preciso bastante atenção para chegar no poço profundo no fim do túnel, mas a adrenalina injetada no sangue compensa. Mesmo dando para ver o céu, ficamos tão distraídos que não vimos a chuva começar, e adrenalina duplicou. A água “aumentou” na hora e ainda bem que a gente já estava na metade do caminho de volta.

Vida sem Paredes - Lumiar (8)

Cachoeira Indiana Jones

Túnel que deu nome à cachoeira

Cachoeira Encontro dos Rios

Essa é imponente, com as águas dos rios Macaé e Bonito. Mais larga, dá para nadar de braçada, mergulhar, e, para os mais aventureiros, tem rafting e canoagem com dose extra de emoção.

cachoeiras em Lumiar, Nova Friburgo - RJ Encontro dos Rios: cachoeiras em Lumiar, Nova Friburgo - RJ

Como chegar nas cachoeiras em Lumiar

Essas cachoeiras que eu citei ficam de 5 a 7 Km de Lumiar, e tem várias outras ao redor, mas como eu fiquei dois dias, fiz uma passeio de Jipe para conseguir conciliar as 3 no mesmo dia. O Jipe fica 40 minutos em cada, mas o passeio previsto de 10h às 14h acabou durando até as 17h. Quem tiver mais tempo tem a opção de ir no trekking ou de carro. Embora as estradas de terra não estejam nas melhores condições, com jeitinho vai, e dá para chegar até bem perto das atrações apenas seguindo as placas.

Achei que valeu muito a pena fazer o passeio e ainda para em um barzinho próximo ao Poço Verde pra gente experimentar o famoso pastel de broto de bambu. Cá para nós, achei que parece um repolho com gosto de palmito. É gostoso, mas eu ainda fico com o bolinho de aipim que provei no mesmo bar, junto com uma cachacinha para esquentar o frio súbito que veio junto com a chuva enquanto estávamos na Indiana Jones.

No passeio de Jipe conheci várias pessoas legais, que já estão devidamente adicionadas e que espero encontrar em outros lugares. Teve tombos, troca de dicas gastronômicas ao redor do mundo e demos boas risadas no bar enquanto a chuva não passava. E depois que passou, veio o sol forte novamente para gente encerrar o passeio do melhor jeito possível.

Vida sem Paredes - Lumiar (5)

Vista da serra durante o passeio de Jipe

Vida sem Paredes - Lumiar (1)

a galera do passeio! (tá faltando gente)

Não conheci todas as cachoeiras, mas acho que isso me dá mais motivos para voltar logo em Lumiar. Outro motivo são os restaurantes.

Gastronomia em Lumiar

Tem restaurantes para todos os gostos. Tem a famosa pizza de aipim, tem até comida japonesa. Tem trutas, massas, fondue. Tem música ao vivo e muita animação. E quando você menos espera, começa a movimentação no coreto da praça, e tem forró pé de serra do bom no domingo. Os restaurantes ficam praticamente todos em volta da praça e da lagoa. O que mais me encantou, pela beleza e pelo sabor, foi um que fica no casarão antigo da cidade, o Armazém da Serra. Bom também é ver a lua refletida na lagoa, ao som de uma música de extremo bom gosto no Espaço Nagib Pedro.

A cerveja artesanal merece um parágrafo especial. A Cervejaria Ranz Capineira, de Lumiar mesmo, fabrica a Ranz Bier valorizando ingredientes locais como capim-limão, açúcar mascavo, mel e frutas. Vale a pena experimentar, ainda mais que a cervejaria acabou de vencer o Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro na categoria cerveja.

Vida sem Paredes - Lumiar (4)Vida sem Paredes - Lumiar (2)Vida sem Paredes - Lumiar (3)

Onde se hospedar

Lumiar tem muitas opções. São muitas pousadas e chalés e tem um camping logo na entrada. São tantas opções que vale a pena conferir as avaliações e as fotos na Booking. Reserve sua hospedagem em Lumiar ou em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in.

O que ficou

Não posso deixar de acrescentar que valeu muito a pena viajar sozinha. Conheci e conversei com muitas pessoas e posso dizer sem medo que existem mais pessoas boas que ruins nesse mundo. Todos com quem cruzei foram solícitos em me dar informações e em me contar histórias sobre o lugar. Alguns foram ótima cia por alguns momentos, como o garçom do tal restaurante do casarão e o Roberto, um artista entalhador que expunha seu trabalho na pracinha em Lumiar.

Ter ido sozinha valeu para ensinar que a vida é curta e não dá para ficar esperando a próxima vez ou por aquela pessoa que também quer ir, mas não pode na mesma data. Não precisa ter medo. Quando você está só, fica também mais aberto e tenho certeza que também vai encontrar pessoas legais por onde passar. Vá! Descubra que a sua cia é prazerosa e experimente tudo que diz a canção Lumiar:

“Tratar de vadiar

descansar os olhos, olhar e ver e respirar

só pra não ver o tempo passar.”

Causos

Ouvi lá em Lumiar que em 10 anos morreram 78 pessoas nas cachoeiras: 70 por choque térmico, 5 por pularem de cabeça em lugar inadequado e 3 por afogamento. Apenas ouvi falar!

Anote as dicas

1. Lumiar é um típico lugarejo serrano com temperaturas amenas mesmo no verão.
  2. Passeio de Jipe: R$ 55,00 (apenas dinheiro, preços de dez/2015)
  3. Há um mercado, Multi Market, e caixa eletrônico Bradesco próximo ao campo de futebol. A cidade tem posto de gasolina e ônibus para lugares da região, como Sana e Rio das Ostras. As passagens são vendidas na loja Saja, perto da pracinha onde fica a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. O ponto de ônibus fica em frente a loja.
  4. De Lumiar eu segui para Sana, distrito de Macaé cheio de cachoeiras incríveis. Confira aqui o que fazer em Sana.

Telefones Úteis

• Lumiar Aventura (caminhada, arvorismo, rapel, rafting, canoagem): (22) 98131-6768
  • Aventura Tour (passeios de Jeep, rafting, rapel): (22) 99979-0007 / 2542-4430 / (21) 99937-0191

Como chegar em Lumiar

Os aeroportos mais próximos são os do Rio de Janeiro: a capital está a cerca de 173 quilômetros.

Pra curtir as cachoeiras em Lumiar de carro há 2 opções: seguir pela RJ-116 via Cachoeiras de Macacu, subir a bela serra com boa sinalização, privatizada, com 2 pedágios, e dobrar a direita na RJ-142  após a patrulha rodoviária em Mury. São mais 24 Km até Lumiar. A outra opção é seguir pela BR-101 até Casimiro de Abreu, pegar a RJ-142 e percorrer os 33 Km em uma bonita serrinha até Lumiar, sem pedágios.

Precisa alugar um carro para visitar Lumiar? Compre os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

De ônibus, o acesso a partir do Rio de Janeiro é pela Viação 1001 até Nova Friburgo. O ponto final é na Praça do Suspiro, que fica a cerca de 300 metros do terminal rodoviário Sul, onde se pega o ônibus de linha para Lumiar. Custou R$ 3,30 e tem mais de uma linha que passa na vila indo para Boa Esperança, São Pedro da Serra, basta se informa na entrada do terminal.

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

Distâncias até Lumiar:

Data da viagem: dezembro de 2015

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

11 Comments

1. Pingback:7 coisas para fazer em Sana | Vida sem Paredes

2. Pingback:O que fazer em Baependi | Vida sem Paredes

3. Você contratou guia ou foi por contra própria???bjs

• Oi! Como eu não tinha muito tempo lá, eu contratei um passeio de jeep em um quiosque na praça. Mas as pessoas na cidade me deram informações sobre os caminhos para algumas cachoeiras acessíveis por estrada de chão, em que passam carro tranquilamente e têm gente indo à pé. Daria para ir em uma ou duas cachoeiras por dia à pé…

4. Pingback:7 estilos de viagem de acordo com seu perfil | Vida sem Paredes

5. ilca da silva Moraes

Eu amo nova Friburgo já morei em muri já morei em Lumiar e tinha muitas Hortênsia flores características do lugar mas tem mais de 15 anos que não vou tenho saudades quero saber se tem alguma caravana ou excursão pra lá quero saber horário onde é a excursão tudo tô com saudade

6. Pingback:7 coisas que aprendi ao viajar sozinha | vida sem paredes

7. Pingback:Lumiar - Roteiro de um dia - Diário de uma viajante

8. Boa noite estou com viajem marcada para lumiar mas vou ficar hospedado na Fazenda Jorge Tardin adorei as dicas deixada por vcs, só teria uma duvida a estrada entre Lumiar e a Fazenda saberia me informar se é asfaltada ou pelo menos boa de rodar pq pelo que vi levarei mais ou menos uns 50 min de um local ao outro. Agradeço desde já 👍

• Olá! Acho que tem um trecho de terra sim, mas não sei as condições… Tente ver através do telefone da sua pousada. Abraços e boa viagem! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *