O inspirador passeio no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

 

De todas as belezas desse mundo, aquela que pulsa, que te olha de volta, é a mais encantadora. Visitar o Parque das Aves em Foz do Iguaçu é assim: garantia de um mergulho em uma miscelânea de belezas, que além de tudo, semeia uma reflexão na mesma intensidade que colore o olhar.

O parque é um centro de conservação na natureza, um santuário para recuperação da vida silvestre com mais de mil animais e uma proposta inspiradora. Vem com a gente descobrir o porquê e aproveite as dicas para visitar essa que é uma das principais atrações em Foz do Iguaçu, Paraná, na região da Tríplice Fronteira, do ladinho das cataratas!

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Entrada do Parque das Aves de Foz do Iguaçu – Paraná

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Viveiro das Araras

 

O Parque das Aves de Foz do Iguaçu

 

O atualmente maior parque de aves da América Latina foi criado no início da década de 1990 pelo casal Anna e Dennis Croukamp, dois apaixonados por aves que se mudaram para o Brasil com um projeto em mente. Em meio a mais de 16 hectares de Mata Atlântica preservada, eles reuniram pouco a pouco aves de várias espécies. Hoje são mais de 1320, de cerca de 143 espécies locais, do Brasil e do mundo. Mais ou menos 50% delas foi resgatada de maus tratos ou do tráfico. Mais de 40% nasceu no próprio Parque das Aves.

Conservação, educação, pesquisa e lazer são os quatro pilares que sustentam esse projeto. O local tem uma infraestrutura ótima e um atendimento impecável.

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Lago dos Flamingos

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Ibis

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Grou-coroado-negro

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Tem tucanos lindíssimos!

 

Espaços do Parque das Aves

 

Ao longo da visita, é difícil decidir qual é o espaço mais encantador. A Sala de Filhotes nem preciso falar! Se você tiver sorte, verá um bebezinho sendo alimentado. Ali ainda tem diversas informações sobre cuidados com eles.

O Lago dos Flamingos e a Árvore da Vida também estão logo na entrada e a primeira coisa interessante que você vai descobrir é por que eles ficam cercados por espelhos.

 

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Primeira parada do passeio

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Lago dos Flamingos

 

Ainda tem o Viveiro Aves de Rios e Mangues, o Viveiro Floresta, o Reino das Borboletas, o Covil dos Répteis… Entre jacutingas, tucanos, guarás, gralhas, sabiás e uma infinidade de aves, o casuar é o mais intrigante. É uma ave pré-histórica considerada a “mais perigosa do mundo”. As corujas são as mais fofas! As harpias, umas das maiores aves de rapina do mundo, as mais surpreendentes. Você ainda terá a chance de ver de perto espécies já extintas na natureza, como o mutum-de-alagoas.

Os tucanos e araras de todos os tipos fazem sucesso. Aliás, o Viveiro das Araras, o maior da América do Sul, é o mais disputado. Isso porque a gente pode entrar para vê-las se exibindo cheias de graça! Além de entender aspectos como a presença do saco de papel (veja na foto).

O ponto alto da visita é a interação com as araras mansas, em um projeto chamado “Da mão para o coração”. Seu intuito é fazer com que o toque da arara toque o coração do visitante, e que ele se torne um defensor da natureza.

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Lindezas!

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Dentro do maior viveiro de voo de araras da América do Sul

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Casuar, ave pré-histórica

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

 

Como funciona a visita ao Parque das Aves

 

O visitante caminha por um circuito com cerca de 1,8 quilômetros, passando de viveiro em viveiro, e adentrando em alguns. O trajeto é autoguiado, acessível, com informações sobre as espécies em português, inglês e espanhol. Na entrada, você recebe um mapa com o trajeto, nomes dos viveiros e algumas informações sobre olocal.

Em determinado ponto, aproveite para conferir uma linha do tempo com fotos e história do lugar.

E saiba que você também estará em contato com diversas espécies nativas da flora, e olha que a biodiversidade ali é única! Recomendo ainda que você conheça os projetos de conservação e educação realizados.

Ao fim do trajeto, você verá a fila para ser tocado pela arara e é contagiante ver a empolgação de todos. A fila nem demora, e eu pude perceber como as pessoas parecem encantadas. Se entre as mais de 500 mil pessoas que visitam o Parque das Aves por ano um pouquinho delas for tocada e inspirada pela conservação ambiental, a diferença no mundo será enorme!

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

O circuito tem 1,8 km

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

História do parque no meio do trajeto

Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Projeto “Da mão para o coração”

 

Dicas e informações sobre o Parque das Aves

 

  • banheiros nos pontos de chegada e partida, e ao longo do circuito.
  • Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias, com pagamento em dinheiro.
  • O trajeto é acessível para todas as idades e a cadeiras de roda.
  • A maior parte dos visitantes de Foz do Iguaçu concilia a visita ao Parque das Aves à visita às Cataratas do Iguaçu, já que as atrações estão a 300 metros de distância uma da outra.
  • A interação com as araras não acontece às segundas, então, se você quer muito participar, programe-se.
  • No meio da trilha tem o Tropicana, um café delicinha, e no fim restaurante com vista para o lago, o Recanto dos Flamingos, além de lojinha com produtos exclusivos. Inclusive, o restaurante do Parque das Aves tem preços mais acessíveis do que o do Parque Nacional do Iguaçu.
  • A visitação dura cerca de 2 horas, mas você pode ficar o tempo que quiser.
  • O Parque das Aves ainda oferece outras experiências, como a Forest Experience e a Backstage Experience. Consulte no site abaixo.
  • Use roupas leves e sapatos confortáveis para fazer o tour.
  • Não alimente os animais e respeite as regras do local.
Parque das Aves de Foz do Iguaçu - Paraná

Café Tropicana | Restaurante Recanto dos Flamingos | Lojinha

 

S E R V I Ç O

Parque das Aves de Foz do Iguaçu

  • Rodovia das Cataratas, 12450 | site | Facebook
  • Funcionamento: diariamente, das 8h30 às 17h
  • Ingressos: R$ 45,00 (nov/2017), aceita meia, crianças até 8 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam
  • Como chegar: Linha 120 do ônibus




Como circular em Foz do Iguaçu

 

Foz do Iguaçu tem um bom sistema de transporte urbano e dá para chegar em todas as atrações de ônibus, partindo de vários pontos da cidade. Também é possível fazer “conexão” no Terminal de Transporte Urbano, no centro, sem ter que pagar uma nova passagem, que aliás, custa R$ 3,45 (nov/2017).

Informe-se na sua hospedagem, consulte o escritório de informações no terminal ou o site da prefeitura, que tem todas as linhas, horários e itinerários. A linha que vai até o Parque das Aves é a 120.

Além disso, a maioria dos hotéis e hostels oferecem transfers ou indicam empresas parceiras e muitas vezes, é possível reservar na recepção mesmo. Anote também os números de táxis: Sinditaxi +55 (45) 3524-6016 e Coopertaxi +55 (45) 3524-6464

 

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu

 

Foz do Iguaçu é uma das cidades com a maior rede de hospedagem do Brasil. Tem opção em cada esquina e de acordo com o perfil de todo mundo.

Nós escolhemos, pelo custo-benefício e pela localização, o Hostel Poesia. Ele é superconfortável, bonito, baratinho e fica a 900 metros da Avenida das Cataratas, nos permitiu uma mobilidade muito boa para usar transporte público para todas as atrações. Fizemos um post detalhado contando como são os quartos, o café da manhã, o cinema e o bar próprios e outros detalhes de lá:

>> Poesia: um delicioso hostel em Foz do Iguaçu

>> Conferir preços e fotos do Hostel Poesia na Bokking.com

 

+ Mais informações sobre a região da Tríplice Fronteira:

Passeios e atrações em Foz do Iguaçu

Museu de Cera de Foz do Iguaçu

Passeio de catamarã na Usina de Itaipu

O que fazer em Puerto Iguazú

Dicas para compras no Paraguai

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com
Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com
Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5
Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

O inspirador passeio no Parque das Aves em Foz do Iguaçu
Data da viagem: novembro de 2017

por Camila Coubelle

As dicas te ajudaram?

 Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *