InícioAMÉRICA DO SULO Santuário Ecológico da Água Santa, em Bicas (MG)

O Santuário Ecológico da Água Santa, em Bicas (MG)

O Santuário Ecológico da Água Santa é um daqueles típicos lugares entrelaçados na história de uma cidade, no caso, Bicas, município da Zona da Mata mineira.

Rota de índios, passagem de tropeiros, berço de grandes fazendas de café, o santuário guarda histórias que remontam ao triste passado da escravidão. Mas uma história que teve final feliz. Pelo menos ali, na “Água Santa”.

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (18)
Sinalizações da estrada

A história da Água Santa

“A história data do ano de 1860. Bicas era conhecida como Arraial das Tabôas. Haviam grandes fazendas de café e a mão de obra era de escravos africanos. Era costume levar todo escravo enfermo para longe das senzalas para que não contaminasse os demais. Um grupo de escravos com feridas pelo corpo com aspecto maligno foi levado para o alto da serra, onde havia água em abundância e inhame rosa como alimento. Passado o tempo, eles voltaram para a fazenda inteiramente curados, ficando conhecido que a cura destes escravos foi pela água, então reconhecida como Água Santa. As peregrinações de fé passaram de geração a geração até os dias de hoje. Através do ícone da Nossa Senhora das Graças, no silêncio da montanha encontramos a verdadeira paz.”

Digo final feliz porque, lenda ou verdade, a cura desses escravos marcou a história da cidade e ainda abriu as portas para que muitos outros procurassem o mesmo final feliz, e deixou como legado esse bonito santuário, hoje visitado por pessoas de várias partes do Brasil.

Como chegar no Santuário da Água Santa em Bicas

Bicas fica entre Juiz de Fora e Leopoldina, às margens da BR-267, não tem erro! O aeroporto mais próximo é o da Zona da Mata Itamar Franco, a cerca de 50 quilômetros. Juiz de Fora está a cerca de 40 quilômetros.

Há três acessos para o santuário: à esquerda de quem vem de Juiz de Fora pela BR-267 logo após a passagem por São Manoel; pelo município vizinho de Chácara; e por dentro de Bicas mesmo, seguindo pela Rua Álvaro Dias (vulgo Tiracouro) que fica próxima à entrada da cidade para quem vem de Juiz de Fora ou Leopoldina. Essa última foi a via que usamos.

Precisa alugar um carro pra visitar o local? Compre os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 3x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com.

De ônibus, as empresas que levam até Bicas são a viação Paraibuna a partir de Leopoldina; e viação Santos, viação Bassamar, viação Sertaneja e viação Paraibuna a partir de Juiz de Fora. Confira os horários aqui.

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (13)
Eu com 2 anos adorando entrar na água gelada! (Minha irmã ali na barriga da minha mãe!)

São cerca de 9 quilômetros só de ida, em um caminho que muitos percorrem à pé, de bicicleta ou de carro comum mesmo, já que a estrada é de terra mas está em boas condições. Pelo caminho, uma moldura de eucaliptos, aromas de flores, cantos de pássaros e outras pequenas sutilezas que encantam vão dando o tom de um passeio agradável em meio à natureza.

Desde criança sempre fui à Água Santa. Tenho fotos e memórias guardadas do lugar. Rio ao lembrar de quando fomos aprender a dirigir no caminho para lá, choveu pra caramba e voltamos deslizando com o André segurando o carro “no braço”. Mas aproveitando mais um fim de semana em Bicas, fui mais uma vez, agora, decidida a contar um pouquinho sobre o lugar.

O caminho até o Santuário Ecológico da Água Santa

Eu, João Victor e o meu irmão saímos às 3 e 20 da manhã, com o intuito de ver o Sol nascer lá. A noite estava super agradável, sem sinal de chuva próxima e com uma lua grande e redonda que os dois teimavam em falar que era Lua Cheia, embora o calendário dissesse Lua Nova. Tudo porque ela bastava para iluminar nossos passos. A gente deixava a lanterna apagada para saborear a luz brilhante. Passamos por várias fazendas cujos cachorros sentem nossa aproximação centenas de metros antes. Eles latem prontamente como sentinelas atentos que são, mas nem chegam perto. O caminho tem algumas bifurcações, mas é bem sinalizado.

Chegamos em 2 horas e 10 minutos de caminhada, parando apenas algumas vezes para apreciar a noite. Ah, também paramos um tempinho para fotografar um sapinho do tamanho de uma moeda.

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (21)

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (3)

A estrutura do local

Chegamos bem pouco antes do amanhecer, mas não teve nascer do Sol (essa é a segunda vez que João Victor e eu saímos para ver o Sol nascer lá e chegamos com o céu encoberto, mas da outra vez choveu). O jeito foi comer e esperar o dia clarear para poder dar uma volta. Sim, dar uma volta.

Hoje em dia, o Santuário Ecológico da Água Santa tem uma estrutura bem diferente de quando eu ia lá na infância. Tem uma pequena capela com caixinhas para os peregrinos depositarem seus pedidos de oração, tem banheiros, bancos e mesinhas, tem uma igreja sendo construída e tem a água que jorra da gruta, levada por um cano até uma pia.

Tem uma vista linda do horizonte e das montanhas, mas a neblina não deixou a gente ver. Ficamos ali umas 2 horas conversando e fazendo vários “ensaios” fotográfico (risos), e voltamos com o dia claro e com uma visão bem diferente da madrugada.

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (16)

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (15)

Melhor época para visitar

Ecoturismo ou peregrinação religiosa, o Santuário Ecológico da Água Santa proporciona uma paz que só encontramos no silêncio da montanha.

A gruta que se transformou no Santuário de Nossa Senhora da Água Santa trouxe consigo uma data comemorativa, sempre no último domingo do mês de Agosto, ocasião em que os romeiros visitam o santuário para louvar e agradecer as graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora das Graças da Água Santa, com uma já tradicional festa que toma a cidade.

Fora da data festiva, o ideal é visitar durante o inverno, quando chove menos.

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (10)
Eucaliptos

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (17)
Quase chegando

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (1)
Mar de morros

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (2)
Plantas fecham a entrada da antiga gruta para evitar acidentes

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (7)
Trecho dentro da mata

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (12)
Pórtico da entrada dentro de Bicas

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (9)
Flores do caminho

Vida sem Paredes - Santuário Ecológico da Água Santa (14)
Gabriel, eu e João Victor

Anote

1. Não jogue lixo no caminho.
  2. Para quem quiser fazer o passeio noturno como nós, logo na entrada (perto das mesas) há um poste do lado direito com um disjuntor que acende as luzes.

Distâncias aproximadas até Bicas – MG:

Santuário Ecológico da Água Santa: Bicas – MG

por Camila Coubelle

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:

OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança a Civitatis, EasyTravelShop ou GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta online multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem!
Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

8 COMENTÁRIOS

1. MINHA ESPOSA OUVIU FALAR MUITO DA AGUA SANTA DE BICAS TÃO LOGO FOMOS RESIDIR EM JUIZ DE FORA. ASSIM NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE ELA SE PRAPAROU É FOMOS FAZER UMA VISITA. SAIMOS DE JUIZ DE FORA POR VOLTA DAS 14 HORAS DO DIA 1o de SETEMBRO RUMO AO DESTINO ATRAVES DA BR 267 ANTES DE CHEGAR À CIDADE DE BICAS TOMAMOS UMA ESTRADA DE TERRA ATÉ CHEGAR AO LOCAL. PARA SER SINCERO EU E MINHA ESPOSA NUNCA TINHAMOS VISTO AS ALTEROSAS DE MINAS GERAIS COM TÂO BONS OLHOS. FOMOS APRECIANDO A BELEZA DA PAISAGEM E DOS MONTES. CHEGAMOS AO SANTUARIO. E POR UM PORTÃO DE ACESSO ENTRAMOS E ENCONTRAMOS TUDO FECHADO E NENNUMA PESSOA ALI PRESENTE. DALI PARA CHEGAR A AGUA TEM UMA LONGA SUBIDA. É NÃO VIMOS NENHUMA PESSOA É O BARULHO ERA SIMPLEDMENTE DE ALGUM PASSARO. ESTRANHAMOS MUITO UM LUGAR TÃO IMPORTANTE E CONVIDATIVO PARA VISITAS DE OUTRAS PARTES DO BRASIL ESTAR ALI NUM LUGAR SAGRADO SEM A VIGILHA OU A SEGURANÇA DE ALGUEM. ESTRANHAMOS ISSO É SABENDO DOS PERIGOS QUE LUGARES ISOLADOS PODEM OFERECER. É LOGO DEFRONTAMOS COM UM SUSTO QUANDO PERCEBEMOS A CHEGADA DE DOIS ELEMENTE DE PORTE E COMPORTAMENTO ALTAMENTE SUSPEITOS ALI DE FORMS SORRATEIRA. NÃO ENTENDEMOS COMO AQUELES DOIS ELEMENTOS CHEGARAM TÃO RAPIDAMENTE JUNTO CONÔSCO NUMA MOTO E OS SEUS COMPORTAMENTOS NÀO ERAM DE GENTE QUE TERIAM IDO ALI NAQUELE LOCAL PARA REZAR. MINHA MULHER SAIU QUASE QUE CORRENDO A MINHA FRENTE DANDO A INTENSÃO QUE IRIA EM BUSCA DE ALGUM RECURSO NO CARRO QUE TERIA FICADO ESTACIONADO NA ENTRADA. ENQUANTO EU IA MAIS VSGAROSAMENTE DEM CONDIĆÕES DE AVANÇSR OS PASDOS. PARECE QUE O NOSSO COMPORTAMENTO OS DEIXARAM INTIMIDADOS GRAÇAS A NOSSA FÉ. É LAMENTAVEL SER AQUELE LOCAL SEM SEGURANÇA EXPONDO OS VISITANTES AO PERIGO. ISSO PORQUE TRATA-SE DE UM LOCAL MARAVILHOSO DIGNO DE TODAS AS QUALIDADES EXPOSTAS NESTA POSTAGEM. MAS SEM NENHUMS SEGURANÇA E COM MUITA FACILIDADE DE ENCONTRAR COM PESDOAS SUSPEITAS. EU É MINHA ESPOSAS FOMOS APENAS CONHECER PARA IRMOS OUTRAS VEZES FAZER AS NOSSAS ORAÇÕES PORQUE AFORAMOS ESSES LUGARES. MAS INFELIZMENTE PERDEMOS A CORAGEM DE VOLTAR LÁ O QUE LAMENTAMOS PROFUNDAMENTE.

• Olá Armando, como vai? Acho que foi impressão sua… O local recebe visitas não só de pessoas que vão para orar, mas também de quem gosta de caminhadas, trilhas de bike ou de moto, ou que simplesmente gostam de natureza. Não existem relatos de furto ou roubo por lá. Abraços

2. Quando existe um objetivo, todos os lugares são caminhos inesquecíveis … quando existem objetivos, os caminhos são desafios vencidos pela vontade ou mesmo pela fé … subidas, descidas, a o momento diferenciado, leva o visitante aos locas de grandes belezas, e jamais serão esquecidas, pois se eternizam. A pé, para pessoas decididas a caminhar, sem pressa ao chegar, e sem objetivar saídas rápidas, sucumbe ao deslumbrante cenário, entre pássaros, lagartos e outros animais, fazendo e trazendo momentos que se tornarão inesquecíveis. Muitos caminham nestes Santuários Ecológicos, pois assim se determinam pela força primitiva que nasce na natureza de onde tudo começa … a criançada, sente-se feliz, pois encontra ali um lugar que jamais pensou em existir, como lá nas alturas, tudo é sonho e magia … falar da fé, das rezas eiras, do sentir em Deus, faz com que o céu se aproxime da Terra. Milagres, ali já é o milagre. Milagres ou pedidos de curas, acontecem, e sempre acontecerá … peça a Mãe que o Filho atende. Quer entrar na intimidade do Sagrado, bata que a Porta do Céu se abre, e o milagre acontece. Estive lá, estive aqui e conheci o SANTUÁRIO DE ÁGUA SANTA, pedi para o Mundo, e você que está lendo este texto, minhas orações chegará em sua vida. A linda e aplausível Bicas, cantinho do céu de Minas Gerais, pertinho de nossa Juiz de Fora, espera por você, os Milagres para a sua vida, as aventuras, com certeza acontecerá. Meu Amigo e assim futuro com genro, filho de Bicas, me levou a conhecer mais do que um lugar, e sim a presença Sagrada deste Santuário erigido em devoção a nossa Mãe que veio do Céu … lenda ou verdades, diante daqueles escravos expulso pela doença – lepra do convívio humano, encontrou a graça diante da Santa e da água milagrosa … não sabemos seus nomes ainda, mais no momento escravos que foram abençoados e curados, mostrando que se aconteceu com eles, pode também acontecer por merecimento para quem desejar ali beber da Água Santa … se o milagre não vier, pelo menos a certeza, que a esperança e a felicidade existe naquele lugar. – GNA.

3. Camila,
    Estava fazendo uma pesquisa para a escola do meu filho Rafael e tive a felicidade de encontrar você e o seu site. Adorei te reencontrar e poder acompanhar um pouquinho do seu trabalho! O artigo é lindo, deu vontade de estar com vocês nessa aventura!!!
    Abraços,
    Gisele de Souza Castro

4. […] (João é um amigo que já foi em outras viagens relatadas aqui no Vida sem Paredes: São Paulo, Santuário da Água Santa e […]

5. Lindo comentário João! Veio ilustrar ainda mais essa experiência de visitar o lugar! Obrigada pela cia, e qualquer dia voltamos lá para ver o Sol nascer!
    beijos

6. O “Santuário Ecológico da Água Santa”, ou simplesmente “Água Santa”, como muitos na cidade de Bicas o chamam é um local que possui uma paisagem que mistura o sagrado, montanhas, mata atlântica com suas espécies características de fauna e flora, havendo também pelo caminho a intervenção do homem com sítios e fazendas, algumas com características dos tempos das grandes plantações de café. Todos da cidade se já não foram, pelo menos ouviram histórias do lugar e sabem contar algum caso de milagre que ocorreu pela fé e devoção dos peregrinos que beberam ou se banharam com a água que jorra do alto do Santuário. São histórias que atravessam gerações, começaram com o povo negro vergonhosamente escravizado e se mantém fortes na memória da cidade, apesar de algumas nem estarem documentadas e seguirem essa perpetuação através da verbalização.
    Me recordo da primeira vez que fui a Água Santa, como todo cidadão biquense ouvia as histórias que os membros mais velhos da família contavam, casos de curas, milagres aos que tinham fé e fossem caminhando para tomar a água que poderia até secar, não sair da bica, caso houvesse qualquer brincadeira de mal gosto, ou segundas intenções na peregrinação. Era o que nos recomendavam, “Não faça brincadeiras bobas no caminho, se não a água seca”, todos obedeciam e mesmo que fizéssemos algo que segundo nosso julgamento fosse errado, como susto nos primos e amigos imediatamente o arrependimento vinha, pedia-se perdão e continuávamos a caminhada com conversas e histórias. Lembro que saímos para a peregrinação de madrugada por volta das 03 ou 04 horas, o que era favorável aos sustos e pregar uma peça em algum distraído, principalmente no trecho em que se passa por dentro de uma mata, isso para evitar o sol forte em nossas cabeças (pelo menos na ida) e também ver seu nascer lá do alto da montanha, que é uma cena linda! A chegada era simbolizada com orações e ingestão da água, bem como passá-la em algumas partes do corpo, como rosto, mãos, braços e pés.
    Toda a estrada de chão é de fácil acesso, local onde passam inclusive caminhões de leite e gado das fazendas ao redor. A peregrinação é constante, tendo maior incidência aos finais de semana, “esbarra-se” com pessoas a pé, de carro, motocicleta, bicicleta, a cavalo, uns em busca de um milagre, outros curiosos ou simplesmente a passeio.
    Talvez a única parte que exija um pouco mais de esforço, mas nada absurdo, é o último trecho de subida constante para enfim chegar à Água Santa.
    Da época em que fui pela primeira vez em comparação com o que se vê atualmente houveram mudanças. Há uma boa conservação e melhor adequação do local aos peregrinos, mesas para lanche e piquenique foram colocadas, o antigo rancho foi transformado em uma capelinha e apesar da simplicidade é muito acolhedor, estão construindo também uma igreja no lugar. Quem senta nas pedras ou bancos dispostos no Santuário, esquece do mundo ao ouvir o som da natureza e ver a cadeia de serras, montanhas no horizonte.
    Se estiverem por essas bandas, aconselho a ida ao Santuário Ecológico da Água Santa, aos que desejam saber mais um pouco sobre o local como imagens, histórias, aconselho também o blog: http://aguasantasantuario.blogspot.com.br/ , tem um material interessante lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.