• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

6 principais atrações em Teresópolis, RJ

 

 

Teresópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, fica a cerca de 90 quilômetros da capital e é um destino agradável para quem busca temperaturas amenas, paisagens exuberantes e contato com a natureza. Isso porque a cidade é a subsede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos – a sede é em Petrópolis, distante cerca de 53 quilômetros, e do Parque Estadual dos Três Picos.

Teresópolis também é conhecida por sua gastronomia e por estar na Rota Cervejeira.

Além disso, trilheiros e mochileiros de todo o Brasil gastam as solas das suas botas nas mais variadas trilhas e cachoeiras teresopolitanas. Por isso, o passeio pela cidade é indicado para diferentes grupos, dos casais e famílias amantes do turismo gastronômico, aos aventureiros.

Entre tantos roteiros, saiba o que fazer em Teresópolis e conheça as principais atrações na cidade histórica e serra do Rio.

o que fazer em Teresópolis - RJ: Fonte Judith

Fonte Judith

 

6 atrações para visitar em Teresópolis

 

#1 Parque Nacional da Serra dos Órgãos

 

Além da sede situada em Petrópolis, Teresópolis também tem um pedacinho de mata atlântica para chamar de seu. O Parnaso é considerado um dos melhores locais do Brasil para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.

Isso sem falar na travessia Petrópolis x Teresópolis, que é considerada o trekking mais bonito do país. É lá que está a Pedra do Sino, com 2.225 metros, uma das mais altas montanas do Estado do Rio.

  • Av. Rotariana, s/n – Alto| (21) 2642-4072
o que fazer em Teresópolis - RJ: Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Vista da Pedra do Sino

o que fazer em Teresópolis - RJ: Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Castelos do Açu

 

Leia mais: Emoções da travessia Petrópolis x Teresópolis

 

#2 Granja Comary

 

Quem nunca ouviu falar no nome desse lugar, hein. Pois é isso mesmo que você deve estar pensando… O centro de treinamento da seleção brasileira de futebol fica em Teresópolis e sua visitação é aberta ao público – quando o time não está concentrado, é claro.

O espaço é uma imensa área verde de quase 150 mil metros quadrados, com vista para as montanhas da Serra dos Órgãos. Um verdadeiro cartão-postal da cidade.

  • Avenida Lúcio Meira, 259




#3 Feirinha do Alto

 

A Feirarte, mais conhecida como Feirinha do Alto, existe desde 1983 e reúne centenas de barracas pelas ruas da cidade durante os finais de semana e feriados. A maioria das lojas são de roupas e malhas, mas o visitante também pode encontrar artigos de decoração e produtos artesanais.

A praça de alimentação é o ponto alto da feira, pois é embalada pelo som de música ao vivo e pelo trenzinho que roda pela cidade com a criançada.

  • Praça Higino da Silveira, 128
o que fazer em Teresópolis - RJ: Feirinha do Alto

Praça de Alimentação

o que fazer em Teresópolis - RJ: Feirinha do Alto

Barraquinhas

 

#4 Mirante do Soberbo

 

Um ponto onde é certo encontrar turistas em Teresópolis é o Mirante do Soberbo. Está localizado na rodovia, logo na entrada da cidade para quem vem do Rio de Janeiro. Do local com vista digna de um cartão-postal pode-se apreciar importantes picos que cercam o município, como o Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora, o Escalavrado, a Boca do Peixe, entre outros. Em dias claros é possível, inclusive, avistar a Baía de Guanabara e a Baixada Fluminense, no Rio.

Obs.: O centro de informações turísticas fica logo em frente ao Mirante.

  • Rodovia BR-116 – Trevo de entrada para Teresópolis

o que fazer em Teresópolis - RJ: Mirante do Soberbo

 

#5 Vila St. Gallen e Bier Tour

 

A Vila St. Gallen, um complexo cervejeiro e gastronômico localizado no bairro do Alto, é um pedacinho da Alemanha no Brasil. O espaço parece mesmo uma vila, bem colonial, com lojinhas de cervejas, souvenires, chocolates e cafés, espaço infantil e até uma capela. Restaurantes são dois: um com menu com carnes especiais, e um pub, com biergarten e entradas, hambúrgueres, pratos típicos alemães e muita cerveja no cardápio. E digo MUITA cerveja porque o St. Gallen é a casa da cerveja Therezópolis.

O restaurante oferece até um tour para os amantes dessa bebida tão idolatrada. Mas quem quiser incluir o tour no passeio deve reservar com antecedência por telefone, ou no próprio estabelecimento, sendo preciso aguardar a próxima turma.

O tour custa R$ 70,00 (setembro de 2017), dura cerca de 1h30, tem degustação de cinco cervejas e brinde. Há dois horários às sextas e domingos, e quatro horários aos sábados e feriados.

  • Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 – Alto | (21) 2642-1575 | site

o que fazer em Teresópolis - RJ: Vila St. Gallen

o que fazer em Teresópolis - RJ: Vila St. Gallen

o que fazer em Teresópolis - RJ: Vila St. Gallen

 

o que fazer em Teresópolis - RJ: Vila St. Gallen

o que fazer em Teresópolis - RJ: Vila St. Gallen

 

#6 Fonte Judith

 

Também no bairro do Alto está a Fonte Judith. Uma fonte de águas límpidas e radioativas com propriedades medicinais. A obra arquitetônica em estilo colonial, revestida com azulejos portugueses, tem cinco saídas de água em forma de faunos. A visitação ao monumento é aberta e permanente.

Dica: leve algumas garrafinhas para levar um pouco de água para casa.

  • Rua Dona Olga de Oliveira, 90 – Alto

o que fazer em Teresópolis - RJ: Fonte Judith

 

Essas são algumas das principais atrações em Teresópolis, mas a cidade ainda tem muitos atrativos naturais, culturais e históricos.

 

Como chegar em Teresópolis

 

Os aeroportos mais próximos de Teresópolis são os do Rio de Janeiro, a cerca de 100 quilômetros.

Quem vem de ônibus pode usar a viação Teresópolis a partir do Rio de Janeiro e a viação Águia Branca a partir de São Paulo.

Partindo de carro do Rio de Janeiro, use a BR-116, passando por Guapimirim. A partir de Minas Gerais, o acesso é pela BR-040 até Itaipava, e em seguida, pela BR-495. Quem vem de São Paulo, tem acesso pela BR-116, passando pelo Arco Metropolitano (BR-493 e BR-116). A partir de Petrópolis, o acesso é pela BR-485, e de Nova Friburgo, pela RJ-130.

Se precisar alugar um carro para visitar Teresópolis, compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF. Parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

 

Anote as dicas

 

  1. A melhor maneira de circular por Teresópolis é de carro. A maior parte das pousadas e restaurantes fica nos arredores da cidade, e algumas atrações também.
  2. A cidade tem ótima oferta de pousadas e hotéis, além de hostel, camping e abrigo de montanha.
  3. A cidade tem clima ameno e vale ter sempre um casaquinho em mãos.

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 


 

Teresópolis – RJ: cerca de 165 mil habitantes | cerca de 870 metros de altitude
Data da viagem: setembro de 2017

 

por Nange Sá

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *