• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

A deliciosa experiência no Tour da Cervejaria Bohemia

 
Quem é apaixonado por cerveja deveria visitar uma cervejaria pelo menos uma vez na vida! Nós fizemos o Tour Interativo da Cervejaria Bohemia para vivenciar essa experiência e vamos contar como foi. Tem degustação e, claro, muita curiosidade sobre cerveja!

Ao visitar a primeira fábrica de cerveja do Brasil ficamos embriagadas com tanta informação sobre o universo da cerveja, com a história completa, desde a descoberta até o panorama atual, forma de fabricação, receitas, ingredientes, curiosidades e um monte de informação bacana. O local é um museu temático cheio de conteúdo e o Complexo Bohemia rende um dia inteiro de visita. Aliás, é um dos principais centros de experiência cervejeira do país e faz parte de uma rota que envolve cidades próximas como Teresópolis, Nova Friburgo e mais sete cervejarias.

 

O Complexo Cervejeiro

 

A Cervejaria Bohemia fica em Petrópolis, cidade histórica da região serrana a cerca de 66 quilômetros do Rio de Janeiro, funciona há mais de 160 anos e oferece atualmente uma experiência completa no universo cervejeiro.

O Bar Bohemia é o primeiro que avistamos no complexo. Um lugar para petiscar e bebericar os rótulos. Entrando no complexo, avistamos a linha de produção atual e um enorme hall que dá acesso para as outras seções.

No terraço, com uma linda vista da cidade, o Restaurante Bohemia, muito procurado mesmo por quem não pretende fazer o Tour Interativo. O local é amplo e tem pratos escolhidos a dedo, todos com indicação de harmonização com as cervejas da carta. Experimentamos um hambúrguer artesanal e o prato indicado pelo chef no dia – Truta da Serra – harmonizados com a 838 Pale Ale e a Aura Larger, dois rótulos especiais da cervejaria. Tudo DI VI NO!

Abaixo, o Empório Cave, onde o visitante encontra os rótulos de cerveja, as mostardas, e produtos como camisas, taças e growlers para levar para a casa. A dica especial é e a cerveja Bohemia Reserva 2013, envelhecida por 12 meses.

E em meio a isso tudo, o Tour Interativo totalmente sensorial, informativo e o melhor, com degustação de 3 cervejas dos 10 rótulos produzidos por lá.
 

Restaurante Bohemia

Restaurante Bohemia, Tour da Cervejaria Bohemia - Petrópolis / RJ

Nossos pratos devidamente harmornizados!

Carro antigo no hall. A linha de produção ao fundo.

 

O Tour Interativo da Cervejaria Bohemia

 

Ficamos impressionadas com o lugar e o legal é que o visitante é que dá ritmo à história, conduzido por cores, sons, ritmos e impressões sensoriais que deixam a visita muito mais interessante.

O tour percorre 16 espaços diferentes, distribuídos em ordem cronológica, sendo que em alguns, visitamos por conta própria, e em outros, temos um bate-papo com monitores que contam histórias e nos dão informações extras. O tempo todo somos conduzidos de uma sala a outra por corredores que alimentam nossa expectativa, tudo indicado por placas e sinalizações.

Antes de iniciar a visita, já temos a primeira degustação, ainda na recepção do complexo. O tour começa com um vídeo introdutório e em seguida, entramos por um corredor todo estilizado, com histórias sobre como a cerveja foi descoberta e como ela influenciou as sociedades, as lendas sobre a sua criação, como os romanos a propagaram para outros lugares enquanto expandiam seu império, as iniciativas de produção em maior escala nos mosteiros e consequentemente, a conservação a frio, e muito mais. Tudo é apresentado em uma linha do tempo, com informações em português e inglês, com destaque para o decreto da Lei da Pureza em 1516, que padronizou a produção com água, malte e lúpulo, e para o começo da produção industrial, o que permitiu sua globalização.

Começo do Tour

 

Em seguida, vemos a história da cerveja no Brasil, incluindo outras cervejarias, os processos de produção, envelhecimento, fermentação, maturação, resfriamento e filtração (e mais uma degustação), os diversos tipos e estilos, os copos ideais que valorizam as características da bebida, o renascimento da cerveja artesanal, a história da Bohemia, ligada à Petrópolis e ao Rio de Janeiro. Há fotografias, utensílios antigos usados na fabricação e garrafas e rótulos de várias épocas.

Quem tem vontade fabricar sua própria cerveja vai adorar a Sala do Mestre Cervejeiro, onde conhecemos os ingredientes a fundo. Vemos as receitas e informações sobre cada um, sentimos os aromas das leveduras e degustamos os lúpulos..

 

A sala que mais gostamos!

Sala Mestre Cervejeiro

Bate-papo com a monitora que explicou o processo de produção

 

Depois de entender os detalhes de cada processo e visitar o antigo espaço da primeira fábrica de cerveja do Brasil, degustamos a última, a 14-weiss, sem filtração, e por isso mais turva. Maravilha! Mas saiba que as três cervejas degustadas variam de acordo com o dia e não têm uma regra fixa. O importante é que, em minha opinião, todas valem a pena!

Encerramos o tour com uma overdose de informação sobre cerveja. E olha que deixamos escapar algumas coisas, pois o conteúdo é gigante. Saímos com uma vontadezinha de fabricar uma caseira (risos) e super recomendamos esse programa diferente e interessante na Cidade Imperial!

À esquerda, um dos últimos espaços visitados durante o tour

 

Você sabia?
A cerveja foi descoberta por acaso pelos sumérios antes da descoberta da roda e da escrita. Eles plantavam, colhiam e armazenavam cereais de forma precária, possibilitando que a chuva molhasse esses grãos e o sol aquecesse, gerando a fermentação, princípio básico da produção.

 

Rota Cervejeira RJ

 

Desde o período colonial a Serra Fluminense se destacou como berço da cultura cervejeira. Fatores como a chegada da família real, abundância e qualidade das águas e a presença de muitos imigrantes que trouxeram a tradição cervejeira da Europa foram diferenciais para que muitos começassem a produzir suas cervejas caseiras e em seguida, surgisse a primeira cervejaria do país. Agora, a região faz parte de uma Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro, que juntamente com a beleza da Serra Verde Imperial, oferece uma experiência e tanto aos visitantes.

 

S E R V I Ç O

Cervejaria Bohemia

  • Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro | Tel: 0800 725 0003
  • Funcionamento: terça a quinta das 13h às 17h, sextas das 10h às 17h, sábados e feriados das 10h às 18h30 e domingos das 10h às 17h30 (mas o restaurante e bar têm outros horários, confira no site)
  • Entrada: R$ 32,00 (inteira)

DICAS:
1. É possível pagar com cartão de crédito na bilheteria que fica dentro do complexo, ou comprar o ingresso para o Tour Interativo com antecedência pelo site. O Tour é a única parte paga e o visitante pode entrar normalmente no completo para acessar o Empório ou o Restaurante.
2. Você pode fazer reservas para o restaurante direto no site. O espaço é muito amplo, mas muito procurado!
3. Há banheiros durante o tour, então, pode degustar sem medo de ser feliz!

 

Um dos últimos corredores do tour

Empório Bohemia, na saída do tour

Empório Bohemia

 

Durante nossa viagem a Petrópolis, ficamos hospedadas na Pousada Cronos GuestHouse, que foge do comum, encanta por sua tranquilidade e nos aproxima mais de outros viajantes e da cidade. A hospedagem fica a cerca de 1,5 quilômetros do centro e é uma opção com conforto e ótimo custo-benefício. Confira mais sobre o lugar nesse post ou reserve na Booking.com e sem pagar a mais por isso, colabore para que a gente continue compartilhando dicas dicas de viagem. Obrigada!


Confira como chegar em Petrópolis, outras dicas sobre a cidade as atrações turísticas:

Guia e dicas do que fazer em Petrópolis

 

Cervejaria Bohemia: Petrópolis – RJ
Data da viagem: janeiro de 2017
por Camila Coubelle
 

> O Tour na Cervejaria Bohemia foi uma cortesia para o Vida sem Paredes, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com o lugar. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!

 

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *