InícioAMÉRICA DO SULVisitando o Museu de Arte Precolombino em Santiago

Visitando o Museu de Arte Precolombino em Santiago

Eu poderia ficar horas e horas olhando as formas, as cores, os grafismos e o mistério de cada peça do Museu de Arte Precolombino, no centro histórico de Santiago, capital do Chile.

Pertinho da Plaza de Armas, esse museu conta com duas grandes exposições permanentes e algumas temporárias, com um vasto acervo sobre os povos que habitaram o continente sul-americano antes da colonização, tudo divido por regiões.

Confira o que a gente viu no museu, como funciona a visita e aproveite as dicas!

Museu de Arte Precolombino em Santiago
Museu de Arte Precolombino em Santiago

[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] CONFIRA OFERTAS DE HOSPEDAGEM  em Santiago, com reserva de maneira rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.

 Consulte nosso artigo comparando as regiões para se hospedar em Santiago e descubra qual tem mais a ver com seu estilo de viagem.[/su_note]

Atrações em Santiago: Museu de Arte Precolombino

Em um prédio em estilo neoclássico de 1805, o Museo Chileno de Arte Precolombino existe desde 1981 para conectar as pessoas e o mundo com as raízes indígenas do Chile e das Américas.

Não abre àss segundas, mas tem entrada liberada no primeiro domingo de cada mês. A visita dura pelos menos 2 horas, mas se quiser ler todas as informações com calma, pode levar bem mais tempo.

O espaço tem duas grandes exposições permanentes e as bilheterias aceitam apenas pesos chilenos. Também há uma biblioteca especializada, uma loja e um café (que fecha às 17h). No site, ainda é possível fazer download de audioguias em português, inglês, francês ou espanhol para usar durante a visita. Aos sábados também há visitas guiadas em espanhol às 10h.

Museu de Arte Precolombino em Santiago

Museu de Arte Precolombino em Santiago

Exposições do Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana

Na exposição “América Precolombina en el Arte” encontramos objetos das áreas Mesoamérica (México, Guatemala, Honduras, El Salvador e parte da Nicarágua), Caribe (Caribe e Antilhas), Intermedia, Andes Centrais (Peru e Bolívia), Andes do Sul (Chile e Argentina) e Amazônia.

São muitas e muitas peças como adornos corporais, esculturas relacionadas a cerimônias religiosas, instrumentos de bronze, cerâmicas, tecidos, inúmeras e curiosas garrafas, e muitos outros, sempre com informações explicativas sobre a cultura dos povos que desenvolveram os objetos, como os Olmeca, Veracruz, Zapotecas, Mayas, Toltecas, Inkas, Aymaras, Mapuches, Quechuas, Wari, Manta, Marajoaras e muitos outros.

E a exposição “Chile antes de Chile” trata dos povos que habitaram o território chileno milhares de anos atrás. O acervo segue uma linha do tempo e está dividido por regiões, do norte ao sul. Podemos perceber claramente as diferenças e semelhanças entre os objetos de cada povo. Isso porque os povos do norte, por exemplo, eram coletores e desenvolveram a agricultura, enquanto os povos da Ilha de Páscoa construíram grandes altares e esculturas de pedra.

Museu de Arte Precolombino em Santiago
Múmias
Museu de Arte Precolombino em Santiago
Múmia criança
Museu de Arte Precolombino em Santiago
Essa peça é sensacional! Trata-te de um sistema de gerenciamento de comunicação cuja explicação você não pode deixar de ler!

Museu de Arte Precolombino em Santiago

Museu de Arte Precolombino em Santiago

Museu de Arte Precolombino em Santiago

Museu de Arte Precolombino em Santiago

Museu de Arte Precolombino em Santiago

Museu de Arte Precolombino em Santiago
Joias e adereços (clique para ver em tamanho maior)
Museu de Arte Precolombino em Santiago
(clique para ver em tamanho maior)

[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM para o Chile em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5[/su_note]

Por que vale a pena visitar o Museu Precolombino?

O acervo é enorme e conta com itens relacionados à arquitetura, artes, escultura, agricultura, astronomia, matemática, rituais e religiosidade, cultura, comportamento, política e outros assuntos.

É curioso ver a variedade de chapéus, gorros e tiaras que demonstram um sistema complexo de distinções relacionadas à origem étnica, status social e poder político. Isso mesmo: as pessoas eram diferenciadas pelo que usavam na cabeça.

Os objetos relacionados à Ilha de Páscoa também são sensacionais. Mas no geral, o acervo inteiro é extremamente interessante, e mesmo para quem quer só olhar, tenha a certeza de que as peças têm muita beleza.

Você verá objetos únicos, como a “La Kena”, a flauta mais antiga dos Andes, e a peça intitulada “Coztic Teocuitlazoyanacolchtli”, da cultura Aztena, que é rara, visto que muitos dos objetos de ouro desses povos foram fundidos pelos colonizadores.

S E R V I Ç O

Museu de Arte Precolombino

  • Rua Bandera 361, centro, Santiago, Chile
  • +56 2 2928 1500 | [email protected]
  • http://www.precolombino.cl/
  • Facebook | Instagram | Twitter
  • Ingressos: 7.000 para brasileiros (cerca de R$ 40 – ago/2021) – aceita meia entrada para estudantes, e crianças menores de 10 anos não pagam.
  • Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada até as 17h30

+ Mais artigos sobre Santiago:

Tudo sobre o passeio em Embalse El Yeso

Tour nas Termas de Colina

O que esperar do Mercado Central de Santiago

Mirante Sky Costanera: o maior da América Latina

Visitando o Museu de Arte Precolombino em Santiago

por Camila Coubelle

 




RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:

OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança a Civitatis, EasyTravelShop ou GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta online multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem!
Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.