10 motivos para visitar Prudentópolis (PR)

 

 

Os 207 quilômetros que a separam Curitiba só endossam a lista de motivos para visitar Prudentópolis. A proximidade com a capital do Paraná e os inúmeros atrativos naturais e culturais chamam a atenção de quem não dispensa um destino brasileiro cheio de belezas. E disso a cidade localizada entre Ponta Grossa e Guarapuava está cheia!

motivos para visitar Prudentópolis - Paraná motivos para visitar Prudentópolis - Paraná

 

10 motivos para visitar Prudentópolis

 

  1. Cachoeiras

 

Prudentópolis é conhecida como a “terra das cachoeiras gigantes”, por causa das suas inúmeras cachoeiras. Muitas delas têm quedas com mais de cem metros de altura. Outras compõem formações raras, com cascatas lado a lado ou uma em frente a outra. Com 196 metros, o Salto São Francisco é o maior da cidade, e o maior do Sul do Brasil.

Há mirantes com vistas estonteantes para os saltos, e para quem adora conhecer locais cheios de belezas naturais no Brasil, Prudentópolis é um prato cheio.

cachoeiras - motivos para visitar Prudentópolis, no Paraná

Salto São Francisco, o maior do sul do Brasil

 

Leia também: Top 10 cachoeiras em Prudentópolis

 

  1. Trilhas

 

Os aventureiros encontram em Prudentópolis algumas trilhas imperdíveis para as bases e poços das cachoeiras gigantes. E tudo em meio à mata, com formações rochosas e belas surpresas no caminho. As trilhas para bike também atraem muitos visitantes. A cidade está despontando para o ecoturismo e impressiona com suas muitas possibilidades.

motivos para visitar Prudentópolis, no Paraná

 

  1. Atividades de aventura

 

Prudentópolis tem ótimos locais para canyoning, raffting e rapel, e já foi cenário até para gravações com a equipe do Canal off. Além disso, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ninho do Corvo é a atração local que oferece rapel, tirolesa com vista privilegiada da mata e a “corvolesa”, uma tirolesa exclusiva que termina com banho na cachoeira. A adrenalina vai a mil!

motivos para visitar Prudentópolis, no Paraná

Foto feita pelo nosso guia Luciano da agência Extreme Tour Cicloturismo

 

  1. Cultura ucraniana

 

A cultura ucraniana é viva em Prudentópolis. A cidade tem 70% de descendentes desse país e é a maior colônia no Brasil. Idioma, vestuário, comidas e tradições falam alto e impressionam os visitantes. Uma delas é o costume de presentear as pessoas com pêssankas, lindos ovos de verdade pintados à mão, com várias simbologias que representam tudo aquilo que desejamos para a pessoa. Se quiser visitar a Ucrânia sem sair do Brasil, é para lá que você deve ir!

Pêssankas - motivos para visitar Prudentópolis, no Paraná

 

  1. Museus

 

A cidade tem dois importantes espaços: o Museu do Milênio e o Museu das Irmãs Servas da Imaculada. Ambos contam fatos da cultura ucraniana e uma parte da história do sul do Brasil através de um vasto acervo. Os museus ficam no centro da cidade, dispõem de lojinha e oferecem visitas guiadas.

motivos para visitar Prudentópolis, no Paraná



  1. Igrejas ucranianas

 

Prudentópolis é considerada a “capital da oração”, por causa de suas inúmeras igrejas, muitas delas em estilo bizantino, com cúpula abobadada e outras características únicas. A São Josafat, por exemplo, no centro da cidade, é tombada como Patrimônio Artístico e Cultural do Paraná.

Os visitantes podem visitar os templos e até participar de missas em ucraniano.

Igrejas ucranianas - motivos para visitar Prudentópolis, no Paraná

Igreja da Linha Esperança

 

Leia também: Atrações culturais em Prudentópolis

 

  1. Comidas típicas

 

Prudentópolis é um dos destinos do sul do Brasil perfeitos para quem quer experimentar a deliciosa culinária ucraniana. Itens como a cracóvia, um delicioso salame típico feito com carne de frango ou porco não podem ficar de fora.

Outros pratos típicos são o pierogi e o borsch. O pastel cozido recheado com feijão preto ou com batata e requeijão, e a sopa de beterraba com repolho e costela de porco defumada são de comer rezando. Um motivo e tanto para visitar Prudentópolis!

Comidas ucranianas - motivos para visitar Prudentópolis, no Paraná

Pierogi e borsch

 

  1. Eventos tradicionais

 

Prudentópolis tem vários eventos durante o ano. A Páscoa Ucraniana é o mais tradicional. A festa de São João Batista é outro que atrai muita gente e já passou da centésima edição.

Ainda tem a Noite Ucraniana, a Festa da Erva Mate e a Festa do Feijão Preto, com a tradicional feijoada feita em uma panela de 12 toneladas. O interessante dos eventos é que estão ligados a cultura e gastronomia típicas.

 

  1. Boas Hospedagens

 

A cidade oferece opções de hotéis, além de campings, hotel fazenda e pousadas ecológicas com chalés em meio à natureza. As opções no centro permitem melhor acessibilidade entre as diversas atrações de Prudentópolis. Já as opções afastadas são perfeitas para quem quer descansar.

Nós ficamos na rua principal da cidade, no Hotel Burack, que fazia parte do nosso pacote da Agência Amazing Tourp. Conheça mais sobre ele aqui.

 

  1. Suporte de Agências

 

A cidade conta com 3 agências de turismo que oferecem pacotes para visitação aos atrativos naturais e culturais, facilitando a vida de quem pretende visitar Prudentópolis. Organizam roteiros personalizados, incluindo hospedagem, alimentação, guias cadastrados na Embratur e transfers do Aeroporto de Curitiba ou cidades do Paraná.

Inclusive, é necessário ter um voucher emitido por uma das agências para visitar algumas atrações como Salto Sete e Recanto Rickli, onde está o Salto Manduri, além de acompanhamento de guia local. Confira abaixo:

É a forma mais fácil de visitar os atrativos da cidade, principalmente os naturais, que ficam afastados do centro.

 

  1. Amazing Tour

Telefone: (42) 98401-7790 | E-mail: contato@amazingtour.com.br | Facebook

Oferece roteiros personalizados de 1 a 7 dias com tudo incluído – hospedagens, refeições, transfer a partir do Aeroporto de Curitiba e guias de turismo capacitados e cadastrados na Embratur. Tem capacidade para atender grupos grandes e dispõem de pacotes exclusivos para agências, com roteiros que incluem atrativos naturais e culturais da maior colônia ucraniana no Brasil.

 

  1. RDTUR

Telefone: (41) 99670-0800 e 99995-3365 | E-mail: contato@rdtur.tur.br | Facebook

Roteiros completos com transporte, alimentação, hospedagem, transfer de cidades do Paraná ou aeroportos de Curitiba, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. Há opções de pacotes de contemplação dos atrativos naturais, experiência cultural ucraniana e esportes de aventura.

 

  1. Extreme Tour Cicloturismo

Telefone: (42) 99943-8464 | E-mail: lucianovoyvoda@gmail.com | Facebook

A agência oferece tour de bike, com guia capacitado e cadastrado na Embratur e apoio de veículo 4×4 próprio.

 

Como chegar em Prudentópolis

 

Prudentópolis está entre Ponta Grossa e Guarapuava e o aeroporto mais próximo é o de Curitiba, a cerca de 226 quilômetros. A capital recebe voos diários e ônibus a partir de várias partes do país.

De carro a partir de Curitiba basta seguir pela BR-277 até Ponta Grossa e entrar na BR-373. A estrada está em ótimas condições, mas são três pedágios até Prudentópolis.

De ônibus, a viação Princesa dos Campos oferece três horários por dia.

 


 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

Prudentópolis – PR: cerca de 50 mil habitantes | cerca de 840 metros de altitude
Data da viagem: junho de 2017

 

por Camila Coubelle

 


> Press Trip – O Vida sem Paredes viajou a convite da Amazing Tour, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com os serviços oferecidos. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *