Por que visitar o Instituto Tomie Ohtake (SP)

 

O Instituto Tomie Ohtake é um espaço cultural muito visitado na cidade de São Paulo. Fica na Vila Madalena, o bairro boêmio, bem perto da Estação Faria Lima do Metrô. O espaço, que homenageia a artista japonesa que começou a pintar no Brasil, foi projetado para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design.

Arquitetônica e conceitualmente, o Instituto Tomie Ohtake se tornou um significativo espaço paulistano. Ali, debates, pesquisa, produção de conteúdo, documentação e edição de publicações e outras atividades se somam às exposições e tornam o lugar uma referência em artes e cultura na cidade.

Conheça os espaços do Instituto Tomie Ohtake e veja por que vale a pena visitar.

 

Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)

Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)

 

Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)

 

  1. São 7 salas de exposições

 

7.500m² se dividem em dois pisos: um amplo hall no térreo com salas de exposição, restaurante, livraria e loja de objetos. E outro piso com mais salas de exposição, um setor educativo com ateliês, salas para palestras e setor de documentação.

As exposições temporárias fazem sucesso, como a recente “Gaudí: Barcelona, 1900”, sobre a obra do arquiteto Antoni Gaudí. Outro exemplo é a “O céu ainda é azul, você sabe…”, sobre a carreira artística de Yoko Ono.

Vale agendar uma visita mediada com educadores do instituto.

 

Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP) Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP) Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)

Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)

Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)

 

  1. Valoriza a obra da artista Tomie Ohtake

 

Uma das salas de exposição do espaço é totalmente dedicada às mostras da artista. Sua história, seu trabalho e aspectos de sua produção estão em cada exposição de longa duração desse espaço. Cada nova abordagem é uma surpresa para o público, que pode se deliciar com os inúmeros e incansáveis processos criativos de Tomie Ohtake.

Atualmente está em cartaz A CASA ABERTA – A casa-ateliê de Tomie Ohtake, sobre o espaço que era casa e ateliê da consagrada pintora. E também sobre fatos que aconteceram lá, registrados em fotografias históricas e atuais, gravuras e pinturas, croquis da casa feitos por Ruy Ohtake, entre outros.

 

Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)

Linha do tempo

Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)

Exposição A CASA ABERTA – A casa-ateliê de Tomie Ohtake

 

  1. É gratuito

 

O espaço democratiza arte e cultura, valorizando o que os artistas têm de melhor. É uma ótima opção para incluir no roteiro de uma viagem, por exemplo, ou levar toda a família para estreitar os laços com as manifestações artísticas.

 

  1. É referência em arquitetura

 

As formas marcantes e inovadoras que rendem fotos e mais fotos da fachada do prédio do Instituto Tomie Ohtake foram concebidas por Ruy Ohtake, filho de Tomie. O projeto inédito resultou em mais um prêmio em seu currículo, o da 9ª Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, em 2001. Também foi ele o responsável pela casa que é tema da exposição “Casa Aberta”, citada no tópico 2.

 

Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)

 

  1. É acessível

 

O Instituto Tomie Ohtake faz parte do Complexo Aché Cultural, juntamente com dois prédios de escritórios, um centro de convenções e teatro, tudo com elevadores que possibilitam acessibilidade.

Além disso, conta com o projeto “Expresso Acesso”. Trata-se de uma linha de transporte gratuita, que circula aos domingos, passando pelo bairro do Canindé, Biblioteca São Paulo (Parque da Juventude), Pinacoteca, Centro Cultural São Paulo na Liberdade, e MAC-USP, até ao Instituto Tomie Ohtake. O objetivo é promover a acessibilidade à cultura a diversos públicos.

 

Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)

Clique para ver os horários em tamanho maior

 

  1. Tem restaurante

 

O Restaurante Santinho funciona de terça a sexta das 12h às 15h e aos sábados, domingos e feriados das 12h30 às 17h. O local tem um ar moderno e sofisticado e oferece buffet a quilo com proteínas, saladas e acompanhamentos variados.

 

  1. Tem outros espaços

 

Além das salas de exposição e do restaurante, no hall do prédio do Instituto Tomie Ohtake estão a Livraria Gaudí, a Loja IT e o Teatro Cetip, cuja programação pode ser conferida no site. Ou seja, dá para esticar o dia ali e finalizar assistindo algum espetáculo.

E para encerrar com chave de ouro, vale curtir a noite em um dos badaladíssimos bares ou restaurantes da Vila Madalena.

 

Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)

Hall, e restaurante ao fundo

 

  1. Fica perto do metrô

 

O Instituto Tomie Ohtake fica na avenida Brigadeiro Faria Lima, a 800 metros da Estação do Metrô de mesmo nome, embora a entrada seja pela Rua dos Coropés, ao lado. É bem fácil de chegar e o prédio imponente pode ser visto de longe, como referência.

 

Leia também: Atrações do Parque Ibirapuera





 
S E R V I Ç O

Instituto Tomie Ohtake

  • Rua dos Coropés, 88 | (11) 2245-1900
  • Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 20h
  • Entrada gratuita (algumas exposições são pagas, consulte a programação no Site

 


 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3


Por que visitar no Instituto Tomie Ohtake, na Vila Madalena (SP)
Data da viagem: outubro de 2017

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *