7 eventos imperdíveis em Tiradentes

 

 

Alguns grandes eventos em Tiradentes contribuem para que a cidade histórica de Minas Gerais seja um dos destinos mais procurados do estado. Há festivais tradicionais que acontecem há décadas e atraem todos os tipos de pessoas. Cerveja, cinema, fotografia, motociclismo, teatro, vinho são alguns dos deliciosos motivos para visitar o lugar.

Conheça os principais eventos na cidade, como funcionam e por que vale a pena ir.

 

Melhores eventos em Tiradentes

 

  1. Mostra de Cinema

 

A Mostra de Cinema Tiradentes está em sua 20ª edição, muitas delas prestigiadas por nós. É um dos festivais de cinema mais importantes do país e atrai milhares de cinéfilos durante os quase 10 dias de evento. É o festival que abre o calendário de eventos em Tiradentes. Na segunda quinzena de janeiro são exibidos diversos longas e curtas independentes, pré-estreias nacionais, além de oficinas, debates, intervenções artísticas, shows e muito mais em uma longa programação gratuita. Os espaços da tenda principal, do Centro Cultural Yves Alves e da tela ao ar livre na praça ficam disputados. A cada ano o festival tem um homenageado e para participar, é preciso retirar senha um pouco antes do horário marcado, com exceção para as oficinas e workshops, cuja inscrição é feita com maior antecedência. As ruas de Tiradentes ficam cheias de mentes pensantes de manhãzinha até a madrugada durante o evento, que acima de tudo, promove reflexões importantes de cunho social e político e revela novos cineastas a cada ano.

  • Quando: janeiro | site

Leia também: 5 motivos para ir ao Festival de Cinema de Tiradentes

Mostra de Cinema, eventos em Tiradentes, Minas Gerais

Mostra de Cinema, eventos em Tiradentes, Minas Gerais

 

  1. Carnaval

 

O carnaval de Tiradentes se destaca como um dos melhores do interior de Minas Gerais. Com o estilo tradicional que reúne bandas de música e blocos caricatos, as ruas da cidade revivem os antigos carnavais embalados por marchinhas. O cortejo dos palhaços abre a folia que reúne crianças, jovens e adultos pelas ladeiras de pedra do Centro Histórico. São cerca de 18 blocos que se reúnem em variados pontos da cidade.

  • Quando: segundo calendário nacional

 

  1. Tiradentes Vinho e Jazz Festival

 

Os outros que me desculpem, mas nada que envolve vinho pode ser menos que ótimo, com jazz então, fica perfeito! O evento acontece no Largo das Forras, com degustação de rótulos de diversas vinícolas nacionais e estrangeiras. Os restaurantes locais preparam menus especiais para acompanhar, e o largo fica cercado de stands de expositores, além dos stands de petiscos e lojas com taças, tábuas de carne e outros produtos de interesse. Para degustar os vinhos, os visitantes compram passaportes que dão direto a provar cinco taças cada. Há passaportes de três categorias diferentes e uma programação gratuita de shows com nomes do jazz e do blues. Somando o friozinho tiradentino de junho a tudo isso, o festival reserva grandes momentos para quem prestigia. Cheers!

  • Quando: junho

Tiradentes Vinho & Jazz Festival, eventos em Tiradentes, Minas Gerais Tiradentes Vinho & Jazz Festival, eventos em Tiradentes, Minas Gerais

 

  1. Tiradentes em Cena

 

A Mostra de Teatro tem a proposta de democratizar o acesso à arte, com programação diversificada e gratuita, além de promover discussões e reflexões através do teatro. Os diversos espetáculos ocupam os casarões, jardins, sobrados, praças, igrejas e o Centro Cultural Yves Alves. O festival tem programação adulto e infantil e também conta com palestras, cursos e debates com os atores, diretores e produtores das peças apresentadas. O evento está em sua quinta edição e tem grande importância quando o assunto é fomentar a produção teatral local. Merda!

  • Quando: maio | site




  1. Tiradentes Bike Fest

 

O festival que acontece no último fim de semana de junho já comemora bodas de prata. As ruas da cidade recebem milhares de motociclistas para celebrar a paixão unânime pelo ronco do motor. Com shows e cerveja, a festa fica completa. Na última edição, foram mais de 35 mil pessoas durante os cinco dias do evento, que tem exposição de modelos inéditos, lançamentos, peças, acessórios, serviços e programação musical de primeira.

  • Quando: junho | site

 

  1. Festival Internacional de Gastronomia

 

O cenário mineiro é perfeito para realçar os aromas e temperos de um dos festivais de gastronomia mais requisitados do país. Tiradentes é uma cidade que conta com inúmeros restaurantes voltados à alta gastronomia, e durante o festival, os chefs preparam petiscos e menus completos, exclusivos para o evento. Com uma mistura de sabores exóticos e tradicionais e valorizando os produtos brasileiros e locais, o evento atrai milhares de pessoas durante uma semana no centro histórico da cidade. Há quase 20 anos, além dos sabores, o público pode apreciar uma programação musical e cultural escolhida a dedo. Bon Appétit!

  • Quando: agosto

 

  1. TremBier Festival

 

Em sua terceira edição, o evento já desponta como um dos principais festivais cervejeiros de Minas Gerais. O TremBier acontece em maio no Largo das Forras e reúne diversas cervejarias e centenas de rótulos artesanais. Na programação, shows, cursos, palestras, workshops e concurso de cervejas. E para completar, um Roteiro Gastronômico que leva o público a uma deliciosa experiência de sabores. Restaurantes renomados da cidade preparam um menu completo e exclusivo para harmonizar com cervejas do festival. As bebidas são apresentadas em stands na praça principal ao som de bandas alternativas e os cursos acontecem em locais fechados, mediante pagamento de inscrição. Se os eventos cervejeiros vêm ganhando cada vez mais espaço, com certeza a experiência fica melhor ainda cercada pela beleza da serra de São José. Tim Tim!

  • Quando: maio | site
Trembier, eventos em Tiradentes, Minas Gerais

Foto: Trembier

 

Existem outros eventos em Tiradentes e todos têm o prestígio do público, mas esses 7 são aqueles que têm mais notoriedade e claro, aqueles que a gente mais gosta e recomenda!

 

Onde se hospedar em Tiradentes

 

Em épocas de evento, é preciso reservar hospedagem com antecedência. Em Tiradentes, nós indicamos a Pousada Chafariz das 4 Estações, que fica a dois minutos a pé do Largo das Forras, em um lugar silencioso, com estacionamento, atendimento personalizado e acomodações acolhedoras.

>> Saiba mais: Chafariz das 4 Estações: uma delícia de pousada em Tiradentes
 
Ou reserve nesse link da Booking.com. (Ao reservar através de nossos links você ajuda o blog vida sem paredes a continuar compartilhando dicas de viagem sem pagar a mais por isso. Obrigada!)
 
 


Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Precisa alugar um carro para visitar Tiradentes? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *