Cronos Guest House: dica de hospedagem em Petrópolis

 
Decidi arrumar um jeito de trazer o mundo até mim.” Foi essa frase que nos fez ter mais certeza de que a Pousada Cronos Guest House é a hospedagem em Petrópolis que mais se destaca quando o intuito é uma experiência que vai além de uma suíte para passar alguns momentos. Lá há imersão e troca. Em meio a um bairro residencial a 1,5 quilômetros da atração mais próxima (Casa da Ipiranga, no Centro Histórico), a guest house comandada pela Luiza, a dona da frase, oferece tudo que o turista precisa para se hospedar com conforto e ótimo custo-benefício em Petrópolis, interior do Rio de Janeiro.

Uma guest house é um estilo de hospedagem mais popular na Europa em que a pessoa oferece quartos em sua própria residência e o intuito é permitir que os hóspedes se sintam em casa. Não tem as obrigações de serviços de uma pousada, isto é, você não vai conseguir um serviço de quarto, por exemplo. Em compensação, há algumas vantagens interessantes. A mais legal delas é a interação com outros hóspedes, que nesse tipo de ambiente, geralmente são mais abertos e receptivos. Outra, é o atendimento mais próximo. Quando chegamos, fomos convidadas a conhecer a casa inteira, como se estivéssemos na casa de um parente. Nesse tipo de hospedagem há espaços para uso de todos, como sala de televisão e cozinha, e isso também é legal, pois permite que o hóspede prepare lanches ou refeições ali mesmo.

 

Hospedagem em Petrópolis: a Cronos Guest House

 

Aos pés de um trecho histórico – o Caminho Novo da Estrada Real passa por ali – a Cronos é uma hospedagem em Petrópolis, com vista para as montanhas, que oferece conforto e descanso a preços mais atrativos. Os donos são atenciosos e simpáticos, tornando a experiência ainda mais prazerosa. O nome é muito interessante. A dona da casa morou um tempo na Grécia e usou essa palavra de origem grega, Cronos. O significado é a personificação do tempo e nome da primeira hospedagem na Grécia, então, coube muito bem para nomear uma guest house na Cidade Imperial, lugar histórico e, por isso, tão ligado ao tempo. Por falar nisso, a hospedagem oferece atendimento também em inglês, espanhol, francês e até em grego!

Uma das áreas externas

Lindo pôr do sol visto do quintal

Salão

 

Os quartos

 

Na Cronos Guest House são cinco quartos ao todo. Na frente há três quartos: uma suíte, e dois que dividem o mesmo banheiro, um para até quatro pessoas e um para três. Ficamos nesse último, um quarto iluminado pelo sol e todo decorado. Esses três ficam em um hall isolado, e eu gostei porque é bem silencioso. Do outro lado estão mais dois quartos que dividem um outro banheiro. Esses ficam nos fundos da casa e são mais simples que os demais.

Ainda há um chalé para até cinco pessoas, com dois quartos, cozinha e banheiro. Esse se destaca na parte alta e tem uma vista ainda mais ampla da serra ao redor. Aliás, em toda a área externa da pousada temos uma vista linda das montanhas. O local fica no alto da rua, então, facilita! O chalé é acessado por uma pequena escada e não é a melhor opção para quem tem mobilidade reduzida. Os outros quartos sim!

O quarto em que ficamos era uma graça, estava tudo limpinho, com as toalhas brancas arrumadas em cima da cama, um ventilador que nem precisamos usar, poltrona, cômoda com cadeira e TV a cabo. O ponto forte é a janela de madeira, que bloqueia totalmente a luz, caso seja necessário. A porta do quarto é de frente para a porta do banheiro, que é enorme. A pia tem sabonete líquido, toalha e bastante lugar para colocar a nécessaire. Estava limpo e com a água bem quentinha, tudo ótimo.

 

O silêncio

 

Acho que por essa localização no alto temos a sensação de isolamento. Ainda mais que os hóspedes eram todos casais e famílias, sem barulhada. A Luiza nos contou que só aceita hóspedes com reserva, evitando assim, possíveis arruaceiros “surpresas” indesejadas.

 

Quintal, piscina e sauna

 

A área externa da casa é toda gramada e arborizada. Dá aquela sensação de cidade do interior. Tem até um criadouro de patos e gansos, que faz a alegria das crianças. Aliás, toda a área externa, pois é bem espaçosa para correr e brincar. A piscina é cercada, então os pais podem ficar despreocupados. Nem pensamos em usar a piscina ou a sauna, já que os três dias que ficamos em Petrópolis nem foram suficientes para visitar todas as atrações da cidade!

Pena que não tivemos tempo para um mergulho 🙁

Cronos Guest House: dica de hospedagem em Petrópolis

 

Cozinha

 

Se a ideia é economizar, aproveite a cozinha da Cronos Guest House. Tem micro-ondas, cafeteira e todos os utensílios para preparar sua própria comida. Claro, naquele esquema sujou, lavou! Você pode guardar os alimentos na geladeira e a diferença para a maioria das pousadas tradicionais é que você não precisa comprar água. Tem filtro com água geladinha o tempo todo. De manhã, tem um bolo com café e se você preferir, há uma padaria simples mais abaixo na rua. Mas minha dica é levar outras coisas para seu café da manhã e deixar na geladeira durante a estadia.

 

Outros diferenciais

 

O lugar ainda dispõe de sala de jogos, churrasqueira, lareira, varanda, rede e muita hospitalidade dos donos. Como eu sou dessas que não gosta de ficar trancada dentro do quarto, eu pude aproveitar bem a varanda (bebemos vinho lá!) e a sala, onde há mesa e um cantinho de televisão. Para que todos os pontos da pousada tenham ótimo sinal wi-fi, há roteadores espalhados, ponto para eles!

Nesse espaço da guest house há uma seleção de mapas e guias dos atrativos turísticos de Petrópolis que a gente pode pegar, e se precisar de mais algumas dicas, a Luiza se dispõe em ajudar. Aliás, ela é guia turística tanto em Petrópolis quanto no Rio de Janeiro e se os hóspedes precisarem desses serviços, podem combinar tudo com ela pelo WhatsApp (número no fim do post).

Como qualquer outra hospedagem em Petrópolis, a guest house oferece preços mais baixos durante a semana e mais altos durante feriados e eventos na cidade, mas ainda assim, bem mais em conta. E aceitam cartões de crédito. O lugar é ótimo para famílias e crianças e tem uma área cheia de brinquedos na sala.

Área externa

Cantinho da televisão: olha que aconchego!

Salão de jogos

Em frente à cozinha

 

Estacionamento

 

O estacionamento privativo da Cronos consegue atender a todos os hóspedes e o legal é que é gratuito. Algumas vagas são cobertas, outras não, e não são fixas, são ocupadas por ordem de chegada.

Criadouro e estacionamento

 

Como chegar

 

A partir do Museu Imperial, não há erro. A Rua da Imperatriz é mão única. É preciso seguir em frente e virar para a direita na Avenida Ipiranga, seguir até uma pequena rotatória e entrar à esquerda (Rua Fonseca Ramos). Em pouco tempo surge uma conversão à esquerda para a Estrada da Saudade (há uma placa de madeira um pouco antes indicando).

A dica é memorizar a fachada da Cronos Guest House porque não há uma placa na porta, afinal, lá é uma residência familiar. Tem um número 485 em tamanho suficiente para você localizar rápido e após uma curva, você deve ficar atento ao muro de pedra e procurar a casa no alto à esquerda. Há espaço para parar o carro na frente do portão e tocar o interfone. De táxi, pagamos cerca de R$ 20,00 até lá a partir da Praça da Liberdade, no Centro Histórico.

Entrada

S E R V I Ç O

Pousada Cronos Guest House

  • Endereço: Estrada da Saudade, 485 – Estrada da Saudade, Petrópolis
  • Telefone: +55 21 98353-9378 (WhatsApp) | 24 2242-0784
  • E-mail: cronosguethouse@gmail.com

 

Para reservar, entre em contato pelo WhatsApp ou acesse os links abaixo e aproveite para conferir mais fotos:
 

Cronos Guest House no Airbnb | Cronos Gues House na Booking.com

>> Você ganhou R$85 em créditos de viagem para usar no Airbnb. Resgate aqui.

 


Se você precisa de dicas do que fazer em Petrópolis, informações sobre os pontos turísticos, onde comer e como chegar na cidade, confira o post:

Guia e dicas do que fazer em Petrópolis

 
>> Se precisar alugar um carro para conhecer Petrópolis, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.
 
>> Faça uma cotação do seu seguro viagem através desse link e aproveite com tranquilidade. Use o CUPOM DE DESCONTO EXCLUSIVO para nossos leitores e ganhe 5% de desconto no seu seguro.

Cupom: VIDASEMPAREDES5


Data da viagem: janeiro de 2017
por Camila Coubelle
 


> A hospedagem na Cronos Guest House foi uma cortesia para o Vida sem Paredes, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com a hospedagem. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!
 

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

5 Comments

  1. Pingback:Guia e dicas do que fazer em Petrópolis | vida sem paredes

  2. Pingback:Conheça o divertido Museu de Cera de Petrópolis | vida sem paredes

  3. Pingback:A deliciosa experiência no Tour da Cervejaria Bohemia | vida sem paredes

  4. Pingback:8 motivos para visitar o Museu Imperial de Petrópolis | vida sem paredes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *